Incomum escrita por My Dark Side


Capítulo 1
Amor na Aliança




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/613021/chapter/1

"Neste ano de 1922, nosso país completa um século de independência, e em homenagem a tal acontecimento; será realizado na capital o Centenário da Independência, comemoração que está sendo preparada pelo governo brasileiro desde o ano passado.

Vários países participarão do evento, grande parte destes auxiliou em demasiado na construção de nossa história. Sabe-se, também, que a duração alcançará um período de aproximadamente um ano (iniciará em setembro, e o término está programado para julho).

Algumas das famílias influentes da cidade ficaram emocionadas ao ser concedida a elas a honra de participar efetivamente nas atrações. Tais como os trajes típicos da época colonial e comidas típicas serão produzidos, estatuetas e pinturas serão expostas (...)"

A senhora da casa esperava sentada em uma das poltronas da sala enquanto lia um dos clássicos de Alencar, seus cabelos castanhos finos caiam no ombro e os olhos de mesma cor devoravam as palavras da obra.

— Patroa, terminei de arrumar o vestido. — a serva avisou com certo entusiasmo, chamando a atenção da mulher.

— Espero que tenha colocado aquilo que lhe dei, Telles.

— Tudo feito como a patroinha pediu! — disse alegre. — Pode ter certeza que não irá se arrepender! — a negra saiu quase saltitando para o lugar de onde viera. — Jovem, venha, sua mãe quer vê-lo!

A madame riu, uma das coisas que mais apreciava era a alegria da criadagem — as músicas vivas cantadas pela cozinheira, os criados rindo dos pequenos acidentes, suas expressões quando falava uma frase complexa — eram muitos amigos em uma só casa, isso agradava a senhora Castro.

— Estamos chegando! — exclamou Telles voltando para a sala — Não se demore! Entre logo, criança!

A dita "criança" era uma bela jovem que usava um lindo vestido rosado antiquado, lembrando a época colonial, laços e rendas circundavam a saia elevando a inocência daquela quem o vestia. A janela aberta deixava o feroz sol do Rio de Janeiro entrar e incendiar o aposento com sua luz, destacando as cores as quais anteriormente eram consideradas banais e sem graça — tais como os olhos castanhos claros da moça e seu cabelo louro — sua pele bronzeada também aparentava ser mais macia do que quando à meia-luz.

— Como estou, mamãe? — questionou com a voz suave como o desabrochar das flores na primavera.

— Incrivelmente...

— Tão elegante quanto a própria madame! Sem querer ofender. — falou animada a servente.

— Continua falando pelos cotovelos, Telles. Deveria ter aprendido os momentos de silêncio com o passar dos anos. — repreendeu a senhora, com um sorriso.

A servente mordeu os lábios e arqueou as sobrancelhas, como uma criança atrevida que pede desculpas e repete a ação logo em seguida.

— Perdoe-a, minha adorada mãe, há diversos tipos de indivíduos, entre eles existem aqueles que jamais envelhecem; tal como esta senhora que já se encontra na posição de segurar em seu colo os herdeiros dos seus próprios.

— Não entendi o que você falou, mas concordo!

— Muito bem, já que não é possível controlar a língua dela, perdoarei todas as interrupções, como sempre fiz. Não entendo por que continuo tentando ensiná-la.

— Porque é uma exímia professora, não aceita que seus discípulos não aprendam, mãe. — mal terminou de falar, ouviu o trote dos cavalos que conduziam a carroça da família, alertando-o da chegada dos senhores da casa e deixando-o um tanto apreensivo.

Esse sentimento não vinha apenas do fato de que vestia um vestido demasiadamente antiquado, mas também por ser um encontro quase decisivo na participação da família no festival; afinal, chegava a casa o herdeiro de uma das melhores indústrias têxteis da Inglaterra.

— Mamãe, eu tenho que ficar assim por mais quanto tempo? — perguntou.

Comportar-se como uma dama era fácil em teoria, porém o nervosismo pode trazer atitudes inconvenientes. Principalmente se ele permanecer por muito tempo.

— Muito bem, sinta-se em casa, meu jovem! Há tanto a lhe mostrar que até esqueço o real motivo de estar aqui! — falava o patriarca da família enquanto abria a porta.

— Perdoe-me por incomodá-lo.

O convidado sorria, tímido. Isso surpreendeu as mulheres na sala, na troca de cartas que ocorrera nos últimos meses esperavam um homem sério e severo, além de um tanto orgulhoso.

— Quem são estas belas moças? — indagou seguindo o dono da casa.

— Esta é minha esposa, Adalina; minha filha, Carina. — o senhor Castro apresentou-as.

— Muito prazer, meu jovem. Não me recordo o seu nome...

