Seguindo Passos escrita por GiuElias


Capítulo 2
Homens de Ação!




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/732507/chapter/2

Atravessaram a aldeia no crepúsculo.

— Eu me lembro da primeira vez que eu vi sua mãe —  disse Augusto recordando. — Ela tinha acabado de se mudar para a cidade. Seu primeiro dia aqui, ela entrou no mercado, e ela era a coisa mais linda que eu já vi. Eu soube imediatamente que eu tinha que fazê-la minha. E eu fiz. Todo homem nesta cidade foi atrás dela, mas eu sabia que iria ser o único a conquistá-la. — Ele sorriu. —Bela e uma maravilhosa cozinheira, o que mais poderia esperar um homem em uma mulher? — Ele olhou para Gaston pensativo.

— Ela estava bem, você sabe: quando é hora de você se casar, você vai ter sua picareta sobre as meninas.

Gaston suspeita que pudesse estar certo. Aos 11 anos, ele estava apenas começando a tornar-se consciente da possibilidade de que as meninas podem ser boas para outra coisa que não provocá-las, colocando um sapo em sua mesa ou mergulhando suas tranças no tinteiro. E as meninas passaram a se conscientizar também.

Recentemente, eles começaram a segui-lo disfarçadamente ao redor, encontrando desculpas para falar com ele, ou rindo e cochichando entre si, quando ele passava. Ele ainda não estava na idade de ativa socializar com eles ainda, mas ele definitivamente apreciado a atenção do sexo feminino e recém-admiração.

A ideia do casamento, no entanto, parecia um milhão de anos de distância. Mas seu pai era claramente com vontade de dar conselhos, para Gaston perguntou:

— Quando eu me casar, qual delas devo escolher?

— Bem, a mais bonita, é claro — disse Augusto de imediato, como se fosse óbvio. — Você não quer passar a vida inteira olhando para moça feia! — Ele estremeceu. — E, além disso, uma mulher bonita é boa para a reputação de um homem. Assim como uma casa grande, ou um troféu de caça impressionante. Se você se casar com uma mulher bonita, ela mostra as pessoas que você é bem sucedido e importante, um homem deve ser respeitado e invejado. Claro, é bom se ela também é uma boa cozinheira. Você quer uma mulher que vai alimentá-lo corretamente! Mas isso pode ser aprendido. Tenho certeza que assim que você escolher uma noiva, sua mãe vai levá-la e ensiná-la a cozinhar todos os seus pratos favoritos. Ela não vai deixar seu filho passar fome. Ele riu.— Então, quando chega a hora basta escolher a aparência da menina melhor que pode encontrar. Você não pode errar dessa forma.

Gaston consentiu. Fazia sentido, assim como tudo que seu pai dizia.

Na medida em que continuaram a caminhar, todos eles passaram congratulações ou Augusto cumprimentou com um sorriso. Exceto um homem. O professor da aldeia, Monsieur James, viu os dois em toda a praça, e seus olhos se estreitaram em desgosto. Ajustando os óculos, ele foi a sua direção.

Gaston viu se aproximando e tentou apressar seu pai avançando mais rapidamente, na esperança de evitar um confronto. Mas Mr. James acelerou o passo e marcharam direto para eles, parecendo determinado. Gaston engolido nervosamente. Isso pode significar problemas. Seu pai pode não estar tão satisfeito com ele uma vez que ele ouviu sobre o incidente de ontem.

— Preciso ter uma conversa com você sobre seu garoto — Mr. James disse sem preâmbulos.

Augusto levantou as suas sobrancelhas em surpresa. —Sobre o que? Gaston sequer nem está em sua escola mais. — A escola da aldeia foi somente até a 5 ª série, a atitude predominante da época é que era mais que suficiente para a escolarização dos meninos camponeses e agricultores.

— Um fato pelo qual sou profundamente agradecido — Mr. James respondeu francamente. —Mas o farei saber que ontem, que o rufião seu jovem socou meu filho Benoit no nariz. Exijo que ele peça desculpas ao meu filho ao mesmo tempo!

