Comentários em Enquanto sua sombra vem

Decepcionista

20/11/2022 às 08:45 • Prólogo
O que acha que precisa ser melhorado?
EU QUERO RESPOSTAS

O que mais gostou no capítulo?
O drama e o mistério sem respostas

Poxa, moça, não saí assim de cena. Eu sou curiosa.
Imergi completamente na cena com a cortina azul, sinceramente, nenhuma outra cor combinaria tão bem com essa proposta. Eu sou amante de romance e, misturando drama - recentemente descobri que sou dramática, e fiz drama por ser dramática sem saber que sou -, fica perfeito, mas... Também amo darkfic e histórias trazendo o conceito de morte mais profundamente. Vou acompanhar o desenvolver ansiosamente aguardando as suas próximas palavras!! ♥


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Olá, moça! É um prazer enorme te ter aqui!
Entrei para postar um capítulo e foi uma delícia ler os seus comentários. Vou responder cada um deles com imenso carinho, afinal de contas eu nem consigo expressar o quanto eles me ajudam a continuar escrevendo!
Espero que continue gostando da história e que não desista de acompanhar! 
 
 


Mandy

24/11/2022 às 07:27 • Prólogo
O que acha que precisa ser melhorado?
Absolutamente nada.

O que mais gostou no capítulo?
"Durante muito tempo, eu apenas existi"

~dancinha
Oi oi oi oi 
Cara, vamos começar dizendo que foi realmente uma experiência muito interessante. E eu quero destacar, inicialmente, a sinopse. Ela é, com toda a certeza, a porta de entrada dessa história e chama muito a atenção. Eu quero te parabenizar por ela e dizer que você fez um excelente trabalho pra atrair leitores. 
A segunda coisa é com certeza a tua narrativa. Ela é rápida, suave, constante e deixa um gostinho de desejo na boca que faz a gente quase enlouquecer. Aaa eu achei esse capítulo um mimo, um verdadeiro prólogo, que faz a gente querer olhar as outras páginas bem rapidinho só pra saber o que vem depois hahahaha
Adorei a mudança drástica de "tá tudo bem" "não, não tá tudo bem!". E esse finalzinho, tipo WHO'S DANIEL? Eu adorei como você manteve essa dimensão de segredinhos, incitando a gente como leitor a continuar.
Deixo aqui meus votos de sucesso.
E obviamente um pedidinho singelo de mais capítulos (mesmo que alguns já estejam postados).
Um beso bem grande e te vejo no próximo review.


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Relooou!
Em primeiro lugar, peço desculpas por ter demorado tanto a te responder. Acabei ficando meio sem tempo, mas saiba que foi um mimo entrar no site e ver que tinha deixado tantos comentários para mim!
Quanto a sinopse, fico feliz que tenha gostado dela! Deu bastante trabalho para fazer. Um dos motivos da narração desse livro ser em primeira pessoa é justamente devido à dificuldade que é narrar algo com um protagonista sem nome. Foi bem difícil passar essa atmosfera para sinopse, então fico feliz que ela tenha despertado a sua atenção!
Também agradeço demais por ter gostado da minha forma de narrar. Espero que continue lendo!
Até o próximo review!


Arrogante

26/11/2022 às 18:33 • Prólogo
O que mais gostou no capítulo?
"Mas, na maior parte do tempo, a anonimidade da morte se estende sobre mim de forma fria e solitária."

Sei que é um capítulo curtinho, por isso não vou espremer leite de pedra, mas queria dizer que fiquei muito feliz em finalmente dar uma lida nessa história. A proposta me intrigou, é claro, mas foi sua prosa que me ganhou. Você escreve de um jeito leve, mas cada palavra pesa. Reli esse capítulo algumas vezes simplesmente pelo prazer do seu fluxo narrativo, pelo que algumas frases significavam em suas respectivas camadas. Você é uma ótima escritora.


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Olá!
Acho que todos os capítulos dessa obra vão ser meio curtinhos, mas estou tentando fazer cada um ser significativo. Por causa disso, fiquei muito feliz em ler seu comentário! Para essa história, eu desenvolvi uma forma narrativa bastante específica, mas muito natural também. Em geral, apenas estou deixando os sentimentos e a imaginação fluírem. Fico feliz que esteja dando certo!
 


