Com a Bola Toda escrita por Machene


Capítulo 12
A Jogada é o Samba




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/329901/chapter/12

Cap. 11

A Jogada é o Samba

{Sanae Pov’s}

Gabriele – Kojiro Hyuga.

Kojiro – Oi Gabriele.

Agora o clima ficou tenso. Melhor puxar logo um assunto diferente pra distrair a Gabi.

Sanae – Oi Hyuga! Tudo bom? – dou o melhor sorriso que consigo.

Kojiro – Tudo Sanae. – ele sorri meio encabulado, provavelmente pelo olhar mal da Gabi.

Sanae – Nós não podemos te parabenizar antes, então parabéns por ter sido aceito capitão do Filiam. – todos parecem surpresos com o que eu disse, mas estou sendo sincera.

Kojiro – Ah... Obrigado... E, parabéns por terem entrado no time Vita.

Sanae – Bem, na verdade foi a Gabi que virou capitã do Vita. Eu voltei a ser assistente de time. Agora estou trabalhando com as meninas torcendo no banco.

Kojiro – Por quê? Você tem talento jogando. – Gabriele cruza os braços.

Gabriele – Foi o que eu disse a esta teimosa. É um desperdício!

Sanae – Ah, por favor, vocês dois! – viro o rosto e faço um bico – Estou melhor assim.

Oliver – Ela já tinha me contado isso e a Yoshiko e a Yayoi também preferiram auxiliar o time Hotter como assistentes. É o que elas querem, então...

Gabriele – Você continua bonzinho demais Oliver. Aposto que será um pai babão!

Oliver – O quê?! – ele gagueja um pouco e tenta ao máximo não gritar; eu, sem controlar, acabo soltando um risinho, mas Gabriele percebe e dá um sorriso malicioso.

Gabriele – Por que não os seus filhos e os da Sanae? – Camila e Shingo, até pouco tempo, dividiam a garrafa d’água com dois copos plásticos, mas agora cuspiram tudo com gargalhadas.

Kojiro – Ah sim, vocês têm se falado tanto por telefone, não é?! – ele também ri e Oliver e eu coramos, desviando o olhar um do outro enquanto alguns continuam rindo.

Shingo – O Oliver fica contando os segundos para ligar pra Sanae todos os dias, e sempre na mesma hora! – ele grita do banco do time Pars e Camila volta a rir.

Benji – Já chega! – o maninho, como eu gosto de chamar o Benji, chega por trás deles com um papel enrolado e bate na cabeça dos dois; desse jeito ele parece mesmo um irmão mais velho – Todos os times estão olhando pra cá. Querem nos fazer passar vergonha na frente deles?

Shingo – Foi mal. – eles sussurram, mas como nós estamos perto do banco dá pra ouvir.

Lupita – Foi péssimo! – ela se aproxima do Benji de braços cruzados e com uma careta.

Benji – É um prazer te ver de novo capitão. – sorri ao Hyuga já com a voz normal.

Kojiro – Digo o mesmo. – Natasha aparece do nada e olha na direção da Gabi.

Natasha – Oi Gabriele. – o cumprimento pareceu normal, embora o olhar seja grosso.

Gabriele – Como vai Natasha? Está com as pernas fortes. Andou malhando?

Pronto! A Gabi precisava mesmo dizer isso? E com esse tom de ironia? Pensei que isso já era assunto passado quando ela se vingou naquele noticiário. Se elas começarem a brigar...

Natasha – É sim, eu andei malhando. Além de capitã também sou líder-de-torcida, então...

Gabriele – Hunhum. Sabia que a sua mãe está ajudando a minha a escolher o vestido?

Natasha – Pensei que ela já tinha escolhido. Estava esperando ajuda?

Gabriele – Não. Preferiu optar por um vestido brasileiro. Dona Milena está dando dicas.

Natasha – Pois é. Minha mãe é viajada. – elas estão tendo mesmo uma conversa normal?

Iuliano – Bem, já que os times de futebol de Braja, Silja e Jyrdan estão reunidos, por que nós não jogamos uma partidinha? – ferrou!

Karl – Claro! Ótima ideia. – o grupo em campo se amontoa – Primeiro o Fuji contra Pars.

Justin – O Fórtica será o próximo. – ele anuncia com um sorriso amistoso.

– Ei, por que vocês? – um jogador do Filiam resmunga nervoso.

