Teoria do jogo: Five Nights at Freddy's 1,2,3 e 4 escrita por Dauri


Capítulo 101
Teoria final parte 1


Notas iniciais do capítulo

Bom, sei que estou a muito tempo sem mexer nesta teoria, mas eu andei pesquisando muito, e consegui digamos, fazer uma teoria que vai revelar talvez, grande parte dos mistérios de fnaf 4...também penso que vou acabar a teoria, daqui a dois capítulos, vai ter TALVEZ esse cap, mais dois que serão de uma teoria final... ESPECIAL DE HALOWEEN



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/595981/chapter/101

Bom... aqui estou eu com mais uma teoria, que com certeza, será uma das últimas que irei falar... existem várias dúvidas relacionadas ao jogo Five Nights at Freddy's, e sei que o que eu irei falar aqui, será fruto de muitos canais, pelo visto de eu não achar uma teoria boa para se falar... Esta teoria é do canal Quasar Jogos. Agora, sobre as noites que eu iria mostrar no quarto jogo, não mudaria muita coisa, pois se você conseguisse botar o plushtrap no "X" você poderia pular duas horas da noite seguinte, e a sétima noite seria a noite apenas do nightmare e que a cada noite iria ficando cada vez mais difícil de se proteger dos "pesadelos".

E se todos o games dessa franquia fossem um sonho?!

Sim, isso é possível, podemos ver que tudo realmente começa no quarto jogo, mas ao mesmo tempo termina nesse mesmo jogo... ai você me pergunta: "como assim? Isso é um paradoxo?" E eu digo que não é um paradoxo, nem é um monte de casos diferentes, sem quaisquer conexão entre as pizzarias.

O primeiro fato, como todos devem saber, é que foi o fredbear que deu a mordida, e essa realmente foi a mordida de 87, vamos lá.

Scott Cawthon falou que todas as peças para se desvendar o mistério de todos os jogos da franquia, já estão postas, porém, todas elas já estão encaixadas dentro do baú que aparece trancado no final do quarto jogo... ele só não abre este baú, pois acha que a história não seria aceita pelos fans e pelas pessoas que tentam desvendar os mistérios desses jogos.

Mas que verdade seria essa? Talvez, a única explicação pelo fato de todos esses fatos acontecerem, seria que toda a história de todos os FNAF's fossem um sonho... de uma única pessoa.

No quarto jogo vemos que os animatrônicos tem dentes afiados e garras assustadoras, junto com sua aparência quebrada, o que claro, não poderia ser feito por uma pizzaria apenas para deixa-la famosa.

E vemos ao lado da cama do protagonista do quarto jogo... pílulas, flores e um soro, que só poderia ser encontrado em hospitais como se é imaginado... e o personagem do quarto jogo seria supostamente uma criança que está em estado de coma em algum hospital por causa da mordida envolvendo o animatronico Fredbear como se já deve saber.

As comunidades que são fans deste jogo, criaram uma teoria que se encaixa perfeitamente com 95% dos fatos acontecidos nos jogos. Que fala que o Five Nights at Freddy's 4 não é o único que se trata de um pesadelo. E que os eventos acontecidos no primeiro, segundo e terceiro jogo fossem um sonho juntamente com o quarto jogo.

E que tudo acontecido, seria criado pela mente do menino do quarto jogo que está em coma... sim, a melhor teoria já vista, poderia ser essa. O menino, poderia ser o protagonista de todos os jogos, mike, jeremy e o terceiro segurança, seriam identidades criadas pela mente do garoto em coma.

Quando você ouve esta teoria pela primeira vez, parece que é bobagem, mas depois que verificar alguns fatos, você verá que essa... poderia ser a verdadeira história que muitos não iriam aceitar de Five Nights at Freddy's.

Já que na maior parte das histórias, onde acontecem coisas estranhas, a explicação para tudo isso, é que é um sonho, como o desenho de hora de aventura, que possivelmente é um sonho de Finn. Uma resposta simples, para muitos mistérios.

