O Ressurgir escrita por Kas Blume, Mary SB Ackles


Capítulo 5
Haymitch muda de Vinho para Água


Notas iniciais do capítulo

Desculpem a demora queridos....
Boa leitura!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/395657/chapter/5

Haymitch está mudando cada vez mais, está calvo, com uma barriga muito saliente, grande bolsas nos olhos, a camisa era toda larga e um pouco maltrapilha, eu só o vejo em datas especiais e ocasionalmente bêbado pela ala dos vitoriosos. A cada vez que o vejo ele muda mais, mas agora ele se superou.

–Vocês confirmaram a visitinha a Panem? – Ele pergunta entrando na casa e se dirigindo a sala e se senta no sofá. Logo em seguida Peeta aparece na porta da cozinha segurando um pano de prato.

–Nosso filho fez isso por nós – Peeta diz com um sorriso amargo no rosto.

–Ponto para o pequeno - Ele balbucia – Estou pensando em ir – Diz em um tom baixo.

–O que? Por quê? - Pergunto surpresa.

–Calma, tordo, eu preciso me certificar de que tudo esta rolando certo por lá.

–O que tem que estar rolando certo? - Pergunto ainda um pouco irritada.

–Você vai saber quando chegar a hora, além disso, tem uns amigos que eu tenho que visitar, ou melhor, que nós temos que visitar – Ele diz, e nada do que ele fala faz o mínimo sentido para mim.

–Haymitch, eu não quero voltar lá – Eu digo em um tom alto e claro para ele entender, nunca que gostaria de voltar para lá.

–Claro que quer queridinha, quem sabe o que podemos encontrar lá, vai ser bom para nós.

–Haymitch, fala sério, o que esta acontecendo? – Peeta pergunta sério e até preocupado.

–Eu estou com uma grande azia e um pouco tonto pela bebedeira de ontem à noite – Ele diz fazendo pouco caso.

–Você sabe do que estou falando.

–A capital quer a gente lá.

–Por quê?

–Como vou saber?

–Porque quer ir?

–Não sei, pela... Nostalgia, pelos velhos tempos... O que preferir.

–Isso não faz o mínimo sentido Haymitch, nos diga, por quê? - Percebo que estou quase gritando, e que gradativamente fomos aumento nosso tom de voz. Abaixei meu tom de voz após lembrar que as crianças estavam no andar de cima em seus quartos, brincando. Não queria que eles ouvissem isso.

–Eu não posso dizer ainda – Ele diz, alguns segundos de silêncio se passam e ele continua - Tenho que resolver alguns assuntos, preciso ir.

Haymitch então vai embora.

– Vou terminar o jantar – Peeta fala baixo após um longo tempo depois de silêncio. Com certeza essa conversa ainda não acabou, afinal porque ele gostaria de voltar para aquele lugar?

Peeta vai para a cozinha e eu subo as escadas e vou para o quarto da minha princesa, e a encontro brincando com uma boneca de pano.

–Querida vá se aprontar para janta, ela já está quase pronta – Eu digo da porta do quarto dela.

–Sim mamãe.

Eu vou para o quarto do meu caçula e o encontro desenhando, chego mais perto e vejo o desenho: Tinha uma casa, e no alto da folha, um sol, vejo também 4 pessoas e um bichinho pequeno de lado e mais distante no desenho, das pessoas, o maior devia ser o Peeta, eu estava ao seu lado com ele me abraçando e as duas pessoas restantes deviam ser meu caçula e sua irmã, que estavam de mãos dadas. Meu menor nota a minha presença.

–Mamãe, olha o desenho que eu fiz, ficou bonito? – Ele pergunta mostrando a folha.

–Sim amor, está lindo – Eu digo sorrindo, e realmente estava muito bonito, ele desenhava muito bem, ele adquiriu esse dom do Peeta.

–Esse é o papai, essa é você, esses dois sou eu e minha irmã – Ele explica apontando para as pessoas do desenho.

–E esse bichinho quem é?

–Ah é o Bittercup.

–E porque ele está tão longe da gente querido?

–Ele morreu, mas mesmo assim de longe ele continua com a gente não é?

–Sim querido mesmo de longe, ele continua com nós – Eu digo o abraçando.

Ficamos um tempo abraçados e depois o levo para o banheiro.

– O jantar já está quase pronto, então vou te ajudar a tomar banho, porque assim que comer sei que não vai querer mais tomar.

–Okay mamãe, mas eu não preciso mais da sua ajuda, eu sei tomar banho sozinho – Ele disse com um sorriso convencido no rosto.

–Tem certeza? – Eu digo quase rindo.

–Tenho sim – ele diz.

–Okay então, mas qualquer problema me chame – Eu digo saindo do banheiro e fechando a porta.

“Ele está ficando independente” Eu penso sorrindo, não sabia se ficava triste ou feliz por isso.

