Seddie vs. Creddie – A Análise escrita por Larissajau


Capítulo 4
A Lógica do Schneider


Notas iniciais do capítulo

Todos aqui concordam que às vezes já tivemos vontade de estrangular o Dan Schneider não é? Pois é, entenda o porquê dele ser tão troll.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/563245/chapter/4

Caro leitor, compreenda desde já que sendo iCarly uma série de televisão, seus episódios foram criados com um único objetivo de atrair público, afinal, quanto mais audiência mais lucro. E durante todos esses anos de produção, Dan Schneider utilizou-se de muitas lógicas envolvendo casais para atrair e manter uma base de fãs. Só que eu aqui logo compreendi suas jogadas. Entenda como os shippers contribuíram drasticamente para o sucesso da série.

Como citei nos capítulos anteriores, durante toda a primeira temporada de iCarly Freddie tenta, sem sucesso, ser correspondido amorosamente por Carly. Sendo assim, até então os telespectadores se dividiam entre aqueles que shippavam Creddie e os que não shippavam nada (logicamente, já existiam poucas exceções que shippavam Seddie). Com o passar da primeira temporada, Schneider percebeu que iCarly era uma série promissora para a Nickelodeon, já que alcançava bons índices de audiência. Então o que ele fez? Apostou em um novo shipper: Seddie. O que eu quis dizer com isso? Simples! Preste a atenção:

Se investidos da maneira correta, os shippers podem ser de suma importância para o sucesso de uma série ou filme direcionado ao público infanto-juvenil. Isso se dá pelo fato de que, geralmente, quando esse tipo de público se prende a um casal, apaixona-se de tal forma que é capaz de se ligar fervorosamente ao enredo de tal filme ou série. Em outras palavras, o(s) shipper(s) torna(m) esse programa mais atrativo.

Existem dois jeitos de se fazer um shipper funcionar. O primeiro é criando um único casal que, de alguma forma, cative todo o público. Por outro lado, esse shipper deve ter atenção principal em tal enredo. Posso dizer que tal tática funcionou, por exemplo, em filmes como “Titanic” ou “A Culpa é das Estrelas”. Por outro lado, o segundo jeito é criando dois shippers diferentes que envolvam uma mesma pessoa, pois, desta maneira, os fãs involuntariamente criarão uma divisão entre aqueles que querem que o fulano fique com X e aqueles que querem que o fulano fique com Y. Sendo os adolescentes um tipo de público demasiadamente fervoroso, a tendência é que esses dois grupos de fãs se confrontem. Com isso, a série acabará tendo mais audiência em função de toda a especulação causada pelo público-alvo. Também é interessante observar que shippers mais “improváveis” possuem maiores chances de cativar aos telespectadores. “iCarly” e “Crepúsculo” são exemplos de enredos que funcionaram desta segunda maneira.

Especificamente em iCarly, Schneider “apostou” em Seddie a partir do momento que criou o episódio iKiss, pois dessa forma pôde criar uma dúvida entre os fãs: Quem realmente gosta de quem?

A partir daí, ele já tinha praticamente tudo formulado. Deixava claros indícios que favorecia a Seddie e que os uniria de alguma forma. Por outro lado, Schneider se viu com um problema. E qual era esse problema? O fato da divisão praticamente igual entre Seddies e Creddies. Afinal, percebendo que, de certa forma, ambos os shippers cativaram público-alvo com a mesma intensidade, ele não podia simplesmente descartar um dos shippers, pois assim descartaria metade dos telespectadores juntos. Então o que Schneider resolveu fazer? Agradar a ambos os lados mesmo sem desfavorecer Seddie. Como? Perceba:

Logo após “apostar” em Seddie com iKiss, Schneider criou uma sucessão de episódios que favoreceram a teoria dos dois clãs. Condiziam com Creddie por mostrarem claramente a paixão infantil de Freddie por Carly e ao mesmo tempo condiziam com Seddie por enfatizarem a relação amor/ódio de Sam e Freddie. Já na terceira temporada, acabou por apostar ainda mais nas intrigas entre os fãs ao criar o episódio iSaved Your Life, afinal, embora o episódio seja Creddie, também enfatiza a superficialidade do shipper. Note fora que a partir da terceira temporada que iCarly começou a ganhar mais fama e a atrair mais fãs (o que comprova o que eu disse anteriormente sobre os casais deixarem um programa mais atrativo). Já no final da quarta temporada – depois de ter voltado a criar uma sucessão de episódios neutros – Schneider resolve apostar definitivamente em uma relação sólida para Seddie. Talvez esse tenha sido seu maior erro durante a série. Por quê? Pense:

