Desabafo de uma Escritora escrita por Abby Font


Capítulo 1
O Desabafo.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/613223/chapter/1

PDV Beatriz

Algum de vocês já percebeu o clichê das Fanfics? Às vezes é para deixar a história menos dolorosa, às vezes para fazer o enredo mais simples, a questão é que todas as Fanfics tem pelo menos um clichê, não condeno o uso de nenhum deles, pelo contrario se é um clichê significa que é algo que funciona em todos os casos, o problema é quando um autor resolve usar muitos deles numa mesma história, mas não é disso que eu vim falar e sim desabafar sobre o meu descontentamento com as autoras que resolvem colocar um clichê comum e mais de um em uma história, como por exemplo...

“Meu nome é Megan, tenho 17 anos, cabelos roxos e estranhos olhos bicolores, no caso verde e amarelo...”.

Já perceberam? Várias e várias vezes uma garota tem cabelos e olhos de cores estranhas, que são naturais e a autora ainda vai lá e não dá nenhuma explicação plausível pra isso, tipo a garota passou por um experimento médico ou ela usa lentes, não a garota tem que ser o ser mais estranho da terra e o pior? Ninguém liga, os outros personagens agem como se cabelos coloridos fossem normal, o que não é, nem mesmo perguntam a protagonista se ela usa tinta, WTF? Como se uma pessoa normal agisse assim. Outro clichê, que por sua vez é muito mais aceitado e usado por 99,999999999% das autoras, infelizmente inclusive eu, é:

“... Tenho pele branca...”.

As personagens sempre tem pele branca, agora me diz por quê? Qual o problema com os negros meu povo? A cor do pecado, sacaram? O problema é que a protagonista é branca e todos os outros personagens também são como se houvesse algo de errado com afrodescendentes, como negra eu posso entender que às vezes combinações de roupas e maquiagens se tornam um pouco mais complicadas, vivemos num mundo onde os comerciais e revistas são voltados para pessoas de pele branca de modo que precisamos pesquisar um pouco antes de simplesmente comprar qualquer sombra ou etc. Também sei que para escritores novos é comum se espelhar em histórias de outras pessoas, mas eu NUNCA li uma história com um protagonista ou uma protagonista negra e pra mim é quase inaceitável, que tipo de comportamento isso é reflexo? Será que ainda existe um preconceito contra pessoas de pele escura? Não estou acusando ninguém até porque esse é um documento publico para ser acessado por todos, mas essa questão é um incomodo, vejo pessoas escrevendo sobre mil, dois mil anos atrás, li histórias tão bem escritas sobre vírus reais que percebi que necessitaram de tanta pesquisa, pois são bem fundamentadas demais para serem mera invenção e nunca li sobre uma negra se apaixonando, morrendo, indo para a escola, comendo pão, nada, absolutamente nada.

"... Senti meus músculos relaxarem e desmaiei...".

Claro que não espero que ninguém sofra de um desmaio para saber descrever realmente as sensações, mas experiência de quem sofreu você não percebe o que está acontecendo, você simplesmente para de pensar e de sentir suas pernas só que é tão rápido que não é possível refletir sobre isso, uma dica para quem vai escrever sobre desmaios é colocar o ponto de vista de quem não for desmaiar, pois ai a pessoa vai conseguir descrever direito. Vale lembrar que casos especiais como fome ou queda de pressão causam muita fraqueza antes do desmaio propriamente dito e as pessoas tem tempo de procurar um lugar para sentar, mas quando acontece geralmente não acabam mergulhando na inconsciência.

"... Fiz uma maquiagem leve...".

Ai vem outro clichê e esse eu sei bem o motivo, não somos todas ou todos nós que entendemos de maquiagem e não vamos perder tempo com descrições de algo que pode não ter relevância, okay, eu entendo isso, contudo dependendo da personagem a coisa de maquiagem leve não vale, existem milhares de bronzeadores, iluminadores, blushes, sombras, lápis, sobrancelhas postiças e etc, ou seja, a definição leve pode variar muito, para aqueles que estão fazendo uma personagem patricinha, vaidosas, prostitutas ou simplesmente preocupadas com a aparência para pesquisar sobre as chamadas maquiagens de contorno resumindo são um tipo de maquiagem que serve para cobrir manchas e modelar o rosto (afinar nariz, bochecha e etc.).

