Wander e os Colossos escrita por Kaick


Capítulo 31
Capítulo Extra: Minha Hipótese


Notas iniciais do capítulo

Levem esse capítulo como um prólogo para a próxima: Terra Amaldiçoada. Que contará como uma origem de tudo para a Terra Amaldiçoada. O capítulo também contém minha visão sobre a ligação dos 3 jogos da Team Ico: Shadow of The Colossus, Ico e The Last Guardian.
Aviso: O capítulo possui um resumo da origem de cada coisa (que também cairá mais detalhadamente na próxima Fanfic).

Leve em conta: Inicialmente, SOTC seria a continuação de Ico, mas isso mudou, tendo a cronologia como: SOTC, Ico e The Last Guardian. Onde SOTC é antes de Ico e conta a origem dos seres de chifres (amaldiçoados).



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/520481/chapter/31

SOTC serviu para nos mostrar a origem dos seres de chifres (os amaldiçoados, como eu chamo), ao invés de uma ligação direta de Ico. Um dos motivos que mais causaram impacto sobre SOTC foi o sentimento impostos pelos fãs (amor), e Dormin, e irei falar minha visão, desde o começo até The Last Guardian.

Os seres que aparecem em SOTC, as estruturas, vestimentas, entidades e a própria terra, mostra ser de civilizações antigas.

Sobre Shadow of The Colossus:

Terra Amaldiçoada é em si uma montanha, e isso que chamou a atenção do povo. As religiões que caberiam em SOTC é o Xintoísmo e o Xamanismo, mas o Xamanismo faz ainda mais sentido, apesar que Fumito Ueda poderia ter se inspirado em sua própria cultura, o Xintoísmo. Para os povos antigos, lugares altos, montanhas, são vistos como sagrados, por chegarem perto do céu, e isso chamava muita atenção, era usado para uma melhor e mais elevada conexão com as divindades, meditação, as divindades podiam ser os próprios astros. Em algumas religioes é permitido a adoração de ídolos animais como seres protetores interiores, que podem, vive-versa, um se conectar com o outro, e até como divindades. Também possui a "adoração" à própria natureza da humanidade e a natureza, mundo natural.
A religião de SOTC então, possui adoração à ídolos animais como divindades, que representam a natureza (essa visão é de que os colossos não viviam com o povo, não tinham vida física antes do selamento de Dormin). As montanhas são as conexões e aproximalções, os mini-templos são um "santuário" para a divindade e onde ficava o ídolo, onde se fazia preces e orações, isso quando o povo era separado e cada um dos 16 povos possuiam sua divindade adorada.
A existência de Dormin pode se dar pelo pecado à essas 16 divindades, que resultaram na ressonância dos pontos de intersecção, abrindo um portal entre o Submundo e o Mundo Material, e esse portal é exatamente no centro da Terra Amaldiçoada, ou seja, na poça d'água, onde é aberto o vórtex no final do jogo graças a Espada Ancestral, e misteriosamente, as 16 divindades dariam originalidade ao deus do sol, o que indica finalidade ao sol são os símbolos nas arenas, os circulares. Há um símbolo circular bem pequeno em algumas arenas que são dificeis de serem notados, e que também aparecem em Ico, acima do trono da Rainha, o que eu suspeito que tenha alguma divindade misteriosa/esquecida em tudo isso.