A partir do momento em que Dan enfocou o relacionamento amoroso de dois personagens no enredo de uma série de comédia, alterou o gênero do programa para comédia romântica – o que não me parecia ser seu propósito – sem falar, é claro, em todo o público insatisfeito por shippar Creddie. Outro erro primordial que Seddie causou como casal principal foi o fato de tirar a atenção da personagem protagonista. Afinal, o programa se chama iCarly, se passa na maior parte do tempo no apartamento da Carly e fala sobre a vida de Carly, uma adolescente que apresenta um web show popular com seus melhores amigos. Por tanto, enfocar em Seddie causaria numa maior valorização dos co-protagonistas. Manter Sam e Freddie juntos na série, porém sem focar a atenção principal neles poderia até funcionar, por outro lado desvalorizaria a audiência da série por dois motivos: Pelos Creddies descontentes e pela destruição da rivalidade Seddie vs. Creddie. Com isso, o casal iria perder a atenção do público-alvo, pois viraria algo rotineiro na série. Foi baseado em tudo isso que Schneider separou os dois – perceba que da forma mais amistosa possível – com a intenção de juntá-los novamente no fim da série.

Agora você deve estar a se perguntar qual foi o porquê de Seddie não ter se concretizado de fato, não é? Bem, isso pode ser respondido com um nome: “Sam & Cat”. Observe que tudo conspirava para um final Seddie. Sam e Freddie já não brigavam mais. Freddie já não paquerava mais Carly. Mas ele não aconteceu por causa de Sam & Cat. Por quê? Observe:

Aparentemente, a proposta do spin-off Sam & Cat foi lançada de última hora. Um argumento que posso utilizar para comprovar isso é o fato do especulado final alternativo Seddie. Muitos fãs dizem que esse final pode de fato ter sido real, pois observaram que em uma das fotos dos bastidores das gravações de iGoodbye, Jennette McCurdy usava um vestido de festa que fazia parte do figurino da série. Como não existiu nenhum baile no episódio final, esses fãs lançaram a hipótese de que esta foi uma cena cortada que conteria a reconciliação de Seddie.

Não sei dizer se essa cena realmente existiu ou deveria existir, mas de certo, o motivo de Sam e Freddie não ter voltado a ficar juntos foi à criação de Sam & Cat. A reconciliação não aconteceu por dois motivos: Primeiramente porque se eles voltassem a ficar juntos, Sam não iria para Los Angeles (por uma questão de lógica). E secundariamente, sendo Sam & Cat um investimento em audiência por parte da Nickelodeon, Schneider resolveu prolongar a tática dos shippers. Obviamente, Freddie não era um dos personagens do spin-off, mas por outro lado grande parte dos fãs de estavam esperançosos por uma aparição dele em algum episódio especial – o que de fato aconteceu – e da volta de um relacionamento entre Sam e Freddie. Com a criação do #TheKillerTunaJump, Dan deixou claro a todos que eles ainda se gostavam e que pretendia unir o casal novamente, provavelmente no episódio final da série. Aí você vem me perguntar: “E porque isso não aconteceu?”. A resposta é fácil: “Por que Sam & Cat foi cancelada!”.

Graças a problemas entre as atrizes principais Jennette McCurdy e Ariana Grande, Sam & Cat acabou por ser cancelada antes mesmo de concluída a primeira temporada (na qual eram previstos quarenta episódios). Com isso, Schneider acabou por não criar esse episódio tão esperado pelos Seddies.

Resumindo tudo: Dan Schneider te enganou direitinho caro Seddie ou caro Creddie. Te fez gerar lucros para a Nickelodeon e fama para os atores principais sem você ao mesmo perceber. Te envolveu direitinho no “joguinho” dele. Sabe por que ele só não fez isso comigo? Por que até aonde eu saiba, pirataria não gera lucros (sim, eu assisti a todos os episódios de iCarly e Sam & Cat pela internet).


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

E aí, o que acharam das lógicas do Dan? Comente!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Seddie vs. Creddie – A Análise" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.