Orgulho e Preconceito - A Continuação escrita por Clarinesinha


Capítulo 5
4 - A Visita a Netherfield




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/700593/chapter/5

Chegou por fim o dia da partida para Netherfield. Georgiana já partira para Londres há dias para passar o Natal com Lady Catherine, contudo, Mr.darcy prometera-lhe que logo após o Natal ela viria a Netherfield passar uns dias, já que Elizabeth demonstrara vontade em ficar em Hertfordshire até Janeiro.

Partiriam de Pemberley daí a dois ou três dias, tal como ficara combinado com Mr. e Mrs. Bingley. Porém antes do dia da partida Lizzy recebeu uma carta de Jane, na qual ela referiu a hipótese de Lydia e Wickham também eles irem passar o Natal a Longbourn.

"Querida Lizzy,

Sei que talvez com o que te direi a seguir desistas de vir a Netherfield, mas Charles insistiu para que te escrevesse. Ontem quando fomos a Loungbourn recebemos uma notícia, que se não fossem as circunstâncias da vossa visita não seriam talvez catastróficas. A mãe comunicou-nos que Mr. e Mrs Wickham viram passar o Natal com eles, embora ainda não tivesse a confirmação. Tanto eu como Charles compreendemos se Mr. Darcy não quiser vir e podes ter a certeza que não ficaremos ofendidos. Espero notícias tuas, tua irmã. Mrs. Bingley."

Elizabeth, não soube muito bem como reagir. Sabia que para Darcy seria terrível encontrar Wickham, e por outro lado pensava em Georgiana. Assim, decidiu pôr Darcy a para de toda esta situação, pois deveria ser ele a decidir. Mas, para espanto de Lizzy, este não quis deixar de ir passar o Natal com o seu amigo. E assim partiram no dia combinado, durante a viagem Elizabeth manteve-se um pouco alheia e Darcy que já conhecia um pouco do feitio de sua esposa percebeu-o.

— Elizabeth, não há nada a temer. Se alguém errou foi ele, não eu e muito menos tu.

— Sim, eu sei, mas...Darcy. Sei o que te vai custar encontra-lo. Eu mesma não me agrada a ideia...

— Querida Lizzy, se ele de alguma forma me magoou, não te magoou menos a ti. a mim ele nunca me enganou, mas a ti, convenceu-te que era o mais miserável dos homens e depois fez o que fez com...

— Não me digas mais nada...nem quero pensar no que passámos. No fim eras tu o mais "miserável". Foste tu que sofreste mais e eu...eu ainda trocei de ti.

— Não penses mais nisso. No fim tudo acabou mais ou menos bem.

— Graças a ti...mais uma vez...

— Não fiz nada que o meu coração não me mandasse fazer. Tu sofrias e eu sofria por ti.

Trocaram um beijo apaixonado e continuaram a sua viagem para Netherfield. Ambos se mostravam animados: Lizzy porque iria ver Jane e o pai; e Darcy porque a via feliz. Embora Lizzy não tivesse respondido a Jane esta se mantinha à janela na esperança de a ver chegar. Mr. Bingley em vão lhe pedia para que saísse de junto da mesma pois podia adoecer, mas esta parecia colada ao chão.

Um pouco depois de almoço Mrs. Bingley ouviu um som de uma carruagem, e embora não quisesse alimentar esperanças, ansiava que fosse Lizzy. Quando foi à janela constatou que era de facto Mr e Mrs Darcy a chegar. Saiu de casa juntamente com o esposo ao encontro das visitas.

— Darcy! Pensei que já não viesses.- afirmou Bingley.- Mrs. Darcy como está? Espero que a viagem não tenha sido muito cansativa?

— Não. foi longa, mas quando se faz por gosto...- respondeu Lizzy com um sorriso.

— Mrs. Darcy.- diz Caroline Bingley, com um sorriso algo cínico...- Que estranho chamá-la desta forma. Bom, mas é melhor  habituar-me não é verdade! Como está meu querido Darcy? Que prazer em revê-lo? E como está Georgiana? Porque não veio?