Kojiro – Porque eles falaram primeiro. – o garoto se cala e muitos ficam olhando – Vamos jogar? Mas já que estamos num programa de intercâmbio, podemos misturar os times.

Willem – Por que não?! Façamos melhor: Fuji e Pars contra Filiam e Fórtica. Que tal?

Alguns jogadores começam a discutir contra e a favor da decisão. Oliver parece contente. Isso vai servir como uma ótima distração para as meninas, mas agora Gabriele e Natasha ficam na torcida e, levando em consideração alguns casos de violência entre torcedores divulgados por TV e jornal, essa também não me parece uma boa solução! Elas precisam ficar longe.

Karl – As garotas podem assistir no campo ao lado, com o time Vita. Por segurança...

Flora – Você quer é se exibir pra elas – ela aponta para as fãs perto da grade – sem minha interrupção, certo?! – ele ri e as meninas trocam olhares silenciosos e maliciosos comigo.

Gabriele – Puxa vida, vocês não me disseram que estavam namorando! – os dois coram.

Karl – Não estamos. – ele diz um pouco confuso, mas parece nervoso.

Gabriele – Não? Ah, então deve ser um caso como o do Pierre e a Anastásia.

Pierre – Que caso? – Anastásia fulmina Gabriele com os olhos – Nós não temos nada.

Gabriele – Pois é. É aquela relação tatu-bola, onde quando a gente pensa que vai dar rolo, aí rola pro outro lado e bate na trave. – ela dá de ombros e algumas das garotas riem, incluindo as meninas do Fever e a Natasha, sem qualquer malícia negativa.

– Ótimo uso do Fuleco Gabi! – uma das meninas do Vita diz e ri.

Gabriele – Obrigada, mas francamente!... “Fuleco”? – Natasha balança a cabeça.

Natasha – Eu concordo. Tanto tempo até a próxima Copa do Mundo e o tatu é batizado com um nome desses?! Tinha um nomezinho melhor não? Pobre mascote!

Jun – Bem, foram 1,7 milhões de pessoas que votaram.

Misaki – Inclusive, os organizadores afirmam que a palavra transmite uma mensagem de consciência ambiental. É a junção das palavras futebol e ecologia.

– O tatu-bola é uma espécie em risco de extinção, então faz sentido. – uma jogadora fala.

Brigite – "Amijubi" pra mim pareceu uma opção mais decente e bonitinha.

Lui – Tá bom, a gente tá a fim de jogar! Podem ir pro outro campo?

Elaine – Ok santa delicadeza! Cuidado pra não deixar seu navio no meio do campo, senão os jogadores tropeçam, Napoleão! – a maioria de nós começa a rir enquanto as meninas saem.

Iuliano – Como você disse Sanae, todas elas parecem divertidas.

Sanae – É! – sorrio de volta – Elas têm o costume de usar trocadilhos, como a Gabi.

Alan – Esse foi de muito bom gosto. – os meninos riem e Lui fica muito mais furioso.

Pierre – Sempre nervoso Lui... Tente controlar seu temperamento, ou Elaine vai te deixar!

Lui – Ah, cala a boca! – alguns dos amigos fazem gracejos até que ele acaba rindo também.

Sanae – Bem, é melhor eu ir também. Boa sorte pra todos vocês! – aceno.

– Tchau Sanae! – muitos acenam e falam ao mesmo tempo enquanto ando.

Natália – Vejam só a Sanaezinha popular! – ela ri assim que entro no campo do Vita.

Inara – Está servindo de assistente para o time Pars também Sanae?

Sanae – Bem, sim... Eles são gentis comigo.

– Certo, mas cuidado que são lobos em pele de cordeiro! – avisa uma jogadora do Vita.

– Bem, o que faremos agora? Vamos assistir ao jogo dos rapazes? – uma garota reclama.

– Ah não! Eu quero jogar! – diz a outra, também do Fever.

– Jyrdan não tem time feminino, então não podemos jogar dois a dois. – declara uma Vita.

Natasha – Então que tal minha proposta...? – nós todas olhamos ela – Façamos um treino de chute ao gol, sendo uma competição. Cada equipe escolhe sua melhor goleira e os times rivais, por votação, selecionam três jogadoras suas para competir. Por exemplo... – busca com os olhos e sorri – Gabriele... Escolha a sua melhor goleira e eu discuto com a... – ela se vira – Lupita, né?! – a nova capitã confirma devagar com a cabeça – Eu vou conversar com a Lupita e logo diremos os nomes das suas garotas que nossos times escolheram.

