Comentários em Soul Strings Undone

Dr Aquarius

28/12/2021 às 00:35 • everytime you go away, you take a piece of me with
Agora você vai ver uma coisa que muita gente não vê há séculos.
Um review meu.
Moça, eu tô destruído, minha alma saiu do corpo e voltou umas três vezes lendo o quanto essa história foi criativa e cheia de emoções. Real, oficial, eu simplesmente não consegui acreditar.
Parecia que estava sendo escrita pelo próprio Riordan, mas com o toque de crueldade que só você tem e, o melhor de tudo, esse toque faz tudo parecer original. Parece que foi você quem escreveu a morte do Jason no canon só pra poder fazer essa história pro Nico.
É uma imersão tão grande na mente dos personagens, que é impossível distinguir original de ficcional. Você foi simplesmente brilhante.
Todos os sentimentos do Nico são verídicos. Nada do que ele sentiu, nada do que ele decidiu fazer, nada disso pareceu fora do lugar. Não consegui contradizer nada, porque tudo estava perfeitamente colocado. Foi simplesmente a melhor história que eu já li esse ano. Sem "mas".
Tudo de bom pra você e espero que acorde feliz com esse review.
BTW, eu ia comentar no AO3, mas decidi abrir o Nyah e cá estava a história. Como estou no computador, decidi que ia ser mais fácil postar um comentário com tudo que eu tenho pra dizer de verdade. Postar review pelo celular é um saco.
Pois muito que bem. Aqui está.
Beijo do Doutor e até a próxima!


Resposta do Autor [Finholdt]: Meu deeeeeeus que honra! Eu já arregalei os olhos quando vi o tamanho do comentário.
Ai, é muito estranho o quão feliz eu fiquei ao ver o quão arrasado tu ficou ao ler? SDFGHJKLÇSDFGHJKLÇ eu sei que é um tropo bem comum, o de timeloop (a ideia veio do nada mas com poucas pesquisas já achei um monte assim, principalmente um clip de música de vocaloid que foi minha maior inspiração), mas fui confiante que estava dando meus próprios toques também e não era só mais um do monte.
AaaaaaAAAAAAaaaaAA MENINO, TU NUM TEM NOÇÃO O QUANTO EU SOFRI, porque eu não queria reler os cinco livros pra escrever isso aqui e faz uns 8 anos desde que eu li HDO. Também me recusei a ler Provações de Apolo só pra deixar mais fiel ao canon, então só li na wikia o que tinha acontecido para pegar os detalhes e o resto voei às cegas mesmo, torcendo pras minhas memórias fazer jus aos personagens. Então saber que acertei me deixa muito feliz, de verdade.
 
Eu fiz algumas pesquisas sobre os estágios do luto e como cada um costuma agir e segui daí me baseando no que eu lembrava do próprio Nico (impulsivo mas retraído que também não tem grandes valores a vida porque tá tão acostumado com a morte, assim como a insegurança inerente dele) e do Jason (altruísta e sempre pronto para se sacrificar se for pelos outros). AaaAAAAAaaaaaa NOSSA A MELHOR DO ANO, EU SEI NEM COMO REAGIR A ISSO-- mas na real, foi a melhor coisa que já escrevi na vida, de verdade. Joguei meu corpo e alma nessa história.
MUITO FELIZ COM A REVIEW, TIVE QUE ABANAR OS OLHOS IGUAL SENHORA DE NOVELA PRA NÃO CHORAR.
BEIJÕES!!


Yurievna

28/12/2021 às 11:11 • everytime you go away, you take a piece of me with
O que mais gostou no capítulo?
ertas vezes, só para ver se podia, ele matava Jason com as próprias mãos, só para ficar horrorizado com o que havia feito e se matar logo em seguida.

