Um pouco mais sobre a física escrita por PCHolmes


Capítulo 10
Energia reativa


Notas iniciais do capítulo

Mais uma comparação. Energia reativa e indecisão.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/515193/chapter/10

Energia elétrica reativa é uma energia que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho. Numa definição mais simples, é uma energia perdida.

No começo da semana um amigo me mandou um texto de sua autoria, onde, na minha interpretação, falava que ser uma pessoa decidida era desperdício de energia. Que quando somos indecisos, acabamos não agindo e com isso conservamos energia.  Não pude concordar com isso. Quando estamos decididos e temos algum objetivo determinado, isso faz com que nossa energia seja ativa, ou seja, produza trabalho. A indecisão é reativa, pois gastamos sem produzir nada, apenas perdidos em dúvidas e conjecturas.

É claro que, na prática, o fato de sermos decididos não significa que toda nossa energia será ativa. A não ser que o objetivo desejado ou a decisão tomada seja algo muito simples. Como geralmente não o são, então perderemos tempo e precisaremos vencer obstáculos não previstos e isso faz com que em vez de produzirmos trabalho, não o façamos. Com isso, perdemos eficiência, mais uma vez, energia reativa.

O que não podemos deixar acontecer é que todos os nossos esforços sejam em vão ou que a maioria da dedicação empregada em determinada decisão seja, de alguma forma, perda de tempo. Boa parte de nossa energia tem que ser aproveitada, pois qualquer coisa diferente disto, significa que o circuito (ou seu objetivo) é ineficiente e bom, acredito que ninguém goste de algo que no fim das contas, o retorno seja irrisório.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Um pouco mais sobre a física" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.