Augusto tossiu e cobriu sua boca para sufocar uma risada. Ele não podia acreditar que este rato de biblioteca pequeno esquelético realmente incomodava-o com tal bobagem trivial. Todos os ensoberbecidos, como foi com indignação hipócrita, o professor lembrou Augusto de um galo suportar.

— Bem, você sabe como é, senhor — Augusto disse suavemente. — Os meninos serão meninos, hein?

O professor de escola pareceu aborrecido.

— Não, não sei como é — ele disse irritavelmente. —O que realmente sei é que o seu rapaz é um rufião incivilizado, é melhor acabar com isso de uma vez!

Augusto olhou para ele, começando a perder a paciência.

— Gaston é o melhor rapaz da aldeia, e não se esqueça disso! — Ele vociferou. — Ele vale uma centena do que seu filhote pálido magro que você chama de filho. Talvez se você gastar mais tempo ensinando o garoto como se defender, ele não precisaria de seu velho para vir ao redor choramingando toda vez que ele entra em uma briga.

O mestre ergueu-se à sua altura total, afrontando:

— Estou ensinando meu filho a ser um estudioso e filósofo, e para resolver disputas com a razão e as palavras não, com os punhos.

— Sério? Tenho pena do rapaz, então — disse Augusto sarcasticamente. — Eu espero que ele tenha mais do que um nariz sangrento para a frente em seu futuro. — Ele colocou o braço em torno do ombro de Gaston. —Venha, meu filho. — Eles seguiram o seu caminho em direção à taberna.

Mr. James balançou a cabeça com desaprovação. Esta foi a última gota. Ele aceitou o cargo de diretor de escola na pequena vila há quatro anos, para o espanto de seus amigos na universidade, que tinham procurado atribuições amenas como tutores para os filhos de nobres ricos. Um homem idealista, Mr. James acreditava que este seria um exercício muito bem e digno, trazendo as glórias da educação e da literatura e do poder da razão para as massas desfavorecidas. Mas, para seu desgosto, seus esforços eram pouco apreciados. Os moradores viam pouco valor na educação, e ainda desconfiavam dele. Eles queriam que seus filhos fossem capazes de ler um livro de orações no domingo ou uma placa de sinalização quando viajar, e conhecer matemática suficiente para poder calcular corretamente contar quando eles fizessem uma compra. Nada mais do que era desnecessário em seus olhos.

Bem, ele tinha o suficiente. Amanhã ele iria dar aviso prévio, embalar suas coisas e tomar ele e seu filho de volta para Paris, onde poderia encontrar um trabalho que era digno de seu talento e colegas dignos da companhia do seu filho. Deixe esses selvagens ingratos chafurdar na sua própria ignorância. Resmungando para si mesmo, ele foi para casa.

Enquanto isso, Augusto olhou para Gaston se divertindo.

— Então me diga, o que aconteceu ontem?

Incentivados pela óbvia falta de seu pai, de raiva, Gaston lhe contou a história.

Os meninos tinham vangloriado tiro fora de suas bocas, como muitas vezes fez, comentando sobre suas habilidades e tentar um contra o outro, falando sobre quem foi o mais forte, mais rápido, o melhor em luta ou de tiro ou a cavalo. Naturalmente, a resposta inquestionável para todas essas perguntas foi Gaston - ninguém negou isso - mas isso não impediu os meninos de ansiosamente disputarem o segundo lugar, disputando status dentro do grupo.

Benoit tinha estado de mau humor, um pouco além dos outros rapazes. Livresco e estudioso como o pai, ele tinha uma mente brilhante, mas ninguém na aldeia o admirava por isso. Em vez disso, eles trataram-no como estranho e excêntrico. Isso enfureceu. O que era tão maravilhoso de ser forte? Como seu pai sempre se lembrava dele, um gorila foi forte, mas você não iria querer ser um. O conjunto homem acima dos animais era sua razão e seu intelecto - que foram as características mais dignas de admiração.

Mas, para os meninos da vila, tudo o que importava era o quão forte ou rápido ou atlético você estava. Magro, frágil e míope, Benoit não poderia competir. Ele foi, de longe, o menino mais inteligente para milhas ao redor, ainda que olhasse para ele como um desajustado patético. Entretanto, todos eles idolatravam Gaston, um imbecil, com os músculos enrijecidos que mal conseguia escrever seu próprio nome. Não era justo, Benoit pensou com raiva.

