Ours is The Winter escrita por Thiago, Thiago II


Capítulo 4
Capitulo IV


Notas iniciais do capítulo

Boa leitura.
Espero que gostem.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/713095/chapter/4

278 D.D. – Winterfell

Levou três luas até que a noticia de que o navio de Stannis Baratheon havia ancorado em Porto Branco. E lá estavam Brandon e Benjen para recebê-lo, o irmão caçula na altura de seu decimo dia do nome recém-feito já se considerava o suficiente para encarar uma cavalgada ao lado do mais velho para recepcionarem aquele que seria a futura aquisição da família.

Ned não fora, preferindo ficar em Winterfell e auxiliar o pai e Meistre Walys nos preparativos para a hospedagem do Lorde de Ponta Tempestade e os homens de sua guarnição que o acompanhavam.

A velha ama ficara a cargo de auxilia-la a vestir-se com um dos vestidos que seu pai lhe dera. Lyanna não tinha talentos para costuras ainda mais quando preferia vestir roupas mais cômodas, o tanto de camadas e panos nos trajes femininos chegava a incomoda-la sem dizer que eram difíceis para se movimentar ainda mais com aquela peça que mais parecia com um objeto de tortura, a esta se dava o nome de espartilho.

— Olhe para você – disse Lorde Rickard entrando no quarto da filha após essa terminar de aprontar-se – Sua mãe se sentiria orgulhosa, você costuma lembrar ela. Sendo que a cada dia que se passa é como se ficasse cada vez mais parecida.

— Obrigada – disse Lyanna sorrindo para o pai.

— Queria que ela estivesse aqui – disse Lorde Rickard – É complicado para um homem terminar de criar uma garota, ela poderia ajudar-lhe com conselhos femininos enquanto tudo que posso fazer é dizer-lhe como se portar na frente de nosso convidado.

— Eu não me sinto bem, pai. – falou Lyanna – Não por causa de Stannis está vindo...

— Lorde Baratheon – disse Lorde Rickard lembrando-a – Você deve trata-lo formalmente, apenas o chame pelo nome caso este o permita de outra forma tente ser a mais educada possível.

— Eu preciso mesmo usar esse vestido? – falou Lyanna.

— Sim, precisa... – disse Lorde Rickard – Sei que não está acostumada com essas roupas, mas terá de habituar-se afinal você pode estar caminhando para se tornar a esposa de um lorde sulista. E homens ao sul preferem que suas damas expressem mais suavidade em seus atos e aparência, seria uma péssima impressão caso você aparecesse em suas roupas de montaria.

— Robert não se importou com essas coisas – disse Lyanna – Com o modo como eu me parecia e agia. Com a roupa de montaria e com a minha espada...

— Não diga nada sobre os treinos de espada – falou Lorde Rickard como se parecesse se lembrar daquele pequeno fato – Não é como se isso fosse algo aceitável pelos sulistas como é aqui no Norte. Mulheres nortenhas podem sim aprender a manejar uma espada ou um arco e flecha, dependendo de quem forem seus pais. Mas os sulistas veem isso como algo estranho e mal visto.

— Robert gostava do meu jeito – disse Lyanna parecendo gostar cada vez mais do falecido noivo – Ele não me julgou pelo que eu sou então por que devo fazer de conta que sou alguém diferente?

— Porque nem todos os homens são como Robert – disse Lorde Rickard – Stannis não como o irmão morto, a verdade é que sabemos bem pouco sobre seu jeito. Uma coisa que é certa é de que ele é um sulista, a maioria deles pensa no Norte como uma terra fria repleta por homens brutos e grosseiros. Vamos mostra-lo nossa hospitalidade nortenha e acolhe-lo em nosso lar, mesmo que no final de tudo ele possa não querer casar-se com você isso não significa que falhamos. – Ele fez uma pausa – Eu e Meistre Walys temos pensado em outros pretendentes para você de qualquer forma...

Ela ficou calada enquanto o via partir. Lyanna sabia que seu pai não queria outro pretendente, negociações de casamento eram trabalhosas ainda mais com uma casa que não se tem um elo como eles tiveram com os Baratheons através da amizade de Eddard e Robert.