O pecado gerou Dormin, Dormin é composto pelas almas dos mortos, o "nome" dele pode ser apenas um codinome para as almas (que significa Sono, e curiosamente, os Maçons que desistem de sua religião é considerado como Sono, descanso), pois ele mesmo se cita como "Nós", e o mais interessante é que esse "Nós" é sempre com letra maiúscula (sendo depois de ponto ou não), o que referencia à algo superior à humanidade, uma divindade. Mas aí é que ta, almas não possuem gênero, o motivo de Dormin ter ambas vozes, feminina e masculina, é que ele não é um ser físico com gênero, ele é tanto uma essência como uma consciência coletiva, no caso da consciência coletiva, ele tinha um corpo físico original, o que irei explicar mais adiante. Então, Dormin não é um ser composto por 2 divindades, ele é as almas, não possuindo gênero, quando ele possui Wander ele fica apenas com a voz masculina, porque ele possuiu um corpo masculino. Dormin, na minha visão, era um falso milagre, sua aparência e forma foi aceita, após ele existir, algumas pessoas morriam repentinamente, e os entes próximos choravam e lamentavam, até que o próprio Dormin chora pela dor e sofrimento dos entes perdidos, e o povo revive, e assim, o povo coloca esse "milagre" em Dormin, denominando-o de "O Milagre Físico", e assim passou a ser adorado, conquistou seguidores, até um certo ponto. Existe uma outra visão provável sobre a origem de Dormin, se deu através de magia negra, uma própria pessoa que mexia com esse lado da magia teria dado a origem física dos ídolos, e esse próprio humano, por mexer com esse lado, da morte e de conceder vida, se tornou uma divindade após a morte, e os seus feitos humanos, assim, a divindade que se tornou é composta pelas almas dos mortos, o mesmo com que mexia quando humano, sendo um exemplo de Deus da Morte ou Sono. Assim, esse humano passou a ser adorado graças aos seus feitos humanos, que ajudam e beneficiam a humanidade. O que fez Dormin ser rejeitado foi o que realmente ele significa, além de uma punição e se originado do pecado, ele possui em si uma maldição que significado ousadia e ofensa às divindades. Essa maldição, após seu selamento mostrado no jogo, passou a viver dentro dos humanos, o que simboliza isso são os chifres, e agora, partimos para o bebê, ao vórtex e a Espada Ancestral.

Dormin após ser rejeitado, foi substituído pelo deus do sol em seu lugar como adoração primordial, mas o Santuário de Adoração foi feito para ele e aos ídolos, porque o povo pensava que os ídolos deram origem à Dormin. O deus do sol não existiria como um ser físico, mas ele encarnaria em alguém, esse alguém tinha uma alta sabedoria comparado ao povo. Deus do Sol forja uma espada com o metal mais nobre da época, e usa seu poder sob a luz para imbuir a espada, e isso teria dado a origem da Espada Ancestral, que foi guardada de tempos em tempos. Após, Dormin possui o ente que foi incorporado pelo deus do sol, e assim ele "drena" o pode sob a luz (o motivo por qual ele tem influência sob a luz, e consequentemente o que gera apenas a luz na Terra Amaldiçoada). O ser que consegue derrotar Dormin é exemplo de um discípulo do ente que incorporou o deus do sol. No processo do selamento, eles conseguiram quebrar o corpo original, quando se deparam com "o verdadeiro Dormin", a consciência coletiva continuaria viva pelo mundo, mas nisso que entram as divindades. Para selar a consciência foi preciso criar um símbolo que simbolizasse o selo, com isso, os 4 símbolos da ponte serviram, eles misturaram e modificaram, criando assim o o sigil, um símbolo mágico que não significa só o selo de Dormin. Os 4 símbolos da ponte seriam os símbolos principais da religião. Com todo esse processo, as coisas se mantiveram ligadas ocultamente, os 4 símbolos da ponte estão ligados com o sigil, o sigil está ligado à Dormin, e a Espada Ancestral À tudo, incluindo as almas. Assim, Dormin foi mantido adormecido até a próxima presença da Espada Ancestral, onde ele acorda e se comunica com o portador. O bebê que Wander vira no final é uma amostra de purificação, essa fase é a única que somos totalmente puros e inocentes, o bebê é o rejuvenecimento e purificação de todo feito por Wander, uma nova vida.

No final original, o mostrado no jogo, creio que a maldição da ressuscitação foi passada à Mono, ela então cuidou de Wander, até ser possuída pelas almas que permaneciam em Wander, tenho duas especulações sobre isso: Ou Wander foi mantido como a fonte de tudo no mundo das almas/espiritual e construíram ídolos para sua adoração, ou ele morreu e a tristeza e solidão subumbiu Mono, fazendo-a ser uma pessoa sem sentimentos ou emoções, e para lembrança, foi construído os portais ídolos para simbolizar a origem desses seres de chifres e seu primeiro amor. Prosseguindo com o ritual de troca de corpo até a Rainha de Ico, e com o tempo, essas montanhas foram se modificando até a Rainha construir seu castelo no mesmo local do Santuário de Adoração (sim, minha interpretação sobre os locais é que tudo ocorre no mesmo campo: na entrada da Terra Amaldiçoada, apenas tempos diferentes).

