Pontos de vista, e teorias sobre tudo escrita por Paloma Her


Capítulo 45
Bilionários e miseráveis


Notas iniciais do capítulo

Já no ano 2014, o balanço mundial fala que os 67 bilionários mais ricos são donos de 1,72 trilhões de dólares. Equivalente ao dinheiro da METADE da humanidade global! (Superinteressante. Pág. 33. Dezembro. 2014). E hoje, ano 2016, metade da fortuna mundial ainda estaria com os ricaços.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/703366/chapter/45

Os dez homens mais ricos do mundo (incluindo uma mulher) somam em conjunto a quantia de 321,20 bilhões de dólares. Na outra ponta da corda os africanos de Serra Leoa possuem uma renda per capita de 490 dólares por ano, ou seja, mais ou menos 1,50 dólares para cada pessoa gastar diariamente (dados colhidos na Internet. Ano 2011). Já no ano 2014, o balanço mundial fala que os 67 bilionários mais ricos são donos de 1,72 trilhões de dólares. Equivalente ao dinheiro da METADE da humanidade global! Superinteressante. Pág. 33. Dezembro. 2014. E hoje, ano 2016, metade da fortuna mundial ainda estaria com os ricaços.

 Um economista escreveu certa vez, que se os bilionários distribuíssem sua fortuna entre todos os pobres do mundo, eles seriam novos pobres que se somariam nesse ranking. Quer dizer a solução para equilibrar a balança da desigualdade não seria REPARTIR o bolo entre os miseráveis. Então, qual seria a maneira mais justa, ou, mais sábia de distribuir a riqueza que existe neste mundo, entre todos os homens?

Iniciemos o raciocínio então, calculando de quantos dólares um rico necessitaria  para ser feliz:

Avião Airbus A380                                US$         400.000.000,00

Um carro Mc Larem                                                   229.000,00

Iate Octopus                                                         200.000.000,00

Mansão The Manor, Los Angeles, Califórnia           150.000.000,00

TOTAL                                                  US$      750.229.000,00

(Dados colhidos na Internet. Ano 2011).

Quer disser, um rico necessita mais, ou menos, de 1 bilhão para ser feliz, pois um bilhão são mil milhões. Se os homens mais ricos do mundo ficassem com 1 bilhão cada um, para seus gastos do dia a dia, sobrariam trilhões de dólares. Seria tanta grana, que para uma pessoa comum, como nós, nem dá para imaginar. 

E sugeriria então que essa riqueza excedente fosse encaminhada para um Fundo Internacional de Investimentos. Esse fundo seria administrado pelos próprios ricaços, é claro. E esse Fundo Internacional financiaria empresários africanos, asiáticos, latinos, que necessitem de ajuda. Também eles poderiam oferecer uma assessoria administrativa, para fazer cálculos de custo, ou, de lucro, o que fosse necessário para que uma empresa iniciante crescesse fluentemente.

Ou, como pensa um amigo meu, talvez também seria ótimo dar FIM às heranças dos ricaços. Passar a riqueza de pai para filho é sempre um desastre! Os filhos só fazem uma coisa: GASTAR! Para encontrar um equilíbrio na economia mundial, essa herança deveria  ficar com os trabalhadores. Imaginemos os donos de uma multinacional que tem costureiros na China, e lhes paga alguns centavos mensais. Não seria mais justo que esses operários recebessem uma parte da herança? Ou, que a empresa chinesa passasse para as mãos dos trabalhadores, automaticamente, na hora da morte do bilionário?  

Bem, outras mentes inteligentes talvez tenham OUTRAS sugestões, melhores, mais brilhantes, ou, mais justas. Para um dia sermos todos nós felizes de verdade...


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Imaginemos os donos de uma multinacional que tem costureiros na China, e lhes paga alguns centavos mensais. Não seria mais justo que esses operários recebessem uma parte da herança? Ou, que a empresa chinesa passasse para os trabalhadores, automaticamente, na hora da morte do bilionário?



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Pontos de vista, e teorias sobre tudo" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.