Decepcionista

20/11/2022 às 08:54 • Primeiro Encontro
O que acha que precisa ser melhorado?
A história foi narrada bem rapidamente, o início foi um carinho gigantesco na mente criativa, mas o restante se desenvolveu muito rápido, ausente de alguns detalhes narrativos que seriam interessantes em serem mais bem trabalhados

O que mais gostou no capítulo?
Que eu estou A-G-O-N-I-A-D-A em imaginar tudo isso, impotente

E não interferiu em nada com a ideia de que você me passou nessa leitura! Simplesmente AMO essa intensidade e dramas tão gostosos e envolventes. É interessante a proposta da vida e morte que você trabalhou junto ao desenvolvimento de características como o "cheiro", e o conhecimento da garota sobre essa proximidade do fim. 
Sua escrita é fluída e interessante! Só consigo criar expectativas com essa história ♥


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Em primeiro lugar, muito obrigada novamente! É gostoso demais perceber que você, enquanto leitora, está se apaixonando pela minha trama! Eu escrevo essa história já tem algum tempo, mas só resolvi postar por agora. Fico feliz que tenha decidido acompanhar!
Quanto aos detalhes, vale dizer que essa trama se passa em um cenário... quase onírico. A protagonista não vive mais no mesmo plano que nós vivemos. Ela não lembra mais seu próprio nome, como ela era quando era viva, quais os nomes das pessoas que foram importantes. Além disso, por ser uma fantasma, ela tem um desprendimento maior em relação ao plano físico, pois ela não possui um corpo para interagir com todas as coisas.
Acredito que alguns capítulos são propositalmente opacos por causa disso. 
Enquanto estou escrevendo, eu sempre fico tentando imaginar quais seriam as coisas que eu me preocuparia se tivesse batido as botas. Então, à medida que minha protagonista vai interagindo de maneira verdadeira com as coisas ao seu redor e com o seu o par romântico, as coisas se tornam mais nítidas.
Vale dizer que alguns capítulos apresentam memórias, trechos de músicas e partes de diários, elementos que são naturalmente mais fragmentados. Talvez essa ideia de misturar aquilo que existe agora com o que existiu não seja assim tão boa, mas parecia muito maneira na minha cabeça e eu acabei decidindo executar kkkkk
De qualquer forma, te desejo uma boa leitura! Se algo soar muito estranho, você pode sempre chamar minha atenção ♥


Mandy

24/11/2022 às 07:37 • Primeiro Encontro
O que acha que precisa ser melhorado?
Eu não alteraria nada. Gostei demais da tua narrativa.

O que mais gostou no capítulo?
Esse capítulo foi do cacete (desculpa o palavrão).

~pulinho
Meu deus!
Oi oi oi oi oi
Eu PRECISO começa esse review enaltecendo a tua narração. Eu chamo esse tipo de narração de cria, ela é direta, não tão aprofundada no detalhamento, mas dá vislumbre sobre o conteúdo de uma forma mais direta. Tanto você, quanto o menino Max Lake trabalham com isso e vocês são, assim, fenomenais nesse quesito. 
Adorei os detalhes sobre o pós-vida, o cheiro da morte, a forma como a morte afeta até mesmo os mortos. Adorei como a narração transcorreu, tão cria e tão direta, parecia que eu tava correndo uma maratona. E eu adoro. Eu também gosto de capítulos narrativos mais tranquilos, mas o seu tem adrenalina e isso é impagável.
Sem falar que eu acho tua escrita ótima. Usa e abusa dessa frieza narrativa, eu tô adorando, não para, é sério.
O enredo também tá me atraindo demais, mas confesso que eu fiquei pensando "que porra deu na cabeça desse bandido pra estuprar uma mina numa assalto que devia ser rápido?". Talvez , como sugestão, eu mudaria um pouco esse contexto. Ele parece um pouco deslocado. Não afeta a leitura, só levanta uma dúvidas. 
Mas assim, eu to adorando. Torço pra que você siga firme na história e não a abandone, eu vou estar aqui com minha plaquinha de "VAI NATÁLIA", te dando todo o suporte.
Um beso enorme. Te vejo em breve.


