Comentários em Mais um dia comum

Carmélia Dironto

09/02/2017 às 21:22 • No trem, também
SBMSBAKSNKABSKAABKAANKA
C A R A L H O
Que vergonha alheia terrível, tive até um surto aq e meu cel apagou (fiquei indignada pensando q eu tinha desligado msm), mas por sorte ele só bloquou.
ADOREEEEEI DMSSS QUE DLÇ 
Já shippo e shipparei pra sempre ♥
Estou esperando ansiosamente por uma continuação *4*
Ps: adorei a conversa com a tal Laisa. "Que porra é músculo tímido?" SNAKSNKASBKAANKANA


Resposta do Autor [JKG]: OPGKSAGOPJSAPGASJPJSPPJGS C A L M A 
Vergonha alheia faz parte da vida de todos: da minha, da sua, da nossa, e do Tomás principalmente! Enfim, OBRIGADOOO ♥ Tomás/Desconhecido-do-metrô é o melhor OTP da vida, até a velhinha k-popper shipa. 
Meu objetivo era fazer apenas uma one-shot, mas gostei tanto de escrever que talvez eu continue a história. Talvez brote um capítulo do nada, qualquer dia. E claro, a Laisa é a melhor pessoa, se eu continuar a escrever eu vou fazer ela aparecer bastante!
 
Fico muito feliz que tenha gostado e tirado alguns minutinhos pra comentar! Muito obrigado mesmo, pelo comentário, pelos elogios e por shippar Descomás. Disfarça, ainda preciso pensar num nome de ship melhor. ;-;
Kisu ~


Imouto LITTs

12/02/2017 às 05:04 • No trem, também
Melhor que Jikook essa velhinha sou eu no futuro kkkkk
Eu teria morrido junto com o flash 
Aí meu pai do céu. ..


Resposta do Autor [JKG]: Essa velhinha somos todos nós! Porque né, quem disse que idosos não podem ser k-popeiros e shippar? XD
Te entendo perfeitamente, embora eu seja especialista em pagar micão, isso já é demais! Eu puxaria a alavanca de emergência e saia correndo!
Enfim, fico feliz que tenha gostado! Muito obrigado por tirar um tempinho pra comentar, isso me incentiva bastante! ^^
Kisu ~
 


ohmygiu

15/02/2017 às 09:20 • No trem, também
Oii! Obrigada por esse capítulo maravilhoso, é realmente especial saber que em algum lugar alguém zela por você sem esperar nada em troca ou por obrigação. Laisa já é um xodó ♥ shahsjs  Por mais que pareça bizarro, a personagem com quem eu mais me identifico é a vovó (só que eu obviamente não falo coreano e não sou velha) porque eu também não suporto barulho e adoro ver novela KKK Tchau, te vejo no próximo ♥ 


Resposta do Autor [JKG]: Oi de novo! 
Laisa é um amorzinho da pessoa, mas sem deixar de falar as coisas na cara. Por isso adoro escrever essa personagem! E desculpa revelar, mas a vovó não é lá a melhor pessoa da história... o_o Mas te entendo, nesses aspectos eu também sou muito parecido com a vovó!
Enfim, muito obrigado por tirar um pouco do seu tempo pra escrever esses dois comentários lindos! Isso ajuda muito e me incentiva a seguir com a história. Rolou uma confusão de capítulos, mas fico muito feliz! XD
Kisu, até o próximo capítulo ~


Seelie Queen

15/02/2017 às 20:32 • No trem, também
 AAAAAAAAAAA Amei isso. "Melhor que Jikook!" jksdsjksdjksdjk SCRR eu amo velhinhas de fanfics. Sempre me identifico!
Que fanfic foda, já tô adorando ♥


Resposta do Autor [JKG]: A velhinha capopeira desafiando os padrões! Acho que vou fazê-la aparecer mais. XD
Fico muito feliz que tenha gostado! ^^'
Kisu ~, logo nos vemos no outro comentário que eu estou indo responder XD