De toda a forma Lorde Rickard sabia que podia ser que Stannis desfizesse o acordo, então precisava ter um segundo plano caso o rompimento da aliança acontecesse. Lyanna estava curiosa para conhecer esse segundo filho promovido a lorde. 

Robert não tinha falado de seus irmãos com ela fora tê-los citado meio o acaso sem dar muita importância ou mais informações que pudesse colher. O irmão bebê dele era compreensível, não havia muito a falar sobre eles.

Mas Robert não lhe contara nenhuma historia de infância que compartilhara com Stannis, nenhuma memoria que fosse dos anos que conviveram antes dele ser mandado para o Ninho da Águia, o que incomodava um pouco ela. Robert tinha mais historias para contar com Ned do que com seu próprio irmão de sangue.

Apesar de que Lyanna suspeitava que Robert nunca tivesse falado com ela sobre assuntos que realmente fossem importantes e que mostrassem mais dele do que precisasse. Eles nunca tiveram uma conversa franca e séria onde jogavam limpo um com o outro, não da maneira que ele tinha com Ned.

Seu pai lhe tinha dado ordens para que não andasse em meio a seus irmãos enquanto Stannis Baratheon estivesse em Winterfell. Ela teria de ficar próxima dele, tentando satisfazer as expectativas que tinham sido colocadas sobre ela e procurar agrada-lo.  

Onde estavam as palavras sobre o acordo ter sido com Robert e não com Stannis? E de que ela não precisaria se casar? Aparentemente, seu pai tinha dito aquilo quando seus pensamentos em relação a aliança estavam baixos, porém agora eles receberiam a visita do novo pretendente e as esperanças deveriam ter se renovado.

Você disse que eu não tenho que me casar com ele se eu não quiser, repreendeu Lyanna mentalmente. Lyanna encontrou com o irmão no final da escada da torre, este trajava sua melhor roupa e tinha amarrado os cabelos no estilo nortenho.  Ele lhe estendeu a mão e ela aceitou.

Os dois então seguiram para o grande salão chegando lá puderam ver o senhor seu pai  sentado no seu trono a mesa tendo assim que  Ned tomasse a cadeira a sua esquerda como a direita estava reservada a Brandon.  Enquanto Lyanna tomou o lugar do outro lado do irmão.   As portas de madeira grossa de pau-ferro se abriram dando passagem para a entrada da guarnição que acompanhava o Lorde de Ponta Tempestade.

Os primeiros a entrar foram Brandon e Benjen com os homens de Winterfell que tinham os acompanhado, entre eles pode reconhecer Rodrik Cassel que era o Mestre-de-Armas e seu irmão Martyn Cassel que era Capitão da Guarda além de Ethan Glover que era o escudeiro recém-escolhido do herdeiro da Casa Stark.   

Os estandartes amarelos com o cervo negro eram o que se destacavam mais sendo carregado pelos porta-bandeiras que seguiam lado a lado com o rapaz de cabelos negros e olhos azuis como Robert, porém era ali que a semelhança acabava porque fora essas características não havia muito em comum dentre a aparência dos dois irmãos.

Quando ele cruzou o salão foi que ela pode notar que se tratava de um rapaz esguio com ombros largos e fortes, porém não era musculoso feito o irmão mais velho nem tão belo quanto ele. Seu rosto possuía feições duras e um semblante sério. Um rapaz que parecia um adulto mesmo no auge dos catorze anos.  

Possuía a testa proeminente e o cabelo impecavelmente penteado com uma franja caindo para o lado, provavelmente tendo sido causada por conta do vento que pegara na cavalgada até ali.

Ele aproximou-se de onde a mesa principal se encontrava. Porém, cada vez que Stannis aproximava-se foi se sentindo mais diminuída conforme a imponência que lhe era transmitida ali com a forma como caminhava até eles.  Porém então ele parou a uma distancia de três metros provavelmente e ele fez a reverência frente ao Lorde de Winterfell.

