Segredo escrita por daghda


Capítulo 1
O Esconderijo


Notas iniciais do capítulo

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram."
(Grahan Bell)



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/13497/chapter/1

Decidi começar um projeto. Este projeto se revela diante dos meus olhos com proporções suaves, porém significativas. Será para aqueles a quem eu sei que devo oferecê-lo e será também pra mim mesmo. Porque me impelirá a por à prova tudo aquilo por que tenho caminhado há algum tempo.

Há algum tempo tomei uma decisão. De descobrir a mim mesmo, conhecer o que há de mim em mim, porque pressentia que havia mais de mim do que eu podia tomar consciência até então.

Foi quando os sonhos começaram, ou retornaram à minha vida.

Desde então tenho descoberto segredos. Segredos muito bem escondidos. Seu esconderijo é muito seguro, e o é exatamente por ser obvio. Temos sempre muita dificuldade de perceber aquilo que está diante dos nossos olhos. Quantas vezes nos pegamos procurando por toda a casa aquela caneta que está exatamente onde deixamos, sobre uma mesa ou um armário? Por isso digo que quem tenta desvendar os segredos de que estou falando, sem buscar primeiro saber dele, conhecê-lo, discerni-lo, será sempre muito mais difícil encontrá-lo. O que é mais fácil encontrar? Aquele anel de estimação que se perdeu em sua gaveta ou o anel de um amigo recente, que ele perdeu antes mesmo de você ter podido deitar os olhos, perceber apenas um detalhe, procurando-o apenas tendo como referência algumas descrições verbais que seu amigo com muita boa vontade tentou lhe dar?

Esses segredos não são ermos. Estão perfeitamente localizados onde devem estar e permanecer. Podemos conhecê-los, nos beneficiarmos deles, mas nunca negligenciá-los, porque nesse caso eles se voltam contra o negligente.

Não, eu não os revelarei. Falarei deles, tratarei deles, mencionarei eles, mas sem revelá-los. Mesmo porque não será necessário. A partir do momento em que eles forem abordados no meio do assunto, eles passam a ser perceptíveis do lugar onde estão repousados, e todas as vistas poderão contemplá-los.

Não, eu não tenho pretensões de que este trabalho seja uma apostila, ou que ele seja didático, no máximo pra mim ele o será. Para todos os que o lerem ele não passará de baluarte, obeliscos, pontos de orientação e guia, como estrelas reconhecidas em suas inconfundíveis constelações, como fitinhas coloridas amarradas nos galhos demarcando uma trilha na floresta.

Eu sempre as seguirei, sempre desejando voltar ao ponto onde está o segredo, a fim de me beneficiar dele de novo, contemplando-o e com ele aprendendo.

Não tenho a pretensão de escrever algo misterioso, nem encher o texto de códigos secretos e informações escondidas, de escondidos já bastam os próprios segredos dos quais falarei sem revelá-los.

A única coisa que desejo através deste e mostrar o fiapo de luz que adentra pela senda.

 Definitivamente vou falar de fé, religiões, filosofias, mas não deixarei de ser fiel a nenhuma delas, assim como não me tornarei escravo de nenhuma. Apenas falarei delas como mapas rotos que indicam localizações exatas. Estas sim, estão sempre codificadas, em anagramas, comparações, substituições, parábolas, etc.

Claro que muito do que eu escrever aqui parecerá incongruente,destoante, confuso, desconexo. Mas assim é o segredo. Ele só se concatena quando se torna parte do todo, e o todo e aquilo que há de si mesmo em si mesmo.

Acho que aqui já dei dicas suficientes de onde e como começar a busca pelos segredos.

" Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina "
Cora Coralina           


" Há três coisas que não voltam atrás:
- A flecha lançada;
- A palvra pronunciada;
- A oportunidade perdida."
Provérbio Chinês


" Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros ! "
Autoria Desconhecida

" Você quer ser feliz por um instante ? Vingue-se.
    Você quer ser feliz para sempre ? Perdoe "
Tertuliano         


" Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência
    poderíamos ganhar, pelo simples medo de arriscar.."
William Shakespeare


" Uma  das  mais  lindas compensações desta vida é que ninguém poderá
    tentar ajudar outra pessoa, sem ajudar a si mesma  "
Ralph Waldo Emerson

"Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: nem ele me persegue, nem eu fujo dele ! Um dia a gente se encontra !"
(Mário Lago)

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram."
(Grahan Bell)

Sempre há um pouco de loucura no amor, porém sempre há um pouco de razão na loucura".
(F. Nietzshe)

"Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias enquanto aguardam a grande felicidade.“
(Pearl S. Buck)

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente."
(Soren Kierkegaard)

"Para que repetir os erros antigos quando há tantos erros novos a cometer?"
(Bertrand Russel)

Se   fosse   assim   tão   simples!   Se   o   problema  se resumisse à existência de pessoas ruins cometendo atos malignos,  insidiosamente, em alguma parte,
bastando apenas afastá-las de nós e destruí-las!
Entretanto, a linha divisória entre o bem e o mal perpassa o coração de cada ser   humano.   E  quem  estará  disposto  a  destruir uma parte do seu próprio
coração?

Alexander Solzhenitsyn, O Arquipélago Gulag.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram."
(Grahan Bell)



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Segredo" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.