Porém, quanto mais olhamos para o enredo, para os acontecimentos, e os fatos ocorrentes e ditos na história de Five Nights at Freddy's, vemos que essa teoria pode ir ganhando cada vez mais força, já que muitos acreditam, que maior parte das coisas estranhas, sejam alucinações, como as dark faces.

A única história que supostamente seja a história real, seria a dos minigames do quarto jogo: você é uma criança que tem os pais ausentes, um irmão que lhe assusta o tempo todo, nenhum amigo próximo e você joga a 5 dias da sua data de aniversário.

A primeira coisa que notamos no garoto, é que ele sempre está assustado e sempre está chorando. Primeiramente pensamos que a razão disso, é seu irmão mais velho que vive lhe assustando e zombando de você.

Mas quando estamos na pizzaria, percebemos que ele tem muito medo dos animatrônicos. E isso é estranho, pois percebemos que o garoto tem 5 pelúcias dos animatrônicos: Freddy, Bonnie, Chica, Foxy sem a sua cabeça (que foi arrancada pelo seu irmão para usar como máscara) e o Fredbear (Golden Freddy).

Agora... os animatronicos existem em si, e o comercial que aparece na televisão da sala da casa do garoto, não é um comercial, e sim um desenho animado, onde o fredbear contém amigos (que são os animatronicos do jogo 1) e a data aparente é apenas a data de quando o programa foi iniciado, como aparecia muitas vezes na época.

E o fato do garoto ter pelúcias dos animatrônicos do programa, mostra que ele gostava deles. Agora, pela causa da pelúcia do fredbear falar, é fruto da imaginação dele, já que o garoto é solitário, ele criou um amigo imaginário, que é a explicação do fato que a pelúcida do fredbear fala.

Mas ao mesmo tempo, vemos ele tendo medo dos animatronicos springbonnie e fredbear. O que acreditamos, ter uma relação com o fato dos animatronicos estarem vivos e que talvez ele soubesse que tem um assassino que usa as roupas.

Mas existe um motivo que foi ignorado pela maior parte dos jogadores, No jogo, na parte de fora da pizzaria, vemos uma garota de olhos verdes, um tanto assustadora.

Ela diz para você tomar cuidado, pois eles (animatronicos) ganham vida a noite e se você morrer, escondem seu corpo para nunca mais te encontrarem.

Ou seja: A rumores naquele bairro, de que os animatronicos ganham vida a noite e a principio isso foi influenciado pelos crimes do homem roxo. Com certeza, todo mundo já ouviu uma lenda urbana, que apesar de assustadora, não passava de mentira.

E é possível que o que a menina estava falando, seria uma lenda urbana criada por crianças do bairro onde o protagonista do jogo morava. Já que nem ela mesma, leva sua história a sério.

Então o garoto tem medo dessas lendas que as outras crianças lhe contam. Esse é o motivo do seu pavor que é ridicularizado pelo seu irmão e os amigos dele, até que o dia em que eles resolveram fazer uma brincadeira de mau gosto e fizeram com que fredbear mordesse a cabeça do protagonista, deixando-lhe em estado grave.

Assim, surge, um dos finais do quarto jogo, em que a pelúcia do fredbear fala como você está quebrado, que ele estará com você e que te colocará no seu lugar.

Estas falas são do seu amigo imaginário (pelúcida do fredbear) mas além disso, é a própria mente do garoto dizendo que vai encontrar uma saída para que o menino saia do coma. é possível também, que essas frases são de seus pais, para anima-lo, dizendo que o médico vai cura-lo, mesmo estando inconsciente.

E para acordar do coma, ele precisará passar por uma grande jornada que começa no Five Nights at Freddy's 1, sua mente perturbada imagina o pior pesadelo para se passar, seu amigo fredbear também está lá, e o fato de que ele pode se teletransportar, é porque ele é fruto de sua imaginação como muitos já tinham dito, e o porque de sempre aparecer a frase "it's me" significa que o fredbear está dizendo para não ignora-lo, que ele vai fazer alguma coisa para ajudar o garoto.