LadyB

17/04/2017 às 21:29 • No trem, também
 
[PROJETO CRITIQUE-ME]
Olá, JKG. Tudo bem? Então, meu nome é Beatriz e eu sou a crítica responsável pela sua história. Eu gostaria de salientar que tudo que direi aqui se baseia apenas em minha opinião e não deve ser tomado como verdade absoluta. Na verdade, você pode vir conversar comigo via MP se não gostar de alguma sugestão ou achar que entendi algo errado. Enfim, espero que goste!
Review:
 
Titulo: Bem, eu gostei do titulo. Ele remete ao dia que Tomás conheceu Jota, porém, não sei se porque você escreveu com um intuito de ser uma possível one-shot – e pelo que vi no plot, que aborda temas como preconceito e suicido –, pode não ficar tão conecto com a estória. Nada que atrapalhe a leitura, até porque título não precisa, literalmente, descrever o tema principal da estória, entretanto algumas pessoas podem acha-lo leviano. Bem, pelo menos foi isso que minha amiga me relatou quando fiz uma rápida pesquisa.
 
Sinopse: Ela é chamativa e pequena. Ela instiga os leitores a entrar na fanfic, mas... Precisamos falar sobre o plot, novamente. Como eu disse antes, vi que você vai abordar o suicídio, então você precisa modificar algumas coisas. A classificação etária está incompatível, entende? E você deveria colocar mais alguns avisos. O nyah! não disponibiliza suicídio como aviso, mas disponibiliza mutilação, então dependendo do modo que você vai escrever a tentativa, bem, pode ser preciso. Caso você faça por, sei lá, afogamento, não será preciso. Porém, é melhor você avisar no disclaimer que contém, entende? Vai que alguém que tem tendência ou já tentou fazer o suicídio leia, não vai ser legal, né? Se existir alguma espécie de violência (mesmo se for psicológica) eu aconselho você também colocar. As normas do site são um pouco duras para quem não específica bem o conteúdo, e se alguém denunciar, você pode ter sua fanfic excluída.
 
Ortografia: Não tenho nada a dizer nesta questão, salvo lhe parabenizar pela escrita impecável. Não encontrei erros e me espantei com o nível de sua escrita. Palavras colocadas na hora certa e no lugar certo. Bom uso de ferramentas gramaticais, tais como: Itálico e negrito.
Só um adendo: Tente especificar quem é quem nas mensagens. EX:
Tomás: Quando você vem, sua boba?
Laisa: Calma, eu já estou chegando.
Sei que pode parecer bobo, mas, para muitas pessoas, isto deixa a leitura mais fluida.
 
Enredo, coesão e coerência: * Eu, geralmente, escrevo esse três separadamente, porém não achei necessário na sua história, então se você ficar com alguma dúvida, é só me chamar, okay?
 
Primeiro capítulo: Aqui vemos um pouco da personalidade expansiva e divertida do protagonista. Ele faz uso de expressões joviais e tem um senso de humor bem interessante. Por exemplo, na parte onde ele acha que o jovem e fecha os olhos, ou quando a velhinha diz que shippa os dois. Em um primeiro momento, eu percebi que o foco da história, pelo menos nos primeiros capítulos, é mais cômico. Você apresenta com destreza os personagens, mostrando suas personalidades de forma natural. Também somos apresentados a Laisa, sua melhor amiga, de forma muito legal. Conhecemos o protagonista de forma mais realista. Eu gosto.
 
*Confesso que fiquei surpresa com a foto do bilhete. Hauhauhau’ Deixa o texto mais elaborado.
 
Segundo capítulo: Aqui começamos com outra interação entre os amigos, onde você aproxima a vida do jovem com uma realidade fidedigna. Aqui conhecemos seu relacionamento com a família.
Gostei da forma que você mostrou a dinâmica entre filho/mãe e avó/neto. O capítulo, novamente, é mais sobre a rotina de Tomás, e foi interessante porque deixa o leitor um pouco mais por dentro da cabeça dele. Olha, agora eu achei engraçado a parte da mesada. Não entendi bem o que ele fez de tão errado para receber tal punição. Okay, talvez seja pelo fato de eu sempre gritar e isso me parece algo muito natural.
 