Ok vamos lá, como começar? Dizendo que essa aqui é definitivamente a melhor fic que você já escreveu? Que você se superou com louvor como sempre faz porque tá nítida a dedicação que você teve planejando essa história? Que você soube bem como pegar todos os sentimentos de quem lê pra depois destroçar eles em pedacinhos?
Acho melhor começar do início mesmo. Gosto muito como a história já começa com sabor de morte, não só porque já deixa claro qual vai ser a do rolê como também é uma ótima introdução ao personagem e à relação dele com tudo aquilo. E jasico tem mesmo esse sabor de trágico por conta da morte do Jason, então combinou MUITO com o ship, meu deus.
A primeira vez que o Jason morre de novo me pegou de surpresa porque eu sabia que ele tava num ciclo mas LOGO NAQUELE MOMENTO, SABE? Nem a gente nem o Nico tava preparado, ainda atordoados pelo Jason estar vivo nessa realidade. E quando ele morreu SEM QUERER e acordou de novo eu segurei firme meu coração porque já sabia o que viria ali pela frente. Da segunda vez que Jason morre DE NOVO dentro do ciclo ele tomou a decisão de morrer pra começar de novo tão fácil... Já dava pra ver ali que a cabeça desse garoto já tava estragada pelo luto e pelo desespero.
E você descreveu tão bem esse desgaste, sabe. Dele tentar e tentar de novo, às vezes estar cansado demais pra continuar tentando mas sempre continuando porque a prioridade dele era o Jason, sempre foi. Outra coisa que gostei demais foi quando ele pensava no contraste da relação dele com o Will, que era sempre muito fácil, com a do Jason, pela qual ele tinha que lutar pela vida dele. A gente sempre prefere o caminho mais difícil HSAUUHSASAHUHUSAUHSAUHA
Quando ele começou a aceitar os próprios sentimentos e amar o Jason como ele sempre quis em segredo, não vou dizer que foi natural, porque estamos falando de uma situação de vida ou morte aqui, mas foi tão... verdadeiro. Como se fosse para ser desse jeito desde o início, e eles só não sabiam como se encaixarem. Eu adorei a doçura misturada com dor desses momentos, do Nico aproveitando enquanto podia porque sabia que Jason iria morrer no dia seguinte. Tão cruel que o ciclo se inicie sempre tão próximo da morte dele...
Eu abri um sorrisão quando vi a referência aos filmes de Superman porque ÓBVIO que tinha que ter né. E o Jason revelando que é bi através de quem ele se identificava em Clois foi tão, mas tão fofo! Não é pra menos que Nico é apaixonado por ele, a gente acaba se apaixonando também.
Mas vou dizer, o final me pegou de surpresa. As revelações finais, no caso. Porque eu imaginava que aquilo estava rolando por conta deles serem almas gêmeas, mas não QUE COMEÇOU POR CONTA DO JASON. E PRA SALVAR O NICO. Ah, gente, é muito amor, muita entrega, muito altruísmo envolvido em fazer o Nico voltar porque era muito cedo pra ele morrer atropelado. Como Hades disse, aquilo era sobre ele, não sobre o Jason, mas porra, como tu pede pra uma alma gêmea não pensar na outra? É assim que eles são! Unidos pra sempre! (No caso, SEPARADOS pra sempre, ai que DOR MITTY)
E ESSE FINAL COM O NOME DA PARTE DE 'ACEITAÇÃO', A IRONIA CRUEL! Eu sabia, SABIA que seria triste mas não tão DEFINITIVO, não tão SEM QUALQUER ESPERANÇA DE QUE UM DIA ELES VÃO SE ENCONTRAR DE NOVO, nossa senhora a Babs vai adorar isso aqui. E eu também adorei porque teve tanto SENTIMENTO, sabe? Tanto amor, tanto desespero, tanta dor, tudo isso aumentando tanto até explodir numa total descrença.
O presente nem foi pra mim mas eu adorei tanto tanto Mitty, obrigada de verdade por escrever essa fic e se eu já não amava Jasico antes teria começado a gostar aqui mesmo


