O Segredo Já Foi Usado escrita por Alice Shalom


Capítulo 15
A Matrix é a mente e é assim que ela funciona...




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/677328/chapter/15

A mente é uma força poderosa capaz de gerar realidades, manipulando-nos por meio de intricados sistemas de verdade e mentira. Seu alcance é tão vasto que muitas vezes nos questionamos se somos meros produtos de sua criação. A verdade torna-se elusiva, e a mente, envolta em seus próprios mistérios, desconhece seus próprios limites.

A capacidade da mente de influenciar até mesmo aqueles com saúde mental robusta, induzindo a experiências palpáveis de alucinação, destaca seu domínio sobre nossa percepção. Mesmo quando tentamos discernir a realidade através de explicações externas, a certeza escapa, pois a própria humanidade pode ser uma projeção mental.

A busca pelo protagonista da vida e a compreensão dos limites da mente tornam-se empreendimentos fúteis. A mente, engenhosa em sua busca incessante por novidades, nos leva a questionar se não somos fragmentos de uma entidade única brincando consigo mesma.

A confiança nas informações que nos alcançam é posta à prova, pois a mente, com suas artimanhas, pode moldar nossas crenças e manipular nossos sentimentos. A verdade torna-se subjetiva, baseada em descobertas e crenças que, por sua vez, podem revelar-se meras ilusões.

A mente, inacessível à verdade última, entrelaça verdades e mentiras, criando um emaranhado complexo. Suas criações fantasiosas e enganos não são intencionais; são defesas instintivas para preservar a segurança de sua própria existência.

A afirmação de Salomão, de que "tudo é ilusão," ressoa, indicando que a busca pela verdade pode ser infrutífera. A mente, astuta, manipula buscadores, proporcionando uma zona de conforto conforme suas crenças, seja no sistema científico ocidental, em gurus, na mediunidade pessoal, nas leis, religiões ou cultura.

A mente, temerosa do caos, busca manter-nos em conformidade com suas diretrizes. Mesmo enquanto escrevo, percebo a possibilidade de estar sendo manipulada por ela. Estudar os sonhos por anos revelou a dificuldade de assumir o controle, pois a mente me enxerga como uma extensão sua, limitando minha autonomia.

A mente, em pânico diante do imprevisível, busca controlar, catalogar e criar sistemas para preservar a ordem. A matrix não está fora de nós; é a própria mente. Desvincular-se dela é impossível.

A origem da mente permanece incerta, mas sua liberdade desenfreada sem autoconhecimento pode resultar em dominação. Os rebeldes são os sonhadores lúcidos que confrontam diretamente a mente, mas esta desvia a atenção para vícios, perpetuando seu teatro.

A verdade é que vivemos no desconhecido; não podemos provar a existência de outras vidas, realidades ou dimensões. Mesmo eventos globais podem ser interpretados como delírios coletivos. A única certeza é que vivemos essa experiência, seja ela projetada ou não. Importa decidir como queremos viver dentro ou fora dos domínios da mente.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Segredo Já Foi Usado" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.