Comentários em Dastan & Tâmina

Lu

06/11/2015 às 18:14 • Apresentação do Autor
O que acha que precisa ser melhorado?
Ajeita ali no parágrafo das aspas que deu um monte de errinhos, nada de mais mas que confundem.

O meu Deus, cada vez mais curioso. Você tem uma ótima escrita, e talvez demore para eu ler os outros capítulos mas... sério, você me impressionou.


Resposta do Autor [kathe Everdeen]: Obrigado. Vou reler o capítulo e procurar esses erros com as abas pra concertar. Muito obrigado mesmo >



Sales

23/01/2016 às 17:41 • Apresentação do Autor
Hashuahuehuehue
Oiiii eu sou a menina do post do floop
Nunca li uma fanfic escrita dessa forma que jeito mais exótico de escrita AMEI
Nada a criticar por enquanto
Vou lá ler os outros caps
Kissus


Resposta do Autor [kathe Daratrazanoff]: Nossa, você veio o/ oieee
Menina, 'cê deve estar com os olhos doendo, não? Depois de ler tanta coisa rsrs
Nunca leu uma fic bagunçada desse jeito, sem uma ordem cronológica? Rsrs
Espero que não se perca nisso tudo, apesar da bagunça as coisas vão se encaixando.
Obrigada pelo comentário e pelos elogios, e se tiver críticas mais pra frente NÃO EXITE em fazê-las.
Te vejo jájá ><


