Comentários em Caleanor, O Paladino

kathe Daratrazanoff

25/01/2016 às 16:01 • Capítulo 1 - A Volta
Nateeeee ♥
Digo, senhor O Paladino *-*
Vou separar meu comentário por categorias, se não se importa.
1) Dedicatória
Eu fiquei surpresa assim que abri o link da história pra ler, e vi meu nome nas notas de aviso da história e caraca, que incrível ♥. Fico muito feliz de ter contribuído de alguma forma pra essa história ser postada, e é bom que você continue com ela hein, se não vou pegar no seu pé u.u
2) E essa dedicatória nas notas iniciais do capítulo? OMG, que honra ^.^ ver meu nominha lindo divando ao lado da diva Lety :-P
3) A capa é o de menos, leve o tempo que precisar pra colocá-la. Mas vê se faz algo que preste hein. Se não conseguir fazer, me chama. Eu conheço altas páginas que aceitam pedidos, você manda detalhes de como quer a capa e eles fazem. Se você for no meu perfil e em Histórias, vai ver a fic Ela Áries, Ele Escorpião, a capa veio da página Fanfic Dreams. Eu acho bem foda porque as capas que faço não são lá essas coisas.
3) O velho chega reclamando porque geral ta trabalhando ao invés de cantar? Kkkkkk se toca velhote, ta achando que ta a onde? Zoas kkkkk deve ser legal morar num lugar de cantorias e tal. Não essas cantorias de buteco ta, com música de corno apaixonado.
Sabe aquela música que o Thorin canta na casa do Bilbo? /Para além das montanhas//nebulosas frias//adentrando cavernas//calabouços perdidos
Vei, ouvir essas músicas dá a maior nostalgia, traz altas aventuras na sua cabeça. Gostei muito de você ter inserido isso na história, ficou foda.
5) Um velho vagabundo chega, senta na lareira e começa a cantar, e geral aplaude chorando ? Huehue SAE DAI VELHO RIDICULO, N TEM PAO HJ PRA VC kkkkk
Deve ter mudado mesmo essa tal Guilda com o passar dos anos hein, pra geral ficar emocionado com esse gesto já não visto a tanto tempo.
6) Achei alguns errinhos toscos, erros na conposiçao de frases, mas é porque eu sou fresca mesma, liga não. Quando eu tiver pc e arranjar um tempinho, posso fazer um arquivo com mais detalhes.
O interessante aqui foi sua escrita, leve e muito bem feita. Apesar dos errinhos que achei, fluiu muito rápido kra, li o capítulo rapidão ansiando por mais.
7) Aquela frase do velho fez total sentido. Eu, como esse jovem ai, não faço ideia de quem é Paladino. Se é tão grandioso, por que nunca ouvi falar? O que ele fez de espetacular? Por que não ta na lista doa grandes heróis? Mas to bem curiosa pra saber, e vou acompanhar o desenrolar dessa explicação.
Somos jovens, ainda temos muito o que descobrir e ver.
Beijoooos ♥


Thalita DixBarchester

01/02/2016 às 22:18 • Capítulo 1 - A Volta
Cheguei, Cheguei, Cheguei, abram alas pra mim kkkkkk 


Oi, então como eu disse não sou muito de ler esse gênero (ai é, sou eu a Thatta lá do face, mas acho que vc já sabia kkkkk) mesmo assim aqui estou eu.
Existe algo na sua escrita que me remete à contos de fantasia infanto juvenis, não sei se era essa a intenção, mas achei que combinou bastante com a história.


Seu velho Bardo, até então sem nome, me cativou, não tem um motivo aparente, mas gostei dele kkkk 



A música foi o ponto alto do cap, eu amei a sonoridade, a historia que ela conta e as rimas. 
 
Confesso que de inicio pensei que vc tinha exagerado na reação das pessoas ao redor, mas depois percebi que na verdade a emoção delas é porque "O Paladino" é alguém bem importante e todos o respeitam e admiram, não sei dizer se leitores menos atentos entenderão essa particularidade, espero que sim, pois foi uma ótima jogada. 
 
Agora que já falei sobre o cap, falemos sobre ortografia, e composição de frases. (Espero que não se sinta ofendido, pois em momento nenhum quero diminuir sua história, nem te insultar.) 


