Se For pra Lutar, que Seja por Amor escrita por Cauhi


Capítulo 6
Shopping


Notas iniciais do capítulo

Gente, se puderem, leiam minha nova fic? É SasuSaku, eu sei que disse que não gosto e tals... Mas eu até que me cativei escrevendo-a, foi uma experiencia interessante ^^
Minha estrela perdida.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/157526/chapter/6



Capítulo 6 – Shopping



FLASHBACK ON / SAKURA’S POV.



Andava tristemente pelos corredores da escola. Já tinha me declarado cinco vezes, no ultimo mês, pro Sasuke e ele nem dera bola.

Estava distraída, olhando pro chão. 

«Talvez devesse tentar de novo»

De repente, senti um corpo bater no meu e quando percebi, estava em cima de alguém.

- Você não sabe... – parei de falar quando vi que era o Sasuke a tal pessoa que trombara em mim.

- Desculpa – disse ríspido. – Agora acho que já pode sair de cima de mim, certo?

- S-s-sasuke-kun? – corei na hora. – Me-me-me desculpa, não foi minha culpa, eu tava distraída e...

- Poupe-me de comentários, Sakura. Agora anda! Saia de cima de mim.

Fitei-o alguns segundos e meu rosto começou a se aproximar do seu, fechei os olhos e logo comecei a sentir seu hálito gelado bater em meu rosto. Até que ele levantou bruscamente, me fazendo cair sentada no chão.

- Se você não sai, eu te tiro – ele piscou e saiu andando.

- ESPERA! – gritei, em uma tentativa de fazê-lo ficar um pouco mais comigo.

- O que é?

- Sasuke-kun! Por quê? Por que me ignora, me maltrata sentimentalmente? Por quê? – já estava chorando e praticamente gritava.

- Fala baixo Sakura. Olha, eu não gosto de você, só isso. Desista.

- M-m-mas... eu... eu... eu te amo, Sasuke! Eu te amo. Você sabe disso, já escrevi poemas, fiz juras de amor... sempre te abraço, estou do seu lado quando precisa e quando precisou! Por que Sasuke? Por que não pode fazer uma forcinha pra me tratar melhor? Por quê?

- Sakura... mas eu não te a... – ele parou de dizer e mudou de expressão para uma um pouco menos fria, um tanto preocupada e... até com uma pintada de remorso. – Eu... eu gosto de outra pessoa.

- Quem? – disse curiosa, triste, furiosa... Um monte de sentimentos que não conseguia explicar.

Ele respirou fundo uma vez. Duas. Três.

- Hyuuga... Hinata – entrei em choque quando escutei esse nome. Como? Por quê? Ela era tão sem graça... Tão quieta... Tão nem aí pra ele... Tão nerd!

Ele, depois disso, respirou fundo novamente e saiu andando. Pude escutar, ao longe, ele falando algo como “Eu sei que não vai dar certo, talvez eu também tenha que desistir.”

FLASHBACK OFF / HINATA’S POV.



Eu que fiquei quieta e imóvel durante toda a história, relaxei um pouco. Sabia dela de cor, pois eu estava na sala de música, perto do corredor onde eles estavam. Tinha escutado tudo e aquilo tinha me dado tanta... Aflição. Fazer duas pessoas sofrerem ao mesmo tempo, não era justo.

Sakura já estava chorando de soluçar e me olhava como quem pedia perdão. Ela sabia que eu não tinha culpa. Sorri sem graça e ficamos mais algum tempo em silêncio, exceto Ino que abraçava a amiga e pedia pra ela se acalmar.

- Sakura... eu... quer dizer... me desculpa.

- Você sabe que não fez nada, Hina.

- Tudo bem – respirei fundo. – Quer água? Eu vou buscar.

Fui pegar um jarro d’água e alguns copos na cozinha. Fiquei lá por alguns instantes, pensando no sofrimento da garota que, até hoje à tarde, eu odiava. Respirei fundo e subi as escadas, já estava ficando tarde e precisávamos terminar com aquilo.

Passei pela porta marrom onde todas estavam e entreguei um copo e a jarra pra Sakura, que já estava mais calma.

