Orgulho e Preconceito - A Continuação escrita por Clarinesinha


Capítulo 9
8 - O Baile




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/700593/chapter/9

A manhã em Netherfield, embora com a perspectiva do baile, correu tranquilamente. Alice e William foram bem cedo para Longbourn acompanhados até Meryton por Miss Darcy e pelo Coronel. Mr e Mrs. Darcy aproveitaram a manhã para dar um passeio pelo jardim, uma vez que os seus préstimos para ajudar no que fosse necessário foram sistematicamente negados. Lizzy apenas concordou em deixar de ajudar quando teve a promessa de Mr. Bingley que Jane iria ter a ajuda tanto de Miss Bingley como de Mrs. Hurst. Jane estava grávida e não podia de nenhuma forma fazer tudo sozinha.

Após o almoço, enquanto os cavalheiros saíram para uma breve caçada, as senhoras ficaram na salinha a conversar, sempre com o som do piano tocado por Georgiana. Jane aproveitou para falar com Lizzy sobre Alice e o Coronel e a aproximação dos dois. Durante todos os dias que estes tinham passado juntos em Netherfiled, esta esteve atenta ao comportamento dos dois, e se não tinha muitas dúvidas sobre os sentimentos de ambos, nos últimos dias ficara com a certeza dos sentimentos de Alice para com o Coronel. Agora apenas queria saber o que Lizzy achava sobre os sentimentos do Coronel para com Alice, uma vez que esta o conhecia um pouco melhor.

— Lizzy. O que achas do Coronel Fitzwilliam? Quer dizer...ele parece-me um homem de bem, mas em relação a...

— Estás a referir-te à afeição que Fitzwilliam parece ter por Alice e esta por ele?- Jane acena com a cabeça, confirmado o que Lizzy lhe diz.- Conheço pouco da vida privado de Fitzwilliam, mas posso assegurar-te que caso não fosse alguém de confiança e uma pessoa correcta.

— Dizes isso pelo facto de ele ser tutor de Miss Darcy juntamente com Darcy.

— Sim. Mas também porque convivi com ele o suficiente para saber que posso confiar nele. Mas Alice comentou algo contigo? Já percebi o seu interesse por ele, e também sei que Fitzwilliam sente algo...

— Não, sabes como é Alice. Mas já percebi que o envolvimento dela para com ele já está bem profundo. Tenho medo que ela saia disto iludida, ou até magoada.

— Bem, eu apenas sei o que Darcy me contou: Fitzwilliam gosta da companhia de Alice, e que a respeita não a querendo magoar. Porém, temo que isso possa acontecer já que existe outra senhora que está interessada nele.

Lizzy olha para Miss Bingley que parabeniza Georgiana pela peça que ela acaba de tocar e nem repara em Lizzy. Jane olha e percebe que Lizzy fala da sua cunhada, e embora em tempos a tenha considerado uma amiga, hoje sabe que isso não é totalmente verdade.

Quando chegou a hora do Baile, Lizzy estava numa das grandes janelas do salão olhando para as carruagens que chegavam. Assim que viu as três carruagens de Longbourn chegar, teve a leve esperança que Mr. e Mrs. Wickham não tivessem vindo. Contudo, essa esperança foi apenas uma doce ilusão da sua mente e viu atrás de Mr. e Mrs. Bennett, Lydia e o marido. A sua irmã estava igual a ela própria, para ela era apenas mais um baile nem se importava que teria que vir ao lado do esposo, passou à frente dos pais e entrou sem cerimónia.

Atrás vinam Mary, com o seu ar sempre compenetrado; Kitty que ao contrário do passado vinha calmamente atrás dos seus pais e Alice que ao de Kitty parecia uma princesa de tão bonita que estava. E era para esta que ela olhava quando lhe surgiu uma mão que a segurou pela cintura, ao contrário do que Darcy esperava talvez, Lizzy não se assustou já que ela reconheceria o seu toque onde quer que fosse.