Vc tem uma boa ortografia, salvo alguns acentos faltando aqui e ali, nada demais (mesmo pq eu mesma sou péssima com acentos kkkk) 


Acredito que vc escreve pelo celu, ou por algum programa que não está configurado corretamente, pq a formatação do cap te prejudicou um pouco, tipo a falta dos parágrafos antes do travessão (e vc usa travessão dá pra ouvir o coro de aleluia, por que pouca gente usa, ou sabe a diferença entre ele e meia risca, ponto pra vc!) e tbm os espaços antes de alguns pontos de interrogação.  Não chega a ser um erro, mas acaba atrapalhando a continuidade do texto (e eu sou chatonilda por isso reparo kkkkkk) 


Algumas construções de frase estão erradas (pouca coisa) e alguns empregos de porque/por que e mais/mas nada que uma revisada mais minuciosa não vá corrigir. (caso sinta dificuldade com algumas partes vc pode procurar um beta, eu não gosto de betas kkkkk, mas é sempre uma opção, sei lá...)
 
 
Aqui uma dica pessoal: Quando comecei a escrever eu era péssima, não via tantos erros na época, mas agora sei deles. Com o tempo e a pratica constante eu progredi, preferi não usar um beta, pois acho que quando nos esforçamos para aprender sozinhos nunca esquecemos (não sou perfeita ainda, e sei que não serei, mas estou sempre aprendendo) então o importante é vc continuar escrevendo, lendo, pesquisando, com o tempo vc vai pegando dicas, macetes, aprendendo novas coisas e quando ver vai estar escrevendo uma história digna de Tolkien.
Aquele ditado, a pratica leva a perfeição? Pura verdade.  
É isso, espero ter ajudado pelo menos um tiquinho, vou ler o próximo, pq estou curiosa pra saber do Paladino. 
Bjs


Seed Gipsy

25/02/2016 às 21:42 • Capítulo 1 - A Volta
[SBLAN – Critique-me]
Olá! Antes de qualquer coisa eu gostaria de vos parabenizar pela coragem de por seu trabalho à prova. Sei que expor-se assim não é tarefa simples, principalmente para alguém que busca falhas. Quanto a tudo que vos digo aqui: Nada é para lhe ofender. Absolutamente tudo é para lhe ajudar a melhorar sua escrita e todos os temas referentes a isso.
Primeiro vamos as partes que não envolvem o texto em si, mas seus elementos complementares. Sobre a capa: ela é maravilhosa, digna de muitos elogios. Muitos não consideram a capa como um elemento fundamental, mas ela, em conjunto com a sinopse, é o primeiro contato que seu possível leitor terá com a estória. E já que falamos e sinopse, vamos tratar disso então.
Os primeiros problemas que vi em sua sinopse foram referentes à vírgulas, mas nós vamos chegar a isso lá embaixo. Sinopses devem ser informativas; contar o que se passará na sua fic, mas ainda deixar um mistério que instigue o leitor. A sua sinopse entrega de mais o conteúdo, por isso separei aqui um link útil que pode te ajudar fazer uma sinopse super bem construída!
Link: http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2013/07/escrevendo-sinopse-de-sua-fic.html
Agora nós vamos a verdadeira problemática da fic: as pontuações e a construção de ideias.
As pontuações são os problemas mais simples de se resolver. Durante a narrativa o uso de vírgulas é quase inexistente, e quando usado, frequentemente é empregado errado. Elas, enquanto lemos, tem a função de pequenas pausas. Então, quando elas não estão presentes, parece que o falante não faz nenhuma pausa enquanto narra. Vou adicionar um link muito completo sobre uso das vírgulas, que eu recomendo que você estude e crie o hábito de utilizar.
Link: http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/uso-da-virgula/
E agora nós chegamos na questão central da crítica. Há pouco desenvolvimento de ideias e há muita informação curta misturada como se estivesse relacionada. As ideias são todas muito rápidas, mas com adjetivos ou expressões fortes marcadas que não combinam muito bem. Para construir uma frase, uma oração ou um período, você tem que primeiro compreender a estrutura de uma frase. Se há ponto é porque a ideia anterior ficou resolvida e vem aí informação/ação nova bem diferente, se há vírgula é porque a informação que está a ser introduzida ainda se relaciona de alguma forma com a anterior.
O que acontece com muita frequência em seu texto é: você tem uma só frase e muitas ideias que vão acontecendo umas a seguir às outras mas, por ser só uma frase, ficam meio simultâneas e em cima umas das outras. Quando existem tantas coisas assim acontecendo ao mesmo tempo, é complexo compreender todas as ações, e você, de tanto sobrepor ideias, acaba por não concluir nenhuma.
Vou dar aqui um exemplo que encontramos logo no começo da história, quando ele passa pela cidade: queres falar da cidade e do personagem a deslocar-se. Como podes ligar as ideias? Podes descrever a cidade e depois descrever o personagem a andar, ou podes descrever a cidade ENQUANTO descreves o personagem a andar por ela. Tanto faz. Mas tens de descrever minimamente as duas coisas (porque pareces querer fazer isso) e tratá-las como partes separadas pelo sentido primeiro, e depois unir ou encadear as ideias na frase. Não podes falar de tudo ao mesmo tempo, ou fica bem confuso de se entender e seguir o que queres dizer.
No parágrafo tens menções muito rápidas e superficiais às duas coisas, sugiro que tentes desenvolver de forma mais independente o que queres dizer em cada altura para que possamos conjugar melhor as ideias depois. Tens uma correria de informação muito diferente difícil de acompanhar porque dás muitos pormenores sobre coisas muito diferentes ao mesmo tempo. Se queres pormenores, se queres descrever e ambientar bem as coisas, vamos com calma, uma de cada vez. Vamos lá, desenvolve a parte da cidade. Ponto. Desenvolve a parte do personagem. Ponto. Depois olha para as duas ideias e manobra as frases de forma a encaixá-las. Usa expressões que liguem as ideias. Estas expressões são conjunções. Se você não sabe como usá-las, separei mais um link.
Link: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf84.php
Sugiro que você invista tempo também em descrições. Elas transportam o leitor para o momento que ele está vivendo dentro do texto, tornando tudo muito mais real. Como fazer alguém entender um cenário, uma roupa ou um acontecimento, se você não descreve o próprio. Certo? Invista em detalhes, diga a cor, o formato, a ação. Basicamente, imagine o momento e o transcreva para o papel. Como se você estivesse narrando para alguém algo que lhe aconteceu.
Espero ter me feito clara, essa critica foi um tanto quanto trabalhosa, e contei com a ajuda de uma moça muito gentil da liga para me ajudar. Também espero que isso te ajude e satisfaça.
Obrigada por ter participado!
Seed Gipsy.