— Miss Bingley...- cumprimentou Darcy com uma certa frieza...- Georgiana foi passar o Natal a Londres como o faz sempre como bem o sabe.- respondeu Darcy algo irritado.

— Oh! Claro, nem me tinha lembrado.- afirma Miss Bingley, calando-se de imediato pois percebera que Darcy não gostara muita da conversa.

E de facto Mr. Darcy ficara bastante aborrecido pela forma não tão simpática e algo arrogante com a qual ela cumprimentara Elizabeth. Se bem que Lizzy, segundo o que lhe parecera nem se importara pois estava feliz junto de Mrs. Bingley. Após as saudações entraram todos, Lizzy e Jane deixaram-se ficar um pouco para trás de forma a poderem conversar sem que a outra senhora as pudesse ouvir.

— Jane!- cumprimenta agora Lizzy com mais entusiasmo...- Como estás?

— Bem Lizzy, muito bem...feliz.

— Que bom minha doce Jane. Mereces toda a felicidade do mundo, e em Longbourn, como reagiram à notícia? Imagina o entusiasmo da mãe, o primeiro neto! Deve ter sido...- mas ao olhar para Lizzy percebe que algo se passou...

— Ficaram felizes, claro. Principalmente o papá. Mas Lizzy, este bebé...ele não vai ser o primeiro neto para os nossos pais.

— Não!? Como não?- pergunta incrédula e espantada.

— O primeiro foi Lydia que o deu.- Lizzy olha apenas para Jane esperando que Jane continue...- Lydia tem uma filha, foi a mamã que me contou. quando chegou de Pemberley tinha uma carta de Lydia comunicando o nascimento da neta.

— Lydia...e...Wickham...têm uma filha?- pergunta Lizzy que ainda não conseguiu assimilar a notícia...- Estou surpresa, se bem que desses dois já nada me espanta.

— Lizzy. Ela é algo...tola, mas é nossa irmã, e...

— Jane. Sendo minha irmã, eu não consigo deixar de pensar em Lydia como a rapariga mais tola que conheço. E sempre vem a Longbourn?

— A mamã espera que sim, está impaciente por conhecer a neta. O Tio e a Tia Gardinner também estão em Hertfordshire e este ano decidiram trazer os nossos primos. Aliás terás oportunidade de estar com Alice e William, uma vez que estão instalados aqui em Netherfield.

— Estão aqui em Netherfield? Mas porquê?

— Sim, e na realidade apenas porque Charles adorou o pequeno William. E a tia não o quis deixar vir sozinho e pediu-me para trazer Alice. Claro que eu não recusei, e sempre foi uma companhia para mim até tu chegares.

— William deve ter contado a Mr. Bingley todas as suas aventuras em alto mar.- e ri-se da sua própria afirmação...- E Alice, já está mais alta que tu?

— Quase...mas ela faz-me lembrar ma pessoa que eu conheço...- olhando para a irmã...- Adora ir até a Longbourn a pé, e o pobre William se quer ir tem que forçosamente  ir atrás.

— Pobre Willy. Mas onde estão? Ainda não os vi?

— Foram almoçar a casa dos nossos pais. Mas em breve devem estar cá.

Elizabeth ficou contente por ir vê-los tão cedo. Miss Alice Gardinner era a filha mais velha de de Mr e Mrs Gardinner e embora a sua riqueza não fosse tão avultada como a de Miss Bingley, em beleza e educação não lhe ficava atrás. Era um pouco mais jovem que Lydia, fizera há uns meses os 17 anos. Já o irmão William Gardinner, não era tão bonito como a irmã, mas podia-se dizer que era bastante elegante e tinha menos dois anos que Alice. Era um rapaz sonhador, mas também bastante inteligente. O seu sonho era seguir uma carreira na marinha. Ele cativava as pessoas com as suas histórias a bordo do seu navio percorrendo os oceanos e descobrindo novos locais.