— Lorde Stark, é um prazer ser recebido em seu lar – disse Stannis formalmente – Eu agradeço por aceitar a mim e aqueles que me servem entre os seus e por nos abrigar dentro de seus muros e debaixo de seu teto.

— Eu creio que o senhor apreciara sua estadia – disse Lorde Rickard lhe retribuindo a reverência – Como sinal de que é bem-vindo ofereço-lhe pão e sal.

Nesse momento com um sinal foi que se aproximou Vayon Poole, o mordomo, carregando uma bandeja onde havia o símbolo das normas de hospitalidade. Um pão e uma vasilha de madeira com sal, que foram estendidos a Stannis Baratheon.

Era uma tradição antiga das normas de hospitalidade que remetia aos Primeiros Homens e era mantida até então, um convidado a partir do momento que provasse do pão e do sal de um anfitrião estaria seguro em sua estadia. Era parte dos costumes, não é como se fossem atacar o visitante aquilo era mais uma forma de demonstração de boa fé.  E o Lorde de Ponta Tempestade comeu um naco da massa e depois com dois dedos tirou alguns grãos de sal e levou-os a boca.

— O senhor teve a honra de conhecer meus filhos, Brandon, meu herdeiro e Benjen, o meu filho mais moço. E acredito que se lembre de meu segundo filho, Eddard Stark – falou Lorde Rickard e Ned cumprimentara Stannis com um aceno de cabeça que lhe foi retribuído. – Porém, ainda falta ao senhor que conheça Lyanna, como se é esperado já que tratasse da principal razão para que tenha deixado Ponta Tempestade e vindo até nós. – Então olhou para a garota que estava ao lado do irmão

— Eu gostaria de apresentar-lhe, minha única filha...  – continuou Lorde Rickard acenando na direção da garota que então se ergueu da mesa e pela primeira vez foi que o olhar de Stannis caiu sobre ela. – Querida, queira aproximar-se de Lorde Baratheon para que ele possa vê-la melhor – E foi assim que Lyanna desceu os degraus até o nível baixo do grande salão e cruzou a curta distancia que os separavam.

— Lady Lyanna – disse Stannis lhe fazendo uma reverência formal como anteriormente então lhe tomando a mão e depositando um beijo. Provavelmente um costume sulista, de toda a forma não se deixou se abalar pelo ato.

— Lorde Baratheon – respondeu Lyanna com uma reverência formal também – Estou lisonjeada e conhece-lo.

— Igualmente – respondeu Stannis.

— Vayon irá mostrar seus aposentos – disse Lorde Rickard – Creio que deseje descansar da viagem, podemos conversar melhor depois que esteja devidamente instalado. Se precisar de qualquer coisa, não se acanhe em requisitar basta pedir que Vayon ou Meistre Walys vão providenciar. 

— Quem sabe queira banhar-se, milorde? – disse Vayon Poole a Stannis - sendo esse o caso posso pedir algum criado que providencie.

— Eu agradeço, porém mais tarde – disse Stannis – No momento apenas gostaria de descansar um pouco – E o Lorde de Ponta Tempestade acompanhou o mordomo para fora do grande salão. Enquanto outros criados acompanhavam os porta-bandeiras do jovem senhor por outra porta.

Então o salão logo se esvaziou e Lyanna aproximou-se de Brandon e Benjen quando estes deixavam o salão. Ela queria saber o que eles tinham achado de Lorde Stannis Baratheon como tinham sido eles a acompanha-lo de Porto Branco até ali.

— Quer a verdade, Lya? – disse Benjen – Olha, eu só te digo que ele é assim o tempo todo.

— Como assim? – falou Lyanna questionando o irmão mais novo.

— Esse que vimos no salão – disse Benjen – A postura e o jeito dele, não é como se ele se se esforça para ser assim. – ele fez uma pausa - Ele realmente é dessa maneira... Parece não ter nem uma gota de humor.

— O que você achou dele? – perguntou Ned vindo logo atrás dela.

— Eu não sei – disse Lyanna – É cedo para informar ainda, nem conversamos fomos apenas apresentados um ao outro.

