Comentários em Contos da Campânula

Arrogante

18/10/2022 às 15:44 • Os Segredos da Rainha Olívia
O que mais gostou no capítulo?
Prosa carregada, frases longas

Que achado! É uma pena que em minha eterna busca por fics de fantasia medieval eu não tenha encontrado essa aqui mais cedo.
Gostei muito da sua escrita. Tenho um negócio por parágrafos grandes, carnudos, e frases que explicam mais de uma coisa ao mesmo tempo. Sua prosa tem muito disso, e a leitura é continuamente prazerosa em decorrência. Adorei como pudemos entender mais sobre o Henrique simplesmente pela forma como ele se mexe, porque a agilidade do texto inclui uma descrição ou outra sobre os pensamentos e convicções dele.
Sobre a história em si, a abertura de GoT tocou na minha cabeça assim que toda a situação com a rainha foi explanada. Caramba, como isso tem potencial pra virar uma daquelas bagunças maravilhosas. Todos os componentes estão aí – casamentos sem amor, intrigas políticas, um assassinato misterioso e nobreza fazendo nobrezice.


Resposta do Autor [Mrs Isa]: Fico muito feliz que tenha aproveitado a leitura! Considero esse capítulo o melhor que já escrevi. Já escutei sobre a semelhança com GoT em outra situação, quando mostrei esse texto para amigos. Acho curioso, porque desse universo o mais perto que cheguei foi House of Dragons haha
Obrigada pelo seu comentário!


Arrogante

18/10/2022 às 15:58 • O Presságio de Thalea
O que acha que precisa ser melhorado?
Palavras repetidas

O que mais gostou no capítulo?
Ritmo

É, o final aberto contribui mesmo.
Sei que início de texto costuma ser atribulado, mas ainda assim queria apontar que algumas palavras foram repetidas no início do capítulo e chegaram a me distrair da história. Só apontando, mesmo.
Apesar de ter gostado do worldbuilding apresentado aqui, o destaque desse capítulo, pra mim, foi o ritmo com que você apresentou as informações importantes. O progresso foi gradual, paciente, e eu consegui ficar com toda a cena na cabeça antes de as informações mais importantes começarem a surgir. Curti muito o lance dos lagartos de sal (iguanas gigantes?) e toda a estrutura social da tribo (?) da Suyane. Tudo foi entregue com calma, no ritmo certo pra que o leitor conseguisse absorver sem ficar sobrecarregado. É uma parada difícil de fazer, então parabéns. Espero que vejamos mais sobre a Costa de Sal no futuro.


Resposta do Autor [Mrs Isa]: Eu tenho mesmo um problema com palavras repetidas... sem perceber deixo passar muita coisa mesmo nas revisões. Mas tomei nota disso, é algo que preciso prestar mais atenção na minha escrita. Obrigada pelo comentário, novamente construtivo e interessante.
Os lagartos de sal são inspirados nas iguanas-marinhas-de-Galápagos (aqui um link se estiver interessado em saber mais: https://www.bioicos.org.br/post/iguanas-marinhas-de-galapagos-unica-especie-lagarto-adaptada-a-vida-marinha).


Arrogante

18/10/2022 às 16:11 • Furtaram o Professor Manuel
O que mais gostou no capítulo?
Humor

Se a proposta é levar o leitor até os cantos mais remotos do Continente Oeste, a escrita de cada capítulo também alterna entre gêneros bem diferentes. Acho isso o máximo. Esse capítulo foi bem mais divertido de se ler (no sentido do humor nos diálogos, nas descrições e narrações) que os demais, e se esse é o pontapé pra os capítulos serem mais serializados eu adoraria continuar lendo histórias nessa pegada.
Miguel parece ser um tapadinho do bem, e a história de vida dele deixa muitas perguntas intrigantes que, imagino, serão respondidas em algum momento do futuro. Até lá, coitada da Gi.
Tentei tomar nota dos nomes de locais, pessoas e posições que foram citados aqui. Foram muitos, e sinto que uma expansão em cima dos conceitos desse capítulo está prestes a acontecer. Parabéns pelo mundo que tu criou. Tem potencial.


Resposta do Autor [Mrs Isa]: "Tapadinho do bem" descreve perfeitamente a personalidade de Miguel haha Obrigada pelas opiniões sinceras, fico feliz que tenha gostado. Espero conseguir alcançar as expectativas nos próximos capítulos :)


Arrogante

31/10/2022 às 10:21 • As preocupações do Rei Henrique
O que mais gostou no capítulo?
Reino de Valária

Imagino o trabalho que deu (reescrever seis vezes não é brincadeira), mas fique tranquila quanto ao resultado: o capítulo ficou muito bacana.
 
O que mais gostei nele foi o início. Adorei a naturalidade e fluidez com que você introduziu os power players no Reino de Valária, assim como estabeleceu a situação do Henrique como governante e herdeiro. Fiquei tão empolgado lendo que quase me entristeci quando percebi que o foco do capítulo seria a despedida de Felícia. Queria saber mais sobre como as intrigas políticas afetariam o assassinato cometido pela rainha psycho.
 
Com isso dito, as implicações da saída de Felícia são muito interessantes para os próximos capítulos. Uma princesa isolada do mundo, que ninguém reconheceria, indo estudar... Gosto de como soa.
 
Fica aqui o desejo de saber mais sobre seu mundo em breve. Continue com o bom trabalho.


Resposta do Autor [Mrs Isa]: Fico feliz que tenha gostado do capítulo e que o resultado ficou melhor do que minha autocrítica julgou haha 
Obrigada novamente pelo comentário, pontuações sobre o capítulo, elogios e incentivos!


Arrogante

14/11/2022 às 21:57 • Oportunidades e grupos de pesquisa
O que acha que precisa ser melhorado?
"Folder"

O que mais gostou no capítulo?
Mistérios implicados

Gosto de começar pela parte desagradável, então vá lá: o uso da palavra "folder" nesse capítulo destoou bastante da vibe fantasiosa e "antiga" da história até agora. Digo, isso é neologismo. Embora possamos usar neologismos em diálogos, colocar palavras na boca de personagens, quando é usado na narração eu me senti fora da Universidade Helianthus e dentro da USP. O uso da palavra "animosidade", também, não foi correto; animosidade representa antipatia, não animação.
 
Pronto. Com isso fora do caminho, o que mais gostei nesse capítulo foi o trecho falando sobre os costumes secretos da família do Miguel. Que tipo de rituais será que eles fazem? Espero que vejamos mais disso. O modo como você introduziu o assunto, usando um livro (sugerindo que são rituais culturalmente famosos) foi inovador e bem orgânico dentro da narrativa.
 
No mais, senti nesse capítulo ares de conexão entre o resto da história e o que está acontecendo na Universidade. Será que esse será o foco da história? Hmmm.
 
Adorei o mapa :D Parabéns pela criatividade nos nomes dos lugares, assim como o background deles. Me diverti viajando por Campânula e aprendendo um pouco mais sobre a geografia. Não conhecia a plataforma em que você fez ele, então obrigado pela indicação.


Resposta do Autor [Mrs Isa]: Obrigada pelas críticas construtivas e sugestões!
Que bom que o mapa ficou divertido! Essa plataforma é bem interessante para quem gosta de organizar o worldbuilding. A versão gratuita, que é a que eu uso, é um pouco limitada em algumas ferramentas, mas não deixa de ser útil.