Eu desço e vou em direção à cozinha, vejo Peeta pondo a mesa e vou ajudar, uns 15 minutos depois vejo meus filhos já se sentando a mesa. O jantar passou calmo, meus filhos dizendo para nós o que fizeram na escola e etc. Felizmente eles se esqueceram do jantar na Capital e não comentaram nada, não queria pensar nisso agora.

–*-

Depois do jantar, lavei a louça enquanto Peeta ficou na sala assistindo TV com os filhos. Depois colocamos nossos filhos para dormir. Logo depois eu e Peeta subimos arrumamo-nos e arrumamos a cama. Deitamos abraçados e olhando para o teto, começamos a discutir sobre o que esta corroendo nossas mentes.

–O que você acha que Haymitch quer? – Peeta começa em um tom seco – Exatamente.

–Eu não consigo imaginar nada, quer dizer... - Começo a explicar, mas logo paro, acho que não é uma boa suposição.

–Fala! Você acha que ele pode mesmo ir lá para ver alguém?

–Não é isso, eu acho que ele acabou sabendo de algum risco, algum crime, algo que o fez querer ir lá e ver pessoalmente –Explico - Ele mesmo disse “eu preciso me certificar de que tudo esta rolando certo por lá”.

–É pode ser – Ele murmurou pensativo – Mas você pensa em ir?

–Talvez, essa atitude do Haymitch me deixou curiosa - Admito.

Ficamos em silencio e depois de algum tempo ele começa de novo.

–Se formos você se senti segura em levar nossos filhos?

–Não sei. Você se sente?

–Você sabe qual é o limite da capital, o que a capital pode ou não fazer como nossos filhos, é perigoso – Ele diz se virando para mim.

–Essa nova presidente... Domitia Keene, não sei o que pensar dela. Se ao menos Paylor ainda estivesse no poder, ficaríamos mais seguros – Eu digo. Quando Paylor era a presidente, nós estávamos mais tranquilos, Paylor era uma pessoa confiável, mas ninguém fica 15 anos no poder, mesmo tendo sido reeleita, permaneceu 8 anos no poder, e essa nova presidente, Domitia Keene, não sabia se era confiável. Nesses últimos 15 anos, nunca fomos convidados para um jantar da capital, nem mesmo no mandato de Paylor.

Peeta puxa minha cabeça para seu peito e volta a olhar para o teto.

–Se quer saber eu acho que Paylor ainda estar no poder não quer muita coisa, passar alguns anos na capital muda muito uma pessoa – Ele diz e percebo que esta começando a ficar irritado, então não digo mais nada.

Ele esta encarando o teto, preso em seus pensamentos. Como estou deitada sobre seu peito sinto seu coração bater mais rápido gradativamente.

Acho que a única coisa que ele pode estar pensando de forma tão brutal é na vez em que a capital o torturou quase que até a morte, e mexeu com seu cérebro como se ele fosse uma patética massinha de modelar, que podem mudá-lo de forma e controlá-lo em sua mão e Peeta deve ter sofrido demais com isso, raramente falamos sobre o assunto, contudo acredito que toda vez que tocamos no assunto capital, seja por alguma pergunta das crianças, um rápido comentário meu sobre os jogos ou até com as raras ligações de agradecimento, ele fica assim pensativo e longe, algo que me consome.

Peeta se afunda cada vez mais em seus pensamentos, e eu não gosto nada disso, então resolvo perturbá-lo e o tirar de seu mundo particular.

–Peeta?

Ele parece despertar com meu chamado, olha para mim por um tempo e então diz:

–Melhor dormimos - Eu balanço a cabeça positivamente.

–*-

Eu deixei meus príncipes na escola e vou em direção à padaria, então encontro, quase que como um borrão, alguém muito parecido com Haymitch, eu volto alguns passos para confirma se é ele ou não.

Haymitch esta a uns 20 metro de mim, dentro de um pequeno mercado, que foi aberto não faz muito tempo, ele esta com alguns produtos empilhados em seus braços. Esta reluzente como nunca o vi antes, mais uma vez sóbrio e acho que ele não me viu e então continuo a andar até a padaria.

E penso o porquê que Haymitch comprava alimentos, será que espera visita na sua casa ou apenas decidiu gastar sua vasta conta bancaria em algo mais útil do que bebidas alcoólicas, que ainda não sei como ela ainda continua estável.

Percebo que ele tem tomados atitudes muitos diferentes desde o convite da capital, dois dias inteiros sóbrios e com toda certeza um grande recorde para Haymitch desde que começou a beber. O que o fez mudar tanto? Pense Katniss, o que faria Haymitch mudar de uma hora para outra, além é claro de minha suspeita de algum crime por lá? Minhas únicas conclusões são banais do tipo: Ele estaria cansado dessa vida de bebidas, vômitos e ressacas, se ele estivesse mesmo tão cansado já teria parado. Quer provar para todos seus amigos na capital que ele e qualquer um podem mudar, porém ele não tem tantos amigos e, além disso, não costuma se importar com a opinião dos outros e nem ser tão esperançoso. Talvez ele esteja apaixonado por alguém e quer se mostrar na TV, porém não acho que Haymitch conheceria alguém que o agradasse por aqui e nem alguma mulher que gostasse dele (Porque ele não costuma se iludir.).

