Percy Jackson se torna um Comunista escrita por Goldfield


Capítulo 5
V - É direita, esquerda ou terceira via?




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/555238/chapter/5

V

“É direita, esquerda ou terceira via?”

Estavam as coisas naquele estado, os meio-sangues por todo o Acampamento diante da demonstração de poder do chalé de Ares e sua nova ideologia do Nacional Semideusismo. Percy Jackson e seu Soviete Meio-Sangue eram sem dúvida os mais visivelmente afetados pelo pensamento contrário, já se aglutinando num grupo de defesa em frente a seu chalé, com o filho de Poseidon tomando frente:

– Fascistas não passarão! – bradou ele a plenos pulmões. – Jamais permitiremos que os semideuses aceitem e se unam a uma iniciativa de extrema direita como a de vocês! Hoje só se dizem superiores a nós, filhos de outros deuses. Mas e depois? Quando irão nos ver como ameaça? Quando irão nos enviar a campos de concentração?

Clamores vieram da multidão socialista em apoio a seu líder. Até mesmo alguns anarquistas, junto a Thalia no chalé de Zeus, chegaram a enviar um assovio ou dois em concordância, sendo imediatamente contidos pela garota. Quem realmente se mexeu, no entanto, foi Annabeth. Até então junto aos jovens do chalé de Hermes, o mais simpático à causa do liberalismo, ela abriu caminho entre os aliados e pôs-se diante tanto do grupo de Clarisse quanto do de Percy. Ela parecia bem mais furiosa com este último do que com os filhos de Ares, aliás.

– Do que raios está falando? – exclamou a Jackson, e alguns meio-sangues temeram que a menção fizesse Zeus atirar logo raios sobre o Acampamento para cessar aquela discórdia. – Como consegue ser leviano a ponto de atribuir uma ideologia como o fascismo à direita?

Percy encarou-a piscando rápido, tal qual estivesse diante de uma criança que acabara de falar um absurdo.

– Eu é que pergunto: como pode você alegar que o fascismo e o nazismo não eram de direita?

– É bem típico da esquerda, principalmente de socialistas com algas vermelhas na cabeça, querer se livrar da mancha do fascismo jogando-o para a direita – Annabeth cruzou os braços. – Mas só nisso já demonstram como são ignorantes. A direita é a favor do livre mercado, do Estado reduzido. De que forma governos como o fascismo e o nazismo podem ser de direita se neles o Estado controlava a economia e colocava quase tudo sob seu controle?

Agora Percy realmente aparentava ter algas vermelhas na cabeça, já que ficou rubro feito um pimentão cultivado num kolkhoz ucraniano durante os anos 1930.

– A falácia dos “liberalóides” me assusta – respondeu com desdém. – Como o fascismo e o nazismo eram de esquerda, socialistas, se Hitler condenava Karl Marx, mandou queimar seus livros em público e perseguiu os comunistas durante seu governo? E se ele fez o que fez, foi para proteger o capitalismo e a burguesia na Alemanha. Grandes empresários tinham apoio no fascismo, e os trabalhadores alienados para acreditar que estava tudo bem!

Alôôô, a palavra “nazismo” é abreviação do que mesmo? – a filha de Atena provavelmente atiraria uma lança contra Percy se tivesse uma na mão. – Nacional-socialismo. Socialismo. Quer negar uma coisa que os nazistas tinham até no nome?

– Então me faça o favor de nunca mais entrar no seu perfil do Facebook, já que ele é uma rede social, ou seja, comunista – Jackson começou a ironizar. – E nunca mais coma aqueles biscoitos Clube Social também, porque né...

Enquanto Percy e Annabeth chegavam cada vez mais perto de se enfrentar, ignoravam, assim como os demais semideuses focados agora na dupla, que Clarisse, ainda à frente dos filhos de Ares, tinha a cara mais fechada que as ideias daqueles dois. Eles seguiriam discutindo se não acabassem percebendo a irritação da guerreira, que exclamou, não cuspindo marimbondos, mas as próprias Vespas de Aristófanes:

– Nós não somos nem liberais e nem socialistas. Enganam-se vocês se acham que pertencemos a alguma de suas ideologias ultrapassadas, divididas entre direita e esquerda. Tanto o capitalismo quanto o comunismo são um perigo ao mundo, e o Nacional Semideusismo a salvação. Só com a força e a guerra os filhos de Ares conduzirão os semideuses à perfeição! Esmagaremos aqueles que se colocarem no caminho de nosso espaço vital!