kathe Daratrazanoff

26/01/2016 às 16:38 • Capítulo 2 - O Garoto Lagartixa
O que acha que precisa ser melhorado?
Parágrafos e espaços. Cadê os espaços entre os parágrafos?

O que mais gostou no capítulo?
Ele veio de uma forma que não imaginei, superou minhas expectativas.

Oiee, vamos lá.
1) Acho que você ainda tem o que melhorar em questão de escrita. O essencial você tem (essencial ta escrito certo?), que é aquela escrita que te prende. O que falta é melhorar umas frases que estão meio desconexas, mas isso vem com a prática. Um dia você relê uma história sua e tcharan, esses errinhos aparecem bem na sua testa. Mas como eu disse, é com a prática, então continue assm.
2) Eu vou continuar pegando no seu pé por conta dos espaços entre parágrafos. Ta muito junto, muito grudado. Para alguns leitores, isso pode dar a aparência de um texto cansativo.
3) Eu pensei que esse capítulo fosse começar a contar das histórias antigas, tava até meio previsível isso. Então você aparece e faz outra coisa do qie esperei, e isso ficou bem legal.
4) Aquela indireta de gente reclamando de um velho que só canta foi pra mim? Huehue eu sou dessas pessoas, to lá so trabalhando e vendendo e buscando dinheiro.
Mentira, quem vê pensa rsrs fico o dia toda sem fazer nada.
5) Esse muleque ai ta irritando mesmo hein, cara esnobe. E esse velho errou o alvo? Pensei que fosse um velho foda.
"Ele é um mago de verdade ou... É asaim cmo você?" - Lispector Bilbo
Essa cidade me faz lembrar a Cidade do Lago, automaticamente, e gostei também.
Esse capítulo não foi tão foda como o anterior, faltou um Q a mais. Acho que se você colocar trechinhos de música ao invés de apenas descrever que ele ta tocando musica, seria melhor.
Beeeeijosss


Thalita DixBarchester

01/02/2016 às 22:42 • Capítulo 2 - O Garoto Lagartixa
Cheguei (ah sério? kkkkkk) 
 