O irmão do garoto e seus amigos lhe perseguem em seus pesadelos, mas esquecemos que eles são humanos, mas seu medo, os transformou em animatronicos em seu pesadelo e que matam você.

Como todos já sabem, quando eles te capturam, eles te colocam em um traje de golden freddy, isso é fatal já que eles te pressionam contra um monte metais no interior da fantasia.

Agora essa parte de seu pesadelo vem antes da sua coma, quando aquela garota falou sobre aquela lenda, e o fato deles te colocarem em uma fantasia, é que foi a mesma coisas que seu irmão e seus amigos tentaram fazer com o garoto.

Então você sempre terá que ficar de olho em foxy, que fica escondido, caso contrário, ele virá correndo e te assustará, igualzinho seu irmão fazia antes de sua coma.

Você está preso na pizzaria, junto com os animatronicos do jogo 1, semelhante a primeira cena dos minigames de fnaf 4, onde o garoto está preso no depósito da pizzaria de fredbear, onde só continha peças reservas para springbonnie e o fredbear.

Falando no homem do telefone, quem ele poderia ser? Acreditam que ele pode ser um personagem criado pela mente do garoto a partir da voz do médico, que está cuidando dele enquanto está em coma, como por exemplo neste trecho em que ele diz: "Mas eu estou aqui para te dizer, que não há nada com o que se preocupar. Hum... você irá ficar bem. Então só vamos nos focar em conseguir fazer você passar pela primeira semana. Ok?".

Então o médico não está falando com o protagonista, mas sim com os pais deles, relatando sua situação médica. Então em alguns momentos em que ele conseguiu ouvir a voz do médico, ele o retratou de acordo com os acontecimentos em seu pesadelo.

O guri então se imagina como guarda noturno, que seria o único tipo de pessoa que teria acesso aos animatronicos há noite.

Ele se espelharia em um adulto, que como ele pensa, teria coragem de enfrenta-los há noite, ele cria uma personalidade para si, agora ele é mike schmidt. Um guarda noturno da freddys fazbear pizza.

O fato de serem 5 noites principais em cada jogo, também é simbólico, pois tudo isto começou 5 dias antes de sua festa de aniversário, outra coisa, é que toda vez que você termina uma noite qualquer, no primeiro, no segundo e no terceiro jogo, você ouve som de crianças, que simboliza uma festa de aniversário e no jogo 2 você vê confetes, que também simboliza uma festa.

O garoto ao passar por qualquer noite, e recompensado com lembranças de uma festa de aniversário, já que o acidente aconteceu em sua festa de aniversário, e nunca ter tido uma festa de aniversário como desejara.

Agora, o fato das noites acabarem as 6 horas da manhã, deve ser porque a troca de plantão dos médicos, é de 12 em 12 horas, e a medicação que deve estar tomando deve ser de 12 em 12 horas, o que lhe faz perceber a movimentação em seu quarto de hospital que no sonho dele é seu próprio quarto um pouco modificado com a aparência do hospital.

O desaparecimento de 5 crianças é relacionado aos últimos minigames de Five Nights at Freddy's 4, já que 4 adolescentes, juntamente com seu irmão lhe zoaram muito, então no seu pesadelo, o fato deles morrerem, é uma forma da mente do garoto fazer justiça, já que ele ainda sente mágoa pelo o que seu irmão fez.

No primeiro, no segundo e no terceiro jogo, sempre tem um telefone e um ventilador em sua sala, porque em seu quarto no fnaf 4, ele tem um ventilador e um telefone de brinquedo.

Também no segundo e no quarto game, tem uma abertura na frente e duas, uma em cada lado... muitos acreditam que isso seja baseado na arquitetura do quarto de hospital onde está.

Na sétima noite, quando recebe a carta que está demitido, ele percebe que está livre para prosseguir em sua jornada, o menino criou um novo cenário que é a pizzaria do segundo jogo.