— Vejo que a tua leve esperança foi apenas uma ilusão. Nunca esperei que Wickham tivesse  força para impedir a tua irmã de vir, conhecendo os dois um pouco como conheço.

— Sim, infelizmente tens razão. Mas, não era para Lydia que olhava...existe outra pessoa que me preocupa no momento.

— Quem te preocupa Lizzy? Para quem olhavas?- pergunta Darcy preocupado e ao mesmo tempo ciumento.

— Alice. Olha e pensava em Alice.- Darcy olhou para ela e arqueou as sobrancelhas.- Jane esteve a falar comigo sobre Alice e...sobre os sentimentos dela para com Fitzwilliam. E pelo que me deste a entender, não sei se ele tem a mesma...

— Eu falei com o meu primo, eu avisei-o que se ele não quisesse nada sério com Alice que se afastasse, mas parece que ele fez o oposto. Por isso e conhecendo-o tão bem como o conheço, sei que se não o fez é porque sente algo por Alice.

— Darcy, eu gosto muito do teu primo. Mas não vou suportar nem admitir que ele brinque com Alice. E há uma questão que não sei se o teu primo já se apercebeu...- Darcy olha para Lizzy de novo...- Miss Bingley...ela também está interessada nele.

— Caroline! Tens a certeza?

— Sim. E tu conhece-la melhor que eu, o seu caracter e a sua forma de ser vão...podem fazer Alice sofrer.

— Lizzy, olha para mim. Sei que te preocupas com a tua prima como se fosse tua irmã, e sei também que Fitzwilliam irá resolver a situação esta noite. Então seja uma ou outra hoje iremos ter a certeza, se bem que tenho a certeza que a escolha dele será Alice. Caroline não é de todo mulher para Fitz.

Olharam-se ambos com um intenso brilho cheio de amor e felicidade esperando que tudo corresse bem. Depois de dançar com Darcy umas duas danças, Lizzy dirigiu-se a Charlotte Lucas Collins, desde a tarde em que estivera com ela em Longbourn nunca mais a via. Ao seu lado estava Mr. Collins, Maria Lucas, Miss Darcy e o Coronel. quando os dois se juntaram ao grupo, Maria e Georgiana afastaram-se, e foram ter com Kitty, Alice e Mark. Mr. Collins não arredou pé e como sempre foi algo deselegante. Ao contrario desde o Coronel juntou-se a Darcy e foram falar com outros cavalheiros.

— Charlotte, como estás? E a pequena Amélia, como está?

—  Bem, tudo bem. Amélia ficou com a minha mãe, sabes que ela não gosta destes bailes. e tu Lizzy como tens passado, alguma novidade?

— Não. Tudo...- e neste momento Mr. Collins interrompe Lizzy.

— Cara prima Elizabeth, pensei que sendo agora a nova Mrs. Darcy fosse passar o natal a Rossings Park.

— Penso que Lady Catherine preferisse a sua companhia para...falar de assuntos de caridade. Estamos na época de Natal a mais propícia para se fazer caridade, não é assim?

— Sim, claro que sim. Se me dão licença...

— Achas que fui muito...má? Ou sincera demais?

— Nem uma coisa nem outra Lizzy. Para além disso, acho que Lady Catherine apreciaria mais a companhia do meu esposo do que a tua.

— Sim, isso eu tenho a certeza...

— Lizzy, aquele que ali está...é Mark? Ou será que estou a sonhar?

— Sim. Admira-me que ainda o reconheças. Nessa altura ainda eras a filha do único "cavaleiro" de Meryton...Sir Lucas e sua família eram nobres pessoas.

— Não sejas assim, nunca me importei com o título do meu pai e sabes bem disso. Mas não seria difícil não o reconhecer...afinal andávamos sempre os três juntos. E o outro rapaz quem é?

— É uma amigo de Mark, chama-se David Bell. Pelo que percebi Mr. Bingley e ele foram amigos em novos, mas depois eles mudaram-se e perderam o contacto.