Terceiro capítulo: Aqui começamos com a felicidade eminente do protagonista. Também temos uma dinâmica entre a avó dele e ele. Gostei da relação que ele tem com a amiga. É saudável e nenhum pouco abusiva.
Tive um susto quando vi a foto do metrô no meu do capítulo. Eu não tenho opinião formada sobre o fato. Tipo, por que a foto de um metrô? É apenas para dar uma dinâmica diferente ao texto ou existe algo subentendido? Não atrapalha o texto em nada, mas me deixou curiosa.
Achei a parte em que conversa com a senhorinha muito engraçada, porém não gostei do fato de não vê-lo se despedindo. Quer dizer, sei que ela pode ter sido inconveniente e tals, mas ele me pareceu um pouco frio com ela. Claro que pode ser meu fraco por velhinhos falando mais alto. O final foi muito bom.
 
Quarto capítulo: A forma como você começou o capítulo é a minha forma preferida de narrativa. Mesclar presente e passado é muito, muito bom.
Eu achei a conversa entre Jota e Tomás diferente. Assim, preciso admitir que achei a atitude de Jota muito estranha. Quer dizer, ele ficou magoado porque um cara aleatório não ligou pra ele? Um pouco infantil, mas também pode ser coisa da idade, e um comportamento a ser explicado no decorrer da história. Entretanto, eu adorei a resposta do Tomás. Meu Deus, sim! Este negócio de criar expectativas sobre pessoas que não temos muito contato é furada demais.
A atitude de Jota me inclina a pensar que ele é bem solitário e um pouco carente emocionalmente. Ele terá algum problema muito complexo no decorrer da estória?
Gostei do final. O fato dele perceber que o cara parou uma estação depois é uma forma sutil de demonstrar interesse. E, ah, eu amo aquela música de calcinha preta. Tomás é um pouco criativo demais, né?
 
Quinto capítulo: Achei um pouco engraçado o fato dele ter mijado no ex-namorado. Fiquei imaginando a cena por alguns minutos. A atitude de Tomas, apesar do mijo, foi muito eloquente e sensata. Bem, pelo menos até ele falar do tamanho do pênis do outro garoto.
Eu gostei da forma como você abordou a homofobia do pai do Lucas e de como ele é dominado pela família, já que isto é uma coisa muito comum. E gostei mais ainda que, embora Lucas tenha sido um babaca, você não o demonizou. Assim, achei a cena bem fidedigna para dois adolescentes do ensino médio. Para o bom e para o não tão bom, eles conversam entre xingamentos e provocações.
Coesão e coerência são dois pontos fortes da sua história. Você sabe usar bem esses recursos a seu favor.  Não tenho o que criticar sobre.
 
Considerações finais: Eu curti bastante a estória. Ela é envolvente, e até agora bem leve. É o tipo de estória na qual perdemos a noção do tempo e sentimos os mesmos sentimentos dos personagens. Fora os poucos pontos que eu mencionei, não tenho mais do que falar, só elogiar: Você tem muito talento para ser escritor. Parabéns!
 
Temos um questionário sobre o que você achou da crítica, por favor, responda-o. Nós agradecemos muito seu interesse no projeto e te esperamos mais vezes. Link: http://goo.gl/forms/NlOJsMdEKK