Resposta do Autor [Finholdt]: EU SABIA Q ESSA PARTE TU IA GOSTAR, SUA DEGENERADA DA DESGRAÇA!! Fiz questão de botar o quão maluco o Nico tava a ponto de distorcer o próprio sentimento de amor pq eu sabia q tu e a Babs iam beber isso que nem vinho.
Meu Deus do Céu, mulher, tu já começa a review me dando um tiro certeiro no peito e me deixando só o pó da rabiola. Olha, real, eu também acho que essa é definitivamente a melhor fic que já escrevi até hoje. Superou todas as minhas expectativas e eu me joguei de corpo e alma nessa história, botei tudo de mim e mais um pouco para ficar perfeito. Demorei muito para decidir em um plot (tava entre 4!!) e no meio do caminho me arrependi de ter escolhido justo timeloop, que era o mais díficil KKKKKK mas depois fiquei satisfeita pq o sentimento de dever cumprido é demais, sério. UMA PENA QUE QUASE NINGUÉM VAI VER JÁ QUE NÃO POSSO POSTAR NO SPIRIT, QUE ÓDIO!
Então, isso é muito real pq dos quatro plots que eu tinha escolhido, todos tinham uma coisa em comum: o Jason morre no final, justamente por causa do canon. É um ship cheio de potencial de angst e eu lendo as fics de pesquisa só abria ainda mais a mente porque meu deus, o tanto de coisa f*** que eu li... MAS É, eu achei bom ressaltar o quão "ok" o Nico é sobre morte já que esse é literalmente o campo dele, apenas pra ter até isso distorcido dentro dele.
CARA TODA ESSA PARTE DO INICIO AÍ FOI O QUE MAIS DEU TRABALHO DE ESCREVER, SÉRIO. Escrever as mortes mais aleatórias pro Jason enquanto o Nico mal conseguiu assimilar o que tava acontecendo. Antes eu queria botar mais uma cena de morte antes do Nico resolver testar a teoria dele, só que aí ia pra terceira morte acidental, então achei que ia ser demais, então cortei o caminho e fiquei feliz pelo resultado justamente pq já deixa claro que o Nico não tava tão bem assim da cabeça como o inicio te fez acreditar.
Arrrrr fico feliz demais, meu deus, pq tava eu e o Nico aqui perdendo a cabeça com o desgaste mental de tanta desgraça seguida mas sem poder desistir. Fiz questão de comparar as coisas com o Will por vários motivos, um deles é que no canon foi tudo muito /fácil/ pra eles. Um dia eles tavam conversando e no outro estavam juntos, simples assim. E o Nico com ele tá sempre leve, nada muito intenso. Parece aqueles namoricos por namorico, sem nada muito intenso. Não consigo ver o Nico passando por tudo isso pra salvar o Will, entende? Já com o Jason desde o inicio a história deles sempre foi muito intensa, desde o Jason não confiando nele, depois eles tendo que enfrentar o Cupido juntos e o Jason sendo o único que sabia do maior segredo e sentimentos do Nico por acidente e depois meio que fazendo de tudo para poder amigar. Sem falar que o Jason tinha uma namorada também, então eu vejo o Nico enxergando tudo no Jason como "dá trabalho demais, não vale a pena, eu só vou sofrer por hetero tudo de novo" e reprimindo isso. Até não poder mais e ter que deixar tudo sair a ponto de ficar obcecado.
Esses momentos fofos foram friamente calculados para além de dar uma pausa na tristeza e lembrar o leitor do /porque/ o Nico está se submetendo a tanta desgraça quanto para fazer doer ainda mais quando o Jason inevitavelmente morre de novo, hehehe.
EM MINHA DEFESA, SOBRE A REFERÊNCIA DE SUPERMAN, NÃO FOI POR MIM! É que o Jason consegue voar e o Percy chamou ele de Superman loiro, e aí meio que pegou KKKKKK sem falar das personalidades que combinam. Mas arrr eu tava doida para encaixar essa cena, dele tendo um crush em clois e nem se ligando nisso. Jason bi ♥ E ai eu fico feliz demais de tu falar isso porque o Jason é facilmente um dos personagens mais odiados do fandom /ri de nervoso. Só que eu sempre gostei muito dele então tentei fazer jus aqui também.
AAAAAAAH AMO QUE O PLOT TWIST FOI EFETIVO! A grande surpresa: era tudo maracutaia do JASON! A cara do guri achando que tava ajudando para fazer o Nico superar só pro tiro sair tão da culatra e dar tudo tão errado. O que mais me pega nessa história toda é que os dois só estão nessa bagunça pq ambos são egoístas demais. Se o Jason não quisesse ter se agarrado tanto as suas memórias, não teria jogado o Nico no loop e ambos estariam livres. E o Nico não teria passado por nada disso se ele simplesmente tivesse deixado ele ir. Então, friamente falando, eles serem almas gêmeas é o que arruinou a vida deles.
A GRANDE IRONIA DESSA PARTE SE CHAMAR ACEITAÇÃO KKKKKKK ACEITAÇÃO É O c******, NAS PALAVRAS DO GRANDE PENSADOR NICO DI ANGELO. Ai, nossa, mas eu tive que segurar tudo de mim para não dar nem chance de final feliz e jogar uma pedra nessa história. Te iludir com uma última esperança só para ter isso arrancado de você. Eu fico muito muito feliz que consegui por todos os sentimentos que queria na fic, o amor, o desespero, a dor e principalmente aquele rastro de esperança e descrença de que tu não pode acreditar que vai acabar assim, que esses dois amores não vão ficar juntos mesmo. Tragédia grega raiz.
AAAAAAAAAAAAAA MEU DEUS O TIRO!!! EU TÔ MUITO SENSÍVEL AGORA COM ESSA BÍBLIA DE COMENTÁRIO, JESUS, COMO TÔ EM EXTASE DE TU TER GOSTADO ASSIM!!


