Comentários em Pelos Olhos Teus

CarlosJunior

28/01/2021 às 13:24 • Capítulo 1 - Novos ares
O que acha que precisa ser melhorado?
N/A

O que mais gostou no capítulo?
Uma leitura fluida e extremamente prazerosa. Você fica completamente imerso na história pela forma como é contada, e também pelo quão bem colocados são os diálogos. Não há uma só palavra que não sirva ao propósito do início da narrativa.

Este capítulo nos apresenta ao mundo de Olívia, nos mostrando objetivamente o que a faz ser como é, bem como a pensar e estar; e o que a motiva e determina sua caminhada. Autobiográfico e melancólico nos melhores sentidos das palavras, mas sem fugir ao propósito de escopo grandioso que a narrativa propõe em seu prólogo, que por sua vez nos faz recorrer ao misterioso e ao místico, sem perder a essência do humano. Simplesmente intrigante, e atrevo-me a dizer: viciante.


Resposta do Autor [Victoria Aloia]: Olá você! Muito obrigada por suas palavras. De verdade. Isso significa muito para mim. 
Amo você!



CarlosJunior

29/01/2021 às 23:10 • Capítulo 2 - Marco Polo
O que acha que precisa ser melhorado?
N/A

O que mais gostou no capítulo?
A riqueza de detalhes na descrição do momento.

O Prólogo e o primeiro capítulo foram autobiográficos ao explorarem os primeiros anos da vida de Olívia, bem como os acontecimentos que a moldaram, enquanto que este segundo capítulo dá uma parada no tempo para explorar algo de grande serventia ao propósito da narrativa. É justamente isso que torna o segundo capítulo tão especial: seu caráter fundamentalmente intimista. Em uma história que começa explorando a vida de sua protagonista com saltos no tempo, um capítulo inteiro dedicado a um momento singular aparece como algo inesperado, porém extremamente bem-vindo, pois permite ao leitor que desacelere e dá à narrativa a oportunidade de mergulhar ainda mais na mente de Olívia, apresentando situações com as quais muitas pessoas poderiam se identificar. Simplesmente de deixar-nos na ponta da cadeira em certos momentos, e com o coração na mão em outros, é um capítulo que avança a história sem precisar recorrer a grandes e espalhafatosos acontecimentos, e em vez disso optando por mostrar algo tão significativo quanto.


Resposta do Autor [Victoria Aloia]: Fico muito feliz que gostou desse capítulo, e pode se preparar pois haverá muito mais capítulos como esse mais pra frente.


CarlosJunior

05/02/2021 às 19:48 • Capítulo 3 - Sinais
O que acha que precisa ser melhorado?
N/A

O que mais gostou no capítulo?
O quanto ele nos faz sentir as dores da protagonista.

Este capítulo pode parecer nostálgico, pois evoca diversas experiências com as quais certamente muitas pessoas podem se identificar, tais como: a ansiedade com relação à transição de um ano letivo para outro, o medo do distanciamento dos amigos e a sensação de que as coisas não serão as mesmas. O medo do desconhecido é certamente algo que nos pega de surpresa nos primeiros anos escolares de nossas vidas, e isso é algo que a narrativa consegue nos trazer com maestria. Outro ponto que vale a pena ser comentado é como a narrativa consegue fazer com que nos identifiquemos com o que Olívia sente em determinadas situações, como por exemplo, a vergonha de se estar em uma aula de artes marciais e fazer um exercício desconhecido. Tudo isso contribui para um terceiro capítulo repleto de momentos que nos deixam com o coração na mão e nos fazem ansiar pelo próximo capítulo. 


Resposta do Autor [Victoria Aloia]: É engraçado você dizer isso... Posso apenas te aconcelhar a se preparar pois os capítulos daqui pra frente só ficarão com uma carga emocional ainda maior. 
O medo que ela sentiu ao trocar de escola, a vergonha do exercício, ou ainda a confusão em seu coração não serão nada em comparação com o que virá a seguir. 
Sem mais,
Bjs :*


CarlosJunior

13/02/2021 às 15:50 • Capítulo 4 - Jogos interclasse
O que mais gostou no capítulo?
A exposição dos acontecimentos de forma a ficar simultânea em relação aos sentimentos da protagonista.