Elizabeth não pode, contudo, deixar de pensar na reacção de Miss Bingley. Jane assegurou-lhe que esta não se tinha demonstrado nada contrariada com as visitas, mas Elizabeth não conseguiu acreditar nisso nem por uma segundo, não era o estilo de Caroline aceitar este tipo de ligações.

— Jane, não acredito. Está certo que como dama bem educada que o é, ela não tenha feito comentário algum, até porque neste momento ela é tão visita como eu, Alice e William; mas não me convences que por trás ela não diga mal de nossos primos...

— Lizzy, não deves ser tão firme nas tuas conclusões. Miss Bingley nunca faria tal coisa...falar mal de Alice e William, não! Nunca. Para além disso foi Charles que ofereceu estadia em Netherfiled, a princípio viriam todos: os nossos tios e os primos. Mas, sabes como é a mãe, ela não permitiu que o tio saísse de perto dela. Assim, vieram apenas William e Alice.

— A mãe nunca muda. Então e diz-me achas mesmo que Lydia virá?

— Não sei, a mãe espera por ela a qualquer momento. E em relação aos nossos primos Mr. Bingley ficou encantado com William. Passam horas biblioteca...

— Imagino, William deve contar-lhe todas as suas futuras aventuras no Mar do Norte...

— Acho que sim, e Alice também é uma boa companhia e ao contrário do que pensa até Miss Bingley a achou encantadora e adora falar com ela.

— Alice é um verdadeiro Anjo, só mesmo ela para aturar as perguntas traiçoeiras de Miss Bingley e da irmã.

— Lizzy...- Nesta altura ouviram a porta e assim que levantaram a cabeça viram Alice e William a entrar, recém chegados de Longbourn. Miss Bingley não conseguiu evitar de dizer alguma coisa.

— Miss Gardiner, veja quem chegou. Vejo que não estava à espera, pois nós também não. Mas a surpresa assim foi grande, como deixou Longbourn? Alguma visita interessante?- ela não descansou enquanto não deitou algum do seu veneno. Porém, Alice deu-lhe respostas evasivas como: "Não.", "Ficou tudo bem"...e assim que terminou o diálogo dirigiu-se a Lizzy.

— Lizzy. Jáo não te esperava ver este ano? Ainda bem que decidiste vir...

— Alice. Como cresceste, William vejo que estás o mesmo galante de sempre...- ambos os jovens cumprimentaram Mr. Darcy, e foram cada um para um canto da sala. William sentou-se junto À janela e Alice ficou junto das primas. Estas perguntaram-lhe então como estavam os pais e os tios. Alice assegurou-lhes que todos estavam bem e contou-lhes as novidades.

— Chegaram hoje a Longbourn mais duas visitas.- disse Alice...

— Ah, sim. Quem?- perguntou Lizzy um pouco a sério e um pouco a brincas, pois as visitas que Alice mencionou só poderiam ser Lizzy e o marido.

— Lydia e o marido, Mr. Wickham.- respondeu Alice.

— Lydia!? Ela sempre veio, ela está em Longbourn...- Lizzy não sabia o que pensar, olhou para Darcy e sorriu, mas um sorriso de quem lhe pede perdão pelo que vai ter que suportar.- Sabes se vão ficar muito tempo?

— Eles chegaram hoje Lizzy, a Tia está bastante feliz, ainda por cima eles trouxeram a filha. Em relação ao tempo que ficarão não sei, mas penso que pelo menos até ao Natal.

Elizabeth olhou para Jane, como que a pedir algum conforto, ela sabia que não ia ser fácil rever Wickham, nem para ela e muito menos para Darcy. Ainda por cima havia a questão de toda a implicância de Mrs Bennet para com Darcy, que Lizzy não sabia como evitar.