Gabriele – Não preciso pensar muito. Maria é a minha melhor escolha.

Natasha dá de ombros e o Hotter se aproxima do Fever para debater sobre as jogadoras. A Maria é uma ótima goleira, é verdade. Ela já comentou conosco que os meninos caçoavam dela e faziam piadas cruéis quando criança por causa das suas sardas do rosto, então a coitadinha não tinha confiança para jogar bola, embora os pais dessem apoio moral. Inacreditável como bastou a Gabi entrar no time e a Maria ganhou autoconfiança de uma hora pra outra! Ela já fazia parte do Vita, mas continuava com medo da bola.

Não defendia alguns chutes simples. Agora Maria consegue proteger o gol com mais firmeza, embora ainda precise de força nos braços pros gols poderosos. É meio caminho andado.

Natasha – Tudo bem Gabriele. Nós escolhemos a de cabelo cacheado, aquela com olho azul e a de chuteiras gastas. – ela aponta cada uma e eu me controlo para não rir: são boas jogadoras!

Gabriele – Entendi o esquema... Pois então, vou querer as meninas de número quatro, dez e doze do seu time. Pode ser? – Lupita e as meninas do Hotter confirmam com a cabeça – Deixo à sua escolha e das outras a seleção do último time.

Natasha – Muito bem... Que tal... Vocês duas e... Você, na ponta.

Deise – Flora, Anastásia e Camila. Tudo bem. Eu sou a goleira. E agora?

Natasha – As damas da casa fazem as honras. – ela olha o Vita – A Maria fica no gol e os trios de garotas de cada time tentam marcar um gol nela. Cada gol e defesa valem um ponto.

Anastásia – No final, quem tiver a maior pontuação ganha. – ela conclui – E o prêmio?

Natasha – Essa é a melhor parte. O time vitorioso escolhe a dançarina que será Destaque no carro alegórico “O Jogo da Vida, Por Amor ao Esporte”. – as garotas entram em polvorosa.

Gabriele – Como dançarina de Destaque? E desde quando você sabe o nome do carro...?

Natasha – Mamãe me avisou pelo celular. Seu tio contou pra minha tia.

Gabriele – E, por acaso, os ouvidos abelhudos da Dona Milena estavam perto?

Natasha – Não chame minha mãe de abelhuda! – esse circo está chamando atenção – Nem tem como me culpar também se tia Talita parou de me contar as novas do C.F.A.E.

Gabriele – Motivo deve ter... – ela para de falar quando faço um sinal de “corta” na frente da garganta – Tá bom... Enfim, agora que você contou pras garotas o nome do carro alegórico, o grupo aqui presente pode ficar quieto sobre isso? É uma surpresa do evento. Sem divulgação! – todas no campo prometem silêncio e Gabi cruza os braços – E que história é essa de Destaque?

Natasha – A dançarina principal do carro não vai poder comparecer ao Carnaval, porque a mãe dela vai ter um bebê ou alguma coisa do tipo. Só sei que ela tá fora e alguém vai ocupar o seu lugar. Não é preciso sambar, afinal o sacolejo do veículo torna um movimento brusco difícil, então a garota só vai precisar mexer o bumbum! – algumas das garotas riem – Negociei agora a pouco com minha tia e ela permitiu essa minha competiçãozinha pra decidir sobre a substituta.

Jamile – Então você já estava planejando tudo isso?

Natasha – Pois é. E então? Ainda querem competir? – nós nos entreolhamos.

As competidoras acabam concordando. Yoshiko, Yayoi e eu sentamos no banco reserva do Vita com as outras jogadoras e ficamos observando. Maria vai tensa, embora determinada, para o gol. As garotas do Fever começam. São todas franzinas e com cabelo comprido, então prendem num rabo-de-cavalo antes de chutar a bola. Gabriele e Natasha olham das laterais e Lupita está posicionada atrás das jogadoras, as três prontas para impedir a bola de voar muito longe.

Maria impede dois gols, mas uma ruiva com nariz fino e orelhas grandes marca ponto no final. Na vez do Hotter, apenas Camila passa por ela e isso chama a atenção das outras. Maria é boa, tem talento, só precisa se soltar mais, e o furacão de alegria da Camila a parabenizando por ser tão talentosa a deixa constrangida. Na vez do Fever, a goleira Vaiola se posiciona. Ela é um pouco carnuda, com lábios cheios, cabelos castanhos e um olhar fixo e perfurante.