A situação chegava a tal ponto que uma guerra aberta de todos os outros chalés contra os filhos de Ares parecia inevitável – e seria ali mesmo. No lugar de bombardeiros e submarinos, os semideuses sacavam as espadas e lanças à mão – embora alguns filhos de Hermes apanhassem talões de cheque e cartões de crédito para uma possível solução de mercado ao problema. O conflito só não se consolidou porque Annabeth voltou de novo suas atenções à multidão Nacional Semideusista, dizendo, num tom apaziguador:

– Peguem para vocês o chalé de Hera. Ninguém se colocará no caminho.

Uma nova onda de indignação dominou os meio-sangues. Trocando murmúrios e exclamações, ameaçaram por um instante direcionar toda sua fúria sobre a filha de Atena, principalmente os socialistas e anarquistas. Mas, ao erguer um braço, a garota conseguiu conter parcialmente os humores e se justificar:

– O chalé sempre esteve vazio, sabem bem que Hera jamais traiu Zeus. Se Clarisse e os filhos de Ares querem mais território, que fiquem com ele. Não afetará ninguém.

– M-mas... – a voz oscilante de Grover fez-se ouvir em meio ao pessoal do Soviete Meio-Sangue. – O chalé foi dedicado a Hera. Mesmo sem moradores, é uma honra à deusa. Represálias virão!

– Que seja! – Annabeth sorriu cheia de astúcia. – Se temos algo em comum é querermos reformas em relação aos deuses, correto? Não quero destroná-los nem nada do tipo, porém nem a mão onipotente de Zeus pode pretender controlar o mercado. Que as divindades aprendam a não ter de se intrometer em todos os nossos assuntos. Olimpo Mínimo já!

Os filhos de Hermes e demais apoiadores do liberalismo iniciaram um coro de gritos e assovios em apoio a Annabeth, para raiva dos adversários. Percy Jackson, no entanto, conteve a zanga para analisar melhor a situação – e compreender os suspeitos interesses da filha de Atena. Passando os olhos pelos chalés, o filho de Poseidon reviu em sua mente cada deus ou deusa aos quais pertenciam... deparando-se com a preocupante verdade:

Tomando o norte como referência, o chalé de Hera possuía o de Zeus à sua esquerda, ocupado por Thalia e seu bando anarquista, e o de Deméter (cujos filhos não se decidiam totalmente entre o socialismo ou o anarquismo) à sua direita, possuindo como vizinho logo ao lado o chalé de Athena – o qual, comandado por Annabeth, era importante foco da resistência liberal-capitalista ao socialismo. Seguindo o círculo que os chalés formavam no sentido contrário, o próximo chalé depois do de Zeus, à sua esquerda, era o de Poseidon – atual Soviete Meio-Sangue – acompanhado logo em seguida pela morada dos filhos de Ares.

Trêmulo da cabeça aos pés, Percy compreendeu o esquema que era ali tramado, expondo-o em voz alta na esperança de desmascarar Annabeth:

– Você está querendo criar a droga de um tampão! Com os filhos de Ares ocupando o chalé de Hera, o movimento social-anarquista ficará cercado por eles tanto pela direita quanto pela esquerda, limitando nossas fronteiras! Está usando esses buldogues da Clarisse para que sejamos derrotados e seus malditos chalés liberais fiquem protegidos!

– É cego ou o que, cabeça de algas vermelhas? – a garota rebateu implicante. – Dando território a mais aos Nacional Semideusistas, estaremos conservando o balanço no Acampamento! Por mais que eu queira que esse seu socialismo e doutrinas relacionadas sejam apagados pela História, deveria me agradecer por estar contribuindo para que você a Thalia conservem seus chalés!

