O Desabrochar de Uma Dinastia escrita por Landgraf Hulse


Capítulo 13
Capítulo XII




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/805510/chapter/13

Emma Hastings, a baronesa Hastings, era uma mulher pequena, morena, com olhos castanhos e seu tom vermelho de pele mostrava que ela tinha realmente passado a vida toda perto do mediterrâneo.

Lady Hastings então era o contrário de Catherine e suas damas. Elas eram altas ou tinham uma altura média; era loiras ou ruivas, embora ruivas não fossem consideradas tão belas assim; elas tinham olhos claros e tinham uma pele tão clara que pareciam nunca ter tido contato com sol.

Eram mulheres diferentes, que pareciam ter em comum apenas a riqueza de suas famílias, e um título de nobreza.

  – Eu estou me sentindo muito privilegiada pela senhora ter me convidado, nunca pensei que iria estar na presença de uma arquiduquesa.

 – Eu também fico feliz que a milady tenha aceitado. Não deve ter sido uma viagem muito agradável.

 – Não tem importância no momento. Mas minha querida Mary, me falou que haviam seis damas, só vejo quatro.- Lady Hastings não era alguém desagradável, nem rude. Mas era muito inteligente e muito curiosa, e isso poderia as vezes ser desconfortável.

  – O filho mais velho de Lady Penryn, o barão Vernon de Corby ficou doente e Lady Penryn o foi visitar.- Catherine não se importava por Lady Dacre falar isso em seu lugar, mas isso não foi nada educado.– E Lord e Lady Everton tiveram que se isolar em Meon Park, Bedfordshire, com o barão Meon e Lady Caroline. Lord Everton decidiu inocular eles contra a varíola. E por sinal eles já deveriam ter saído do isolamento.

  – É muito bom que Lord Everton tenha decidido inocular sua família, a inoculação é uma proteção. E pensar que existem tolos que são contra...- Lady Hastings então iniciou uma grande defesa a inoculação. E por mais que Catherine não desejasse admitir, ela seria perfeita para ensinar suas filhas.– E a senhora minha marquesa? Já decidiram se inocular contra a varíola?

  – O marquês decidiu esperar que nossas crianças estejam mais fortes. A varíola é uma doença muito forte, não importa qual variação.

Lady Hastings apenas concordou, e a sala ficou em silêncio, apenas tinha um ocasional comentário.

  – Imagino que a senhora não me convidou apenas para tomarmos chá e conversar. Ou estou enganada?- Catherine agradeceu a Deus por isso, Lady Hastings facilitou seu trabalho.

  – A milady está certa. Eu a chamei aqui para oferecer um lugar na casa da marquesa.- Apesar de Lady Hastings saber esconder bem, era possível notar uma ponta de surpresa e alegria em seu rosto. Mas quem não estaria. Ter um lugar na casa da marquesa de Bristol era, no momento, uma grande oportunidade, afinal nem todas as esposas de nobres poderia servir a casa da rainha, e sem princesa de Gales, a marquesa era uma das grandes mulheres do reino.– Eu gostaria que a milady fosse professora de minhas pequenas príncesas.

O sorriso de Lady Hastings vacilou por um momento, mas logo voltou. Era uma boa oportunidade, não era um lugar no círculo íntimo de Catherine, mas era no círculo de convivência.

  – E ensinaria o que?

  – Minhas pequenas devem aprender italiano. Mas a senhora tem uma educação tão impecável que gostaria também as ensinasse como ser princesas. A milady seria a... governanta dos filhos de Bristol.

Lady Hastings ficou calada, ela parecia estar pensando. Então enquanto isso Catherine voltou para seu chá, que já estava frio.

  – Meu querido Philip comentou que está se cansado de Roma. E meus queridos meninos desejam estar mais tempo com a baronesa viúva. Seria bom ficar mais tempo na Inglaterra.- Ela aceitou, Catherine não mais teria que se preocupar com os idiomas ou etiqueta de suas filhas.– Eu poderia conhecer as príncesas?