Na manhã seguinte depois do pequeno-almoço Elizabeth e Darcy decidiram ir dar um passeio. Lizzy aproveitou a ocasião para o pôr ao corrente da presença de Lydia e Wickham em Longbourn.

— Percebo se não me quiseres acompanhar até casa dos meus pais, eu própria não me agrade ter que estar na presença dos dois, mas...eu preciso de ir vê-los. Não só porque é minha obrigação como filha, mas porque desejo ver o meu pais...

— Talvez a ultima justificação seja a mais verdadeira.- diz Darcy piscando-lhe o olho. Sim, Lizzy desejava ver o pai mais que tudo. Ele fora o seu porto seguro durante toda a sua vida.

— Sim, talvez. Mas eu não queria ir sem ti...apesar de perceber se...

— Lizzy, é claro que vou contigo. Se há alguém que se deve sentir mais...esse alguém não sou eu. Para além disso eu nunca te deixaria ir sozinha...- disse por fim Darcy rindo-se para a sua esposa.

— E posso saber porquê?- questionou Lizzy divertida com aquele momento descontraído entre os dois.

— Porque o teu pai pode não te deixar voltar para mim...e eu não quero correr esse risco.

— Ei! Devias saber que mesmo que o meu pai me impedisse  de sair de Longbourn eu...eu fugiria para vir ter contigo...- Darcy olha para ela com alguma incerteza no olhar...- Não me olhes assim, nunca conseguiria viver sem te ter ao meu lado...eu amo-te.

— Também te amo, como nunca pensei conseguir amar. Eu iria suportar viver longe de ti.

Quando voltaram para casa encontraram Jane e Mr. Bingley que combinavam ir a Longbourn depois de almoço. Depois de ser posta ao corrente do plano, Lizzy e Darcy juntaram-se aos dois ao mesmo. Soube também que Alice tinha partido para Longbourn a fim de avisar da visita, William preferira ficar. Ele passava horas na biblioteca a folhear o Atlas sonhando com as viagens que um dia iria fazer.

Logo depois de almoçarem, como ficara combinado partiram os cinco para Longbourn. Miss Bingley, a irmã desta e o cunhado decidiram ficar em Netherfield. Quando chegaram foram recebidos pelos pais, os tios, primos e Mr e Mrs Wickham.

— Mr. Bingley, Jane que bom vê-los.- afirmou Mrs. Bennet dirigindo-se aos dois, e enquanto esta elogiava Mr. Bingley, Mr. Bennet cumprimentava Mr. Darcy e a sua Lizzy.- Lizzy não sabia que estava em Netherfield? Devias ter vindo para Longbourn como Lydia. Mr. Darcy como vai? Mas venham, entrem. Têm que conhecer a vossa sobrinha, é a criança mais bonita que um dia vi. E é tão parecida com Lydia...

Tanto Jane como Elizabeth tiveram que a seguir, deixando Mr. Bingley e Mr. Darcy com o pai e Mr. Gardinner. Assim que chegaram à sala repararam que ao colo de Hill estava a pequena Júlia Wickham. Não era bonita mas tinha uma certa graça "como todas as crianças desta idade" pensou Lizzy. Souberam passado algum tempo que estavam À espera de Mr. e Mrs. Collins que tinham vindo também eles passar o Natal em Hertfordshire com a pequena Miss Amélia Collins.

Lizzy ficou feliz por poder reencontrar Charlotte que não via desde o seu casamento, fazia já uns dois anos. Para além disso, iria gostar de conhecer a pequena Amy. Entretanto Mr. Wickham aproximou-se dela para tentar uma conversa, esta embora não o desejasse não podia evitá-lo.

— O que achou da sua sobrinha? Acha-a parecida com sua irmã ou comigo?

— Penso que se assemelha mais a Lydia nesta idade, contudo não posso deixar de reparar que parece existir algo de si na pequena, talvez a estatura!?

— De facto, Júlia é bastante alta para a idade. E que tal se tem adaptado a Pemberley? Não será demasiado luxurioso para si?