Esse capítulo definitivamente me pegou de surpresa em relação às atitudes de determinados personagens e suas reações frente às mudanças ocorridas de um ano para o outro. O outro capítulo serviu como um prelúdio para o fato de que a protagonista nutre um sentimento por Augusto, e não bastante, existem indícios claros ao longo deste mesmo capítulo que confirmam isso. Porém, enquanto que tais indícios em outra história tornariam a revelação óbvia, nesta, ainda que saibamos a conclusão de tais indícios, a revelação é feita de maneira a nos mostrar todo o choque e conflito de emoções de Olívia em relação a atitudes tomadas antes e que poderiam acabar trazendo tristeza a ela, dessa forma fazendo-a acreditar que havia dado em si mesma um tiro no pé. Um outro fator a ser elogiado é a progressão dos acontecimentos, pois é algo natural e que casa muito bem com o momento emocional da protagonista.


CarlosJunior

23/02/2021 às 21:55 • Capítulo 5 - Planos
O que mais gostou no capítulo?
Os conflitos emocionais e como foram representados.

Este capítulo foi, sem sombra de dúvidas, o que teve a maior carga de tensão emocional até agora. Confesso que houve momentos durante a leitura em que senti um nó em minha garganta. Ver todo o conflito interno da protagonista em meio a uma situação impossível, e ainda se vendo decepcionada com a pessoa de quem gostava e também pelo fato de não ter nem uma formatura mesmo tendo se esforçado para isso foi simplesmente emocionante e dramático. Todos esses acontecimentos foram representados de forma belíssima e a progressão de tempo para que eles se sucedessem foi extraordinariamente natural. Porém, o destaque do capítulo vai para a fibra moral de Olívia. Mesmo estando cara-a-cara com a pessoa que havia conquistado e depois ludibriado a pessoa que ela gostava, ela encontrou forças para agir com compaixão e empatia, coisa que outras pessoas poderiam não fazer nessa situação, dando um belo exemplo de altruísmo e sororidade. E o que dizer do final? Que venha o próximo capítulo, por favor!


CarlosJunior

06/03/2021 às 01:31 • Capítulo 6 - A Praça
O que mais gostou no capítulo?
A tensão do confronto entre os personagens e o tom que ele dá para a trama.

Este capítulo foi tenso, assim como o anterior, mas de uma forma diferente e inovadora. O que me chamou a atenção foi o respeito à continuidade que a autora teve na escrita desse capítulo, pois fica claro que o leitor que prestou atenção aos detalhes expostos nos capítulos anteriores é recompensado quando todos entram em cena neste, de uma forma ou de outra. O confronto entre Olívia e Augusto, foco central do capítulo, é natural, orgânico, e propositalmente súbito para fazer com que o leitor se sinta tão atônito quanto a própria Olívia. Ao mesmo tempo, esse confronto é uma culminação de tudo que havia ocorrido com os dois personagens até então, tanto como indivíduos quanto como amigos. E no final temos uma promessa de recomeço para Olívia que é certamente intrigante e nos levará a novos rumos. Simplesmente sensacional.


CarlosJunior

06/03/2021 às 01:44 • Capítulo 7 - Recomeço
O que mais gostou no capítulo?
A ambição da história em mudar levemente o tom.

Neste capítulo, fui prazerosamente surpreendido por uma leve mudança de tom na história que foi muito bem-vinda e não foi, ao meu ver, repentina de forma alguma. A promessa de recomeço de Olívia no capítulo anterior serviu como prólogo para o que seria sua experiência em uma nova escola, cercada por novas amizades que certamente trarão um frescor novo à trama. O destaque vai para a mudança de tom, que está mais maduro, mostrando que a história amadurece à medida que Olívia também amadurece, o que é ótimo pois faz o leitor se identificar e afeiçoar ainda mais à protagonista, e se jogar ainda mais de cabeça nesse mundo. É um linha narrativa que já é marca da história, mas a mudança para um tom mais maduro certamente beneficiará e muito a progressão narrativa daqui em diante. Extremamente ansioso para o que virá a seguir.