— Meu nome é Darwin, senhora Adalina. —respondeu, pegando a mão da mulher entre as suas e beijando-a. — Se me permite dizer, pensei que fosse irmã de Nero. São muito parecidos.

— Fico lisonjeada por tamanho elogio. Por que não nos sentamos e conversamos?

O convidado distraiu os donos da casa, fazendo Nero passar despercebido e conseguir se aproximar daquela de vestido rosado. O jovem adulto de cabelos negros cruzou os braços após se postar ao lado dela.

— Por que está usando essa roupa? — sussurrou quase sem mover os lábios.

— A Rina está de cama. Não pode comparecer. — murmurou em resposta, sem desviar os olhos dos pais.

— Ela não melhorou? — questionou arregalando os olhos azuis momentaneamente.

— O que você acha? — replicou inclinando a cabeça. — Não acho que ele faz o meu tipo...

— Senhor Nero, o que devo trazer como lanche? — Telles perguntou. — O convidado deve estar cansado da viagem, não seria bom levá-lo para o quarto?

— Traga chá e o bolo maravilhoso de Idália.

A criada saiu apressada, tão logo o herdeiro da família respondeu.

— Meus amores, sentem com a gente! — Adalina chamou-os. — Desculpe-me por não cumprimenta-lo, Nero.

— Não tem problema, mãe. Vamos, Cari!

— Estará tudo bem se eu me sentar ao lado de sua encantadora irmã, Nero? — o convidado esticou a mão tocando o rosto da jovem.

Piscou várias vezes como se estivesse hipnotizada e assentiu, sentando-se no sofá em seguida. Darwin tinha uma aura diferente daquela que percebera em sua chegada, não era mais apenas um amigo, mas sim um adulto buscando algo que desejava; isso a deixou um tanto assustada, a aparência angelical pode atenuar o sentimento, contudo...

O braço do rapaz encostava no seu, deixando-a tão tensa que nem sabia como lidar com a incômoda sensação. Teve de induzir o pensamento de que deveria se comportar como uma dama digna de usar aquele traje.

— Vejo que o vestido ficou excelente. — o sotaque estrangeiro fazia um som engraçado no 'f' e no 't', percebeu em meio o desespero, sorrindo. — Não faria melhor, tenho certeza. — continuou, tocando nas rendar que cobriam os ombros e o busto. — O corte das rendas... está encantador. O penteado também combinou perfeitamente, parece tão angelical que me surpreende.

— Então? Nos ajudará na preparação do evento? — o senhor Castro esfregava as mãos, de tão empolgado.

— Ficaria honrado. — inclinou-se estendendo a mão, os olhos esverdeados encaravam o homem, analisando-o. — Existem condições. — falou assim que suas mãos se tocaram, de modo que os olhos azuis do mais velho se arregalaram. — São apenas três: primeira, permitirá que eu acompanhe todo o desenvolvimento dos vestidos; segunda, participarei efetivamente do evento; terceira, permanecerei em sua casa.

— Participar efetivamente? — questionou Adalina. — Como?

— Haverá fotos e entrevistas, sem contar que durante o evento organizaremos desfiles, acompanharei as damas na passarela. É pedir muito? Não acredito que o seja, partindo do princípio que são condições básicas. — disse, recostando-se novamente.

— Não estamos preocupados com isso, Darwin. Surpreendemo-nos com elas sim, mas por serem simples. Pensei que seria algo mais...

— Perverso? Não, este é o perfil de meu irmão mais velho. — afirmou sorrindo, desviando os olhos em seguida. — Está bem, querida? Está usando corset?

— Por que está perguntando isso, senhor?

— Está pálida, dá a impressão que irá desmaiar a qualquer momento.

— Telles! — a madame chamou, assustando a servente que chegava com a bandeja de aperitivos.

— Sim, senhora?

— Pode retirar o vestido? Já foi avaliado.

A menina levantou, e se dirigiu para o quarto, sendo seguida pela criada.

***

— Será que ele percebeu?

— Não sei, meu jovem, mas o senhor estava tão bonito que realmente parecia uma moça! — Telles sorria enquanto desamarrava o vestido do rapaz. — Não se preocupe com isso.

— Ele é... Não sei como descrever.

— O menino Nero é mais bonito que o convidado. — afirmou a criada.

— Não chamaria Darwin de bonito. Ele tem o queixo proeminente e o rosto fino acentua ainda mais essa idiossincrasia. — divagou.

— Essa o que? — perguntou confusa.

— Característica peculiar.

— Carlos, não use palavras complicadas com a velha Telles... Está bem? Já basta sua mãe e seu pai. Levante os braços. — ordenou.