Resposta do Autor [JKG]: Olá! Estou relax no Snorlax, e você? Perdão pela demora, é que esses dias eu tenho resolvido uma coisa de cada vez! Vou dividir a resposta de acordo com os tópicos da sua review, vamos lá!
TÍTULO: O título foi uma decisão do momento. A história começou como uma one-shot, mas foi tão bem-recebida e eu gostei tanto de escrever, que decidi continuar. Acho que o título atende à proposta, pois o que acontece nunca é fora do normal – cada dia que o Tomás vive é mais um dia comum. Até os temas mais delicados, infelizmente, são cotidianos. Mas eu entendo a sua visão, e talvez eu mude o título, se alguma ideia melhor surgir.
SINOPSE: Digamos que eu estou em uma fase de sinopses objetivas! Novamente, entendo o seu posicionamento. Eu quero abordar os assuntos da maneira mais sutil que eu puder, mas se for preciso, eu atualizarei a classificação e os aviso sem problemas – e planejo colocar um aviso de gatilho, com certeza.
ORTOGRAFIA: Agradeço muito! Gosto de escrever certinho, sempre que possível. O Tomás é muito divertido de escrever, e por isso, eu sinto uma grande liberdade ao mostrar o que ele pensa. Faço tudo ao meu alcance pra deixar a leitura fluida. E agradeço pela dica, vou tentar adotar isso de agora em diante!
ENREDO, COESÃO E COERÊNCIA: O primeiro capítulo nasceu como uma one-shot, então eu busquei definir bem o protagonista. Funcionou como um "piloto", pois me ajudou a nortear a história e a desenvolver os personagens. O foco é a comédia, tanto que até o romance vem em segundo plano, mesmo movimentando a história. Eu busco fazer algo cômico, sem ignorar o conflito – quando um assunto é delicado, eu trato de maneira respeitosa e deixo a comédia de lado por um tempo. 
O bilhete foi a minha primeira tentativa de deixar a leitura mais dinâmica e moderna, espero que tenha funcionado! :P
No segundo capítulo, eu busquei apresentar a rotina e os coadjuvantes mais presentes nos capítulos futuros. Sobre o corte da mesada: uma halmoni irritada não faz bem pra ninguém! Já no terceiro, eu busquei dar mais espaço à Laisa, meu mozão ultimate desde que comecei a escrever a história. A amizade dos dois é bastante inspirada na relação que tenho com as minhas amigas, e eu sempre quero deixar claro como o Tomás é sortudo de ter a Laisa, e vice-versa – assim como eu sou sortudo de ter as minhas amigas.
Eu vejo a história em uma versão fictícia da minha cidade, por isso coloquei uma foto de um metrô local – para situar o leitor no ambiente. Sobre a velhinha, nem me toquei que não rolou uma despedida, mas o capítulo seguinte compensa esse ponto!
No quarto capítulo, achei importante mostrar que o Tomás realmente se preocupa com o bem-estar da Laisa, e como ele sempre a conta tudo – o que é abordado em um capítulo mais pra frente. A questão é que o Jota e o Tomás são, sim, crianções. Ambos são carentes e podem ter atitudes infantis, mesmo que pareçam ter maturidade. Já a resposta, não seria possível sem o apoio da Laisa e da velhinha! Por isso são figuras tão importantes – sem elas, nada acontece! E a carência do João será abordada no futuro, sim! 
A música estava na minha cabeça e pareceu encaixar no momento, mas a mente criativa do Tomás também teve um papel nesse fim!
Sobre o quinto capítulo, é aquele ditado que eu acabei de inventar: um humor pastelão nunca faz mal. Já o Tomás, vive nessa dualidade: uma hora ele fala como um lord, para então avacalhar geral.
O Lucas também é um personagem muito interessante. Ele tem uma história de fundo que afetou muito a criação dele e a maneira como ele age. Por um lado, o Tomás até entende o Lucas, e por isso eles ainda se falam de boa – pelo menos até as provocações começarem.

~+~
No geral, só posso te agradecer muitão por essa crítica maravilhosa! Você não imagina o quanto eu gritei de animação quando li tudo pela primeira vez. Muito obrigado por todos os elogios, os conselhos – que eu vou levar em consideração, com certeza! – e pelo comentário em geral!
Já respondi o formulário do feedback, e espero que esse projeto maravilindo continue tendo muito sucesso e ajudando mais autores por aí!
Obrigado! Kisu ~



Maga Clari

29/04/2017 às 16:46 • No trem, também
JIKOOK??? ESSA SENHORA OUVE BTS????? '0'
Essa história está nos meus acompanhamentos faz algum tempo, mas só pude ler agora... Queria ter lido antes. Você tem o tipo de escrita que eu gosto. Fluida. E contagiante.
Beijocas


Resposta do Autor [JKG]: Ela não só ouve BTS, como tem vários ships do k-pop e lê fanfics também! Acho que a velhinha do k-pop nos representa, hein?
Sei bem como é! Amo adicionar fanfics à minha lista de leitura, mas conseguir tempo pra ler todas é a parte mais difícil! O importante é que está lendo agora, eu fico muito feliz que esteja gostando e espero que esta história possa animar os seus dias!
Nos vemos nos próximos comentários, que eu já estou indo responder! o/
Kisu! ~


O comentador q você respeita

04/05/2017 às 21:43 • No trem, também
Olá, autor.
 
