Caras Autoras Jily escrita por Juliana


Capítulo 1
Dicas


Notas iniciais do capítulo

Bom, espero não ofender ninguém, e se ofender, me desculpem. Não foi minha intenção.

Espero que as leitoras Jily concordem comigo já que, bem, é verdade '-'



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/415929/chapter/1




Caras autoras Jily,

Cá estou com o objetivo único de ajudá-las a escrever essas fanfics maravilhosas com o melhor ship existente: Jily (James Potter/Lily Evans). Sim, sim, eu sei que não sou ninguém para mandar em vocês e que não sou a melhor autora pra achar que tenho o direito de dar concelhos, e minhas fanfics não são um exemplo de mudança radical (por mais que eu tente), mas há algum tempo venho percebendo que as fanfics Jily estão... iguais!

A maioria delas começa da seguinte forma: marotos e Lily (muitas vezes acompanhada de Marlene e Dorcas) estão no expresso indo para Hogwarts e, adivinhem? Estão brigando! Ohhhhhhhh, quanta novidade! E assim, capítulo por capítulo, isso se repete (com paisagens diferentes) até que... BAM! Lily se percebe perdidamente apaixonada por James, sim, do nada. Eles começam a namorar, coisa e tal, mas sempre tem uma antiga namorada do James (ou uma invejosa qualquer) que decide atrapalhar a vida do casalzinho mais popular de Hogwarts, todos os planos dela dão certo até que surge alguém e à desmarcara e, assim, eles vivem felizes para sempre! Nesse meio tempo, Dorcas e Remus são pessoas tímidas e que têm vergonha de chegarem um no outro, mas acabam namorando com um empurrãozinho dos amigos! "Jily 2" já que também vivem brigando com a diferença de que eles se acertam primeiro que o James e a Lily. E eu já devo ter achado umas 25878954315 fics Jily assim.


Se sua fic Jily é assim, não se preocupe, eu já li muitas fanfics assim simplesmente MARAVILHOSAS por que a autora soube escrever ou por que mudou uma coisa e outra e deu um charme irresistível a fanfic e só autoras dedicadas conseguem dar esse ar às suas histórias e se você está lendo isso, provavelmente é uma autora dedicada! Se não, não leria uma coisa que possa te ajudar a agradar seus leitores, já que autoras não-dedicadas estão nem ai pros seus leitores.



Enfim, vamos as dicas:





Dica nº 1: Estabeleça em que ano sua fanfic se passa.







Bom, isso é uma coisa que geralmente me dá calafrios. Primeiro veremos os males das músicas: há não ser que sua fanfic seja uma fanfic HUMORÍSTICA, daquelas que tem musiquinhas engraçadas, não ponha um cantor de 2013 em uma fic da década de 70. Se eu ganhasse um real toda vez que visse One Direction aparecendo numa fanfic Jily cuja qual a autora não especificou que se passa em 2013, estaria rica.





Uma boa solução para isso é dizer que um dos personagens inventou a música (dando o crédito aos verdadeiros autores nos avisos, claro). Ou, se você fizer uma song com a música, os personagens não precisam necessariamente estarem ouvindo ela, você se inspirou naquela música e a colocou ali, mas os personagens não a conhecem.



Por exemplo minha fanfic "Boyfriend": Tem uma música atual, tem, mas os personagens não estão ouvindo ela, ela está ali simplesmente por que a fanfic é uma song e eu me inspirei nela.



Agora, os males das roupas: GENTE! Para tudo! Prestem bem atenção, se a fic é uma fic de 70, a moda e as roupas que se usam são de....70! Uhuuuul! Não são as roupas que se usa hoje em dia, não é a moda que você conhece. Então, dedique um pouco mais de seu tempo e conheça mais a moda da época.



Agora, se você prefere que sua fanfic se passe nos tempos atuais: ótimo! Muito mais fácil e prático pra você, mas estabeleça isso antes de começar a escrever e de preferência esclareça para os seus leitores. Eu já fiquei assim O.O várias vezes simplesmente por não associar o que certas coisas estavam fazendo em 70.





Dica nº 2: Os marotos não são deuses perfeitos.





Euuuuuuuuuuuuuuu seeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei que, para nós, fãs, eles são os reis da perfeição, maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas eles precisam ter algum defeito.



Alguma característica física, mental, social defeituosa eles TEM que ter, afinal, ninguém é perfeito, nem os marotos.





Dica nº3: Lily e suas amigas também não são.





Sabe, a maioria das fanfics que eu leio, ocorre o seguinte: Marotos, músculos, sarados, gostosões, reis da cocada preta. Lily e suas amigas, peitão, bundão, coxão, maravilhas que toda Hogwarts quer. Nenhum tem UM defeitinho se quer, UM SÓ. Todo mundo sabe que isso não existe, mas para os marotos há uma desculpa: eles jogam Quadribol. Agora, as meninas, é impossível ser linda e maravilhosa sem (na maioria das vezes) não fazer nada, um exercício, uma dieta, naaaaaaaaaaaaaaaaaaada!




Então, apenas lembrem-se que isso não existe.






Dica nº 4: A Lily também não é uma palerma, certinha que não sabe o que quer da vida.





Sobre o palerma, certinha: me pergunto inúmeras vezes: por que acham que a Lily é a Hermione? Cara, tudo bem, ela era monitora, mas Rony também era, ou seja, não quer dizer nada; ela era Monitora-Chefe, mas James também era, então...); ela ajudou o Snape, mas qualquer um faria isso por um amigo, então não quer dizer nada também; ela era boa em poções, certo, mas os marotos eram bons em Transfiguração, entonce: de acordo com os livros, ela era só mais uma aluna comum.