– Imperialista! Quero ver quando esses malditos fascistas se voltarem contra você! Aí precisará de nossa força para ajudar a se livrar deles. A questão é: nós vamos querer ajudá-los?

A réplica de Jackson foi interrompida pelo estrondoso marchar de parte dos soldados de Ares, que já rumavam ao chalé de Hera e começavam a redecorá-lo com bandeiras contendo seu símbolo das espadas cruzadas entre gritos de “Heil Ares” e vivas à sua sapientíssima líder Clarisse La Rue. Mas foi outra voz, até então quieta, que se destacou a seguir. E vinha do chalé de Zeus.

– Como assim, “movimento social-anarquista”? Você nos está denominando em conjunto? Quando foi que forjamos algum tipo de aliança?

Saindo do meio de seu grupo anarquista, Thalia Grace tinha os braços cruzados e as sobrancelhas franzidas como as da águia que castigava eternamente Prometeu.

Percy não se intimidou, mesmo diante do recuo de alguns de seus seguidores. Erguendo a foice de bronze para que refletisse mais uma vez os raios do sol, o filho de Poseidon abriu caminho e avançou solenemente até a rival ideológica, exalando tamanha decisão que até os próprios anarquistas liberaram passagem. Parando finalmente diante da filha de Zeus – e aparentemente sem lhe causar, no início, qualquer reação – Jackson finalmente falou, oferecendo-lhe uma das mãos:

– O momento urge para que estabeleçamos uma Frente Antifascista. Como na Guerra Civil Espanhola... sem, claro, o massacre de Guernica!

Alguns empolgados filhos de Apolo, que já esboçavam traços cubistas sombrios em telas estendidas sobre cavaletes ali perto, interromperam-se frustrados.

– E então? – insistiu Percy, diante do olhar ainda duro, porém cada vez mais incerto, de Thalia. – O que me diz?

Glossário:

Direita e Esquerda: Na definição clássica, são os dois grandes grupos em que se dividem as ideias políticas. Os termos surgiram durante a Revolução Francesa, e se referem à posição na Convenção Nacional em que se sentavam dois grupos contrários um ao outro: os girondinos, defensores da burguesia e do livre comércio – à direita; e os jacobinos, defensores de maiores reformas sociais e da melhoria das condições das classes baixas – à esquerda. Devido à ideologia desses grupos, “direita” ainda hoje é usado para caracterizar os defensores do liberalismo e conservadorismo, com pouca intervenção do Estado na economia e serviços privados; enquanto “esquerda” se refere aos defensores de maior presença do Estado na economia e serviços públicos, além de políticas para favorecer os menos favorecidos ou até uma revolução que construa uma nova sociedade (socialismo e anarquismo).

Kolkhoz: Na extinta União Soviética socialista, eram fazendas em que os camponeses administravam de forma coletiva a produção – ao contrário da propriedade privada da terra existente no capitalismo.

As Vespas: Peça do dramaturgo grego Aristófanes (447 a 385 a.C.), uma comédia em que satiriza os juristas e a política de Atenas à época.

Guerra Civil Espanhola: Conflito ocorrido na Espanha entre 1936 e 1939, opondo a Frente Popular (de esquerda, que na época governava o país, apoiada pela União Soviética,) e a Falange (de direita, apoiada pela Alemanha Nazista e Itália Fascista, liderada pelo general Francisco Franco). Para auxiliar a Frente Popular e impedir a vitória de mais um movimento fascista na Europa, foram formadas as chamadas “Brigadas Internacionais”, que uniram socialistas e anarquistas de todo o mundo em apoio ao governo de esquerda. Pessoas das mais variadas origens se voluntariaram para as Brigadas, como os escritores George Orwell e Ernest Hemingway. A guerra terminou com a vitória de Franco, que governou a Espanha como ditador até 1975.

Guernica: Cidade espanhola no País Basco que foi bombardeada em 1937 pela força aérea nazista, em apoio à Falange na Guerra Civil Espanhola. O pintor cubista Pablo Picasso criou um painel em referência e protesto ao acontecimento, tornando-se obra de arte mundialmente conhecida.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Percy Jackson se torna um Comunista" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.