— Claro, Gaston é o melhor, mas para além dele, ninguém pode bater no arco e flecha — Claude estava ostentando.

Toda a sentença parecia começarem com essa qualificação, Benoit pensou.

 — Gaston é o melhor, mas...— De repente, ele não aguentava mais.

— Gaston não é o melhor em tudo — disse ele em voz alta.

Todos os garotos logo se calaram, virando-se para olhar para ele.

— O que você quer dizer? É claro que ele é— disse LeFou.

Gaston transmitiu para Benoit confiança. — De um nome de uma coisa eu não sou o melhor —ele desafiou soberbo em sua superioridade.

Os olhos brilhavam (Benoit). — Você não é o melhor na leitura — declarou ele, triunfante.

Gaston vacilou nessa, seu sorriso desapareceu. Mostrou incerteza em seus olhos. Ele olhou em volta rapidamente os outros meninos, que estavam observando com interesse para ver o que ele faria. Era verdade, é claro - ele não era um bom leitor. Além de Benoit, nenhum dos outros meninos podia ler o bem quiser. Todavia, para os outros meninos Gaston não contava com uma reputação à defender como sendo o melhor em tudo.

Querendo salvar a pele, ele riu ironicamente.

—Ler é estúpido — ele disse com desdém. Ele estendeu as mãos na derrota de simulação. —Você está certo, Benoit: quando se trata de estar o dia todo com o nariz preso em um livro, você é definitivamente o melhor. — Os outros meninos riram.

Ele poderia ter acabado ali, com Gaston admitindo, porém com desdém, que Benoit manteve o título de leitor indesejável campeão. Mas Benoit não iria deixar o tom zombeteiro de Gaston roubar-lhe o primeiro gosto da vitória que ele teve desde que chegou à cidade há quatro anos. Todo mundo sempre pensou Gaston era tão grande, pensou ressentido. Esta era sua chance de derrubá-lo, finalmente, um espigão.

— Os livros não são estúpidos — disse ele com firmeza. —Você só diz isso porque você é burro demais para poder lê-los!

Os meninos ofegaram em choque. Ninguém nunca ousou falar com Gaston assim. Gaston adiantou-se com raiva, os punhos cerrados.

— Engula essas palavras.

Benoit sorriu. Todos os olhos estavam sobre ele, e alguns até mesmo com um traço de admiração à sua coragem, temerário que ele possa ser. Depois de anos sendo ignorado, foi uma sensação inebriante.

— Eu não vou — disse ele corajosamente. — Porque é verdade. — Ele empurrou o livro de Gaston. —Vá em frente — ele zombou. — Vamos ouvi-lo ler uma página em voz alta. Aposto que você não pode fazê-lo.

Gaston olhou para ele. Não havia nenhuma maneira que ele iria permitir-se ser feito de bobo, lendo em voz alta. Irado, ele atirou o livro ao chão. —Eu não vou perder meu tempo lendo algum livro burro — ele rosnou.

— Viram — disse Benoit. — Porque você é muito estúpido, como eu disse.

Isto fê-lo. Enfurecido, Gaston retrocedeu e socou Benoit no nariz. O sangue jorrou fora. Benoit ofegante, as mãos que voam para o nariz.

— Eu estou indo dizendo a meu pai de você! — Ele ameaçou, com sua voz chorosa.

— Vá em frente — zombou Gaston. Benoit saiu correndo, chorando.

Os outros meninos circularam ao redor de Gaston.

—Você tem certeza não vai contar-lhe, Gaston! — LeFou disse.

Gaston deu de ombros, mas interiormente ele estava preocupado. Ele havia deixado seu temperamento tirar o melhor dele, sem pensar nas consequências. Ele perguntou inquieto como o seu pai iria reagir à notícia de que ele havia espancado em um fraco meio menino, franzino seu tamanho, e seu nariz sangrando para arrancar. Certamente ele seria punido por ser um provocador.

Mas agora, quando ele contou a história, Augusto apenas riu gostosamente e bateu-lhe nas costas.