- Ér... vamos continuar? – olhei pras garotas que apenas assentiram. – Bom Sakura, como eu ia dizendo... você precisa dar um gelo no Sasuke. Mostrar que ele não manda em você, que não tem autoridade, que não pode te tratar como bem entender.

- Bom Hinata... ele melhorou um pouco depois daquilo – suspirou. – O que me fez ficar ainda mais confusa.

- Ele é humano, Sakura. Ele tem sentimentos, mesmo negando-os.

- Tem razão – sorriu triste. – Vou tentar ser diferente.

TEMARI’S POV.



Fiquei fitando o teto dês do começo daquelas conversinhas de garoto. Eu gostava de um, que, além de não me dar à mínima, não tinha um gênio que batesse com o meu. Aquela conversa me trazia tristeza, inquietação. Só participei dela algumas vezes, quando realmente precisei.

- Temari, sabia que a Kin está namorando o Shikamaru? – Hinata sussurrou e eu apenas arregalei os olhos e soltei um “hã” meio desnorteado. – Isso mesmo, namorando. Eu sei que você gosta dele, porque não corre atrás?

Levantei bruscamente e encarei a Hinata.

- Xiu! Fala baixo. Ninguém aqui sabe, nem a Tsuri.

- Agora sabem – ela sorriu de canto e eu quis pular no pescoço dela. – Relaxa Tema, ninguém tá prestando atenção.

Olhei em volta e todas estavam distraídas. Tenten jogando vídeo-game com a Matsuri e Ino fazendo a unha da Sakura.

- Hm. Olha Hinata, eu... eu não sei o que fazer. Eu nem sei se quero fazer alguma coisa! Eu... só não estou a fim, sabe. Não quero sofrer, não quero. Você viu como a Sakura chorou igual criança só por causa de uma memória...

- Temari, você é minha colega e eu vou respeitar a sua decisão. Se você não quer que eu me meta, não vou me meter. Mas, olha, de todas as garotas do seu grupo, você é a que eu mais me dou bem, então quero que saiba que sempre estarei aqui, ok? – assenti e sorri agradecida pra ela. – Agora vamos jogar vídeo-game? A Tenten disse que conseguiria vencê-la de olhos vendados.

- Aé? Então vamos ver – ri e me levantei, indo sentar perto da Matsuri e a Hinata perto de Tenten.

HINATA’S POV.



Não entendo porque a Temari é tão orgulhosa, deixar escapar alguém por medo de sofrer, não consigo entender mesmo! O pior erro do ser humano é justamente ter medo de errar!

Consegui, pelo menos, fazê-la levantar daquele espaço que já deveria estar cansado dela e então fomos jogar vídeo-game. Temari venceu de Tenten a primeira vez e depois perdeu pra mesma. Continuamos jogando até umas onze horas da noite e então resolvemos ir dormir.

Como só existiam cinco camas de casal, resolvemos deitar todas em dupla para não gerar brigas. Temari ficou com a Tsuri, eu com Tenten e Sakura com Ino.

INO’S POV.



Alguns raios de sol entraram pela cortina branca daquele quarto e encontraram minha pele gélida, me incomodando. Abri os olhos lentamente e percebi que só tinha mais uma garota no quarto que, pelo cabelo, deduzi ser a Tenten, levantei e me espreguicei. Acostumada com o sono que ainda me consumia, caminhei lentamente até porta que estava aberta. Escutei passos no andar de baixo e então fui lavar meu rosto e escovar os dentes.

Depois de tudo feito, desci correndo as escadas e vi a rosada arrumando a mesa.

- Que horas são?

- Hm... Três horas da tarde – Sakura respondeu, com um tom irônico. – Porquinha, sabia que é feio acordar tarde, principalmente na casa dos outros?

- Cala boca testuda. Cadê a Hinata e a Temari?

- Acabaram de sair, não faz nem cinco minutos – Tenten entrou na cozinha com um sorriso doce. – Encontrei alguém que dorme tanto quanto eu – riu.

- Você não estava dormindo? Como sabe? – franzi a testa. – E ah, isso porque você ainda não viu o Naruto – ri.

- Eu acordei antes de você – sorriu. – Tomei um banho e deitei de novo, mas não dormi e então pude escutá-las saindo. Ah! Ino, acho melhor ir tomar um, já está na metade do dia e provavelmente sairemos para fazer algo.