A partir daí ele começa a perceber que os animatronicos são crianças mortas, já que o irmão e os amigos, não foram os únicos culpados, já que quem deu a mordida foi o golden freddy, aí que surge o purple guy. O garoto viu um dia, um homem roxo misteriosamente mexendo nos animatronicos, na verdade, ele estava apenas ajudando um funcionário a vestir a fantasia, como estava escuro no local, acabou dando uma aparência roxa a pele do sujeito.

Sabemos disso, pois os animatronicos que estão no palco tem a sombra roxa, simbolizando que roxo, é a cor de sombra nos minigames, é uma afirmação que o próprio Scott Cawthon falou: "O que é visto nas sombras, pode ser facilmente mal interpretado pela mente de uma criança".

O homem roxo, por ser um homem e estar nas sombras, o torna assustador, o garoto foi colocado dentro do golden freddy pelo seu irmão e como ele viu o homem roxo ajudando um funcionário a se vestir de springbonnie, ele associou isso a violência, gerando assim, seu medo do homem roxo, pensando nele, como um assassino que utiliza as roupas de animatronico, para enganar suas vítimas.

E as sombras que vemos no minigame de fredbear e springbonnie, poderia ser a origem de shadow freddy e shadow bonnie, Scott afirmou, que ele não deixou nenhum easter egg por acaso, tudo no quarto jogo tem algum significado que será de grande importância para muitos mistérios.

Os animatrônicos do segundo jogo, os toys, ou animatrônicos de brinquedo, tem esse nome porque são baseados nos bonecos que uma menina que ele conhecia tinha.

Com isso, vem a resposta de outra pergunta que o desenvolvedor do site fez: "Por que a chica de brinquedo, não tem seu bico?". Possivelmente a dona de toy chica, tirou seu bico, ou ele caiu, por isso a toy chica a caminho da sala de segurança o bico dela cai.

Mangle é baseado no brinquedo quebrado que vemos em um quarto em um dos minigames, Baloon boy é baseado em um garoto que o protagonista conhecia que sempre andava com um balão... já puppet, é um mistério.

Para muitos jogadores, puppet é uma segunda versão do protagonista, já que ele tem as mesmas listras de uma camisa que o protagonista usava e sempre está com uma pintura que representavam lágrimas no rosto de puppet, o que também representaria o fato do protagonista do quarto jogo estar sempre chorando.

O porque de todos os minigames ser em gráficos como os jogos de Atari, é porque como em qualquer criança da idade do protagonista, joga muito videogame.

E a sexta noite não termina com coincidência de que o homem do telefone, fala que tem um aniversário agendado para o dia seguinte, o protagonista que está em coma, começa a se lembrar da realidade, que seu acidente está relacionado a um aniversário. Mas ainda está longe de descobrir.

Agora, a figura imaginária do homem roxo e sua mágoa pelos adolescentes que o machucaram, tornaram-se monstros que precisa enfrentar, assim, inicia-se o terceiro game.

Nele, descobrimos uma nova história, o homem roxo volta a pizzaria muito tempo depois, desmonta os animatronicos e então agora, não são mais uma ameaça, porém, o assassino, foi confrontado pelos espíritos das vítimas, então ele tentou se proteger se escondendo dentro do traje de springbonnie, porém, devido a um defeito no traje, ele foi esmagado por suas travas e morreu esmagado.

Mas de onde ele tirou esta história horrível e o conceito de springtrap? tem uma criança em um dos minigames do quarto jogo que tem o springbonnie de pelúcia e que diz o seguinte: "meu pai diz para eu ter cuidado, se não posso beliscar meus dedos, ele é uma armadilha de dedos". Diz o garoto.

Em uma parte das falas de phone guy no terceiro jogo, ele diz para ter cuidado, ao vestir uma fantasia de springbonnie, para não se machucar com os metais em seu interior.