— Tem um pouco de paciência com você, não é? — Ele riu. —Você tem que partir de mim, espero temperamento. Bom para, você. Nada de errado em ter uma mostra que as pessoas que não pode mandar em você imbecil. Estou feliz, tenho um filho que se defende. Irão pensar duas vezes antes de insultar você de novo, eu aposto!

Gaston sorriu, aliviado ao descobrir que ele tinha feito a coisa certa, afinal.

— Ele com certeza vai, papai! — Ele concordou.

Por que ele tinha se preocupado? Seu pai estava certo -  a coisa insignificante pequena tinha estado pedindo-o. Ele era sortudo por ter só recebido um estouro no nariz. Gaston tinha-o perdoado fácil.

Augusto ainda estava rindo. — E, para insultá-lo dizendo que você não pode ler! Como se isso é uma coisa ruim! Bem, para um pequeno covarde e insignificante como esse, eu suponho que é!—

Gaston parou de sorrir.

— Porque? — Perguntou ele hesitante. Seu pai ergueu a cabeça, esperando pela pergunta. — Poq... bem... ele está certo. Eu não posso ler — admitiu. — Bem, eu quero dizer, eu posso, mas só um pouco. poucas palavras. Não é todo um livro ou qualquer coisa assim.— Ele olhou para o pai, a preocupação em seus olhos azuis. Ele sabia que seu pai esperava que ele fosse o melhor em tudo, e Gaston não queria decepcioná-lo.

Augusto riu de novo.

— Ótimo. Fico feliz em ouvir isso. Você pensa que eu quero algum rato de biblioteca com rosto pálido para um filho?— Estremeceu ao pensar nisso. — Nada de bom sempre veio da leitura, Gaston — ele disse com firmeza. — Você lê muito, sua cabeça fica cheia com todas essas ideias complicadas, tudo 'em dizer-lhe algo diferente. Logo você está em uma grande confusão você não sabe o que fazer ou que caminho seguir. Então você é bom para nada, mas a leitura, como esse patético e covarde, o filho do professor. Você acha que ele nunca vai ser capaz de derrubar um cervo, como você fez hoje? Aposto que ele nunca ensacará tanto como um esquilo.—

Gaston sorriu. —Não, ele não vai.

— Certamente não, ele não vai — disse Augusto decisivo. — Mesmo que ele viva até os cem anos, ele nunca será capaz de fazer qualquer das coisas que você pode fazer agora, com apenas 11. Tudo que ele é bom para sentar ao redor com o nariz em um livro. Mas você e eu, Gaston - somos homens de ação -. Nós não desperdiçamos o tempo  sentados  em volta com os livros de que estamos no mundo a fazer coisas, realizar grandes feitos.

— Os homens de ação — repetiu Gaston. Ele gostou do som do que isso.

— E por falar em homens...— Augusto empurrou a porta da taberna e segurou-a aberta. —Você está pronto para entrar no mundo de um homem? —  ele perguntou, sorrindo.

Gaston olhos brilhavam de antecipação. —Pode apostar que sim, pai.

Juntos, eles entraram na taberna.Pai e filho entraram no interior escuro, enfumaçado da taberna.

Julien, o barman estava limpando vidros com um pano. — Boa noite, Augusto —ele chamou.

Augusto levantou a mão em saudação.

Muitos dos frequentadores já estavam lá dentro, sentado em banquinhos ou em pequenas mesas com bebidas na frente deles. Gaston reconheceu todos eles no cotidiano da aldeia: lá estava o padeiro, o sapateiro, o curtidor, o moleiro, o ferrador, e outros rostos conhecidos. No entanto, na taberna escura, iluminada pela luz bruxuleante da lareira e as lâmpadas de querosene, o ar cheio do cheiro de fumaça escura e suor e álcool, os homens parecia diferente, misteriosos, menos civilizados de alguma forma. Longe dos olhos de propriedade de suas esposas e à rotina monótona do trabalho diário, livre para ser tão bêbado, rouco, indecente ou profano, como eles gostavam em seu covil masculino, tinham um ar de perigo e imprudência sobre eles. O ambiente era escuro e secreto, ameaçador, mas excitante, como se alguma coisa poderia acontecer. Ou assim parecia um menino entrando na zona proibida, pela primeira vez.