As garotas do Hotter começam, mas Anastásia ainda não marca seu gol e sai de cena com raiva, reclamando “não é meu dia”. Algumas de nós rimos inevitavelmente. Agora não parece o grupo de três times rivais e sim uma reunião de amigas. As meninas do Fever são comuns, bem divertidas. Natasha também está se divertindo e até agora brigou pouco com a Gabi. Quem sabe o motivo, mas as coisas estão indo bem. Enfim, na vez do Vita, apenas uma garota marca ponto. Então é a vez da Deise ir para o gol.

Apenas uma menina do Vita fura a barreira dela, e o trio do Fever... Não marca nenhum pontinho! Elas estão aborrecidas, mas Natasha está calma.

Natasha – Olha só... Já encerramos o treino e podemos fazer a contagem de pontos depois.

Yayoi – Mas nós já fizemos a contagem! – ela, Yoshiko e eu levantamos os papeis onde os riscos da pontuação estão marcados do lado dos nomes dos times, para todas verem.

– São preparadas heim. – uma Fever ri – Conseguem fazer um padrão dos nossos gols se a gente der os números das competições? – nós concordamos e todas se amontoam perto.

Natasha – Alou! Eu não terminei! – algumas se contêm para não rir e voltamos a prestar atenção – Muito bem... Que tal fazer agora uma competição entre as capitãs?

Gabriele – Por que não. Lupita, você vai para o gol? – ela concorda e coloca suas luvas.

Já tem um grupo de fãs eletrizados e atentos perto da grade de fora. É engraçado, mas tem mais pessoas prestando atenção na nossa competição do que no jogo dos rapazes. Possivelmente porque as capitãs são lindas, charmosas e atraentes. Natasha é a primeira a jogar e quase passa pela barreira da Lupita quando a bola ricocheteia de volta. Porém, no segundo chute, ela bate na trave e cai atrás do gol. Suspirando chateada, Tasha dá espaço para Gabriele chutar.

Inesperadamente, as duas batem na mão uma da outra na troca, como se fossem colegas e praticassem juntas há tempos. Aconteceu alguma coisa que eu perdi? Gabi andou conversando com a Natasha e descobriu algum segredo dela, e agora está ameaçando contar se ela não for um pouco mais amigável? As duas fizeram um pacto de bom comportamento? Pelo visto não sou só eu pensando nisso aqui. Não que seja ruim. É algo bom. Estranho, mas bom. Deixa pra lá.

Gabriele se posiciona e, como sempre faz durante os treinos de chute ao gol, foca a rede no intenso olhar estreitado. Depois de cinco segundos suspirando, ela tira as mãos dos joelhos e vai correndo a curta distância até a bola, chutando no canto direito. A Lupita mergulha para o lado e então Gabi cabeceia de volta. Contudo, a goleira é mais rápida e vira logo de cabeça para baixo, devolvendo a bola com um chute que a Gabriele precisa desviar antes de receber bem no rosto.

Gabriele – Merda! – reclama rindo – Acho que eu só te bato se for com a ajuda da Camila mesmo! – Lupita levanta rindo e então nós percebemos os aplausos dos fãs, além da presença de mais alguém tentando se livrar dos repórteres por perto – Presidente Edward? O que faz aqui?

Edward – Desculpem se estou tomando o tempo de vocês. – ele ri – Recebi uma ligação do Katagiri e precisei vir assistir com meus próprios olhos essa disputa. – eu me estico um pouco e enxergo o senhor Katagiri Munemasa segurando o seu típico paletó preto num braço, de óculos escuros sobre o rosto – Soube do problema com um elemento do desfile. Como vão resolver isso?

Gabriele – O plano da Natasha era competir pela vaga num treino de chute ao gol.

Sanae – Nós já fizemos a relação dos pontos. – anuncio e sacudo novamente o papel com a anotação na minha mão, antes de abrir pra ler em voz alta – Vita e Fever empataram com cinco pontos, mas Hotter ganhou por oito. – inicia um rebuliço de comentários e ainda mais algumas reclamações baixinhas até o presidente levantar a mão esquerda com um anel dourado, um sinal da Associação de Fãs do Futebol Brasileiro que certamente deve ter sido dado a ele na formatura da faculdade por ser membro do clube, segundo Pedro me contou.