— Perece que alguém se interessou por ele...- olho e vejo Kitty bastante envergonhada por algo que ele lhe diz.

E assim foram ambas ter com o grupo que rodeava Mark. Todos conversavam animadamente, até que Mark convidou Lizzy para dançar, ao que ele prontamente aceitou. Durante a dança, este aproveitou para perguntar sobre Georgiana. Lizzy que já percebera o seu interessa, foi-lhe respondendo o que sabia, sem nunca o questionar sobre o interesse dele. Contudo, foi em Alice que os seus olhos estavam enquanto dançava e respondia a Mark. Ao contrário do que Darcy lhe dissera, Fitzwilliam estava a dar mais atenção a Miss Bingley que a Alice, esta estava triste sempre junto de Mark, como se fosse o seu porto de abrigo. Quem também notou no comportamento de Alice e do Coronel fora Mrs. Gardinner.

— Lizzy, posso falar um pouco contigo, por favor. Desculpa Mark, já te devolvo a tua prima.

— Não há problema, vou convidar a Alice, que está ali com aquele arzinho de quem quer dançar e ninguém a convida.

— O que se passa Tia? O que quer falar comigo?

— Lizzy, só te vou perguntar isto porque estou a fica algo preocupada. O que sabes do Coronel, o primo de Mr. Darcy?

— De Fitzwilliam? O suficiente para lhe garantir que ele é uma óptima pessoa, ele é juntamente com o meu esposo Tutor da Georgiana, e conhecendo como conheço Darcy ele nunca iria admitir alguém como tutor da irmã se não fosse de confiança.

— Sim, conheço o suficiente de Mr. Darcy para saber que ele nunca iria admitir alguém que não fosse de confiança como tutor. Só estou a achar estranho...

— A Tia também já percebeu os olhares entre eles? Entre Fitz e Alice?

— Sim, na verdade tenho reparado nisso de uns dias para cá. Porém, hoje...eu pensava que...

— Para falar a verdade, estou pasmada com a atitude de Fitz. Pensei que ele desse o primeiro passo no Baile, contudo, foi o errado.

— Lizzy, talvez fosse melhor Alice voltar connosco para Longbourn no final do Baile. Não acho que lhe faça bem ver o Coronel com Miss Bingley.

— Claro tia, eu a entendo. E o que mais me custa é saber que Alice está a sofrer.

A conversa entre as duas ficou por ali, não porque não houvesse nada mais para falar, mas porque simplesmente não seria conveniente dizer mais nada. A atitude de Fitzwilliam tinha espantado Lizzy, até àquela noite tanto ela como Darcy estavam convictos que bastaria mais uns dias para que os sentimentos de um e de outro se revelassem e o baile seria uma óptima oportunidade de os demonstrar. Todavia, o Coronel não se mostrava tão atencioso para com Alice como nas semanas anteriores.

Dançara com ela uma ou duas vezes, e depois não mais largou Miss Bingley. Elizabeth não percebia aquele comportamento, aquele não era o homem que ela conhecera em Kent. Mas, outro casal fez com que Lizzy desviasse de Alice e de Fitz: Mark e Georgiana. As perguntas que Mark lhe fizera sobre a cunhada, fizeram Lizzy ficar alerta. Era notório para quem olhasse para eles que havia algo a nascer entre os dois, porém, Mark pelo seu passado mostrava-se cauteloso. E Georgiana? O que sentiria ela por Mark?

Os primeiros a saírem foram os de Longbourn, Mrs. Bennet claro ficou muito infeliz por ser das primeiras famílias a irem embora. Ainda por cima dizia ela "nós somos família...", ma Mr. Bennet não lhe deu ouvidos e assim rumaram para Longbourn. Lydia foi outra a quem não lhe agradou a ideia de sair do baile, onde dançou com vários homens, mesmo sendo casada.