Os homens chamaram Augusto dm saudações. Ele limpou a garganta e anunciou:

— Boa noite, homens. Vocês todos sabem o meu menino Gaston aqui. Eu estou orgulhoso de anunciar que hoje, esse rapaz bem jovem pegou a minha espingarda e, sozinho, derrubou um cervo de 200 libras com um rack de 16 pontos, a uma distância de não mais que 90 metros. O tiroteio mais perfeito vi alguma vez, de homem ou um menino.

—Bem feito!

— Rapaz perfeito!

—Toma depois do seu pai!

As exclamações congratulatórias encheram o ar.

Augusto levantou a mão pedindo silêncio e continuou.

— E para comemorar o sucesso de Gaston: hoje à noite, todas as bebidas são por conta da casa! — Os homens irromperam em aplausos e assobios com a notícia.

Julien apontou Augusto mais, olhando em causa. Augusto e Gaston foram até o bar. Julien se inclinou para frente.

— Augusto, bebidas grátis a noite toda? Nós vamos perder uma fortuna!

Augusto lançou os olhos em volta. Os homens ainda aplaudiam roucamente. Satisfeito que ninguém ouviria, ele murmurou ao atendente de bar

 —Somente muita água abaixo todas as bebidas um pouco para as próximas semanas. Eles não vão notar, e isso tudo vai mesmo até ao final do mês.

Julien concordou com um sorriso.

— É isso aí, chefe.

Vendo Gaston escutar, Augusto piscou para ele.

— É todo sobre a imagem. Certo?

Gaston pensou sobre isso. Isso não parece completamente honesto, de alguma forma. No entanto, como seu pai havia assinalado os homens não conseguem perceber a diferença nas bebidas. Desta forma, Augusto não iria perder todo o dinheiro. E o efeito foi impressionante: os homens foram com Augusto brindar e proclama-lo o homem mais generoso na aldeia. Gaston teve de reconhecer que ele não pode ver-lhe um aspecto negativo Seu pai era realmente inteligente.

O gesto grandioso lembrou Gaston da temporada do ano passado...

A caça. Augusto teve sua temporada de maior sucesso, ensacamento de oito cervos surpreendentes em apenas uma semana - uma recorde na vila. Mas tão orgulhoso como ele era de seus troféus, o seu sucesso o deixou com um problema: o que fazer com toda a carne demais? Dois veados eram mais que suficiente para alimentar sua família pequena de três para o inverno inteiro. Parecia um desperdício deixá-lo estragar. Gaston lembrou que seus pais sentados tarde da noite, refletindo sobre o problema.

No dia seguinte, Augusto tinha chamado todos os moradores junto à prefeitura para fazer um anúncio.

— Quando me propus este ano para ir à caça para alimentar minha família — começou ele —eu tive a sorte de direito saco dois cervos distância. Eu poderia ter voltado para trás então. Contudo, algo me obrigou a continuar. Encontrei-me pensamento das crianças pobres e órfãs famílias pobres que não são abençoados com um bom caçador de fornecer para eles. O que eles fazem durante o inverno, muito frio pela frente? Prometi então que eu ia usar o meu talento dado por Deus para tentar ajudar aqueles menos afortunados do que eu. — Ele parou por um instante, aparentemente superada com emoção, antes de continuar. — A Providência foi comigo, como vocês sabem, eu trouxe para casa oito cervos surpreendentes em uma semana, uma incrível façanha sem igual na história da aldeia, portanto, estou feliz por anunciar que eu estou doando dois dos cervos para a aldeia. Orfanato, para alimentar as crianças desamparadas e pobres com fome. E com o quatro restantes, vou lançar uma festa para toda a aldeia! Acho que todos nós podemos usar alguma alegria para animar os meses de inverno escuro. E quem está com fome podem desfrutar das da celebração sem sentir como se estivessem tomando caridade.

A mulher que dirigia o orfanato ficou tão comovida com o presente, ela abraçou   Augusto, agradecendo-lhe mais e mais.