Tudo dito acima é sobre minha visão de SOTC, é um resumo da próxima Fanfic que contará a origem da Terra Proibida e de tudo mostrado no jogo. Agora vamos à ligação entre os 3 jogos.

Vemos que as almas não tem consciência sozinhas, precisando então formarem um coletivo para terem uma consciência e inteligência. Em SOTC eles permanecem como divindade, e sem consciência. Em Ico isso já se eleva, agora as almas possuem uma mulher, evoluindo sua magia sob as almas ela consegue controlá-los, porém são divididas em 2: As do começo do jogo, as com armadura, não, eles não são humanos, são almas disfarçadas, para que a humanidade não se assuste e se desespere ao vê-las em seu ambiente, apesar de já ter os humanos com chifres, que já simbolizam a existência dos Dormin nos humanos, e isso é uma má influência, fazendo da própria pessoa, mesmo não sendo, um pecador e uma ofensa às divindades. Esses sim possuem inteligência sem a manipulação da Rainha, esses possuem sua própria consciência. Os que tentam raptar Yorda são como "servos do Castelo" eles sim possuem consciência por causa da Rainha, uma consciência não própria. A Rainha ainda pode ser vista como boa comparado ao que foi Dormin, por sacrificar os seres de chifres, sabendo sua finalidade ou não, para o povo o importante é que a Rainha está banindo-os do mundo vivo. A teoria de uma amiga diz que tudo que Ico fez durante o jogo foi influência da Rainha, para encorajá-lo e usá-lo para concluir o ritual, aí você pergunta, como, por quê? Os diálogos e as ações da Rainha não são de uma má entidade, além também, dela dar um total de três oportunidades para Ico ser libertado, mas graças a beleza e a aparência pura e insegura de Yorda, isso chama a atenção do jovem. Após ele tirá-la da jaula, sua missão é levá-la junto, e a base disso ele é encorajado, afinal, sem Yorda ele nunca sairia. Yorda então é seu motivo de não sair do Castelo sozinho. A finalidade desse encorajamento é que o corpo da Rainha precisa ser desfeito, e as próprias almas que possuem o corpo não podem fazer isso ou se quer usar a própria Espada, então o encorajamento é para o ente portar a Espada da Rainha e usá-la contra sua criadora, e assim completando o ritual de troca de corpo para permanecer viva, e isso apenas um mortal é capaz de fazer, o mesmo da Espada Ancestral, dito pelo próprio Dormin: "Tu possuis a Espada Ancestral... então tu és mortal". Apenas um mortal pode portar as armas criadas por essas entidades. Daí, as almas continuam, mesmo com o "fim" da Rainha, até TLG.

Sobre The Last Guardian:

Seguindo para The Last Guardian. A coisa já muda um pouco, pois agora o que faz parte é um animal (meu ver é que Toriko tem boas probabilidades de ser uma outra, ou a última, divindade física). Agora as coisas se passam em ruínas, um pouco distintas das estruturas dos jogos anteriores, lembrando mais a arena de Cenobia, pelo verde. As almas aparentam agora serem mais constituídas de ordem, estão em missão de capturar tanto Toriko, quanto O Menino, e mostram serem mais individuais com um pouco mais de inteligência que as de Ico, as de TLG não tenho muito que falar, até porque só sabemos sobre trailers. O estilo de TLG puxou mais de Ico, um ajudando ao outro. Estou ansiosamente esperando pelo próximo ser de sombras, já que em SOTC foi Dormin, um ser andrógino que deu origem aos seres de chifres, e em Ico a Rainha, uma mulher. O ser de sombras de TLG deve estar à captura de Toriko por sacrifício para benefício próprio ou como oferenda. O que eu especulo sobre esses seres é que eles não interferem sob o protagonista, eles podem influenciá-lo sem precisar tocar ou chegar perto, mas não fazer algo exatamente físico sob eles.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Bem... esse capítulo foi apenas um pouco da minha perspectiva sobre as ligações e história de SOTC e Ico. O que eu citei de teoria é de minha amiga Patrícia Silva, créditos total à ela: Teoria sobre o humano com magia negra que animou os ídolos (SOTC); e a outra sobre o decorrer do jogo ser um processo da Rainha para encorajar Ico e finalizar o ritual (Ico).



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Wander e os Colossos" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.