- Hm... Bingo, Ten! – sorri e sai correndo até o quintal da Hinata. Pude escutar Tenten falando algo como “Você ainda está de pijama”, mas ignorei. – HINATA! TEMARI! – Gritei por elas que, pela minha sorte, ainda estavam conversando com o porteiro da mansão Hyuuga.

- OLÁ INO! – Hinata gritou em resposta. Corri até elas e então fiquei olhando-as enquanto recuperava meu fôlego.

- Garotas, que tal irmos ao shopping? Comemos lá! Não precisamos fazer o almoço.

- Ino! Você só pensa em shopping, é? – Temari riu e eu fiz uma cara de emburrada. – Desculpa se te magoei Porquinha – revirei os olhos.

- Tá falando igual a Sakura. Mas então, vamos? Por favor! Assim podemos comprar os nossos vestidos pro meu aniversário, não precisamos fazer o almoço, vai ser bem mais prático e produtivo!

- Seu aniversário? – Hinata arqueou a sobrancelha e me olhou desconfiada. Sorri e assenti feliz.

- Hina! – Temari a olhou com reprovação. – Está caindo no dom da Ino? Não acredito! Esperava mais de você – ela fingiu-se surpresa e eu soltei uma risadinha abafada.

- Vamos, vai! Meu aniversário vai ser semana que vem, iria convidar vocês na segunda-feira.

- Tudo bem. – Hinata nos puxou para dentro da casa e contou as garotas o nosso novo passeio.

- Ino, você tá parecendo uma Porquinha mesmo – Sakura riu. – Todas nós já tomamos banho, só falta você.

- Claro Testudinha – ri da expressão da rosada – Tchau, tchau, queridas da minha vida – sorri e subi correndo as escadas.

Peguei minha toalha roxa com flores brancas e fui tomar banho no banheiro que tinha no quarto de visitas.

SAKURA’S POV.



Até que estava sendo legal passar tempo com a Hyuuga. Não sabia que ela podia ser tão descolada e legal, antes parecia uma garota sem sal, sem açúcar, sem nada...

Desarrumei a mesa que tinha acabado de colocar e então fui me arrumar devidamente, junto com as outras. Liguei pra Matsuri, que teve que ir embora porque não tinha levado nenhuma troca de roupa ou escova de dente, pois tinha vindo logo depois do passeio com Kankuro.

Vesti uma blusa japonesa típica, branca com pétalas de sakura e uma argolinha de metal vermelha. Jeans vermelho e uma sapatilha. Deixei meu cabelo solto e de maquiagem só passei um blush rosinha.

Fui a primeira a me arrumar e logo em seguida, desceu a Hinata que estava com uma jaqueta amarela com uma parte da manga em azul, saia azul de prega e uma rasteirinha. No cabelo, que estava solto, tinha apenas um tic-tac amarelo prendendo uma pequena parte da franja e no rosto, um blush rosinha.

Depois foi a vez de Temari e Tenten, que desceram juntas. Temari estava sem maquiagem, com o cabelo preso em um rabo de cavalo, um top preto com uma blusa social por cima, amarrada a cima do umbigo e de mangas curtas. Um colar, um jeans azul com um cinto da mesma cor e um all star preto.

Tenten usava o cabelo amarrado em dois coques com um paninho verde. Braceletes dourados nos braços, blusa de touca, verde, e cintos da mesma cor, uma calça cinza com bolinhas combinando com a blusa e uma sandália preta. De maquiagem foi um blush rosinha também, só que um pouco mais escuro que o meu e o da Hinata.

Ino foi a última a descer, pois tinha ido tomar banho. Ela usava o cabelo preso em um rabo de cavalo, com um tic-tac preto de enfeite. Era a única que estava com bolsa, que era verde bebê com alças brancas a bolinhas rosas e amarelas, também era a única que estava usando brincos, apesar de serem discretos. Vestia uma blusinha roxa escura com um desenho em branco, a blusa era estilo triângulo, tampando o umbigo, mas subindo um pouco e também amarrava nas costas, que estava praticamente nua. Usava bermuda preta um pouco colada e rasteirinha. De maquiagem apenas um blush cor de pêssego.