Bibelo

13/01/2022 às 16:13 • everytime you go away, you take a piece of me with
Opa! Olha eu aqui ♥
 
Eu demorei muito pra comentar né? Me perdoa, eu li/escrevi demais esse final e começo de ano que eu só me enfiei num buraco por uma semana inteira pra recuperar as energias kkkkkkkk Agora estou pronta pra falar dessa leitura.
 
Primeiro de tudo, eu fiquei tão, mas tão contente que foi você quem me tirou no amigo secreto. Você me conhece tão bem, as vezes até mais do que eu mesma me conheço, e nada é mais gratificante pra mim do que receber algo que é totalmente a minha cara. Está escrito “babs” nesse plot e eu simplesmente morri com isso! Você é maravilhosa, e pra mim foi mais do que um presente de amigo secreto, juro, vindo de você é como ganhar na megasena da virada.
 
Agora, eu li a sinopse, eu li os avisos no AO3, eu JURO que eu vi a tag #deathloop mas eu NÃO RACIOCINEI! Urheurheurheurheu sério, você viu minha indignação com a morte do Nico! Não estava esperando ele morrer logo de cara, e dessa forma tão... URGH! E o pior é que ele não foi enviado pro passado, mas pra um momento totalmente alternativo, onde o Jason está mais presente do que no universo anterior, o que deixa o Nico todo desconfiado e a gente apreensivo porque sério, o cheiro da merda era demais ruehruehruhre
 
E O NICO ACOMPANHANDO O JASON PRA EVITAR UM ACIDENTE! E A CENA DOS CANOS! Mano, essa hora eu dei BERRO porque é uma cena tão característica daquele animatic que eu SURTEI HORRORES! MUITO IMPACTANTE ESSA CENA, e a imagem piscando dos canos para a lança, do imperador pro nada. JURO, JURO! Eu li em choque, li e reli de novo só pra ter certeza que tinha lido certo, e mais uma vez porque foi impactante!
 
O cruel é que o Nico ainda enterra ele, passam dias até ele morrer e voltar pro loop. Até perceber que REALMENTE está preso em um loop temporal, e que ele não sabe ao certo o que fazer.
 
E ai começa nossa linda e terrível jornada para evitar que o Jason morra, e a cada nova morte se torna mais cruel. Acho que as cenas do Nico se afogando no lago porque não conseguiu se soltar das algas ou a cena explicita dele se enforcando no quarto, foram as duas cenas que me deixaram totalmente besta, porque sim, o Nico morreria pelo Jason e ele nem hesitou.
 
Os pequenos detalhes na história, os momentos onde Nico admite nunca ter se apaixonado por Will, onde ele vê nele um conforto, uma constante segura; de pessoas que se apaixonam pela facilidade da companhia não pela pessoa. É sutil como a gente percebe isso, mas o Nico simplesmente não tem tempo para imaginar, para pensar demais nesses momentos reflexivos. Ele PRECISA salvar o Jason, por honra no começo e ao começar a se apaixonar... bom, ai que as coisas se tornam mais doentias.
 
Porque antes, quando era somente o desejo de salvar o melhor amigo ainda havia algo genuíno no feito, mas quando a paixão começa a intoxicar as decisões do Nico, onde ele esquece a meta de salvá-lo porque Jason merece viver (ou pelo simples fato de Nico não querer perde-lo) e começa a querer salvá-lo por questões completamente egoístas. Como se, ao perceber que estava apaixonado, ele simplesmente tornou sua jornada em uma fixação doentia.
 