A festa foi um tremendo sucesso, após brindar estava bêbado à generosidade extraordinária, Augusto e a natureza benevolente. Sua reputação já havia sido esterlina aumentado consideravelmente. O melhor de tudo, desde o ponto de vista Augusto, é que era tudo sem nenhum custo para si.

— É todo sobre a imagem — explicou ele alegremente para Gaston depois. — A reputação de um homem é o bem mais importante que ele tem. Quando as pessoas olham para você, o que você quer que eles vejam? Ele ergueu um dedo, contando seus pontos. — Bem, antes de tudo, você quer respeito—. As pessoas têm que saber que você se levanta por si mesmo, que eles não podem tirar vantagem de você ou empurrá-lo ao redor. Em seguida, você quer que eles te admirem e olhem para você. Assim, nunca tenha vergonha de suas realizações admiração. Tenha orgulho do que você fez, e deixar o mundo - saber! Respeito e é a chave. Mas que depois disso, se eles também gostam de você e acham que você é um grande cara.... Bem, meu filho, então você realmente tê-lo feito.

Seu pai certamente parecia saber o que ele estava falando, Gaston refletido agora. Ele era de longe o homem mais respeitado, bem-sucedido, popular e muito querido na aldeia.

— Três vivas para Augusto! — o padeiro gritou.

Augusto levantou a mão em sinal de protesto.

— É Gaston você deve agradecer—, ressaltou ele, colocando as mãos nos ombros de seu filho. — Esta noite as bebidas são em honra de seu sucesso extraordinário de caça.

—Sim! Três vivas para Gaston! — Os homens gritaram em acordo, levantando os copos para o garoto.

—Hip-hop hurra!

Foi uma sensação indescritível. Pai elogiou Gaston o tempo todo, é claro, mas isso - era algo novo. Esta era uma sala cheia toda de adultos, homens crescidos, torcendo por ele, comemorando a sua realização. Foi a melhor sensação do mundo. Gaston sentiu-se como um rei.

Augusto apontou para a parede de troféus. — Eu vou ter montado o seu troféu e colocá-lo logo ali, no meio, onde todos possam vê-lo sempre que eles quiserem — disse Gaston.

A garçonete, Desiree, resvalou sobre, o movimento tentador de seu desenho bom de curvas de figura assobios apreciativos dos homens. Ela possui cabelo loiro longo e olhos azuis grandes, e sua blusa de camponês branca decotada revelou seu peito suficiente a um grau que era somente este lado de ser indecente.

— Então este é o seu filho, Augusto? Ele é bonito.

Ela tinha parado diretamente na frente de Gaston, que lhe deu uma visão de vista de perto dos seus artifícios femininos. O rapaz jovem quase deixou de respirar. Ele nunca tinha visto tanta da carne exposta de uma mulher antes.

Ela o viu olhando, e riu.

— Olhe para ele! Seus olhos são tão grandes como pires.— Ela atirou-lhe sob o queixo, brincando. — Como que você vê?

Gaston corou, sem saber o que dizer. — Oh ... sim, mademoiselle.—

Os homens riram ruidosamente em que, juntando-se dentro Augusto

—Esse é meu garoto! Ele sabe o que ele gosta! — Ele tomou um gole de cerveja — O rapaz mais perfeito que já vi. Derrubou um cervo hoje, limpo como qualquer homem vivo pode fazê-lo.

—Assim eu ouvi — disse Desiree. — Muito impressionante! Eu acho uma realização tão grande merece uma recompensa, não é?— Ela piscou. — O que você disse Augusto? Quer-me para levá-lo lá em cima e fazer um verdadeiro homem maduro?— Embora ela fosse ostensivamente uma garçonete, era um segredo de polichinelo que ganhou Desiree renda extra considerável “como Augusto colocá-lo. “ —Mantendo os clientes satisfeitos— Ele não mente, ele deu aos homens ainda outro motivo para amparar seu estabelecimento, e ela sempre lhe deu um coice.

Gaston apavorado nas suas palavras. Olhar com ternura o seu número foi uma coisa, mas o que ela sugeria – ele não esteve pronto para isto. Ele nunca tinha até beijado uma menina. Mas se o seu pai lhe disse para  ir com ela, ele teria de fazê-lo. Ele não pode estar com medo, não em frente de todos os amigos de seu pai.