Arrumamos o que faltava e fomos ao shopping. Tenten e Ino foram comigo e ficamos responsáveis por buscar Matsuri que usava uma blusa bege com babados e sem estampa, uma saia rosa com pétalas de flores, um pouco cumprida, pulseira marrom clara e uma bolsa rosa de alça combinando com a pulseira. Sem maquiagem e cabelos soltos. (N/A: Matsuri aqui)

HINATA'S POV.



Conversei com Tenten para ela ir no carro das minhas outras colegas, pois tinha um assunto a tratar com a Temari. Fomos até metade do caminho em silêncio.

- Vai mesmo desistir de tudo? – disse, ainda olhando para frente.

- Sabia que não deixaria isso passar tão fácil – riu incomodada. – Talvez eu faça algo Hina, mas não estou afim agora, então por favor...

- Tudo bem – respirei fundo. – Se você quer assim...

Parei o carro no estacionamento e andamos até o local que tínhamos marcado de se encontrar com o restante do grupo.

Chegamos lá e ficamos paradas algum tempo, até aquele filhote de cruz credo do demônio aparecer, sinceramente, estava sendo bom de mais para ser verdade.

Acho que pela minha expressão dava pra ver uns “¬¬” saindo igual metralhadora querendo a garganta do tal sujeito. O pior? Estava com Temari que provavelmente iria me encher de perguntas depois.

- Olá Hinata – ele parou e me olhou da cabeça aos pés. – Pelo jeito ainda é tímida – sorriu cinicamente. – Não vai me apresentar sua amiguinha?

- Temari, esse é o filho da besta e capeta, essa é a Temari minha colega de classe.

- Ér... oi – Temari sussurrou sem graça. – Qual seu nome?

- F-

- Acho melhor não saber, acredite. Não é flor que se cheire e você também não precisará dessa informação inútil – o interrompi. – Agora ele já tem que ir, não é mesmo? Ah, a Tenten está chegando –sorri ao ver a expressão dele com um pouco de pânico. Um dia eu ainda faria pior do que ela, com certeza, eu o mataria, mesmo se passasse o resto da vida na cadeia.

INO’S POV.



Chegamos ao shopping e logo avistamos as duas garotas. Caminhamos até elas em silêncio. Hinata era a mais estranha e Tenten em seguida, não sei o motivo, já que ela estava tão feliz até uns segundos antes de avistá-las.

Eu não sei se sou a única, mas não gosto de silêncio e aquele estava me incomodando.

- Ei garotas! Estamos num shopping, porque esse clima de velório? – sorri o mais animadamente possível e consegui tirar um sorriso das meninas também.

- Isso aí Porquinha! – Temari disse, rindo. – Por onde começamos?

- Vestido. Festa. Ino – Sakura falou sorridente.

Andamos por várias lojas e nenhuma delas tinha o nosso gosto. Fala sério! Será que lojas de shoppings e roupas caras são sempre horríveis? Tipo, o que dá em uma cantora usar aqueles tipos de roupa que a Lady Gaga usa? E algumas roupas horríveis da Beyonce ou da Rihanna? Ninguém merece. Elas têm dinheiro. DINHEIRO! Muito mais que todas nós juntas, e usam aquelas roupas horríveis!

Continuamos andando até desistir e resolver ir ao cinema. Estava passando só filme chato, pra variar. Escolhemos um qualquer, compramos pipoca e refrigerante e sentamos na última fileira.

Eu, sinceramente, não sei dizer a história do filme, tipo, no filme inteiro devia ter morrido umas 3.000 mil pessoas, destruído uns 10 carros e adivinha? Tudo feito, praticamente, por um cara só que no final morre nas mãos do mocinho. Bem criativo.

Pude perceber a Tenten e a Hinata rirem um pouco alto, e ninguém se importou, o filme era chato mesmo. Fiquei fitando-as curiosa, até perceber o que estavam fazendo: jogando pipoca nas pessoas.

Arqueei uma sobrancelha e chamei a Hinata. Pelo que conhecia, ela era apenas uma menina que não teria coragem de aprontar com ninguém.

- Ino, a Hinata quando está com os amigos, resumindo, eu, Neji, Shino, Kiba e a Alika, se solta totalmente. Vocês não conhecem a Hinata que eu conheço! – disse a Tenten, entre risos.