Faze-lo se apaixonar de novo e de novo, induzir toques, induzir tanta coisa e simplesmente não evitar a morte depois. Passar dias, meses, anos num loop tóxico onde se entrega, rouba e destrói. Onde o loop nunca irá acabar porque Nico desistiu de tentar acabar com ele.
 
Ele aceita o loop não a morte.
 
E, o mais bizarro disso tudo é a consciência dos deuses de que isso está acontecendo e simplesmente permitir; de Hades presenciar as atrocidades que seu filho faz e manter-se em silêncio; por Jason viver tudo aquilo por anos junto de Nico e só decidir parar quando Nico chegou num ponto sem volta.
 
A conversa deles no mundo inferior. Nossa, mas foi uma coisa tão terrível de desconfortável, de dolorosa, de amores que não dão certo. De destinos que não foram feitos para serem vividos. Jason cansado, Nico em negação para sempre e sempre, nesse loop que ele se afundou até os joelhos.
 
É cruel que Jason reencarnou e o deixou para trás, aquela cena foi de partir o coração, daquele abraço tão frio e tão desesperador; de Jason desaparecendo no ar enquanto Nico percebia que a próxima vez que enterrasse Jason seria a última.
 
E, pelo ponto sem volta que o Nico estava, não tinha como ele seguir em frente. Aliás, mesmo antes ele não tinha. Só vivia cada dia fingindo estar bem, mas depois desse loop, foi como se tivesse retirado toda e qualquer vontade de viver dele, ao passar anos e anos tentando salvar alguém que já estava além de suas capacidades.
 
Ele se matar era esperado.
 
Imagino que Jason acreditava que Nico era mais forte do que isso.
 
Ele não é.
 
E esse final... ESSE FINAL! Hades o impedindo de ver Jason por toda a eternidade por jogar sua vida fora! MANO! MANOOOO! EU TO....  ELES NUNCA MAIS VÃO SE VER!!!! NUNCA NUNCA! ISSO É TRAGÉDIA DAS BOAS! Não consigo explicar, só sei que a tragédia dessa história é perfeita, magnífica e eu daria tudo pra resetar minhas memórias e ler ela do zero!!
 
Melhor presente que já ganhei, melhor jasico que já li e digo mais, ter sido feito por você faz tudo ficar um milhão de vezes mais perfeito.
 
Amo sua escrita, sua criatividade, a forma como você se joga para escrever uma história. Sério, é tudo na dose certa. Esse presente foi perfeito, Mitty! Você é perfeita ♥
 
Obrigada mesmo por esse mimo! Vou me exibir com ele pra sempre pq foi FEITO PRA MIM! HÁ! ME INVEJEM PQ ESSA OBRA FOI FEITA PENSANDO EM MIM!
 