— De facto Pemberley é deslumbrante. Mas não é o local que me faz mais ou menos feliz, e sim quem divide o mesmo comigo. Sempre achei que poderia viver onde fosse, desde que tivesse com o homem que escolhi para amar. E isso eu consegui...com o Mr. Darcy.

— Claro...- Wickham ficou claramente sem saber o que dizer, nunca mais ele conseguiria de mim uma palavra sem outro sentido.

— Minha irmã parece feliz com o casamento e com a Filha. Como se está a sair como pai?

— Acho que com a idade que Júlia tem esta precise mais da mãe do que do pai...

— Não concordo com a sua opinião. Um filho, para crescer tanto precisa da mãe como do pai. Elas precisam de se sentir amadas e protegidas pelos dois.

— Fala por experiência ou apenas teoricamente?- Sei onde ele queria chegar, de facto nunca tive o amor ou a atenção que deejei da minha mãe. Para ela eu fui uma decepção, porque ela simplesmente não aceitou ter mais uma filha, quando queria um rapaz. Com Mary foi a mesma coisa. Já Kitty e Lydia foram apaparicadas por ela, que finalmente se conformou. Assim apenas meu pai nos soube amar por igual, mas talvez por eu desde pequena gostar de estar no escritório com ele fosse a brincar ou a ler nos aproximámos mais.

— Talvez os dois. Contudo, e embora, as relações entre pais e filhos possam modificar-se ao longo do tempo, o seu amor é sempre igual.- Assim que este finalmente se afastou, Lizzy irritada aproximou-se da tia.

— Parece-me que não te agradou a conversa com Mr. Wickham. Que foi que ele disse para ficares tão aborrecida?

— Nada tia. Tudo o que aquele senhor me diga deve ser esquecido e deve ser mencionado a terceiros.

— Parece-me que te disse algo bastante perturbador, que ao contrário do que disse ainda está a remoer aí dentro.- Lizzy olhou para a Tia, depois pra Wickham...de seguida antes de olhar de novo para tia, olhou para o chão para tentar acalmar um pouco a raiva que sentia por ainda ficar daquela forma com o que aquele homem lhe dizia.- Lizzy, Mr. Darcy sabia que encontraria Mr. Wickham?

— Sim, Tia. Ele sabia que Lydia e o marido estavam em Longbourn. Eu ainda lhe disse para ficar em Netherfield, mas Darcy se negou. Cada dia ele me surpreende, tinha todos os motivos para não pisar esta casa...

— Fico feliz por saber, porque só mostra que ele te ama. Ama-te tanto que supera o seu orgulho para te acompanhar a um local onde claramente tudo lhe é hostil. Vê-se na forma como te olha, nos seus gestos e atitudes o quanto está verdadeiramente apaixonado por ti.

— E eu por ele...- Lizzy sorriu, com o sorriso que demonstrava todo o seu amor pelo marido. Mrs. Gardiner que conhecia suficientemente bem a sobrinha apercebeu-se do amor que aquele simples sorriso transmitia. A brinca e olhando para a pequena Júlia, Mrs. Gardiner perguntou-lhe quando é que Pemberley iria receber o riso de uma criança. Lizzy sorriu e olhando para a sobrinha não conseguiu evitar que uma pequena lágrima escapasse dos seus olhos.

— Lizzy...peço-te perdão se...eu não devia ter insinuado nada. Desculpa...não queria te ver infeliz e...

— Calma Tia, é só que...eu e Darcy já falámos sobre isso, na altura em que ficámos a saber da gravidez de Jane. Ambos o desejamos, e confesso que tenho inveja das minhas irmãs e até mesmo de Charlotte.

— Querida Lizzy, a tua hora chegará também. E sei que que nesse dia serás a mulher mais feliz que Pemberley um dia já viu.

— Obrigado Tia...mas eu estou feliz por Jane, ela e Mr. Bingley merecem ser felizes...