Edward – Sendo assim, eu aceito com o maior prazer uma das garotas da Emília. Quem é?

Gabriele – A escolha estava entre Deise, Flora, Anastásia e Camila. – aponta cada uma.

Katagiri – Ano passado, a senhorita Camila já participou da propaganda da P.M.E.

Edward – Seria uma ótima aquisição. – ele concorda – Mas, sem querer menosprezar todo o grupo de jogadoras aqui presente, eu vi o desempenho das capitãs dos seus times. E fiquei bem impressionado... – o sorriso dele parece insinuativo – Fever, Hotter e Vita: que melhor forma de representar sua equipe do que pela própria líder? Qual sua escolha garotas? Querem participar do desfile de Carnaval como Destaque do carro alegórico administrado por Mark Monterrey e a coordenadora de eventos Talita Petrovity? Aliás, eles já são parentes das senhoritas aqui, não?! – move a mão para Gabi e Tasha – E as duas estão prestes a ser parentes agora.

Natasha – Um momento! O senhor quer a mim, Gabriele e Lupita pra dançar?

Edward – Não, apenas uma das três. E estou, realmente, pendendo mais para uma dentre vocês duas. – todos se entreolham e alguns fotógrafos aproveitam pra tirar várias fotos.

Gabriele – Isso não seria justo com as outras garotas. – agora ela deixou o presidente em uma situação constrangedora – Se elas concordassem estaria tudo bem, mas...

Edward – Então podemos perguntar. – ele volta a sorrir e olha todas nós – Vocês iriam se incomodar caso uma das suas capitãs fizesse parte do desfile em seu lugar? – ninguém vai dizer “sim”, obviamente – Bom, então estão de acordo. E vocês?

Natasha olha pra Gabi, ela vira para a Lupita e as três ficam se encarando num desespero mental. As meninas mal falam de tão tensas, e isso me inclui. De longe eu consigo ver o Oliver e os meninos se espremendo entre os fãs para assistir a cena. Eles devem ter parado o jogo já faz algum tempo e nem percebemos. O presidente está suspirando impaciente e o senhor Katagiri, a quatro passos da grade, troca o paletó de braço com visível cansaço, mas não parece nervoso.

Natasha – Dê o posto para Gabriele. – agora sim, todo mundo está olhando horrorizado e ela nem parece ligar – É sério! – fala para todos – Você concorda nisso, certo?! – Lupita afirma.

Gabriele – Mas por quê? Entre você e eu, nós duas sabemos qual é a mais desinibida, sem vergonha na cara. – Natasha, por incrível que pareça, ri – Tenho certeza de que não teria pudor na hora de vestir uma daquelas fantasias escandalosas. – ela vira para o presidente – É no bom sentido. – ele acena rindo e Gabi olha pra Tasha de novo – E você também faz embaixadinhas de ótima qualidade! – Gabriele está elogiando a Natasha?

Natasha – Certo, mas quem vai fazer embaixadinha é o pessoal da Comissão de Frente.

Gabriele – Que seja! O perfil é atleta/dançarina gata, para dar mais realismo. Você serve! – levanta a mão direita – Sem ofensa. – Natasha ri outra vez.

Olho para o Oliver sem entender e ele parece tão confuso quanto eu. Desde quando que as duas são tão “amigas”? Parecem sempre ter se gostado! É o ar brasileiro ou o sol quente?

Natasha – Vai por mim. Suas curvas são até melhores que as minhas.

Gabriele – No duro? – Natasha concorda e Gabriele a puxa para um canto, sussurrando.

Pela leitura labial, entendi alguma coisa sobre seios. “Os seus são maiores”, a Gabi diz e parece meio deprimida. “Os seus são mais bem-feitos”, a Natasha responde com ar pensativo e, de repente, as duas estão rindo. Não são gargalhadas, mas ali tem risadas. Finalmente, elas vão até o presidente parecendo sérias depois de tanto cochicho. Hyuga desponta na entrada da grade de ferro e parece curioso com a resposta. Willem e Justin estão cada um do lado dele.

Gabriele – Muito bem... Eu aceito. – o presidente sorri – Serei o Destaque da escola.

Katagiri – Ótimo. Tenha a certeza de que não vai se arrepender senhorita Monterrey.

Continua...


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Com a Bola Toda" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.