Pokémon Mystery Dungeon: Entre Dois Mundos 1 escrita por MarcosTiago210


Capítulo 1
Mapa e Tabela - Como calcular dano em lutas - Itens para impressão




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/451523/chapter/1

Mapa

Tabela de dano em lutas

Como calcular dano em lutas

Aqui está a fórmula:

Dano = ((((Level * 2/5) + 2) * SMA * SA/SD)/50 + 2) * STAB * BONUS * NA/100

Se não puder imprimi-la, anote num papel. Agora vou explicar suas variáveis:

Dano – É a perda de HP(Pontos de Saúde) do oponente.

Level – O nível de experiência do atacante.

SMA–(Status do Movimento de Ataque) – O número que representa a força do ataque específico.

SA (Status de Ataque) – São os pontos de ataque do atacante.

SD (Status de Defesa) – São os pontos de defesa do oponente.

STAB (Same Type Attack Bonus) – É um bônus que multiplica o dano por 1,5 na seguinte situação: Se a natureza de ataque do atacante for a mesma natureza do próprio atacante. Tente imaginar o seguinte exemplo: Pikachu(de Natureza Elétrica) usando um ataque do tipo elétrico. Nesse caso o Dano é multiplicado por 1,5. Em outros casos, a variável é igual a 1.

BONUS – Volte e veja a tabela em baixo do mapa. Na coluna vertical, são dispostas classes na situação de atacantes (quem ataca na luta). Na coluna horizontal, são dispostas classes na situação de oponentes (quem defende na luta). Você vai fazer o seguinte: Olhe a natureza do movimento de quem está atacando (Um pokémon pode usar ataques de outra naturezas, se ele os tiver aprendido). Agora vá à coluna vertical e marque a linha correspondente à natureza do movimento de ataque. Depois, verifique a natureza de quem está defendendo e marque na coluna horizontal, a linha correspondente. Verifique o quadrado no cruzamento entre as linhas. Nele está um número. Este número multiplica o dano de quem está atacando. Veja este exemplo e faça o teste: Charmander usando Ember como ataque (Natureza do ataque Ember: Fire) contra Squirtle (Natureza do oponente: Water). Veja em quanto o dano causado por Charmander em Squirtle é multiplicado. Se você encontrou 1/2, acertou. Agora faça o inverso: E se Squirtle atacasse Charmander com um ataque de natureza Water? Em quanto o dano de causado por Squirtle em Charmander é multiplicado? A reposta é 2. Agora, um pouco mais difícil. E se o oponente tiver duas naturezas? Como calcular o Bônus? Confira através do mesmo método anterior, o Bônus do ataque do atacante sobre cada natureza, separadamente (Como se ele possuísse apenas uma natureza). Depois de encontrar os dois valores, multiplique-os e encontrará o Bônus resultante.(Exemplo: Bônus do ataque Ember de Charmander contra o oponente Bulbasaur: 2; Bônus do ataque Vine Whip, de natureza Grass, de Bulbasaur contra o oponente Charmander: 1/2).

NA – Número aleatório entre 85 e 100.

Encontrando as variáveis de Dano na pokédex e na calculadora:

Baixe a pokédex aqui(Com todos os 649 pokémons):

https://skydrive.live.com/?cid=099d30dd1d858515

Clique com o botão direito do mouse no 4Dexv2 e selecione download. Quando terminar de baixar, instale o programa.

Baixe a calculadora aqui:

http://www.legendarypokemon.net/javacalc.html

Entre no site. Clique no botão direito com o mouse e selecione a opção “salvar link como” e, com o nome de “calculadora de status Pokémon”, salve o arquivo na área de trabalho ou em uma pasta apropriada. Você pode abri-lo off-line, basta ter um navegador no computador.

Como encontrar as variáveis de Dano nos dois programas:

Primeiro você deve escolher dois Pokémons para lutarem. Um vai atacar e o outro vai defender. Agora vá à PokedéxBW e abra o programa. Na lista à esquerda, há 649 números e nomes do lado de cada número. Se você sabe o nome do pokemon que atacar, digite no campo de busca acima da lista.

No caso eu escolhi o Lucario(#448 Naturezas: Fight e Steel) para atacar e o Aggron(#306 Naturezas: Rock e Steel) para defender.

Deixei os dois no nível 100 para facilitar os cálculos. Como o Lucario é quem ataca, olhe as opções de movimento de ataque dele:

Eu escolhi Close Combat como primeiro ataque do Lucario. Perceba que SAM(Status de Ataque do Movimento) deste movimento é 120 e que a natureza do ataque é Fight(a mesma do Lucario, o que indica que o STAB será igual a 1,5).

Muito bem, agora vamos para a calculadora. Abra-a e no campo Species escolha a nome de quem ataca, que no caso, é Lucario.

Agora vá ao seguinte campo e digite 100, que é o nível dele. Aperte o botão Calculate Stats e 6 números aparecerão ao lado do campo onde você digitou 100.

Aproxime a imagem e veja os valores atentamente

Perceba os seis valores. Há 4 variáveis que ainda não expliquei: HP, SAE, SDE e VL.

1 – HP 250– Pontos de saúde do atacante(não vamos considerar o HP do atacante).

2 – SA 225- Status de Ataque do atacante.

3 – SD 145 – Status de Defesa do atacante(não vamos considerar).

4 – SAE 235 – Status de Ataque Especial do atacante, quando o movimento de ataque é do tipo especial(não vamos considerar).

5 – SDE 145 – Status de Defesa Especial do atacante, quando sofre um ataque do tipo especial(não vamos considerar).

6 – VL 185 – Velocidade do atacante(Informação importante: O Pokémon que tiver maior velocidade, em pouquíssimas exceções, é o que ataca primeiro)

Vamos verificar os 6 valores do Aggron agora:

Muito bem. Vejamos que a Velocidade de Aggron é de 105, enquanto a de Lucario é de 185. Lucario é mais rápido e ataca primeiro. Calculadora em mãos, pois é hora de aplicar a fórmula. Cores em azul se referem a valores do Lucario(Atacante). Cores em cinza se referem a valores do Aggron(Oponente).

Dano = ((((Level * 2/5) + 2) * SAM * SA/SD)/50 + 2) * STAB * BONUS * NA/100

Calculando o STAB: Naturezas

Fight(Lucario) x Ground(Aggron) = 1

Fight(Lucario) x Rock(Aggron) = 2

Steel(Lucario) x Ground(Aggron) = 1

Steel(Lucario) x Rock(Aggron) = 2

STAB resultante = 1*2 *2*1 = 4

Dano = ((((Level * 2/5) + 2) * SAM * SA/SD)/50 +2) * STAB * BONUS * NA/100

Dano = ((((100 * 2/5) + 2) * 120 *225/365)/50 + 2) * 1,5 * 4 * 100/100

Dano = ((42 * 120 * 225/365)/50 + 2) * 6 = 384,82 = 385

Meu Deus, o Aggron se ferrou. Só tinha 250 de HP, mas levou 385 de dano e morreu. Parece que temos um vencedor: Lucario Wins – Brutality.

Espero que você tenha aprendido o essencial do cálculo de dano, pois você pode aplicá-lo em muitas páginas do livro.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!