Conceitos do Cotidiano escrita por Saitoshiba


Capítulo 1
Capítulo 1-Senso comum


Notas iniciais do capítulo

Espero que não esteja errado,porém é apenas minha opinião,se você espera ler uma história,seu lugar não é aqui.Se eu fosse falar todos os exemplos que tenho em mente,a fic só iria ser apenas de exemplos



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/26042/chapter/1

O doce senso comum.Muitos o conhece,alguns não fazem a menor ideia,porém poucos não são precionados por ele.

Ele está com a gente,sempre,desde o início do Estado com suas leis e regras.Se você ainda não entendeu explicarei para você.

O senso comum é o que nos pressiona e modifica nosso modo de ser.Quando você na maioria pensa em fazer o que quer,como destruir tudo para desabafar a raiva por alguma coisa,você para logo e pensa:Não farei isso porque serei punido pelo governo.

Muitos são pressionados por ele,e poucos tentam derrubar a barreira que ele faz sobre nós.Se alguém é tímido,é um exemplo vivo de que o senso comum o pressiona de tal modo que ele não consegue se relacionar.

As pessoas ao verem uma criança se esperniando na loja e sua mãe vem dando uma bronca nele,é um exemplo de que a criança ainda não aprendeu o certo e o errado que o senso comum faz nas pessoas.Ele nos pressiona de tal modo que nen damos conta,e estamos sendo influenciandos por ele.

O senso comum muda dependendo da cultura e educação(serão discutidos em outros capítulos)Se um homem da época das cavernas vier morar na cidade de hoje,ele será tratado como um louco e além de nós,ele também tomara um susto e como não conhece as coisas irá quebrar muitas coisas.Sem um pingo de noção do mundo.Quando você que é estremamente fraco e não pratica nenhuma arte marcial(termo que será discutido em outro capítulo)vai brigar com um cara que tem as habilidades o oposto da sua,ele geralmente diz:Perdeu o senso?.O senso nessa frase seria o senso comum,ou noção.

Quando alguém é louco,ou tratado como louco,ou maluco,é porque ele quebrou a barreira do senso comum até certo ponto,que ela não existe mais para ele.Quando alguém é absurdamente tímido,é porque o senso comum empurra ele até certo ponto que ele não consegue nen olhar para as pessoas,com medo de tudo.

Há vários tipos de exemplos,mas o que eu quero explicar é que o senso comum foi empurrada na gente no momento em que se criou as regras e leis.Se em casa,você anda pelado e faz o que bem entende,na escola você vai ser bem diferente do que é em casa.

Algumas vezes a necessidade de quebrar o senso comum por curto período de tempo aparece,como por exemplo,você nunca iria pegar um copo e tacar no chão so porque tem vontade,ou jogar em uma pessoa o copo,porque você tem senso,mas se um agressor quer te machucar,tacar o copo nele é preciso,logo quebra-se a barreira por um curto período de tempo.

Por isso que ele existe.Para podermos nos relacionarmos com um certo nível de intimidade.Eu vi um exemplo vivo em min de que estou quebrando essa barreira.Quando tinha uns 8 ou 7 anos,eu fazia todo tipo de coisa possível,batia no meu melhor amigo(antes de ele virar),pulava em cima da mesa a abaixava as calsas.Até quando eu fiz 11 ou 12 anos,que o senso comum me esmagou e me fez ficar muito tímido.Por causa disso,eu procurei um psicólogo,com ele consegui um empurrãozinho para quebrar essa barreira.Antes eu nen sequer me mexia direito na frente da turma com medo de alguém rir ou algo do tipo(apenas tímidos entendem),hoje eu até encaro as garotas,mando beijo.Faço muitas coisas que não fazia antes.

Concluimos que o senso comum,na minha opinião e não a verdade absoluta,é o que nos permite nos relacionarmos entre si,mas não podemos nos deixar levar por ele,os conceitos que temos das coisas,são feitas por ele.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Mandem review se vocês têm opiniões diferentes ou iguais.Mais um vez é apenas minha opinião.Tenham um bom dia ^^