Mas, para seu alívio, o pai apenas riu e disse:

— Não, eu acho que ele teve emoção suficiente para um dia. Mas, por outro par de anos, eu vou trazê-lo, deixá-lo mostrar-lhe as cordas. Talvez para o seu 13 º aniversário. — Ele deu uma cotovelada nas costelas Gaston. —Como que para ser um presente, hein, menino? — Os homens riram novamente.

—Claro, Papai — disse Gaston, contente de que não ia ser hoje à noite. —Isso seria ótimo.

—Dê de beber ao menino, Desiree — disse Augusto. — Atenda ao único assobio dele.

— É isso aí. — Ela colocou uma caneca de cerveja na frente de Gaston, em seguida, partiu para servir outras bebidas e flertar com os clientes.

— Beba rapaz — disse Augusto, derrubando o resto de sua caneca de cerveja de um gole só.

Gaston tomou um gole. Tinha um gosto estranho, não muito agradável, e queimou um pouco ao descer pela garganta. Mas seguindo o exemplo de seu pai, ele rapidamente engoliu o resto da caneca. Outro apareceu diante dele, e ele bebeu demais. Ele começou a sentir uma sensação de flutuação do bem-estar. Tudo parecia agradavelmente borrada nas bordas, como um sonho.

Os homens estavam conversando e brincando como eles beberam, e assim que a noite avançava, as brincadeiras se tornaram lascivas e a linguagem mais crua. Gaston sabia que sua mãe não aprovaria se sua criança exposta a falar tão vulgar, sem falar na bebida de álcool. Algumas das piadas provocadoras ruborizada fizeram o rubor de Gaston.

Mas ele tentou atuar mundano e casual, como se ele estivesse inteiramente acostumado a tais tópicos. Sentia-se muito adulto e viril, estar aqui entre os homens e ouvir a linguagem áspera que nunca teria usado de forma educada. Ele se perguntou se as mulheres da aldeia sabiam de seus maridos falou sobre as mulheres quando elas não estavam por perto. Ele tentou se lembrar de algumas das piadas picantes para dizer aos seus amigos mais tarde - iriam ficar impressionados, ele sabia.

O som de vozes zangadas chamou a sua atenção. Um jogo de pôquer em uma esquina da sala tinha ficado aquecido.

—Você enganou! — gritou Henri, o ferrador. —Eu não vou lhe pagar um vintém!

—Mentiroso imundo! — Jean, o carpinteiro, gritou de volta.

—Você não pode suportar perder!

Henri se lançou à frente para atacá-lo. Os dois jogadores bêbados rolaram no chão, esmurraram-se. Os outros homens circulavam em torno deles, gritando em encorajamento.

Gaston levantou-se e olhou para o pai, esperando que ele separar a briga, mas ele só ficou olhando, parecendo quase divertido.

— Porque? Você não deveria impedi-los? —? Ele perguntou

Augusto encolheu os ombros. —Ah, eles estão apenas desabafando— disse ele despreocupadamente. —Esta não é uma igreja social, Gaston, é o que os homens fazem.

Gaston se afastou da confusão e assistiu a uma distância segura. Fora do alcance da violência, foi muito empolgante. Ele questionou qual o homem ganharia. Jean parece ter a vantagem, ele pensou.

Augusto deixou rolar por vários minutos, então julgando que era hora de envolver-se, antes que algo da taberna fosse quebrado.

— Tudo bem, meninos já é suficiente — disse ele, passando a varrer e empurrá-los. —Henri, o quanto você perdeu esta noite?

— 50 Francos — disse Henri emburrado.

—Muito bem. Apenas a economia da sua vida, não é?— Augusto indagou. —E se lembro, você ganhou 70 francos na semana passada. Portanto você ainda está à frente. Pagar. — Henri de modo carrancudo cavou nos seus bolsos o dinheiro.

—E Jean, — continuou Augusto, — você deve assegurar-se para jogar um jogo honesto de agora em diante, porque estou de olho em você.