Quero começar falando do primeiro paragrafo (bom é de se esperar que comecemos pelo começo certo? kkkkk) de cara quando eu vi pensei: "Vai ser cansativo" (pq está muito longo) e conforme lia achei confuso, mas então quando passei dele, ou quase no final, percebi que era por causa dos pensamentos do Bardo, então entendi que era um artificio pra entendermos o quando ele pode divagar nos pensamentos kkkkk Acho que isso me fez gostar ainda mais dele, tão eu na vida kkkkk 
Teve uma boa continuidade aqui, aprendemos um pouco mais sobre as habilidades do Bardo, e sobre ele em geral, já que ele mesmo estando desconfiado do menino cuidou dele e o levou a um "lugar seguro". Eu fico pensando se todos que leem conseguem perceber essas particularidades que eu encontro nos pequenos detalhes, ou se eu que sou uma leitora minuciosa. 
Percebi que se entendeu com o Mas/Mais e que os pequenos erros diminuíram consideravelmente, achei apenas alguns erros de digitação e na construção de frases, muito pouquinho mesmo.
Os parágrafos ainda me incomodam um tico, mas as minhas eram assim no começo tbm... 
Eu não sei se sou só eu, mas adoro as musiquinhas dele kkkkk 
Senti falta de um Cliffhanger que é aquele final dramático que dá o gancho para o próximo cap, mas isso é porque minhas fics são escritas pra parecerem seriados então tem sempre daí sinto falta nas outras kkkkkkk  
Vou ali ler o outro. 
Bjss


kathe Daratrazanoff

27/01/2016 às 18:20 • Capitulo 3 - O Terceiro (Parte 1/3)
O que acha que precisa ser melhorado?
A motivação do autor, porque se ele desistir o cu de agm vai ser arriadu

O que mais gostou no capítulo?
Os parágrafos e os espaços o/

Oeee Nate o/
O que dizer dessas notas iniciais?
To emossionada kra, que lindu ♥
Peo menos tem uma coisa boa : descobri que você tem muuuita ansiedade e eu não sabia disso. Imagino o que você já passou levando vácuos meus huehue
1) Velho safado, vai ser o apelido dele. Eu tava até com dó de julgar o cara assim de cara, mas roubou dinheiro e olhou pra bunda da moça. Agrr. Ecaaa. Ecaaaa. Ah se fosse eu, dava um belo tapa na cara dele kkkk
2) Isso que é ser desconfiado hein, pedir para o barman beber do copo dele. Precaução, claro. Mas eu nunca deixaria colocarem a boca num copo que vou usar rsrs.
3) Ninbinho? Quem ser esse? Alguma entidade para os ladrões?
4) Quem é o Terceiro? Sei que o Vasco é o segundo huehue
5) Melhor trecho da música :
" Agora ferrou, todo mundo ta brigandu. Essa é a deixa pra eu sair vazando"
Me resumiu kkkk
Gostei do capítulo, a história continua bem interessante.
NÃO DESISTA
Bjs


Thalita DixBarchester

01/02/2016 às 23:01 • Capitulo 3 - O Terceiro (Parte 1/3)
Aqui está o Cliffhanger que eu pedi cap passado kkkkkkkk adorei o final! (sim comecei pelo fim, to do contra kkkk)
A formatação do cap melhorou muito, e se vi três errinhos foi muito, parabéns!
Poxa me enganei sobre o Bardo kkkkk ele é um velho safado e encrenqueiro mas ainda gosto dele, não tem jeito agora já foi kkkkk
Acho que o que mais me agrada é o clima leve que essa historia tem, e vc com pouco tempo conseguiu nos mostrar um personagem carismático e crível ele já era bom cap passado, mas nesse, quando vemos a imperfeição dele realmente ficou ainda melhor. Não gosto de personagens perfeitos, nem os perfeitamente bons, nem os perfeitamente maus, pq no fim das contar todos temos defeitos e qualidades. Acho que vc acertou em cheio com o Bardo.
Claro que tem algumas coisas com questão a construção e evolução de enredo que precisam ser lapidadas, mas no geral vc tem uma historia muito boa. Espero que mais gente a descubra.
(agora que vi, não é uma original, é uma fic kkkkkkk mais um ponto pra vc, afinal eu li sem saber nada sobre as categorias e entendi perfeitamente. Imagino que para alguem familiarizado com o universo a fic esteja ainda melhor)
Por enquanto é só. Vou colocar nos acompanhamentos e ficarei esperando o próximo cap.    
Eu vim por causa da sua educação, mas vou ficar por causa da historia (e olha ultimamente não ando acompanhando nadica de nada no nyah, então sinta-se privilegiado kkkkkk) 
Bjss até o próximo.