Vamos lá. Sempre gosto de começar o primeiro comentário falando sobre título, capa e sinopse, já que a partir do próximo comentário, pretendo focar exclusivamente na escrita/trama.
 
Primeiro, a capa. Vou ser breve nesse quesito, pois eu gostei bastante. É, a vida é injusta, elogios são curtos e críticas negativas (porém construtivas) são longas. Adorei a capa, as imagens, a fonte, como ela tem uma relação direta com o plot principal (pelo menos do primeiro capítulo). O problema aqui é a sinopse. Para mim, a sinopse precisa ter duas funções básicas, instigar o leitor e apresentá-lo parte da trama principal, isso não acontece nessa sinopse extremamente curta. Talvez esse nem seja o problema, ela ser curta, mas não a considero com informações o suficiente. A história é assim tão rasa? Um garoto que tenta tirar a foto de um desconhecido no trem?
 
Agora sobre o capítulo. Gostei bastante da sua escrita. Descrições na medida, pouquíssimos erros e uma narração divertida, que o gênero de comédia exige e que também é a ideal para o público jovem. Tomás é um personagem muito bem construído e super engraçado, ele foi muito bem introduzido nesse capítulo e acho que a escrita em primeira pessoa é perfeita para histórias assim.
 
Agora vamos ao ponto que mais acho que precisa de melhoras. Algo que me incomodou bastante nesse capítulo, foi a conversa no WhatsApp. Não é tão evidente quem é o autor de qual mensagem, essa confusão quebrou bastante o ritmo de leitura, que até então fluía perfeitamente. E eu sei que todos os memes e expressões impagáveis que só a internet nos proporciona são fatores essenciais de uma linguagem extremamente jovem e isso torna sua história muito mais verossímil, mas recomendo que tente maneirar nesse aspecto. Se não fizer isso, estará segmentando seu público a um nicho muito pequeno, só quem usa e entende todas essas expressões e memes, que vão realmente gostar da sua história. E não deveria se limitar a prender as pessoas por isso, e sim por uma trama bem pensada. Por exemplo, aquela fala da velhinha no final, a intenção era ser engraçada, mas para mim, que não conhece o shipp "Jikook", não foi interessante como deveria ser.
 
Ainda assim, considero um ótimo início de história, me tirou algumas risadas e simpatizei bastante como o protagonista e sua amiga, que mal conheço e já considero pakas. No geral, gostei da sua escrita. Continuarei. Vale ressaltar que comento em todos os episódios e nunca desapareço, inclusive, se eu resolver abandonar a fic por não ver melhoras ou simplesmente a trama não me prender, sempre aviso no meu último comentário. Então se eu não comentar, é pq ainda não li.
 