Peguei uma pipoca e joguei também. Acertou um homem gordo, que olhou pra trás e eu fingi que estava interessadíssima no filme. Gostei da sensação e comecei a tacar mais.

- As senhoritas estão tumultuando essa sala, poderiam se retirar? – disse um homem que apareceu completamente do nada.

- Já que você pediu... não – Temari sorriu desafiadora.

- Não me façam usar a força bruta com vocês – ele resmungou fazendo Tenten praticamente dar uma gargalhada. – O que foi mocinha? Não acredita? – sorriu cínico.

- Eu sou um pseudo-jinchuuriki do Yonbi, querido – ela riu e ele arqueou uma sobrancelha, provavelmente não entendendo as coisas malucas de luta que a Tenten dizia – Isto é, eu sou quase tão forte quanto o Roushi, aquele lutador famoso que é especialista em quatro formas de luta dês dos sete meses de idade, quando começou a treinar, sabe? – ele riu sarcasticamente.

- Peço que se retirem – disse frio. – Um dia quem sabe eu luto com você, criança – Tenten rangeu os dentes e a Hinata riu.

- Tudo bem, já estamos saindo, gatinho – pisquei pra ele de forma sensual e me levantei indo para a porta daquela sala escura. Antes, trombei com ele lentamente e mandei um beijo, pude ver que ele corou e todas nós rimos da minha provocação.

Andamos até a saída do cinema e ficamos paradas um pouco pensando no que iríamos fazer.

- Gente, eu to morrendo de fome! – resmunguei. – Não comemos nada no cinema – ri. – Foi a primeira vez que fui expulsa dele! – ri mais ainda, acompanha pelas outras.

- Eu também. Pras duas coisas – Matsuri riu, passando as mãos na barriga.

- Mas não poderemos ir agora – Sakura disse, abrindo um sorriso de orelha a orelha.

- Por quê?

- Olha lá, Porquinha-chan – ela apontou pra uma loja rosa e branca e saiu andando até ela.

Chegamos à loja e, tenho que admitir, a Sakura tinha total razão pra deixar a fome de lado! Tinha vários vestidos e sapatos mais lindos que os outros!

Cada menina comprou um vestido pra ir ao meu aniversário. Todos eram lindos! Hina lembrou que ainda tinha a Alika e então pegou um vestido branco, perfeito! Compramos nossos sapatos e fomos até a praça de alimentação, não tínhamos comido nada e já eram cinco horas da tarde!

Sentamos em uma mesa que tinha exatamente seis cadeiras. Digo, praticamente nos jogamos nela.

- Eu vou pedir – Hinata se ofereceu.

- Se você quer – Tenten riu.

- O que escolhem?

Cada uma pediu algo diferente. A princípio íamos pegar um lanche, mas estávamos com tanta fome que apelamos pra comida. Nossa bebida foi suco de morango com leite.

Comemos rapidamente. Quando íamos descer a escada rolante, Hinata e Tenten pararam e reviraram os olhos, logo em seguida caminharam até um indivíduo que eu já tinha visto antes não sei onde, mas sinceramente, não gostei dele.

- Já falei pra você sumir da minha frente, não já? – Hinata disse um pouco alterada.

- Isso mesmo, ou você quer apanhar de novo? E cara, eu não vou pegar leve.

- Não posso mais passear no shopping e vir comer? – ele disse cínico o que fez as suas rangerem os dentes. – Quanto ódio – eu mesma estava praticamente indo lá dar uma lição nesse cara horroroso.

- Não. Não enquanto estivermos aqui ou eu chamo a polícia. – o comentário da Hinata o fez rir como quem diz “Se eles fossem fazer alguma coisa...” – Some da minha frente, tá entendendo? SOME! Eu já te disse isso, eu não quero ver você, seu canalha! – Tenten segurou o braço da amiga pra ela não voar em cima do pescoço do garoto. – Eu tenho nojo de você, NOJO! Nojo de tudo o que você me fez e tudo o que você me faz lembrar! Eu te odeio, seu estúpido! – Algumas lágrimas saíram dos olhos da Hyuuga.