kathe Daratrazanoff

02/02/2016 às 18:08 • Capitulo 3 - O Terceiro (Parte 2/3)
Espera, mudou o ponto de vista? Lerdei.
Eu li os comentários que a Thatta deixou aqui pra você/Dixon/, e concordo com bastante coisa que ela falou.
Você peca em coisas pequenas, como eu já diss, mas isso você mesmo vai percebendo com o tempo. Quando eu leio minhas primeiras histórias sinto calafrios, e essa é a sua primeira sendo postada e ta muuuito melhos que algumas por aí.
Quanto a procurar beta, discordo um pouco dela. Acho sim que devemos aprender com nossos erros, mas não acharia má ideia arranjar un beta. Mas você tem que estar pronto e preparado. O beta vai opinar e sugerir coisas que talvez você não queira nem goste, tem aue ter muito diálogo e conversa. E pode ser que você não concorde com muitas coisas que ele diz, tem que ter boa cabeça pra isso.
O beta aponta o erro, mas acho mais fácil quando você percebe e entende ele.
Não sei se deu pra entender, mas enfim, a capa ta foda e parabéns a você e a Dixon (ela ja fez 6 capas pra mim ♥)
beijos


Thalita DixBarchester

03/02/2016 às 18:05 • Capitulo 3 - O Terceiro (Parte 2/3)
Cheguei, cheguei, cheguei, to atrasada pra caramba, desculpe por isso, mas acredite se as minhas leitoras soubessem que estou aqui pelo nyah comentando uma historia e não escrevendo um cap que devia ter saído a dez dias, elas me matariam kkkkkk (eu sou a rainha do atraso kkkk) 
Bom vamos ao cap, vc chegou em um impasse, que eu imagino que bastante gente que trabalhas com pontos de vista tenha, como mudar de ponto de vista? Aqui vc optou por não falar nada, apenas mudar e esperar que o leitor percebesse isso... É valido, mas nos deixa meio confusos durante o primeiro paragrafo. Eu ainda uso os criticados pov em uma das fics, pq escrevia assim no começo da fic não achei legal quebrar a continuidade, mas em outras já mudei. Das muitas que eu já vi por aí, uma das autoras coloca nas notas iniciais, outra coloca o nome em negrito no começo do cap, outra usa um banner de capitulo com o nome e fotos do narrador (essa ficou linda, mas pouco pratica pra quem não espera as fotos carregarem) eu acabei por optar por colocar a seguinte informação em negrito antes de cada pov "Fulano de tal - (A localização dele) e a data ou hora" acaba ficando claro. Mas cada autor escolhe o seu. E se vc não quiser colocar isso é uma escolha sua, que vc tem que basear no seu estilo de escrita.
Afinal com o tempo tem coisas que se tornam sua marca registrada, os leitores esperam ver isso nas suas historias, então vc pode muito bem tornar pov's não identificados a sua marca.
Eu gostei do garoto crocodilo, mas não percebi muitas particularidades e diferenças entre as narrações do seu protagonistas, não sei se é porque eles não são tão diferentes ou pq vc resolveu não usar esse artificio. Não é uma critica apenas uma constatação.
É interessante ver o modo como vc vem progredindo cap a cap, ainda tem errinhos claro, mas a sua evolução é muito impressionante para alguem que posta capitulos tão rapidamente.  Eu demorei uma fic inteirinha pra começar a PENSAR em melhorar kkkkk. Vc está melhorando muito rápido, parabéns! 


O enredo da historia está indo aos poucos, isso é natural, claro que eu como toda boa pessoa ansiosa queria logo que começassem as tretas kkkkk mas entendo que as coisas tenham que ser mais lentas. 
O interessante é que mesmo indo de maneira lenta, vc já conseguiu deixar algumas perguntas no ar, ou seja, o enredo tem sim evoluído e nos prendido. 
Caramba! Ele deu 10 moedas de ouro por uma informação? vem cá migo deixa eu te informar kkkkkkk eu sei onde o bardo está. 
Que garoto generoso kkkk quero alguns amigos assim.
Ele está realmente interessado no paladino neh? Eu tbm!!! só não sei se isso é só curiosidade dele ou se isso tem algum motivo mais sério.
As vezes me sinto perdendo alguma coisa por não conhecer o material base, espero que não...
Adorei o paralelo entre Nimbinho e são longuinho, ri aqui kkkkk Queria que são longuinho respondesse tbm neh... Seria bem útil...
Não vejo a hora de saber do Bardo!!
E vc tem acertado em cheio nos finais dramáticos! Estou gostando bastante.
Então logo nos vemos.
Bjss