Beijinhos~


Resposta do Autor [Finholdt]: TUDO BEM!! Entendo completamente, quem nunca SDFVGBNHMJK ai agora vou passar a semana boiola com o seu comentário, por deus.
Mulher eu tbm fiquei tão !!! quando vi o seu nome, a gente se conhece faz TANTO TEMPO, então fiz tudo o que podia para deixar tudo do melhor pra você. AI EU TÔ MUITO SENSÍVEL AQUI AAAAA!!! O prazer foi todo meu de poder escrever isso para você, tu merece tudo e mais um pouco ♥33
A fic começar já com morte realmente é um toque extra né KKKKK pra já mostrar o tom do resto, mas amei que nem as tags tiraram o fator surpresa. O mundo onde o Nico parou é o ideal se Provações não existisse, não consigo aceitar que o Jason simplesmente abandonou o acampamento depois de ter ESCOLHIDO ficar lá e ainda foi enterrado como romano (se eu pegar o rick...)
As memórias do Nico piscando pelo que ele sabia vs o que estava realmente vendo, eu simplesmente sabia que a primeira morte do Jason tinha que ser atravessado com algo! E eu tava no surto daquela animatic, então fechou tudo. Essa inclusive foi uma das partes complicadas, fazer o Nico perceber que havia um loop rolando considerando que o único jeito de ativar ele é se o guri morresse. Imediatamente não seria realista, o Nico precisava de uns dias para absorver o luto e o absurdo da coisa toda e então... Bem, tu viu.
A cena das algas foi o meu jeito de reiniciar o loop sem que seja como um suicídio direto, seria muito cedo pro Nico já se jogar nessa conscientemente, enquanto o subconsciente desistiu rapidinho de lutar contra as algas, reparou? E a da cadeira... É, eu gostei de escrever, mas foi nessa cena que eu vi que não poderia postar no spirit KKKKKKKK rindo de nervoso
Você sabe que eu gosto de solangelo e eu tava tentando deixar o mais de acordo com o canon da medida possível, pelo menos pro leitor saber que a realidade paralela é o canon, mas precisei botar essas cenas. Não apenas para humanizar o Nico mas também para destacar a diferença de sentimentos. Note que no inicio o Nico se sacrificou pelo Will sem pensar duas vezes também, mas o sentimento que passou não foi essa coisa visceral como é com o Jason. Tá tudo bem gostar de conforto, foi o que o Nico escolheu - porém será que era isso mesmo que ele precisava? Considerando o jeito que ele estava levando as coisas antes?
É EXATAMENTE ISSO, TU ENTENDEU TUDO! Quando o Nico finalmente abre o seu coração e se permite se apaixonar é quando tudo acabou. Isso deixou de ser como acabar o loop pq ele desistiu disso, virou apenas "quantos momentos diferentes eu consigo roubar com o jason antes de eu o perder de novo?". Ele distorceu o próprio sentimento de amor, que começou tão altruísta e bonito e se tornou essa coisa tóxica que estava desgastando os dois.
A impotência do Hades quanto a isso é algo que eu fiz questão de ressaltar pq eu sei que ele é um dos poucos deuses que realmente se importa com os filhos, e ele tá p*** com essa história KKKKKKK mas é aquilo né, tragédias gregas são sempre deuses assistindo os humanos se fodendo e balançando a cabeça. Eu aposto que a Afrodite adorou assistir isso aí.
O Nico tava perdendo a humanidade nessa e o Jason perdendo a conexão com a própria alma, de tantas vezes que ele era ceifado, de novo e de novo. Ele teve que dar um basta ele mesmo, porque pelo andar da carruagem, o Nico havia se entregado completamente.
Curiosidade: A conversa deles no Mundo Inferior foi a PRIMEIRA coisa que escrevi nessa one-shot inteira, eu sabia que tinha que por os pingos nos is sem ficar expositiva demais e também precisava ser o mais visceral possível. O plot twist de ser tudo culpa do Jason por causa de altruísmo (que na verdade escondia o próprio egoísmo dele).
O mais engraçado é que o destino do Nico era justamente que ele superava, mas seu rancor (o defeito fatal aí), sua teimosia, o fez recusar a própria história e reescrever ela da pior forma possível. Se eu fosse botar um final feliz, seria o Nico respeitando o último desejo do Jason de viver e viver de verdade, feliz, mas sempre com aquele sentimento de saudade do que foi perdido.
Mas é, fui na rota mais realista ao invés de idealizada. Nico se matar era esperado, ele queria burlar as regras de reencarnação e esperar pelo Jason. Ele certamente não contava com o veredito de Hades. Para ser honesta, eu não tinha certeza de como a cultura grega via o suicídio. Se eles puniam como o cristianismo faz, ou se jogam no Elísio para deixá-los se curar, ou até simplesmente o abençoado nada do campos asfodelos... Só que não vi nada concreto e eu sabia q se fosse qualquer coisa punitiva, o Hades ia querer poupar o filho. Ele achou que estava salvando o filho, e a grande ironia é que nessa ele acabou condenando-o de vez, por toda a eternidade. A alma de Jason pode reencarnar mil vezes que Nico jamais o verá de novo, de qualquer jeito. Que par de almas gêmeas eles são.
AI EU TO MUITO BOIOLA, PRIMEIRO PQ TU MERECE TUDO DE BOM E SEGUNDO PQ EU AMO MUITO JASICO, É MEU SHIP DE HDO FAVORITO E SABER QUE FIZ BEM ME DEIXA TÃO !!!
TE AMO PRA SEMPRE VIU, ISSO AQUI FOI FEITO SOB MEDIDA PRA VOCÊ! É TODO SEU!!