— Terão tempo para se conhecerem – disse Ned – Papai quer que seja você a mostrar-lhe Winterfell. – Lyanna não pode se surpreender com aquilo afinal já tinha sido ela a mostrar o castelo para seu antigo pretendente mesmo que daquela vez estivesse na companhia do irmão.

— Vai me acompanhar? – perguntou Lyanna a Eddard.

— Não dessa vez – disse Ned – O nosso pai acha que talvez fosse melhor que fossem apenas vocês dois e para garantir que não haja muitas intimidades entre vocês dois ele mandara que Benjen os acompanhasse.

— Eu? – falou Benjen – Por que sempre sobra para mim?

— Você tem dez anos – disse Brandon – Não será considerada falta de confiança nele diferente do que aconteceria se fosse eu ou o Ned. Eu sei como é... – Ele suspirou profundamente – Em Correnrio, Lorde Hoster Tully mandou que o filho dele ficasse seguindo a mim e a Cat. E aquele estorvo magrelo do Petyr Baelish o faz sem que precise ser ordenado... 

— Eu entendo do Lorde Tully suspeitar que você seja uma ameaça – disse Benjen com uma voz dando ênfase enquanto se referia a Brandon – Mas convenhamos, você acha mesmo que haja necessidade de mantemos a guarda no que se diz respeito ao Stannis?

— Nunca se sabe – disse Brandon – De toda a maneira, teremos tempo para conhecê-lo e então saberemos se realmente ele será nosso novo irmão...

— Faça o seu melhor para afastar aquele sujeito – disse Benjen – Você consegue alguém melhor do que ele.

— Benjen – repreendeu Ned.

— Mas é verdade – disse Benjen com toda sua falta de tato.

— Eu irei conhecê-lo melhor – disse Lyanna – Quero saber mais dele antes de tomar qualquer decisão desesperada.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Curiosidades:
~Meistre Walys - É um bastardo da Campina, filho de um arquimeistre da Cidadela com uma Hightower. Serviu em Winterfell antes de Meistre Luwin. É sugerido por uma personagem dos livros que ele tenha sido quem sugeriu e deu pretensões a Lorde Rickard Stark sobre os casamentos de seus filhos com casas sulistas.
~ Lyarra Stark - A esposa de Lorde Rickard, falecida em uma ocasião que antecede o ano do Torneio em Harrenhall e a guerra. Não me recordo da causa sendo citada, porém podemos determinar que foi de alguma doença ou mesmo o parto do Benjen ou mesmo algum natimorto.
~ Vayon Poole: É chamado de mordomo e em outros livros de intendente ou administrador de Winterfell. Ele é um dos homens que vai com Ned a Porto Real quando ele já é Mão do Rei e uma das vitimas do massacre a comitiva Stark depois que temos a prisão do Eddard. Aqui eu imaginei uma versão mais jovem dele como nos livros é citado que ele é velho então também o imaginei servindo ao Rickard. A filha mais nova do Vayon, Jeyne Poole, é a melhor amiga de Sansa e uma personagem importante nos livros.
~Martyn Cassel - Pai do Jory Cassel e irmão de Rodrik Cassel. Foi um dos companheiros do Ned que pereceram na Torre da Alegria e na minha historia ocupa o cargo de capitão da guarda algo que acabou sendo do Jory quando ele já era um adulto. mesmo que o cargo não seja hereditário.
~ Ethan Glover - Escudeiro de Brandon e o único que fora poupado pelo Rei Louco quando o primogenito Stark foi até as portas da Fortaleza Vermelha desafiar Rhaegar a enfrenta-lo ou entregar-lhe Lyanna. Ethan era um dos companheiros de Ned que faleceram na Torre da Alegria. Não é dito como ele está relacionado a familia Glover, porém aqui na historia irei coloca-lo como herdeiro do Senhor de Bosque Profundo como na trama original Galbart Glover é mostrado para não ter filhos e seu herdeiro sendo o irmão, Robett.

Deixem seus comentários.
Até mais.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Ours is The Winter" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.