"Bad boy".

Vou explicar que meu problema não é com o bad boy propriamente dito, inclusive já li uma história maravilhosa com um, o que me incomoda são os casos dos rebeldes sem causa e daqueles que não maltratam a protagonista, pense bem bad boy, ou seja, garoto mal, o que você entende por garoto mal? Bem, para mim começa com alguém que manipula os outros, depois é alguém que subestima os outros elevando muito mais suas habilidades, alguém que violenta física e psicologicamente os mais fracos, alguém que procura tanto por adrenalina e por novas experiências que acaba esquecendo-se da própria segurança e acho que a característica mais importante seria a parte vingativa, você acha que com todos esses defeitos você não pode fazer uma história de amor sem que a menina seja uma boboca que gosta de se maltratar? Você está errado meu caro amigo escritor, pode sim existir um bom romance sem que no final o cara mal se transforme em bom, existem várias formas de amor e mais formas ainda de demonstrar esse amor, devemos como escritores respeitar e explorar todas essas possibilidades, sem que apelemos para o personagem completamente ruim/bom/bobo/inteligente, algumas mulheres provam seu amor guardando sua virgindade até o casamento outras "dando" essa virgindade para alguém, alguns homens mostram seu amor dando presentes a uma mulher outros mostram controlando sua vida.

"Seios médios, coxas grossas, barriga lisinha".

Essa descrição de personagem pode parecer boa genericamente, mas no mundo real não é, primeiro qual sua definição de seios médios? A minha é tamanho 42 ou 44, mas isso é pequeno para muitas pessoas, segundo colocar sua personagem com peitos pequenos não irá torna-la necessariamente menos atraente ou infantil bem como coloca-la com seios grandes não vai obriga-la a ser vulgar ou se aproveitar disso, muitas mulheres com busto grande sofrem porque eles balançam muito, porque é difícil achar um bom sutiã e também por culpa dos olhares, vale apena explorar o comportamento feminino diante de "elogios" públicos isso irá tornar sua história mais real, vai aproximar os leitores dos personagens.

Agora vamos às coxas grossas, gente não ficaria um tanto desproporcional? Até por que é comum colocar a bunda como média também, quem tem coxas grossas pode ter problema com pele flácida ou estrias e celulites além daquela pele molenga, que vale lembrar é normal em toda mulher e nem por isso a deixa indesejável, outra que coxas muito grosas fazem com que as mulheres possam sofrem com queimaduras entre as pernas, calças que não entrem direito e também com o caimento das roupas, quando se é muito curvilínea as peças de roupas tendem a marcar muito isso deixando a pessoa muito sexy, no melhor dos casos, e quando se quer passar a impressão de seriedade isso não é bom.

Barriga lisinha, primeiro vamos que existem vários níveis da tal barriga lisinha e outra que ter gordura na região abdominal não torna as pessoas feias ou inseguras, não faz com que as roupas fiquem marcando muito ou qualquer coisa do gênero, insistir muito no corpo perfeito pode deixar um romance muito superficial, não que pessoas lindas não se apaixonem, mas não são todas as pessoas que são magrinhas e curvilíneas, por favor, vamos parar de nos forças a imaginar o "corpo perfeito", lembre-se de que ele não existe.

"Tomei um banho gelado para me acalmar".

Deus é mais hein, qual é a dessa com o banho gelado? Olha meu amigo escritor você já alguma vez experimentou esse método para apagar o fogo? Por que eu sinceramente fico uma semana sem banho, mas não tomo um gelado, o que houve com a bela e útil masturbação para esses momentos? Ou um copo d'água? Ou até mesmo um banho normal, eu me acalmo com banhos quentes e várias outras pessoas também, já ficou previsível que personagens, principalmente do gênero masculino, tomem banhos gelados sempre que fiquem excitados e esse é um dos clichês que me irritam.

Esse é o fim da história, quero que fique bem claro, como dito no titulo, isso é apenas um desabafo de alguns clichês que me irritam, quero lembrar que alguns clichês agradam outros não e tem aqueles que nem ligo, eu sinto isso com o coque frouxo nem me importo caso o resto vá bem.

Não quis escrever isso pensando em julgar alguém ou criticar, cada um tem seu gosto, isso tudo é realmente um desabafo.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!