  – Lady Howard poderia chamar minhas filhas.- Com essa ordem Lady Howard saiu rapidamente. Catherine não a culpava, os modos de Lady Hastings faziam todas as damas de Catherine parecerem da pequena nobreza.

O mesmo Catherine poderia pensar de si mesma. Mas ela teve a grande oportunidade de nascer como uma arquiduquesa. Catherine foi educada para ser a consorte de um monarca, e embora isso não tenha acontecido, Catherine agia como uma consorte real.

Logo Lady Howard chegou com Anne, Catherine e Alice. O que foi um alívio para Catherine e suas damas, agora Lady Hastings tinha uma distração.

Catherine ficou todo o momento observando Lady Hastings e suas pequenas príncesas. Lady Hastings parecia gostar muito de crianças, ela era gentil e mansa, e suas filhas pareciam ter gostado dela.

  – A milady tem muitos filhos Lady Hastings?- Catherine não pode evitar essa pergunta. Ela não queria separarar uma mãe de seus filhos.

  – Eu tenho seis lindo menininhos. Embora eu tenha que confessar que quando Ferdinand nasceu fiquei decepcionada por não ser a pequena Emma que tanto desejava.- Seis filhos todos homens era uma situação bastante... horrível. Embora muitas mulheres, como Lady Howard por exemplo, desejassem estar no lugar de Lady Hastings.

Logo as príncesas sairam, talvez para brincar, embora Catherine tenha ouvido algo sobre flores. Lady Hastings pode concordar que as príncesas eram crianças muito agradáveis e inteligentes, e seria uma alegria para ela servir como professora.

Mas Catherine pode notar que enquanto falava com Lady Hastings, uma criada chamou Lady Clasterberg, falou algo e a deu uma carta. Não era algo bom, Catherine deveria se preparar.

  – Senhora, um mensageiro vindo de Meon Park trouxe uma mensagem.- Ainda não era ruim. Mas quando Lady Clasterberg entregou o papel, o que ela acrescentou não foi bom.– Ele tinha uma faixa preta no braço.

Catherine não falou nada, ela não poderia falar nada. Alguém havia morrido.

 ▪︎---------------------------------------▪︎

William estava muito concentrado no projeto que estava na sua frente. Era algo muito importante, e deveria durar por séculos, seria um grande símbolo para todas as próximas gerações.

  – O mausoléu meu senhor vai ser em estilo palladiano, feito com pedra de Portland. Eu também pensei que seria muito bom colocar uma cúpula no meio decorado símbolos de vossa família.- Nos planos e desenhos de Sir Edmund Brocket o mausoléu seria algo muito bonito. Mas ele não deveria ser apenas bonito.

 – Com toda certeza será espetacular. Mas é de meu desejo que ele sirva como o local final de descanso não só para mim é para a marquesa, mas também para todos os outros marqueses e suas esposas.‐ William não precisava falar que também seria para as crianças Tudor-Habsburg que morressem jovens.

  – Eu pensei nisso senhor. O prédio será muito grande, e também ele será elevado, o que vai possibilitar o uso do subsolo.- William estava impressionado. Sir Edmund realmente parecia ser um arquiteto capaz.

  – Muito bem. Se o Sir conseguir construir esse mausoléu, talvez logo exista um 1° baronete Brocket.- Isso serviria de motivação para o homem. Ele já era um Sir como cavaleiro. Mas ser um Sir como baronete era melhor.– Mas também temos os jardins.

  – Meu senhor pode decidir fazer neles o que bem desejar. São seus jardins.
William gostou disso. Então foi decidido que haveria que a parte principal não haveria árvores na frente, apenas nos lados e atrás. E na fachada principal haveria canteiros de flores.

  – E quais flores meu senhor planeja plantar?- Era uma boa pergunta. Rosas brancas e vermelhas seriam uma boa escolha na opinião se William.

Mas ele não pode falar. Os pequenos Ernest e Anne, que queriam muito ficar com o pai fizeram isso no seu lugar.

  – Naturalmente devem ser lírios.