Até o próximo capítulo, autor.
Atenciosamente,
 
— O comentador que você respeita


Resposta do Autor [JKG]: Olá, comentador! Vamos conversar! o/
Eu só posso agradecer à Prince's Design pela capa, uma página cuidadosa, mágica e maravilhosa [momento merchan]! Sobre a sinopse, alguns fatores podem ter influenciado: eu estava numa fase de sinopses curtas e diretas, e a história nasceu como one-shot — algo muito além daquilo revelaria o enredo.
Contudo, a história tomou forma, então pode ter sido um pouco de desleixo meu. Mas isso nos leva à relação com a trama. Basicamente, a sinopse sumariza o evento que faz a história andar, e as "confusões" ditas na sinopse são específicas demais para não serem spoilers, então mantive daquele jeito.
Na narração e nas descrições, eu escrevo pensando no que o Tomás pensaria, pois um adolescente agitado não costuma gastar muito tempo descrevendo a aparência de alguém, mas não deixa de notar se a pessoa chama atenção. Me inspirei um pouco em mim e nas minhas experiências para desenvolver o Tomás, por isso eu acho tão divertido e interessante escrevê-lo!
Sobre a conversa do WhatsApp, admito que pode confundir e mudarei isso. 
Eu busco fazer referências ecléticas, assim, se alguém não rir de uma piada específica, pode rir de outra. Porém, "Jikook" não foi apenas para rir, mas para mostrar a velhinha como alguém fora do padrão: idosa, k-popper, e antenada. Afinal, todos na história fogem do padrão que estamos acostumados — embora cada dia seja apenas mais um dia comum
Enfim, fico muito feliz que tenha gostado! Agradeço pelo comentário, com seus elogios e críticas, que me incentivam bastante e me ajudam a melhorar! Tomás e Laisa são meus mozões ultimate, então eu também simpatizo com eles! XD
Saiba que é muito bem-vindo, não só em "Mais um dia comum", mas também em meus outros textos e histórias! Pode avisar se eu fiquei na defensiva ou justifiquei demais, e peço perdão por esse meu hábito. Espero vê-lo mais vezes!
Kisu! ~


GabiSan

17/05/2017 às 13:20 • No trem, também
MORTA
AMEI A FIC 
APAIXONADA LOGO NO PRIMEIRO CAP.  HAHAH 
AMEI 
JA TO SHIPPANDO


Resposta do Autor [JKG]: Que bom que está gostando! Espero que também goste dos próximos capítulos, eu escrevo todos com muito carinho! ♥
Talvez, nos próximos capítulos, você shippe mais ainda. Não digo mais nada pra não dar spoiler! XD
 
Muito obrigado pelo comentário! Kisu! ~


Kiwriah

17/05/2017 às 21:52 • No trem, também
Cara, eu não ando lendo fanfictions, mas quando vi a sua história no Niah, ela me capturou na hora xD Me lembrou aquela foto do menino sorrindo para a câmera, quando flagrou a garota tirando foto dele.
E o primeiro capítulo não deixou a desejar :3 Já imagino Tomás como aqueles meninos bem gay. E meu Deus, esse diálogo dele com a amiga pareceu muito eu com os meus colegas ahsuahsy A garota me lembra alguém que conheço.
E o crochê do Tomás está meio neutro ainda. Se possível, um pouco safado, por ter passado a mão na orelha dele daquele jeito. Mais decência oww >:0


Resposta do Autor [JKG]:  Você não imagina como eu fico feliz ao ler coisas assim, fico honrado em ter te "arrastado" de volta às fanfictions! ♥ A história foi baseada nessa mesma foto, que eu encontrei em um grupo e me inspirou a escrever uma one-shot. Mas o Tomás criou vida própria e agora eu estou aqui, escrevendo uma fanfic completona, com direito a purê e batata palha!
Podemos dizer que o Tomás é bastante Tomás! Mas todos nessa história são bem gays, incluindo o autor! Quanto aos diálogos do Tomás com a Laisa, são bastante inspirados nas conversas que eu tenho com minhas amigas, talvez por isso pareça tão familiar!
É aquele ditado: a safadeza faz parte do brasileiro, ou não? Temos até um cantor chamado Wesley Safadão, quer prova maior? Mas olha, você ainda vai ver bastante do croche misterioso nos próximos capítulos! o/


sabrinavilanova

03/06/2017 às 19:00 • No trem, também
AAHHHH. Amei, amei, amei. Amei esse personagem desde o início do capítulo quando ele mencionou Jogos Vorazes. E outra, amei essa abordegem inesperada do carinha o trem. E amei a senhorinha do Jikook também, ela é muito fofinha. 


Resposta do Autor [JKG]: Pois é, o Tomás é fã de sagas, shippa muito (principalmente Sterek) e ainda lê fanfics — gente como a gente! Pode ter certeza que essa não será a última coisa inesperada, pois vai ter muito micão e confusão no futuro! Se não tivesse isso, não seria a vida do Tomás. XD
Fico feliz que esteja gostando, e espero te ver mais vezes por aqui! Obrigado pelo comentário, é um melhor incentivo para um escritor! ♥
Até o próximo capítulo, kisu! ~