Dinastia: outras histórias e curiosidades escrita por Isabelle Soares


Capítulo 1
Conheça Belgonia!


Notas iniciais do capítulo

Alguma vez ao ler Dinastia você teve curiosidade em conhecer mais sobre Belgonia, o país fictício onde a história se passa? Agora você terá chance! Aqui estão algumas características gerais sobre o país dos Cullens.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/793276/chapter/1

Belgonia - Belgony


Gentílico: Belgã (Belgan)

Capital: Belgravia

Cidade mais populosa: Belgravia

Língua Oficial: Inglês e Sueco

Forma de Governo: Monarquia Constitucional

Monarca: Rei Carlisle Cullen

Primeiro Ministro: Stefan Norlén

Fundação: 1 de Julho de 1860

Área total: 598, 9 km²

População: 54.300 hab.

Religião Majoritária: Catolicismo

PIB (estimativa de 2011):

Total: US$ 14,2 bilhões

Per Capita: US$ 84.850

INDICADORES SOCIAIS:

— IDH (2011)

0,861

 - Expectativa de vida

82,9 anos

 - Mort. infantil

2,86/mil nasc.

 - Alfabetização

99,7%

MOEDA: Leons e Euro

FUSO HORÁRIO: CET (UTC+1)

CLIMA: Continental

Org. internacionais

ONU, UE, BIRD, FMI, OCI

Belgonia é um país fictício, em formato de ilha, localizado na península Escandinava na Europa do Norte, entre a Suécia e a Lituânia. Tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que os monarcas são Suas Majestades o Rei Carlisle e a Rainha Esme. É governado pela Dinastia Cullen, sendo uma das 47 monarquias da atualidade. O país tem sua economia baseada no turismo, na extração de minérios e na indústria fabril.

História

Primeira Fase: Colônia

Desde o século XVI, Belgonia era uma das ilhas pertencentes ao reino da Suécia, servindo como uma colônia comercial. Porém, a ilha começou a se destacar no cenário internacional em meados do século XVIII por sua rica produção de metais preciosos que chamou atenção de outros países como Inglaterra, Itália, Espanha e França que começaram a estabelecer o comércio local. Essa intensa relação comercial que ia além da Suécia, proporcionou a Belgonia uma certa independência e uma abertura para a chegada de muitos estrangeiros para habitar e visitar o local.

A fama de Belgonia estava tão grande que durante o século XIX, a ilha já atraia gente de todos os lugares do mundo e estabelecia negócios com os principais países europeus e asiáticos. A Suécia interessada em firmar o domínio na ilha, começou a cobrar altos impostos e criou novas leis que restringia o estabelecimento de estrangeiros. Isso motivou a formação de um motim pelos comerciantes locais e estrangeiros que estavam com seus negócios fixos na ilha. O motim foi organizado pelo influente comerciante inglês, Don Guilherme Cullen, que com o apoio da Inglaterra que estava interessada em manter um domínio sobre a ilha, e dos comerciantes que pegaram em armas para conquistar a independência. A batalha travada foi nomeada de “Liberdade” e teve início em 1855, só chegando ao fim apenas em 1 de julho de 1860 com a vitória dos comerciantes locais.

Segunda Fase: Monarquia Absoluta

A partir da data do fim da batalha, deu se iniciou a independência de Belgonia. Guilherme, o líder do motim, declarou-se o rei do novo país e a monarquia como forma de governo, dando início a Dinastia Cullen. Nos primeiros anos do novo país, o rei Guilherme tratou de organizar um grupo político para criar leis, moeda e o reconhecimento dos outros países europeus. Estabeleceu fortes laços com a Inglaterra que muito ajudou o país a se firmar.