  – Lírios são suas flores preferidas Ernest. Ficaria lindo se fossem tulipas.- Mas essas eram as flores preferidas de Anne.– O que você acha papai?

Em outra ocasião William não saberia o que dizer, mas essa decisão já tinha sido tomada.

  – Nós somos os Tudor-Habsburg, sendo assim serão em sua maioria rosas, da cor branca e vermelha.

  – Não seria nada alegre esse lugar, seria tão metódico.- William as vezes se impressionava em como Anne poderia ser inteligente, ele não usava essas palavras quando tinha a sua idade.

  – Não é para ser alegre Anne. É onde vão ficar os mortos. Mas eu concordo, nós usamos muitas rosas. Seria muito mais bonito com vários tipos de flores, lírios, delfinos, narcisos, tulipas. Você não concorda Anne?- Anne apenas assentiu alegremente. Eles poderia ganhar qualquer coisa quando concordavam em algo, nem parecia que estavam sempre discutindo.

  – Eu tenho que concordar meu senhor. Embora seja um mausoléu, ele será um jardim com um mausoléu. Além do mais ficará em Bristol, as pessoas visitarão o jardim.- Sir Edmund parecia estar achando tudo muito engraçado, mas pode concordar.

  – Está certo então. Por que vocês não vão procurar seus irmãos e perguntar quais flores eles gostam.- Embora William já soubesse, crianças eram bastante indecisas, hora gostavam de tulipas, hora de jacintos.

As crianças parecem ter gostado da ideia, mas quando abriram a porta para sair Lady Howard estava no lado de fora com Catherine e Alice.

  – Sua Alteza meu marquês, alteza conde de Rivers, alteza príncesa Anne, Sir Edmund.- As vezes era ridículo a regra do primeiro comprimento.– Minha senhora príncesa Anne, sua mãe a marquesa a está chamando, assim como suas irmãs para conhecer sua nova professora de italiano.

Anne se despediu de William e Sir Edmund e foi com Lady Howard. Ernest vendo que ficaria só foi então procurar Charles.

  – Eu me lembrei meu senhor de algumas outras dúvidas.- Com isso os próximos minutos de William foram gastos resolvendo essas dúvidas.

Tudo estava muito bem. A paz reinava na sala. Mas quando Catherine entrou de forma agitada no escritório, William já pode deduzir que ela não tinha boas notícias.

  – Sir Edmund, poderia nos deixar a sós?- O cavaleiro fez uma mesura e saiu.

  – Aconteceu algo? Não me diga que sua mãe morreu.

 – O que?! Não! Eu recebi uma notícia vinda de Meon Park. Você se lembra do pequeno Carl?-William tinha essa opção de esquecer. Mas ele ainda não entendia como Lady Everton fez com que Everton se deitasse com ela novamente, para fazer o pequeno barão.

  – Não eu teria possibilidade de esquecer. O que houve com o pequeno Meon? Não me diga que Everton foi elevado a marquês.- O rosto de Catherine continuava sério.– Quem morreu?

  – O pequeno Meon como você chama é agora Carl Everton, 4° conde Everton. Sendo assim Charles Everton, 3° conde Everton morreu.- Por isso William não esperava. Ele não sabia o que dizer.– Pobre Charlotte, está viúva! Pobre Caroline, não tem pai, e pobre Carl, é um conde aos cinco anos.

Era algo horrível, uma pena. William não era amigo de Charles Everton, mas era de Charlotte. Ela deveria estar inconsolável. Qualquer viúva de 30 anos com dois filhos pequenos deveria estar.

 – Você não vai falar nada?- Catherine também estava bastante preocupada.

  – Qual a causa da morte?

 – Não foi escrito. Vou mandar prepararem uma carruagem para Meon Park.- Depois disso Catherine saiu apressadamente.

William ainda não sabia o que pensar, embora pudesse ser um pouco egoísta de se pensar, com a planta de um mausoléu na sua mesa, William não parava de pensar que poderia ser com qualquer um, inclusive ele.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Desabrochar de Uma Dinastia" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.