E, poxa, não é por que ela é monitora que vai achar tudo o que o namorado faz desprezível, válido o exemplo do Rony novamente.





Dica nº5: Não comece a "discutir com os personagens" no meio do texto.





Vou usar um exemplo típico:



"Marlene e Sirius discutiam:


– Cala a boca, cachorro. - disse a garota.

– Não sou cachorro! (n/a: é, sim) (n/S: não sou, não!) (n/a: eu sou a autora, que eu decido!) (n/S: mas...) (n/a: "mas" nada! Volta pra história antes que eu te mate nela) ."


...



...



...



...



Isso é chato, gente, muito chato. Esse é um dos únicos itens na lista em que se eu vejo numa fanfic, paro de ler ela na mesma hora. Não existe nada mais chato que isso.





Dica nº6: não ponha seu texto em negrito.





Essa dica é meio universal, para todas as autoras. E eu só fiz ela por que é muito irritante quando eu chego pra ler uma fanfic e ela está em negrito é, tipo, "Puts! Não acredito que a sinopse é maravilhosa e o texto é em negrito". Enfim, só uma coisa que me incomoda e incomoda todo o mundo que eu conheço.





Dica nº7: não fique enrolando com os casais.





Eu pus "casais" só por pôr mesmo, por que o importante é o Jay e a Lil. Então, eu conheço muitas fanfics que já tem uns vinte capítulos (grandes) e a Lily ainda odeia o James, tipo, "ahn? quando a história vai começar a acontecer? "



Bom, essa dica não serve pra você que descreve todos (ou a maioria) dos anos deles em Hogwarts (aí a Lily pode odiar à vontade), só pra quem conta apenas o sétimo ano.





Dica nº8: não repita diálogos que já existam.





Essa dica é VALIOSISSÍMA!



Pessoal, qual a necessidade de repetir diálogos já existentes? Sei que vocês têm criatividade pra inventar novos diálogos. Exemplos de diálogos comuns:



Diálogo 1:



"James para Sirius- A Lily é tão maravilhosa! (entre outas coisas diagnosticadas pelos machistas como "coisas de gay")



Sirius para James - é um veado mesmo.



James para Sirius- é CERVO, C-E-R-V-O!" - Esse daí é mais velho que a minha vó, eu hein!



Diálogo 2:



"James para Lily– Tudo bem, meu Lírio? (entre outros cumprimentos)



Lily para James - É EVANS, POTTER, EVANS!



James para Lily– Um dia, ruivinha, um dia. Por enquanto ainda é só Evans" - Esse daí, então, nem se fala! Além de velho, mostra James como um péssimo piadista. Pronto falei.



Diálogo 3:



" James pra Sirius- Saí pra lá, pulguento!



Sirius para James- Não tenho pulgas, veado." - Esse daí até vai. Um dos mais aceitáveis em termos de repetição, já que não acontece com tanta frequência.



Os que eu lembro no momento são esses, se lembrar de mais adiciono. Mas a intenção é que vocês não repitam coisas que já viram, gente, isso é chato e eu sei que vocês têm capacidade pra criar coisas novas.





Dica nº9: Cabelos





Lily: Por que a Lily é sempre a única ruiva da grifinória, de Hogwarts, do mundo bruxo, do mundo trouxa, do planeta Terra inteiro? Caramba, ela não é!



A Inglaterra tem um grande indicie de pessoas ruivas (acho que o maior do mundo) e a Lily sempre chama a atenção por ser... ruiva? é tipo eu sair na rua e dizer que meu cabelo loiro não passa despercebido por que é diferente, tipo, wtf?



Na minha fic mesmo, a Lily pergunta pro James quantas pessoas ruivas ele conhece e ele responde: "várias". Mas a Lily pergunta por que não tem contato com ninguém, praticamente, o que explica muito. E, bem, a resposta dele esclarece um pouco.



James: Digam, um cabelo espetado, revoltado, com vida própria e parecido com o de um porco-espinho pode ser... sedoso? Oh, no. Ele provavelmente tem um cabelo indeciso entre o cacheado e o liso, todo revoltado e tal, daqueles que o pente não entra.





Dica nº 10: Inove.







A dica mais desnecessária, ou a mais necessária. Enfim, eu só queria dizer pra vocês não se contentarem em escrever o comum. Escrevam sobre o casal na guerra, sobre o namoro deles (geralmente as fanfics acabam bem nessa parte e, geralmente, é a parte que eu mais quero ler.), sobre as brigas de um jeito diferente.





Mantenham a essência dos personagens, moldem o resto à seu favor! Lily é bondosa e carinhosa, nem por isso ela não pode ser meio "marota". Os marotos não são só baderneiros, eles têm ideais, decidam esses ideias e montem a estória em cima deles, eles podem ser antimonárquicos, contra o ministério, enfim, bem revoltados, que é a cara deles.



FAÇAM ALGO DIFERENTE! Tenho certeza que, tanto quanto eu, estão cansados de ler (e agora falo com o lado leitor de vocês) mesmices. Jily é tão amplo pra ser tratado sempre da mesma forma.



Ponham a imaginação para funcionar, até posso dar umas ideias nos comentários, se quiserem.





Bem, meu objetivo com as dicas não foi ofender nem degradar a estória de ninguém. Até por que provavelmente tem muitas "falhas" nas minhas também, então, só queria influenciá-los a escreverem coisas diferentes simplesmente por que daqui a pouco vou ter que começar a ler estórias com outros ships, já que já decorei as Jily's.



Atenciosamente e querendo ajudar,


Juh Evans Potter.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Espero que tenham gostado, que não tenham se ofendido e que,expressem suas opiniões nos comentários =DDD