— Não seria bom tirar a peruca primeiro?

— Acho que sim.

— Não sei como vocês aguentam essa cabeleira, incomoda o pescoço.

— Abaixe um pouco, não consigo tirar os grampos!

— Eu espero que não seja julgado.

***

A conversa corria calmamente na sala, todos propondo tecidos e vestidos que se adequariam ao desfile de épocas. O caçula da família Castro estava parado próximo terminando de fechar os botões da camiseta, dando os últimos retoques para não aparentar que acabara de se vestir; também, se ajeitava de modo a elevar seu ego, querendo ser notado e admirado.

— Boa tarde, senhores. — cumprimentou entrando no aposento. — Olá, mamãe. — beijou a maça do rosto da mulher. — Senhor... Drew, fez uma boa viagem? — perguntou ao convidado, que o obsevava com um sorriso... estranho.

— Muito agradável, jovem. Me chame como deveria ter feito minutos atrás: Darwin. — levantou esticando a mão. — Não gosto que me chamem de senhor, Carina.

— Meu nome é Carlos. — o rapaz disse,enrijecendo-se.

— Trocou de vestimenta e o mesmo ocorreu com o nome? Perdoe-me, esqueci-me deste pequeno detalhe.

O rosto do mais jovem tingiu-se de vermelho, descartando qualquer possibilidade de ser mascarado novamente. Desejar que Darwin tivesse reparado era extremamente diferente de isto realmente acontecer.

— Era você, filho? — questionou o pai, confuso. — Não era a Carina?

— Percebi no momento que pus meus olhos em você, tenho certa facilidade em distinguir os gêneros. — Darwin interrompeu. — Os traços chegaram a me confundir momentaneamente, porém ao ver o modo como falou com seu irmão descobri a verdade. Gostaria que sentasse ao meu lado, como anteriormente; sua companhia foi inigualável.

Carlos se sentou ao lado do mais velho, e não sabia como se portar diante das palavras proferidas; estava assustado, nervoso e encantado. O destino sempre o surpreendia, principalmente nos momentos nos quais seu coração batia tão fortemente que não sabia se era apenas uma consequência de todas as emoções conflitantes ou algo mais.

***

O britânico estava encurvado sobre a mesa apoiando a cabeça nas mãos, frustrado, possivelmente porque o desenho do vestido não saiu do modo que desejava, ponderou Carlos — que entrava silenciosamente no aposento. Ainda usando a roupa de dormir e com os pés desnudos, sua presença passou despercebida, sentou-se na poltrona próxima a porta, aproveitando para gravar todos os detalhes da pessoa por quem se apaixonara.

Passaram-se algumas semanas desde a chegada de Darwin, durante o convívio Carlos percebeu que aquele desejo proibido se manifestava mais frequentemente, evitava conversar com os pais sobre as sensações cada vez mais ardentes afloradas na presença do descendente de Arkwright.

— Não consegue pensar em nada? — chamou a atenção para si após aproximadamente dez minutos de silêncio profundo. — Posso ajudar-lhe em algo? — levantou, andando em direção a escrivaninha. — Se relaxar por alguns minutos, talvez... — disse apoiando suas mãos nos ombros tensos de seu amante.

— Flerta comigo em tão tenra idade? — indagou Darwin, recostando-se e levantando o rosto para fitar os olhos da criança.

— Completarei uma quinzena em novembro, não me considero uma criança. — debruçou sobre o outro, aproximando suas faces.

— Já alcancei a maioridade de seu país, não deveria se preocupar? Afinal, tenho muito mais experiência neste...

— Quem disse? — sussurrou, tocando seus lábios suavemente nos do outro, como se fosse uma flor cedendo pela primeira vez seu pólen ao beija-flor.

Tão logo separaram-se, a porta foi aberta. Uma jovem de vestido simples encarou os rapazes com a sobrancelha arqueada.

— Irmão?

Os amantes, cúmplices, apenas pediram o silêncio da gêmea a qual sorriu aliando-se ao romance proibido pela sociedade.

— Carlos, nossa mãe deseja a presença de todos a fim de realizar o desjejum, então, por favor, solte-se desta hera e venha comigo.

Quem pensaria que irmãos poderiam possuir tal relação íntima, compartilhando sentimentos, aflições e paixões sem trocar uma palavra sequer. Carina e Carlos muitas vezes não foram flagrados justamente por serem aliados indestrutíveis, tanto que a paixão secreta pelo estrangeiro foi descoberta primeiramente pela jovem, quem explicou a Carlos todo o sentimento e como deveria agir caso desejasse desenvolve-lo; assim como a singularidade do irmão por gostar do mesmo gênero que ela.

