O Relicário escrita por TWorld


Capítulo 3
Capítulo 3 - Luz Verde




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/606957/chapter/3

DE REPENTE AS LUZES SE ACENDERAM. O lustre no teto brilhou intensamente e dois abajures perto das paredes também acenderam. A mulher com o candelabro calmamente apagou a vela e deu um passo á frente, olhando inexpressiva para os adolescentes ainda abraçados num bolo maciço.

— Posso perguntar para a senhorita porque não ficou esperando no carro?

Timidamente, Elisa soltou os braços de Helena e se adiantou. Quando falou, ela soou bem diferente da maneira animada de antes. Era o tom formal que estudantes em geral usavam apenas com diretores de escola e pais zangados.

— Perdão, Miss. Eu estava ansiosa por conhecer a cidade.

— Deveria ter aguardado. Fiquei preocupada quando o motorista me avisou da sua fuga.

Com outro sobressalto, os garotos ouviram alguém gritando:

— Onde a senhorita está?

— Aqui — respondeu a mulher.

E Helena, reconhecendo a voz, se endireitou e foi ficar ao lado de Elisa.

O Prefeito Henrique surgiu á porta, ele sorria gentilmente, aquele sorriso carismático que lhe fizera ganhar várias eleições.

— Eu achei a chave principal. Eu sabia que estava no porão. E o que vocês estão fazendo aqui?

Helena recuperara a coragem agora que percebera que não havia fantasma algum.

— Estávamos caçando fantasmas, papai.

— Há-há-há — ele gargalhou forçadamente — São só histórias, Helena. Não há fantasmas no Casarão Flint... — e abriu um sorriso sem graça para a mulher.

— É uma pena! — disse Elisa.

— Uma pena mesmo! — disse a mulher.

Henrique ficou sem entender. Mas sacudiu a cabeça e continuou num tom comercial:

— Como vê, a casa é antiga, mas está em perfeito estado, Miss Glaux. Claro, toda a construção é feita de pedra. Tirando um ou outro pequeno reparo na parte elétrica, o Casarão Flint é perfeitamente habitável. Eu posso agendar a visita de um técnic...

— Não será necessário — Glaux voltou-se para o Prefeito, ainda com rosto e voz inexpressivos — Eu posso fazer qualquer reparo, sou uma... — ela hesitou —... Expert... em consertos domésticos.

O prefeito assentiu com a cabeça. Para ele pouco importava quem consertaria, ele só queria ter certeza de se livrar daquele “elefante branco” em sua vida. O Casarão só lhe dava despesas, sem falar que a casa lhe dava arrepios desde que era garoto. Vender era a única solução.

— Podemos finalizar a compra mais tarde então? Que tal um jantar em minha casa?

— Isto também não será necessário. Podemos fechar a compra agora mesmo, o senhor não trouxe todos os papéis?

O prefeito abriu a pasta de couro que trazia, tirou várias folhas grampeadas juntas e uma caneta. Glaux segurou os papéis enquanto o prefeito fechava a pasta e a segurava deitada como uma mesinha improvisada. Glaux pôs os papéis sobre a pasta e estendeu a caneta para Elisa. A garota a pegou e se curvou para assinar, mas parou e disse num tom sério:

— Sr. Coluber, tem certeza do preço? Não me parece justo...

— Srta. Heinz — começou Glaux com uma impaciência contida — Não começaremos essa discussão novamente. O Sr. Coluber já aceitou a proposta inicial e inclusive o pagamento já foi depositado em sua conta. A assinatura agora é o final do processo. Apenas assine.

— Miss Glaux, essa casa vale pelo menos o dobro. E depois de vê-la, eu pagaria três ou quatro vezes mais sem problemas.

Henrique estava nervoso com essa situação. Ele não desejava ou precisava do dinheiro, ele só queria se livrar do lugar. Mas é claro que a repentina proposta de receber mais quase o fez hesitar, mas então ele ponderou o que era mais importante: se livrar da casa mal-assombrada que temia desde menino e que ninguém daquela cidade iria comprar ou ganhar muito dinheiro com a venda do Casarão e duplicar sua fortuna?

— Srta. Heinz, como bem disse a Miss Glaux, a venda já está praticamente concluída. Seria de péssimo mau-gosto se eu desistisse da compra para regatear um preço mais alto.

Elisa se convenceu, então curvou-se e começou a assinar vários papéis, um atrás do outro.

Depois da quarta assinatura, ela parou e ergueu o maço dobrado para mostrar para Glaux.

— O que é esse valor?

— Já se esqueceu? — disse Glaux — É o dinheiro para as nossas despesas diárias enquanto estivermos no Brasil.

— Isso eu sei, quero dizer, porque é tão pouco?

— É o suficiente, Srta. Heinz. O custo de vida nessa cidade não é alto.

— Se você está dizendo... — Elisa deu de ombros e assinou a última folha.

Henrique pegou os papéis e a caneta e os guardou novamente na pasta.

— Bem, isto conclui tudo — disse o prefeito eficiente — Agora, fiz duas reservas na Pousada Valkíria, os melhores quartos...

— Não será necessário — disse Glaux voltando-se para o prefeito e estendendo a mão para cumprimentá-lo — Nós ficaremos aqui.

Henrique apertou a mão daquela mulher misteriosa. Depois, deu uma boa olhada por todo cômodo. Parecia haver menos poeira num deserto do que naquela sala. O resto da casa não estava melhor. E o porão então, parecia a origem de todas as aranhas do planeta com tantas teias.

— Miss Glaux... — gaguejou o prefeito, mas foi interrompido.

— Não se preocupe, Sr. Coluber.