— Pelo que Jane já me contou, esta criança vai ser muito mimada pelo pai. E basta olhar para ele com William...

— Tia...Willy tem uma maneira especial para cativar seja quem for. Até Darcy o acha engraçado e lhe dá corda aos seus sonhos.

— Meu pobre William, é um sonhador, tal como o o teu tio quando o conheci. Apesar de me preocupar, pois o acho muito mais convicto do que quer...

— Acho que deve prepara-se pois parece-me que William não vai desistir dos seus sonhos. Ele está bastante convicto nisso, e uma carreira na marinha não me parece assim tão mau.

Riram-se as duas, embora Mrs. Gardiner considerasse que tudo não passava de um sonho de criança. Pouco tempo depois entrou na sala Mr. e Mrs. Collins com a pequena Amélia, esta era um pouco mais velha que Júlia, mas muito mais bonita. Lizzy não pode deixar de reparar que a pequena decididamente saíra à mãe. Mr. Collins saiu pouco tempo depois acompanhado por Mr. Wickham ao encontro dos outros cavalheiros. Assim que conseguiram Lizzy e Charlotte sentaram-se a uma canto para conversarem um pouco.

— Lizzy! Há quanto tempo, pensei que fosses a Kent este ano!?

— Charlotte...tenho a certeza que seria a ultima pessoa que Lady Catherine de Bourgh convidaria para ir a Rossings Park, mesmo que estivesse sozinha.

— Talvez tenhas razão, só pensei que talvez ela reconsiderasse visto que Mr. Darcy é sobrinho...

— Se o sobrinho fosse solteiro ou tivesse casado com outra mulher que não eu...não tenho dúvida que ela o convidaria. Mas, como ela sabia que se ele fosse me levaria com ele...nunca irei ser boa o suficiente para Lady Catherine...mas já me conformei com isso.

— Lizzy, por favor não digas isso...tu...

— Não te preocupes Charlotte, não me sinto em nada ofendida com ela...sabias que ela esteve em Pemberley?

— Não. Soube por Anne que ela fora a Londres visitar o sobrinho, pensei que tivesse ido ver o Coronel Fitzwilliam.

— Talvez o tenha feito antes de ir para Pemberley. Mas foi uma semana muito divertida em Pemberley...- e riu-se ao lembrar tudo o que se passou naquela semana...- Fez questão de me mostrar que eu nunca serei ninguém. Estava constantemente a dizer a Georgiana que nunca devia fazer isto ou aquilo, apenas porque me via a fazer...foi uma semana diferente isso te garanto.

— Lizzy. Mas e Mr. Darcy? Com a tua irmã e o marido aqui, presumo que ele tenha ficado em Netherfield.

— Estás enganada, Darcy está com o meu pai no jardim. Disse-me que nunca me deixaria sozinha, que não tinha nada que se esconder...

— Ele ama-te, soube por Mr. Collins que ele sentiu muito a traição de Wickham. Ele o tinha como irmão...e...- e vendo que Lizzy não iria prolongar-se naquele assunto...- Jane parece feliz...

— Sim, e eu estou feliz por ela. Jane merece toda a felicidade do mundo.- Lizzy olha para Jane que tem a pequena Júlia ao colo e sorri...- E Mr. Collins como se tem saído como pai?

— Bem, eu acho...se bem que ele teria preferido um rapaz, mas é carinhoso com Amy quando está com ela, o que acaba por ser pouco tempo.

— Ela é bastante bonita, e muito parecida contigo...talvez até mais bonita que Júlia...- olham as duas uma para a outra e riem...

Ao fim da tarde ficou agendado por fim o baile de Netherfields, seria dali a duas semanas, e assim que tudo ficou combinado todos regressaram a casa, se bem que Mr. e Mrs. Darcy ainda tivessem ido a Lucas Lodge deixar Mr. e Mrs. Collins e a pequena  Amélia.

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Orgulho e Preconceito - A Continuação" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.