 Jean acenou com cabeça, não encontrando os seus olhos.

—Tudo bem. Agora, eu acho que é hora de vocês dois irem para casa.— Era uma ordem, não uma sugestão. Henri parecia que ele estava prestes a protestar, em seguida, fechou a boca. Augusto palavra era lei na taberna, e todos sabiam disso.

Os dois homens se arrastaram para fora.

Gaston olhou para o pai com admiração. Ele ficou impressionado com a forma como Augusto tinha tal controle da situação, como todo mundo sempre o ouvia e fez exatamente o que ele disse. Deve ser ótimo ter tanto poder.

Mas, de repente, Gaston percebeu que ele não estava se sentindo tão grande. Ele tinha começado agradavelmente embriagado, mas agora ele estava sentindo tonturas e náuseas. Sua cabeça latejava e, à luz das velas parecia muito clara, e a sala estava girando.

                                                                                                                                                                                       — Ei, Augusto — disse o sapateiro com diversão, —Acho que o garoto está prestes a cair da cadeira.

Augusto da uma olhada em seu filho. Sentindo-se doente, a sua coordenação fora da ordem, Gaston de fato começava a escorregar diretamente da cadeira. Augusto pegou-o antes que ele batesse no assoalho. Os homens riram, Augusto concluiu:

— Nenhuma vergonha naquele eu apostaria que todos nós terminamos abaixo da mesa um tempo ou dois!— ele disse jovialmente, acrescentando, —alguns de nós mais muitas vezes do que outros, eh, Jacques?

Jacques, o moleiro, sorriu não ofendido pelas nervuras. —Vou beber a isso! — Brincou ele, levantando sua caneca.

Augusto sorriu. — Eu acho que você teve o suficiente para um dia.— Colocou Gaston por cima do seu ombro como um saco de batatas e levantou-o. — É melhor eu o rapaz irmos para casa. Julien, você trava no final da noite.

— Claro que sim, patrão — respondeu Julien. Eles deixaram, entre despedidas e piadas dos homens.

O ar fresco da noite me sentiu bem depois da taberna superaquecida. Se ele não se sentia tão enjoado, Gaston teria gostado da sensação rara de ser transportado pelos braços fortes do pai. Augusto muitas vezes lutou e falou áspera com ele, ensinando-o a lutar, mas ele não tinha levando-o suavemente assim desde que ele era um bebê.

Nestas circunstâncias, no entanto...

— Papai, me coloque no chão! — Gaston de repente sussurrou urgentemente.

Augusto colocá-lo para o chão. Gaston correndo atrás de um arbusto e atirou várias vezes, seu lado exigente. Sua garganta parecia em fogo, e seu estômago apertado, como se suas entranhas estavam saindo.

Augusto esperou que ele terminasse.

—Tudo feito? — Ele perguntou, limpando a boca de Gaston com o lenço.

— Assim eu penso — disse Gaston. Ele olhou para seu pai. — Isso deveria acontecer?

—Sua primeira vez? Absolutamente — Augusto assegurou. —Você ainda é apenas um garoto. Quando você fica maior, você será capaz de segurar seu licor melhor. Claro, um homem não pode beber assim como que cada noite. Você faz isto, e você vai se tornar o bêbado da aldeia! Não quero isto. Eu mesmo, normalmente só tenho três ou quatro copos por noite. Você não quer ser um tolo embriagado; você quer ficar agudo e guardar os seus juízos sobre você.— Ele apanhou Gaston novamente. — Mas de vez em quando, para celebrar algo tão importante como o seu primeiro cervo... por que então, seria uma vergonha não ficar esplêndido bêbado! Isso é como eu o vejo.

Augusto riu.

— Não, eu espero que você irá se sentir pior pela manhã, estou com medo. nas Agora você está bêbado, você vai ficar de ressaca, e é aí que começa a verdadeira diversão!  Mas, amanhã à noite, você vai ficar bem. É tudo parte de ser um homem.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Claramente proibido menores, o uso bebidas alcoólicas. Sobre tudo para historia do personagem e época condizente se faz valido. Não aderindo e usufruindo de tal vicio.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Seguindo Passos" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.