A primeira Constituição foi estabelecida em 19 de Janeiro de 1861 e estabelecia a existência dos três poderes (Executivo, legislativo e judiciário) sendo o chefe do executivo o monarca que tinha poderes quase absolutos na época por deter todas as decisões em suas mãos e o controle de todas as cidades, sem autonomia destas, porém o rei deveria seguir a constituição e ter seus projetos e leis aprovados pelo parlamento e regulados pelo judiciário. Essa nova constituição estabelecia o protestantismo como religião oficial do país, ignorando boa parte da população que se considerava católica devido a grandes influencias de comerciantes espanhóis e italianos.

O Rei Guilherme reinou por 33 anos, foi o terceiro monarca a governar por mais tempo em Belgonia, e foi responsável por firmar o comércio de Belgonia com o mundo e a exploração de metais preciosos. Com ele, o país se fixou nas rotas do comércio, cresceu e se consolidou.

Terceira Fase: Monarquia Constitucional

Porém, nos últimos anos do reinado de Guilherme começou a se estabelecer uma crise financeira, com o inicio da escassez das minas de metais, e religiosa com um grande aumento de católicos no país. Os grandes líderes políticos e os burgueses de Belgonia já não estavam admitindo o grande centralismo do rei com relação à administração do país. O próprio príncipe Thomas, filho mais velho do rei, estava de acordo com as reivindicações desses políticos e participava de grupos que defendiam uma descentralização do poder e mais autonomia de comércio e para as cidades.

O conflito se intensificou quando Humberto I da Itália não aceitou o pedido de casamento do príncipe Thomas pelo fato de ele ser protestante. Porém, o príncipe resolveu ir de contra os preceitos do pai e aceitar o lucrativo casamento com a princesa italiana. Ele se converteu ao catolicismo e se casou com ela. Com a morte do Rei Guilherme, o novo monarca mudou a constituição do país e declarou a Igreja de Roma oficial de Belgonia, resolvendo os problemas então vigentes.

A nova Constituição foi assinada em setembro de 1893 e declarava que o sistema de governo agora seria uma monarquia constitucional com poderes limitados ao Rei sendo este chefe do executivo ao lado de um primeiro ministro, ambos agora deveriam servir de moderador para o governo do outro. A constituição também estabelecia o liberalismo econômico e autonomia para as cidades. É também atribuído ao Rei Thomas a salvação do sistema monárquico do país que quase se tornou uma república e a abertura para instalação das primeiras indústrias.

O rei Thomas governou por 37 anos, sendo o segundo monarca a governar por mais tempo em Belgonia. Ele foi sucedido pelo seu primogênito, o príncipe Vincent, que é considerado um dos reis mais populares do país juntamente com sua esposa, a Rainha Mary. É atribuído a ele o alto investimento em tecnologias no país e o incentivo a novos ramos industriais. Também ficou conhecido por reformular a monarquia a deixando mais próxima de seus súditos com diversos trabalhos sociais, isso sob influência de sua consorte que era muito ligada a essas questões.

Porém, uma tragédia se abateria sobre eles os matando precocemente durante a Segunda Guerra Mundial. O rei Vincent continuava mantendo fortes relações com a Inglaterra e ajudava a abastecer o país durante a segunda grande guerra e isso provocou uma fúria da Alemanha de Hittler. Estavam ele, a Rainha Mary e o filho mais velho deles, Lourenzo, numa turnê por alguns países europeus para tratar de assuntos políticos e comerciais. Em 19 de julho de 1945, a turnê de dez dias terminou e a família real estava indo para Nykobing para pegar um navio de volta para a Belgonia quando explosivos alemães destruíram o trem que os transportava.

Por muitos anos eles discutiram o porquê desse ataque. Hoje, porém, chega-se à conclusão de que a família real de Belgonia foi escolhida por dois motivos, como a vingança pela Inglaterra que a protegia e o comércio de matérias-primas utilizáveis em armas para países aliados. O ataque foi sentido não apenas em Belgonia, mas também em toda a Europa e foi considerado um verdadeiro escândalo.