Chego á padaria, Peeta esta em pé em frente ao forno de fazer pão, acho que ele deve saber sobre Haymitch e tirar suas próprias conclusões, chega alguém na padaria de 10 em 10 minutos, então decido esperar até chegarmos a nossa casa.

Esta perto do natal, então o ar já começa a ficar mais gelado e árido, ainda não nevou, porém pela noite a névoa começa a descer do céu. Eu não gosto muito dessa época do ano, me faz lembrar como tive que lutar para alimentar três bocas famintas em um frio de congelar até fogo, como por exemplo, quando vi Peeta pela primeira vez.

–*-

No horário habitual, Chloe chega para buscarmos nossos filhos na escola. Ela está calada, mais que o normal, e pensativa, quase não conversamos o caminho todo, penso em perguntar se está tudo bem, porém acho que seria algo inútil.

–Desculpe, não devo estar sendo a melhor companhia agora – Ela começa.

–Esta tudo bem? - Pergunto tentando demonstrar curiosidade.

–Sim... Não, minha irmã mora no distrito 2 e ela esta tendo alguns problemas lá - Ela começa a falar, porém acho que ela não esta totalmente segura de que quer falar.

–Que tipo de problemas?

–Esta começando de novo, desigualdades entre distritos, revoltas, crimes sem culpado esse tipo de coisa está começando a aparecer – Sinto que uma raiva incontrolável está a se emergir dentro dela.

–Do que você esta falando? Como foi...

–Oi filha - Chloe me interrompe e acena para sua filha do outro lado da grade, ainda falarei com ela sobre isso.

Depois de pegarmos as crianças, queria muito falar com ela sobre o que ela acabou de dizer, contudo não quero que as crianças ouçam nossa conversa.

Nós entreolhamos algumas vezes, mas não falamos nada uma para outra.

Chegando á ala dos vitoriosos, me despeço e vou para casa.

–*-

Faço as mesmas coisas de sempre, mando as crianças para o banho, ajudo-as com o dever e espero Peeta para fazermos o jantar.

Ele chega um pouco mais cedo, assim que ele começa a preparar o jantar sento ao seu lado e conto tudo sobre Haymitch, ele me diz que acredita que às vezes as pessoas mudam e chegou a hora de Haymitch mudar. Conto sobre o que Chloe falou e ele acredita que isso tem haver com o fato de Haymitch ir para capital.

Enquanto estávamos conversando sobre tudo isso (algo que raramente não acontece, já que não tenho toda essa motivação para conversar normalmente), alguém bate a porta, vejo que Haymitch.

Abro a porta e antes de falar qualquer coisa ele entra e começa a falar.

–Tordo, você é a nova queridinha de Panem – Ele ironiza - Canal 76, criança.

Meu filho obedece e muda para o canal 76, e vejo Caesar sorrindo com sua expressão felina.

–Sim, meus amigos – Ele diz – Katniss Everdeen e Peeta Melark estarão no jantar que entrará para a história - E logo em seguida solta uma gargalhada - Nós os adoramos, nós todos os adoramos, não é mesmo? - A plateia está vibrando com a notícia, o que é assustador.

–Isso é um grande problema... - Sussurra Peeta.

–Ah qual é, vocês só não vão poder ser discretos - Diz um Haymitch confiante.

–Vários outros estarão no tão esperado jantar histórico, muitos vencedores dos jogos vorazes, idealizadores, estilistas e até maquiadores – Caesar faz uma espécie de propaganda para toda Panem, ele ri desesperadamente como se tivesse escutado uma piada hilária – Isso vai ser ótimo, mais que ótimo isso será... Dômado.

“Dômado” é mais uma gíria patética que a capital inventou, é como se fosse espetacular e algo grandioso.

–Agora todos sabem onde vai passar seu final de semana, queridinha - Vociferou Haymitch.

–Você acha que isso é um problema Haymitch – Peeta perguntou com os braços cruzadas sobre o peito.

–Isso depende – Confessou Haymitch – Sempre que Katniss Everdeen vai para um lugar como esse o povo acredita nela, acredita que ela vai mudar o que é ruim, ainda mais agora que Caesar anunciou isso em rede publica, a expectativa vai aumentar, e isso não, meus queridinhos, não é nada bom.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Próximo capítulo sai semana que vem sem falta... aguardem!!!
E que a sorte esteja sempre a seu favor...



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Ressurgir" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.