CarlosJunior

14/03/2021 às 23:12 • Capítulo 8 - O acampamento
O que mais gostou no capítulo?
A mistura de sentimentos e a tensão provocada.

Esse capítulo apresenta uma grande mistura de sentimentos. Primeiro temos o aconchego e tranquilidade que são evocados pela descrição dos lugares ao redor e próprios do acampamento. Pessoalmente, fui levado de volta às excursões de escola nas quais ficava sentado próximo à janela do ônibus observando o campo. Foi um ótimo começo para o capítulo. Porém, a tranquilidade não dura muito, pois somos apresentados a atitudes um tanto questionáveis dos personagens e a situações de tensão. Quando Alice e Augusto começaram a ficar no meio do capítulo, tive um sentimento de revolta, pois a mesma sabia dos sentimentos de Olívia por Augusto. Essa revolta, sentida principalmente por Olívia, logo se transformou em um sentimento de tristeza quando li as passagens em que nossa protagonista chora durante uma noite inteira, vindo a ser confortada por Mad apenas no dia seguinte. E aqui devo elogiar novamente a capacidade da autora de fazer com que nos identifiquemos com os sentimentos de Olívia, pois isso contribui e muito para a imersão na história. O  final do capítulo apresenta um ar de tensão após a protagonista sutilmente farpar o novo casal durante o café, e o clima de tensão só aumenta após sua decisão de seguir em frente, mesmo com os sentimentos intensos e conflitantes que tem por Augusto. Tudo isso me leva a estar ansioso para o próximo capítulo, pois é certo que ocorrerão cada vez mais confrontos. 


CarlosJunior

21/03/2021 às 23:13 • Capítulo 9 - Boas surpresas
O que mais gostou no capítulo?
Neste capítulo Olívia se mostrou mais bem-resolvida em relação a Augusto.

Nesse capítulo tivemos pequenos confrontos e conversas marcantes. Foi reconfortante ver o esforço que Olívia está fazendo para entender o que realmente sente por Augusto, ao mesmo tempo em que foca mais em sua própria felicidade. A conversa entre ela e Mateus foi orgânica, natural e devo admitir que me senti gratificado após confrontarem Augusto sobre sua postura "adulta" em relação a Harry Potter, dessa forma apontando a hipocrisia em seu comentário. Uma parte intrigante do capítulo ocorreu em um devaneio de Olívia, quando ela olha pra lua e sente cheiro de queimado. Creio que isso será explorado mais adiante. Sobre o final de semana mencionado ao final do capítulo, algo me diz que haverá algum acontecimento muito marcante. Estou ansioso para ver como isso se desenrolará.


CarlosJunior

11/04/2021 às 23:23 • Capítulo 10 - O começo do fim
O que mais gostou no capítulo?
A chocante reviravolta/clímax no final

Se nos capítulos anteriores Olivia já havia mostrado um desejo de se libertar das amarras de seu sentimentos por Augusto, esse capítulo certamente foi um passo e tanto nessa direção! Porém, primeiro gostaria de ressaltar o quão ricos são os detalhes presentes nas descrições...Isso é algo que esteve presente em todos os capítulos, mas nesse foi algo que contribuiu para o clímax do capítulo sem sombra de dúvidas. A casa, o lugar da festa, tudo nos remete àquela sensação prazerosa e renovadora de final de ano, quando um ciclo termina e outro se inicia...E é quase poético que, em uma data marcada por fechamento de ciclos, nossa protagonista também tenha decidido fechar um ciclo em sua vida. Mesmo que a confusão emocional em relação a Augusto possa vir a perdurar nos próximos capítulos, está claro como cristal que as coisas daqui pra frente serão diferentes. Olívia decidir focar na própria felicidade foi uma decisão que revelou o quanto ela cresceu e se desenvolveu desde o início, e isso é extremamente agradável de ler, pois demonstra um desenvolvimento de personagem muito cuidadoso. O final então, com ela beijando Mateus quase em uníssono com o final do contagem...Tudo que sentimos nessa parte é apreensão, nervosismo, e por fim uma grande surpresa, por isso novamente a decisão acertada de colocar esse capítulo se passando no Ano Novo. Ansioso para mais!!!!