O garoto viu o homem roxo colocando a roupa de springobnnie, então associou que o homem roxo teria liberdade para vestir esses trajes. Então ele pensou que como a pelúcia pode beliscar o dedo, em um tamanho maior, poderia esmagar uma pessoa.

E o fato de purple guy ficar anos preso em springtrap numa sala no fundo da pizzaria, poderia ter sido baseado no fato de que em um dos minigames, o irmão mais velho do protagonista do quarto jogo, o prende no depósito junto com várias peças reservas.

Agora, o porque de existir uma sala secreta em todos os estabelecimentos, é que o phone guy do terceiro jogo, disse que caso houvesse uma emergência, teria esta sala secreta que não está no mapa digital e nem na memória dos animatrônicos.

No terceiro game, você enfrenta seu medo dos animatronicos, que é representado por springtrap, já que todos os animatrôncos, viram phantons, ou seja, alucinações e só existe um perigo real para si que é o springtrap.

Para conseguir o final bom, você terá que encontrar os minigames secretos, a criança com a máscara de puppet, no último minigame do final bom de FNAF 3, que é uma entidade criada pelo garoto, convida o seu irmão e os outros adolescentes para uma festa, onde o representante é um garoto com a máscara de golden freddy, quando o bolo aparece e todos somem, é uma forma de demonstrar que o garoto em coma os perdoa.

E que o monstro criado por sua mente, que era o homem roxo, foi queimado no incêndio da atração de terror. E está pronto para se lembrar da realidade.

Agora chegamos no último jogo, que seria o fnaf 4, você está em seu quarto e você sabe que está em coma pelos objetos aparentes ao lado de sua cama.

O quarto jogo, é o garoto lembrando de quem ele realmente é, por isso é fácil dizer que o último jogo é um sonho... os minigames do terceiro game, são suas lembranças reais, ele continua a enfrentar os animatronicos, mas não na forma de guardas, mas sim, ele mesmo.

Mostrando que o protagonista, sabe quem ele realmente é, e no jogo, você pode ouvir lembranças de outros pesadelos, como o áudio invertido da ligação de phone guy no jogo 1, som de chica mexendo na cozinha que também acontecia no primeiro jogo.

E até mesmo o som do relógio indicando ser 6 da manhã ao fundo, O pouco medo que o protagonista tem do homem roxo, Plushtrap ainda está lá, Mas ao confronta-lo, o jogador ganha duas horas a menos na próxima noite, o que lhe aproxima do final do game, ou seja, da realidade que o garoto está passando.

A partir das 4 horas da quinta noite, o nightmare fredbear se torna ativo, pois agora o protagonista sabe que quem causou a mordida, foi o golden freddy e que isso sim, era um fato real. E dessa forma ele passa a enfrenta-lo.

Mas então ele descobre que o nightmare fredbear não era o culpado, então o único perigo que ele passa a enfrentar é o próprio medo que vem na forma de nightmare.

Que é a representação pura do medo e que o garoto tem que confrontar, Não é fácil, mas após superar o medo, vemos uma caixa trancada, muitos se perguntam o que há nela, porém, depois da caixa, vem o minigame e que depois que o fredbear termina de falar com o garoto, ouvimos o som de um monitor cardíaco, não registrando batimentos.

E isso pode ter dois significados: Ou o garoto não sobreviveu ao coma... ou ele acordou de seu coma e os médicos desligaram o aparelho.

Então chegamos a conclusão de que: Toda a história de Five Nights at Freddy's, pode ser a superação de um trauma psicológico e físico, ou os últimos pensamentos de uma criança perturbada.

Dúvida extra: Podemos sonhar sem o lobo frontal?

Bom, como vimos o phone guy falou que é possível viver sem o lobo frontal, e que muita gente acredita que não podemos sonhar sem está parte do cérebro, na verdade, podemos sonhar, mas não sentimos medo... como é o caso do garoto que superou seus medos.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Obrigado a todos, acho que continuarei algumas dúvidas no capítulo que vem.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Teoria do jogo: Five Nights at Freddy's 1,2,3 e 4" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.