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Novamente, gostaria de agradecer os seus efusivos elogios a minha escrita! Eu levei cerca de um ano para continuar essa história, se não mais, justamente porque eu não tinha leitores para acompanhá-la. Saber que tem alguém esperando pelos capítulos me motiva demais.
A minha meta é terminar esse livro até o fim do ano, para que eu possa enviá-lo para algumas editoras logo em janeiro. Quando isso acontecer, ele provavelmente passará por um período de reescrita onde eu vou avaliar pontos como o que você apontou. Agora é meio difícil avaliar certos contextos, mas no futuro pode ter certeza que levarei seu feedback em conta.
Te agradeço de todo coração ♥


Arrogante

27/11/2022 às 16:18 • Primeiro Encontro
O que mais gostou no capítulo?
Atmosfera

A imagem de uma garota fantasma dançando numa loja de conveniência vai ficar comigo por muitos dos anos que virão. Lindíssima.
 
É difícil descrever o porquê, mas tô fascinado pela atmosfera dessa história. Fica difícil até definir o que é essa atmosfera, do que ela é feita, mas ela esteve presente no último capítulo e aqui veio com força. Algo na agilidade da sua prosa, no modo como você descreve e narra as coisas que acontecem nela... É uma leveza sem ser leve, um pesar sem entristecer.
 
E agora temos uma história! Me pergunto o que vem a seguir.


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Fico feliz em te ver por aqui novamente!
Eu também não sei definir a atmosfera que essa história tem, mas não acredito que isso seja demérito. Enquanto eu estou escrevendo, sempre paro para repetir como seria se eu fosse um fantasma e acredito que tudo que eu veria do mundo seria visto através de uma lente opaca. Não ter um corpo físico impacta muito em como você lida com os detalhes. Com os sentimentos também. Não sei o quanto eu consigo passar isso para o papel, mas saber que você está gostando me faz sentir que eu estou no caminho certo.
Obrigada pelo apoio. Ele é muito importante!


Bea Góes Cruz

14/01/2023 às 18:32 • Primeiro Encontro
Nossa, o capítulo é bem curto mas é tão intenso que as imagens se formam com tal clareza 
e tudo que posso dizer é: preciso ir pro próximo AGORA e tentar descobrir porque o menino parece familiar pra ela aaaaaa


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Olá, Bea! Que prazer te ter por aqui. Fico feliz que tenha gostado! Continue me contando o que achar dos próximos capítulos ^^


Mandy

24/11/2022 às 07:56 • Lembrança Número 1
O que acha que precisa ser melhorado?
Eu gostaria que tivesse mais pra ler hahaha

O que mais gostou no capítulo?
O teor poético

~dancinha
Oi oi oi oi sua linda
Achei esse capítulo tão curtinho, mas entendo que existam elementos que você está utilizando. Eu gosto muito dessa variação. Passa uma mensagem de que as coisas não são constantes, elas se alteram a depender das situações.
Achei que o capítulo teve uma pegada bem mais triste (ainda que sua temática seja bem pesada, a tristeza maior tá, pra mim, na representação poética da perda e da solidão).
Eu tô gostando muito da pegada do teu texto. Ela é crua (no meu comentário anterior, o telefone corrigiu pra cria ;-;) e carrega um peso diferente em cada capítulo. 
Duas palavras pra ti: para. béns.
Um beso, te vejo logo ♥


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Já disse que você é muitooo fofa? Obrigada, de coração!


Decepcionista

20/11/2022 às 09:08 • Hospital
O que acha que precisa ser melhorado?
Respostas, moça, dê-me respostas!!!!!!

O que mais gostou no capítulo?
Tá, isso aqui tá muito bom, mesmo!

