Comentários em Da alteridade

Tender Buttons

16/02/2018 às 15:41 • Capítulo 1
A primeira frase (ou melhor, a pergunta que inicia o texto) me prendeu imediatamente. Reflito há anos sobre o que você falou no texto, os outros. E até hoje não obtive uma resposta certa. Acho que é preciso muitos e muitos anos de observação e reflexão para tê-la. Mas, por enquanto, acredito que sim, os outros são inconciliáveis. Gostei quando você falou que o amor romântico (pensei que você quis dizer só no sentido romântico ou me enganei?) é desencontro, o amor romântico é o mais injusto. Sobre a amizade ser encontro, acho que ela é aquele tipo de encontro que evitamos ao máximo, porque todos nós lá no fundo queremos nos abrir, mas temos medo de ser rejeitados. E a rejeição dos outros é inalterável, e é através de todas as rejeições que sustentamos o nosso medo ou o orgulho, e tudo vai virando uma bola de neve. É a rejeição que arranca pedaço.
 
Adorei o seu texto e sua escrita. Espero que consiga publicar mais coisas por aqui.
Até um próximo texto.


Resposta do Autor [Lissa]: Muito, muito obrigada pela disposição de escrever esse comentário. Significa muito, porque esse texto é muito importante pra mim, e eu nunca mostrei pra ninguém pessoalmente, só postei em outro site (sem retorno). E sim, eu reflito sobre esse assunto há tanto tempo que nem posso lembrar quando começou. Só sei que o que eu escrevi era tudo o que eu sentia, mesmo que eu não me sinta exatamente da mesma maneira agora. Sabe que não tenho mais tantas certeza se os outros são inconciliáveis? É estranho porque nada mudou, além de mim.
Sim, sobre o amor ser desencontro, eu estava falando do amor romântico. E eu concordo, ele é muito injusto!
Eu concordo sobre o medo da rejeição, mas não sei o que dizer sobre nós evitarmos a amizade. Eu olho e por todos os lados as pessoas estão procurando desesperadamente por esse encontro! De uma forma que muitas vezes eu nem sequer entendia... mas posso dizer por experiência própria que eu, sim, fugia desse encontro.
Obrigada pelo elogio! Também espero publicar mais textos, só preciso dominar a minha insegurança e o meu medo de falhar... Até mais!