Em 24 de agosto de 1945, o príncipe Pierino, o segundo filho do casal real, assumiu a coroa de Belgonia em uma coroação simples, sem comemoração, pela grande trajetória que abalou o país. Durante os primeiros dez anos do seu reinado, o rei Pierino foi responsável por colocar o país no lugar após a grande crise da Segunda Guerra Mundial investindo pesado na economia e incentivando o aumento da produção agrícola. Também reformulou as leis do país as tornando mais rígidas e centralizadas na nova e atual constituição do país criada em 1954.

Ele também ficou conhecido pelo sua intensa valorização ao exercito nacional, reforçando a guarda e a segurança do país. Também centralizado a nobreza e a burguesia ao seu comando, permitindo assim um maior controle sobre a política e um maior poder em suas mãos.

Mas o seu conservadorismo e o descaso com o social fazia com que a sua popularidade diminuísse e criasse margem para uma possível mudança de governo. Isso só não ocorreu de fato devido ao Príncipe Carlisle que participou de vários movimentos populares e, como príncipe, começou a se envolver em várias causas sociais, sendo considerado pela mídia na época o príncipe rebelde por fugir de tudo o que a família real fazia até agora e sua popularidade com os público, aumentou consideravelmente, sendo aclamado por suas novas ideias e simpatia. O clamor em torno dele aumentou ainda mais com o seu casamento com a plebeia Esme Platt que não era bem aceita pela família real, mas amada pelo público. Juntos eles conseguiram restaurar a imagem da monarquia e avivar as esperanças para o futuro.

Em meados dos anos 90, Carlisle assumiu cada vez mais compromissos representando seu pai, principalmente devido a um ataque cardíaco do rei em 1994, quando ele começou a exercer a função de príncipe regente por um ano. Após a morte do rei Pierino em 21 de outubro de 1999, ele se tornou o novo rei do país, sendo coroado em 22 de novembro do mesmo ano.

Os primeiros anos de seu reinado foram difíceis, devido às várias crises econômicas que assolaram o país, dificultando seus projetos e principalmente pelas ações do príncipe Emmett, envolvido em uma polêmica após outra, que culminaria em sua abdicação ao trono em nome de seu irmão Edward. No entanto, o rei contornou a situação, tentando manter os acontecimentos de sua família ás sombras, revelando à mídia apenas o necessário.

Nestes primeiros 20 anos de reinado, o rei conseguiu se manter afastado de muitas controvérsias e de manter sua popularidade alta. Sendo considerado muito flexível, liberal e diplomático. Inovar apoiando várias causas e instituições de caridade e permitindo que vários membros da família real apoiem e discutam tópicos que seriam considerados controversos em outras épocas, levando a monarquia a se modernizar gradualmente, sendo considerado o rei do século XXI.

Demografia e Economia

Belgonia é dividia em 25 cidades, sendo estas situadas entre os condados do sul e do norte. A Economia é baseada na exploração de minerais, nas indústrias, na agricultura e no turismo. Sendo Clarence e Tirith as duas cidades dedicadas a mineração, e Marlborough, Baltania e Milton as cidades industriais. A produção da soja, trigo e cevada que são os principais produtos agrícolas do país e exportados para o exterior são produzidos na maioria das cidades do sul como Rohan, Orland, Seraf, Orthanc, Pilhagem, New Visby e Northfolk. O turismo se baseia na família real, nas áreas paisagísticas de Montsaurai, Balemont, Calpurnia, e o centro histórico de Clarence, Belgravia e Genove, e no turismo religioso em Northfolk, San Patricks, San Senova, apesar de ser menos intenso.

A religião predominante em Belgonia é o catolicismo, apesar de o protestantismo ainda ser muito frequente em boa parte da população. A santa padroeira de Belgonia é a Santa Eudoxia, mas sendo São José e São Jorge também bastante cultuados.

O principal evento de Belgonia é o National Day, O dia nacional de Belgonia, comemorado no dia 1 de julho sendo uma semana de muita festa, espetáculos e inaugurações.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Gostaram? Comentem bastante!