Eu fiquei um pouco encabulada: como ela sabe a respeito dessas coisas? Sobre os que estão vagando, ou os que perderam a identidade (como ela própria)?
E não, moça, vá atrás do cara, meu deus! Todo mundo que lê clichê sabe dessa regra gostosa. A curiosidade matou o gato ou me matou, serve. Uma dádiva, uma maldição? Sei lá, respostas, né! >
Sentimentos me deixaram frustrada e animada diante desse capítulo que é ABALO. Eu já tive algumas experiências questionáveis, principalmente envolvendo meu cachorro (algumas pessoas dizem que são sensíveis a espíritos) e sou totalmente de acordo com o conceito de energia do mundo e seus desequilíbrios buscando a homogeneidade.
Você é muito profunda, e isso me deixou encantada. Um excelente texto! ♥ Muito sucesso


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Acredito que o ato de dançar entre a vida e a morte sempre deve ter um grau de profundidade, mesmo sendo tratado com leveza. Não consigo imaginar que um fantasma estaria imune das crises existenciais, então acabei incorporando um pouco disso na trama. Fico feliz que tenha gostado!
Por enquanto, ela também não sabe como ela sabe que sabe. Ela só sabe. A medida que ela for descobrindo, vamos aprendendo com ela também ♥


Mandy

24/11/2022 às 09:39 • Hospital
O que acha que precisa ser melhorado?
Algumas palavras não encaixam no significado que a frase quis dar, minha sugestão seria repensar elas.

O que mais gostou no capítulo?
A construção de mundo.

Aí, olha, um deleite ler esse capítulo
~dancinha
Oi oi oi oi
Eu cheguei a este final com o coração aos pulos, pensando em como você construiu um mundo muito bacana pra gente ficar imerso. Eu gosto muito da tua narrativa, ela é rápida e voraz, ela devasta, de um jeito que a gente chega no final se perguntando a placa do carro que nos atropelou.
Gostei muito da apresentação do mundo. É o ponto forte do capítulo. E você fez ele ser tão poético e abstrato que no fim eu tô cheia de perguntas. Especialmente, eu quero destacar essa habilidade, a poética, o eu lírico tão bem desenvolvido. Achou que você poupa em descrição, mas ganha em sentimento. 
Isso é uma coisa absurdamente difícil de se fazer e manter, especialmente quando se pensa na qualidade da compreensão do leitor. Eu acho que você tá fazendo um ótimo trabalho.
Sobre sugestões, eu diria que o uso do termo exasperado (e tinha mais um, mas eu não me lembro certinho) não encaixaram tão bem. Talvez uma mudança dos termos pudesse provocar uma sensação diferente. Mas óbvio, foi minha percepção.
Eu acho que ficou muito bom este capítulo, justamente porque você trabalhou sentimentos e possibilidades e medos (da fantasma do canto eu tive medo hahahahah imaginei uma coisa meio Fenômenos Paranormais, aquele filme).
Um beso, votos de novos capítulos e um até logo pra ti 


Resposta do Autor [Natália Kalim]: Boa noite, moça!
Novamente, agradeço por todos os comentários que você deixou. Entrei agora pouco no site para postar um novo capítulo e estou aproveitando para terminar de te responder. Peço perdão se eu soar meio coisada. Estou morta de cansada, menina!
 
É engraçado, mas até você falar eu nunca tinha pensando nos elementos que eu citei como uma criação de mundo. Quando eu paro para avaliar, sinto que faz muito sentido. Boa parte do trabalho de constituição dessa trama é imaginativo, afinal eu não tenho a mínima ideia de como é estar morta. Tentei criar o máximo de elementos que tornassem isso mais verossímil. É importante para mim saber que até onde você leu parece coeso!
Quanto as palavras que soaram estranhas, garanto que vou cuidar delas no futuro. Muitas vezes, eu posto o capítulo sem revisar. Faço apenas uma revisão básica. Gosto de esperar mais tempo antes de finalmente sentar para revisar com cuidado porque isso garante que eu tenha o afastamento necessário para enxergar os erros. Saber que você está aqui para me ajudar a detectar todos eles é um grande estímulo!
 
Muito muito muito obrigada (e perdão por soar meio brega e chata às vezes kkkkk)