- Olha aqui, acho melhor você dar meia volta e sumir da nossa frente, ok? Não vou me responsabilizar pelos meus atos.

- Vejo que ela ainda precisa de guarda-costas. Estranho o menino cara de cachorro não estar aqui –ele riu sarcasticamente, deixando-as sozinhas e indo em direção a um fast food que tinha ao lado da escada rolante.

As duas permaneceram um pouco paradas e então resolveram voltar a passos lentos.

- O que foi isso? – Matsuri perguntou curiosa.

- Nada – Hinata suspirou e olhou pra Temari que provavelmente já teria visto aquele homem antes.

- Por isso estavam estranhas na hora da entrada?

- Sim Ino. Olha *minna, esqueçam isso, ok? Por favor.

- Isso o quê? – Hinata me deu um sorriso agradecido. – Olha lá os meninos – apontei pra escada rolante que subia.

- Olá meninas – Naruto nos cumprimentou, dando um sorriso contagiante.

- Olá amor – Hinata o abraçou e deu um selinho nele.

- Olá garotos – nós todas dissemos em uníssono.

- Shino? Neji? – a morena de olhos perolados arqueou uma sobrancelha ao olhar para os amigos que estavam junto com o resto.

- Naruto ligou pra gente e perguntou se queríamos ir ao shopping – Shino disse sério. – Como não estávamos fazendo nada mesmo... – deu de ombros.

- E o Kiba?

- Ele foi ao parque de diversões com a Alika que reclamou que ele levou você e ela não – Neji deu um pequeno riso.

- Ah, desculpem-nos. Olá garotas – Suigetsu falou em nome de Shikamaru, Gaara, Sasuke e Kankuro.

Todas rimos.

- Ei, meninas – Sasuke disse em um tom meio frio – Amanhã vamos à praia, querem ir?

Olhei para as minhas amigas e percebi que sim.

- Claro que vamos – sorri. – Que horas?

- Não pode ser antes do meio dia, ok? Porque se não a Ino não consegue acordar – Sakura sorriu e eu a olhei com raiva.

- Ou a Testuda-chan vai ficar toda mal humorada – ri.

- Isso é problemático – Shikamaru mal abriu a boca e Temari já bufou. – Principalmente ela – ele apontou pra suposta amada e eu não me contive e ri. – Nos encontramos lá 13h00min, pode ser?

Concordamos e fomos pra casa da Hyuuga. Ela a limpou com nossa ajuda, o que não achei nem necessário, pois a mansão estava completamente limpa. Resolvemos ir dormir na casa da Sakura, ou melhor, eu, Temari e Matsuri. A Hinata e a melhor amiga iriam ficar lá mesmo, o que deduzi ser ideia da morena de coques, já que Neji provavelmente não iria sair à noite.

«Algo me diz que amanhã será um dia de novas experiências... Quem sabe por os planos da Hinata em prática?»

PRÉVIAS



- O que foi Hinatinha? Não gosta mais de mim? – ele fez um bico fingindo tristeza e voltou a se aproximar de mim. Apertou minhas coxas e sentou em meu colo. – Assim eu fico triste e você vai ter que me recompensar.

***

- Hm, obrigada – ela disse fria, o que deixou ele um pouco assustado – Vamos fazer algo?

***

- Se você não se importa Sasuke – pude perceber que ela segurou pra não revirar os olhos. – Eu vou jogar vôlei com a minha amiga – ela riu irônicamente e saiu andando com Ino. Sakura é uma garota inteligente, aprende rápido.

***

- Que eu saiba ela está ocupada e também pode esperar – disse um pouco alterado, voltando a olhar pra mulher.

***

- Quieto Nara-preguiça – Temari riu da expressão do moreno.

***

- Sim, estou – suspirei. – Eu vou matá-lo. Assim como ele fez com a minha inocência! E não importa se eu passar o resto da vida na cadeia, eu vou matá-lo!

***

- Beijos – acelerei o carro e fiquei pensando em vários modos de matá-lo. Sabia um perfeito. Quem sabe eu ainda saio livre dessa?

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

* Minna = Pessoal, galera, povo, gente.
Espero que tenha ficado um pouco mais emocionante esse. Tentei, né.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Se For pra Lutar, que Seja por Amor" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.