Comercial do Novo Aton escrita por Goldfield


Capítulo 1
Roteiro do Comercial


Notas iniciais do capítulo

NOTA: Por se tratar de humor, há neste texto diversos anacronismos (coisas de uma determinada época sendo descritas como de outra época) e imprecisões históricas. Relevem tais erros, que foram propositais para a elaboração das piadas.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/626228/chapter/1

Comercial do Novo Aton©

(Vemos na câmera um panorama do Egito Antigo em 1970 a.C., repleto de dunas e vento erguendo a areia. Aos poucos a imagem se desloca pela paisagem para revelar um cenário mais ameno: o rio Nilo percorrendo o deserto e trazendo vida à região, com suas águas refletindo o sol e campos de trigo plantados às margens. A silhueta das três mais famosas pirâmides também é contemplada ao fundo).

NARRADOR: Os sumérios podem ter inventado a roda...

(Há um “zoom” no Nilo, quando as águas são erguidas como num tufão, voando na direção da câmera. No melhor estilo “abertura do Fantástico”, algo começa a sair do rio. Primeiro vemos o para-choque reluzente e o belo capô. Aos poucos, o resto do veículo é guiado para terra firme, verdadeira dádiva do Nilo. Trata-se de vistoso carro esporte, que começa a rodar suavemente pela areia, exibido por diversos ângulos. Em dado momento, o teto é recolhido e o automóvel torna-se conversível, revelando um típico egípcio à direção, com cavanhaque trançado parecendo uma ponta sob o queixo, olhos todos trabalhados em delineador e touca com uma serpente à frente e tecido listrado cobrindo a parte de trás da cabeça).

NARRADOR: ...mas nós a multiplicamos por quatro, e somamos estilo.

(O carro segue rodando pelas margens do Nilo, como se participando de um rally – mas sem se sujar ou encontrar qualquer obstáculo).

NARRADOR: Usando a mesma tecnologia que possibilitou as Pirâmides de Gizé, a Imhotep Motors© traz ao Alto e Baixo Nilo o Novo Aton©, a oitava maravilha do mundo. Dotado de motor de quinze crocodilos de potência, este, que já é considerado o carro da dinastia, atrasou em mais alguns séculos as disputas por petróleo ao ser movido por óleo de papiro ao invés de gasolina. (À parte:) Se não sabe ainda o que é gasolina, sinta-se privilegiado. Você provavelmente também desconhece o que é inflação.

(O veículo continua rodando, enquanto vemos uma mão do egípcio abrir o porta-luvas e apanhar um par de óculos escuros, que coloca no rosto).

NARRADOR: O mais versátil de sua categoria, o Novo Aton© se tornará o Sol de sua existência. Os mesopotâmicos podem se gabar por terem inventado o seguro de vida com o Código de Hamurabi, mas só o Novo Aton© é o carro adaptado ao estilo de vida egípcio, ao oferecer... seguro pós-morte.

(A câmera se afasta do veículo, para exibir uma caixa de madeira rodando em 3D no meio da tela, uma cruz vermelha gravada na tampa).

NARRADOR: A maioria dos carros vem com kit de primeiros-socorros, enquanto o Novo Aton© também é acompanhado de um kit mumificação.

(Outra caixa girando em 3D dá lugar à anterior, agora decorada com o Olho de Hórus na tampa).

NARRADOR: Em caso de acidente grave, você não precisará se preocupar com a passagem ao além-vida, já que enquanto Anúbis não chegar para buscá-lo, terá à sua disposição... (A caixa 3D se abre e começa a despejar objetos rodando também em 3D na tela:) Linho. Bisturi. Canudo de dreno cerebral. Natrão. Mirra e outras fragrâncias (a definir durante a compra). E os cem primeiros modelos vendidos também serão acompanhados de um sarcófago no porta-malas. Este é um carro que passaria pelo Julgamento de Osíris.

(O veículo ainda acelera junto ao Nilo, agora observado por alguns camponeses trabalhando numa plantação sob o sol quente – que, numa cena bem cinematográfica, largam as ferramentas e erguem uma mão sobre os olhos para contemplar melhor o carro, abrindo expressões maravilhadas nos rostos).

NARRADOR: Novo Aton©. Tão à frente de seu tempo que, daqui a quatro mil anos... dirão ter sido criado por alienígenas.

(O carro desaparece no horizonte enquanto o sol se põe. Surge a letra miúda:)

DISPONÍVEL APENAS AOS FARAÓS, SACERDOTES E ESCRIBAS. VERSÃO ECONÔMICA, O “ATON FUSCA©”, JÁ DISPONÍVEL AOS FELÁS NAS CONCESSIONÁRIAS DE LUXOR, ASSUÃ E PI-RAMSÉS. KIT MUMIFICAÇÃO NÃO INCLUSO.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!