Alice sem perceber o porquê foi com os pais, no entanto, não contestou a decisão dos pais. Seria bom, ficar na mesma casa onde o seu "amor" estava, e vendo-o encantado por outra não seria de todo agradável. E como se diz "Longe da vista, longe do coração...". Os Collins e os Lucas foram dos últimos a sair, bem como Mr. Phillips e Mr. Bell.

Na manhã seguinte, após o pequeno almoço Elizabeth aproveitou para passear um pouco com Jane, e Miss Bingley aderiu também ao passeio matinal sem nem ao menos ter sido convidada. Lizzy não gostou muito da sua companhia, uma vez que queria falar a sós com a irmã sobre Mark e sobre Alice. Contudo, no final do passeio Lizzy ficou a perceber o porquê da atitude de Fitz no dia de Baile com Alice.

"- Pois é, minha querida Jane...é como te digo, o Coronel revelou-me alguns acontecimentos que o farão ir para Rossings ainda hoje.

— Então o Coronel não estará connosco no Natal?- pergunta Jane.

— Não, e é uma pena, não é minha querida Mrs Darcy! Ele seguirá ainda hoje para Kent. E eu...que pensava que até ao Natal o conquistava. Mas de nada me iria adiantar o esforço...- lamenta-se Caroline Bingley.

— E porque é que diz isso Miss Bingley?- pergunta Lizzy com o seu ar mais inocente possível.

— Oh, minha querida Mrs. Darcy...infelizmente o motivo para a sua ida para Kent é demasiado penoso para mim...- Caroline dá um ar de quem realmente está triste e desolado...- ele confidenciou-me durante a nossa conversa...e talvez você Miss Eliza me possa ajudar...

— Eu! Como assim? Como posso eu a ajudar em algo que nem sei o que é?

— Sim. É que Fitzwilliam foi para Kent...para...se casar com Miss Anne de Bourgh. E uma vez que esta já foi prometida de Mr. Darcy, talvez me possa dizer como evitar esse casamento.

— A minha história com Darcy não tem nada a ver com...enfim, eu não a posso ajudar, porque nem sei como a ajudar. Mas tem a certeza desse compromisso?

— Sim absoluta. Lady Catherine transferiu o compromisso que Anne tinha com Darcy para Fitz. Não é horrível?

— Sim, realmente é...- e falando um pouco mais alto...- Mas porque é que Darcy não me disse nada?

— Porque ninguém sabia. Todo o compromisso é ainda um grande sigilo...bom mas vou entrando."

Lizzy, percebeu finalmente a atitude do coronel durante o baile, ele afastara-se de Alice e esta até percebia e apoiava a sua decisão. Contudo, para Alice iria ser uma desilusão, pois os seus sentimentos, pelo que Lizzy pudera perceber, eram já muito fortes. Quando chegaram junto à casa, viram ainda uma carruagem, provavelmente com o coronel em direcção aos portões, à entrada estava Mr. Bingley, Mr. Darcy e Georgiana. Quando chegaram, enquanto os  Bingley e Georgiana entraram, Darcy ficou com Lizzy no jardim.

— Não percebo, Fitz tem atitudes que me espantam por vezes....e outras que me irritam...a minha tia liberou-o para passar o Natal aqui, e agora ele volta...

— Darcy! Que te disse ele justificando o seu regresso a Kent?

— Nada...disse que tinha que ir a Londres tratar de uns assuntos importantes e que depois iria a Rossings falar com a minha tia. Que se tudo desse certo estaria connosco de novo no Natal.

— Então ele sempre vem para o Natal? Miss Bingley disse que ele não viria...

— Pelo mesmo ele disse que sim...isto está muito estranho...algo aqui está errado...

Lizzy sabia o que se passava, ela sabia o que estava errado. E se ele iria voltar, talvez isso significasse que ele tivesse ido apenas resolver as coisas com Lady Catherine e sair desse compromisso...talvez ele amasse verdadeiramente Alice? Lizzy só podia esperar que assim fosse...

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Orgulho e Preconceito - A Continuação" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.