— Deve respirar calmamente, se quiser perder este rubor. — comentou, fechando a porta.

Os amantes riram, afinal, o sentimento havia de se tornar recíproco a partir do momento que ambos decidiram aceitar por completo a afeição que sentiam.

— Ela deve estar alegre por quase reproduzir uma de suas cenas favoritas. — o brasileiro riu envergonhado.

— Qual? E de qual obra?

— O momento em que Capitu e Bentinho se beijam pela primeira vez em "Dom Casmurro".

— Nesta hora você seria a jovem Capitu, mas precisaria da peruca para que fosse realizada com maestria.

Carlos balançou a cabeça, abobalhado, e saiu do aposento, deixando para trás um homem que tocava os lábios vagueando nas memórias recentes.

O tempo passava depressa para todos os moradores da casa, cada dia sendo alegrado por um pequeno momento que os diferenciava, para os apaixonados: cada toque de lábios; era motivo para sorrirem durante a semana inteira.

***

Era julho quando tudo aconteceu.

— É um escândalo! — exclamou a senhora Castro entrando no quarto dos filhos segurando o jornal. — As fotos dos vestidos foram publicadas esta manhã. — continuou, jogando o conjunto de folhas para os gêmeos.

— Carina, você ficou espetacular nestas fotos. — elogiava o irmão, observando a primeira página.

— Não me refiro a isso, Carlos! Vire a página. — ela passava a mão pelos cabelos despenteados tentando arruma-los, em vão, apenas assim as crianças perceberam a gravidade do ocorrido. — A coluna dedicada às fofocas da cidade utilizou suas fotos com o senhor Darwin, por conta de sua expressão acreditam que estão noivos!

Os gêmeos se entreolharam aflitos, lembravam-se deste dia. As fotos aconteceram durante toda a tarde, Carina e Carlos revezaram no decorrer — obviamente, sem citar o nome verdadeiro do rapaz —, mas em uma das fotografias Darwin decidiu que apareceria e ela foi, justamente, com Camélia (o codinome momentâneo do brasileiro); como a relação estava um tanto aprofundada no sentimento, o sorriso verdadeiro foi difícil esconder.

E a notícia vinha abaixo da seguinte frase de destaque: "Amor na Aliança".

"Após serem convidados a participar do Centenário da Independência, tendo em vista que possuíam a principal loja de vestidos da capital, a família Castro decidiu buscar o comerciante aliado da época colonial, a fim de utilizar tecidos semelhantes àqueles que eram feitos no período.

Depois de alguns meses de procura, encontraram um dos descendentes de Arkwright no Brasil; após isso, cartas foram trocadas e combinaram uma visita no intuito de firmar uma nova aliança, não obstante um problema apareceu: o dito cujo frisou que apenas assinaria o contrato se a família fizesse uma demonstração de suas habilidades, então enviou um tecido, rendas e o esboço de um vestido.

A filha mais nova da família o experimentaria, mas acabou adoecendo dias antes da chegada do possível aliado. Então sua prima gêmea teve de usar o vestido, Camélia jamais fora mencionada até este dia, ao que parece, a fatalidade que ocorreu fez nascer o belo sentimento denominado 'amor' entre o Sr. Drew e a prima desconhecida."

— Ao menos não perceberam que Camélia é Carlos. — ressaltou Carina, tentando aliviar a tensão. — Se bem que ele por ser o caçula de gostos estranhos poucas vezes foi nas festas da família... Não seria um grande problema se ele desaparecesse por completo. — concluiu, dando de ombros.

— O que quer dizer com isso, Cari? — indagou, confuso.

— Carlos, os que vão normalmente para as festas de elite são o filho mais velho e a menina, como nasci antes de você fui privilegiada em algumas ocasiões. Se você assumir o noivado como Camélia, não haverá problema algum.

— Assim não virão atrás de nós questionando sobre este acontecimento indisciplinado. — comentou Adalina, mais calma.

— Nero está trabalhando no jornal, pode auxiliar nas informações para que o rebuliço pare. — continuou Carlos.

— Apenas precisamos que Darwin concorde conosco, entretanto acho que não será problema. Não é, Capitu?

A repreensão do caçula não funcionou adequadamente, suas bochechas coloriram-se antes que ela ocorresse de maneira aceitável.

Ao parar com os eventos de Rosto mais Belo, a Casa Paris se dedicou a encontrar casais encantadores cujo amor era visto das formas mais simples. Aparecer nesta lacuna era o sonho de várias moças apaixonadas, mas os meninos não se importavam com tal fato. A não ser que seu romance fosse um tanto quanto incomum.

Os romances incomuns, naquela época, deveriam ser contados ao mundo, mas...

De uma forma igualmente incomum.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!