Algo brilhou nos olhos de Glaux. Aquele rosto inexpressivo demonstrou uma força escondida e tal determinação, que Henrique se sentiu pequeno. Ele curvou levemente a cabeça e já estava levando o grupinho adolescente para fora da sala quando Glaux falou:

— No entanto, seria de muita frieza minha recusar completamente sua proposta de jantar. Mas posso fazer uma sugestão? Porque Helena e seus amigos e o senhor, Sr. Coluber, não vêm tomar café da manhã conosco amanhã cedo? Seria uma honra compartilhar a mesa com vocês.

O prefeito, que ainda tentava agradar aquela mulher que, quem sabe, poderia investir na cidade, aceitou o convite em nome de todos. Depois, acompanhou os adolescentes pelo corredor, deixando Elisa e Glaux sozinhas na poeirenta sala de música.

Helena, curiosa, tão logo eles chegaram de volta à luz e ao calor do lado de fora do casarão, perguntou para o pai:

— Pode explicar todas aquelas assinaturas?

— Não é óbvio? Elisa comprou o Casarão Flint.

— Não é isso que eu quis dizer e o senhor sabe.

O prefeito sorria aliviado depois de vender o casarão.

— Eu entendi sim, filha. Você é quem não entendeu. Elisa comprou o casarão porque é rica.

— Quanto rica? — disse Astride de repente.

— Muito rica. Eu tenho uma casa ampla com dois andares, uma grande fazenda e sou sócio de metade dos comerciantes de Nova Borgeby, e ainda assim, me sinto pobre perto de Elisa Heinz. Quase um remediado.

— Ela parece ter a mesma idade que eu. É incrível isso — disse Gretel.

— Sim, mas porque ela é quem assinou tudo aquilo? — disse Hans — Mesmo sendo rica é menor de idade. Não seria Glaux para assinar por ela.

— Você está meio certo — disse o prefeito — É verdade que Elisa é menor de idade, mas ela é emancipada. Glaux é apenas sua tutora. E mesmo que Elisa ainda tenha somente 15 anos de idade, é ela pessoalmente que controla seu patrimônio.

Todos se calaram. No momento eles sentiam um misto de confusão, admiração e inveja, tudo ao mesmo tempo.

— Prefeito — disse Nícolas de repente — Pode nos contar quanto era o dinheiro para as despesas diárias?

— Apesar de ser sigiloso, pois afinal estou atuando como advogado delas, eu vou contar para vocês apenas para terem uma ideia de quem é aquela garota.

Henrique parou e se virou para ver todos de frente. Eles prenderam a respiração.

— Eu não sei qual é a cotação atual e nem preciso saber. É fato que a Libra Esterlina vale mais do que o Real. Então é óbvio que meio milhão de libras não é pouca coisa.

Helena, Hans, Gretel, Astride, Kirsten e Nícolas ficaram boquiabertos.

* * *

Uma vez sozinhas, Glaux contou a Elisa que o motorista tinha deixado as malas no hall de entrada antes de voltar para o Rio de Janeiro.

— Agora vamos começar a limpar. Você limpa o térreo e o porão, e eu o primeiro andar e o sótão.

Elisa fechou a cara para a tutora.

— Que foi?

— Eu pensei que faria a casa toda. Você prometeu!

— O que eu prometi é que você poderia limpar a casa, não disse que faria sozinha. E não faça essa cara emburrada. Olha, se você terminar o térreo e o porão antes de eu acabar com o andar superior, você pode limpar o sótão também. Que tal?

— Uhuul! — disse num tom muito animado — Que... quero dizer... muito obrigado Miss — terminou de dizer num mais formal.

Mas foi com certa alegria nos passos que ela saiu correndo para o porão.

Glaux voltou ao hall e subiu a escada. Ela levava para um corredor comprido com cinco portas: duas à direita, duas à esquerda e uma no fim do corredor, esta última presumivelmente levando ao sótão. Apesar de o Casarão Flint ter um térreo bem amplo, havia apenas quatro quartos, o que dizia claramente a Glaux que cada um dos aposentos devia ser bastante espaçoso.

Ela entrou na primeira porta a esquerda. Parecia um bom quarto para si. A mobília parecia ser toda de madeira de qualidade, apesar do estado de abandono. Ela se aproximou da janela e abriu uma fresta da cortina: Glaux viu a selva que era o quintal do casarão. Depois, voltando para o meio do quarto, tirou uma caixinha prateada do bolso. Era uma caixa bonita, de formato oval e com relevos de folhas e flores na prata.

Glaux colocou a caixinha sobre a cômoda e disse:

— Falta pouco agora, minha senhora.

De repente, uma luz verde começou a brilhar de dentro da caixinha. A luz em si parecia se expandir como fumaça, mas sem substância. Era apenas uma luz viva se esgueirando para fora da caixinha.

— Sim, minha senhora, sim. Eu tenho tudo preparado.

A luz verde oscilava, tornando-se mais forte e mais fraca, com a cadência de uma respiração, como se estivesse pontuando as falas de alguém.

— Sim, tudo está seguindo exatamente como o planejado. Ninguém suspeita de nada.

A luz verde se expandiu mais ainda e encheu todo o quarto.

Glaux então falou numa voz suave, mas cheia de ódio.

— Com certeza eles pagarão minha senhora. Todos os descendentes de traidores dessa cidade amaldiçoada. As trevas tomaram suas vidas e finalmente minha senhora terá a sua vingança.

A luz verde brilhou intensamente e então voltou para a caixinha de uma vez, fazendo o quarto voltar a se iluminar apenas com a pálida luz elétrica do lustre no teto e alguns dos raios mais fortes de luz do sol que conseguiam passam pelas cortinas.

— Começará em breve.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

comentem pliss *-*



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Relicário" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.