Ana Mesquita

27/01/2016 às 03:49 • Apresentação do Autor
Olá, moça :D eu estou aqui como beta do projeto Critica-me responsável pela sua fic *0* antes de tudo, em quero parabenizar você pela iniciativa de submeter sua fic a uma análise crítica, eu, como ficwriter, tenho consciência do quanto é difícil e como essas coisas podem nos deixar ansiosas. Então, quero que saiba que nada do que eu disse aqui foi na intenção de fazê-la desistir, nada disso! Minha única vontade e esperança é mostrar onde você está “errando” para que se esforce ainda mais para conseguir resultados cada vez melhores com a sua fic XD
Um pequeno aviso: eu escolhi ler 10k de palavras em vez de apenas 5 capítulos porque eles são curtos, logo, eu li até o capítulo 8
Sem mais delongas, vamos à crítica:
Há muito erros de digitação — mais do que seria recomendável —, inclusive, há frases em que palavras foram engolidas ou repetidas e, apesar de saber que provavelmente, é por causa das postagens pelo celular, acredito que, justamente por causa disso, os capítulos devam ser revisados mais cuidadosamente ^^ outro problema que vem das postagens pelo celular e que me incomodou bastante é a formatação dos capítulos.
E focando um pouco na gramática, eu sugiro que leia esse artigo aqui: http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2014/11/como-pontuar-dialogos.html pra você entender, por exemplo, a diferença entre o travessão (—) que é o usado para diálogos, e o meia risca (–) e o hífen (-) que são os que você usa. Sugiro também que pesquise sobre o uso dos porquês e se atente aos conectivos que usa, para que não causem estranhamento no leitor e quebrem a fluidez do seu texto.
O prólogo (apresentação do autor) não está muito bem construído, e isso pode gerar uma perda de leitores por não verem nada de mais na sua história. É legal o fato de que você avisa sobre o clichê e se desculpa com os envolvidos, no entanto, nem de longe parecem desculpas sinceras. E mesmo a personalidade desse autor não ficou muito clara, afinal, ele é um fofoqueiro que defende o fato de falar sobre os outros, mas quando se desculpa com os dois, ele finge que o que está fazendo tem alguma função social, mas é algo que não convence, entende? Além disso, a parte dos agradecimentos soou demasiado forçada, e não algo que eu encontraria em um livro :/.
Percebi também que algumas descrições não condizem com o fato de que a história é narrada por alguém que ficou sabendo de tudo por terceiros, e não pessoalmente. Por exemplo esse trecho aqui: “[...] e em todas as mesinhas havia algum objeto caríssimo. Dastan parou pra observar um. Era um vaso de planta azul, ornamentado com o que parecia ser topázio. Tinha um igual em casa”. Quero que se atente ao fato de que não fica claro como o autor sabe disso.
Sei que, é perfeitamente plausível que o autor tenha feito um romance baseado em fatos, e assim, usado os detalhes que quiser, no entanto, a apresentação da fic leva a crer que seria apenas a transcrição dos acontecimentos que ele conhece. Então, eu vou sugerir duas coisas: ou descrever tudo de modo mais superficial, contemplando apenas aquilo que poderia ser de conhecimento geral e diretamente ligado aos acontecimentos importantes da história, ou explicar naquele primeiro capítulo que o autor tomou a liberdade de “preencher” as partes sobre as quais não tinha conhecimento da forma que achou melhor.
E não há um real ponto na parte separada do autor em cada capítulo, ele apenas dá umas explicações rápidas sobre o contexto do capítulo, mas, como toda fic é em terceira pessoa não vejo motivo para não deixar tudo junto. A única coisa interessante nessa parte são os mínimos comentários e opiniões do autor sobre o Dastan e sobre o que vai acontecer.
Agora vamos aos personagens principais ^^
A primeira conexão deles soou como algo forçado. Eu imagino que seja possível que surja interesse a primeira vista, mas não algo forte o suficiente para que ele “jure que lutaria contra isso”, alem disso, eles são apenas crianças. A não ser que seja pelo fato de que o pai dele não gostaria, mas, se for esse o caso, deveria ser mais explicado.
Uma observação rápida: achei a prova algo bem irreal, há perguntas demais para uma classe de crianças, são 6600 perguntas (220 páginas, 30 questões em cada) que você diz que ele respondeu em uma hora ‘-‘
Ah, e sobre o seu receio: a narrativa não cronológica é realmente um bom artifício para deixar a história com um ritmo mais agradável, no entanto, não há uma explicação plausível para a ordem em que esses episódios são contados, eu fico esperando por alguma coisa sobre isso na parte em que o autor fala, mas nunca há nenhum comentário dizendo o motivo de ele estar contando aquela cena justamente agora, entende? Se você está quebrando uma “norma” tem de haver um motivo para isso ^^ e, em alguns momentos em que a narrativa voltava para os tempos de escola, eu me sentia confusa sobre em qual nível estava a relação de Dastan e Tâmina nesse “novo” tempo apresentado.
Um dos pontos mais problemáticos da fic é que as cenas são descritas de forma muito superficial, muito mesmo! Elas não são desenvolvidas, logo, não causam nenhum sentimento no leitor. Tente descrever mais os sentimentos de Dastan, não há quase nada sobre eles. Eu vejo cenas muito boas, como o baile e a pesquisa do garoto sobre o que é o amor, mas elas perdem toda a mágica por causa do seu encurtamento.
O que eu percebo sobre o Dastan é que ele é falho, e isso é um ponto positivo, porque torna o personagem muito real. A Tâmina com seu jeito espontâneo, alegre e ingênuo é um amor, e com certeza, esses protagonistas são o ponto alto da história. A única coisa que falta é trabalhar mais neles.
Então, me conselho geral é esse: trabalhe mais as cenas e os sentimentos deles ^^ você tem um enredo ótimo e personagens com grande potencial, só precisa se demorar mais sobre cada capítulo XD
Sobre os problemas sociais que você falou, bom, não posso dizer nada porque não cheguei lá :v
Atenciosamente
Dana Medeiros


Thain Granger

09/11/2015 às 19:42 • A primeira vez que se viram
O que acha que precisa ser melhorado?
precisa escrever mais capitulos para que eu possa ler u-u

O que mais gostou no capítulo?
tudo!! vc arrasa sempre :') já sou fã :v

Parabéns! vc é a diva das fanfics que eu quero copiar ♥


Sales

23/01/2016 às 18:26 • A primeira vez que se viram
Que capítulo meigo *_*


Resposta do Autor [kathe Daratrazanoff]: Modéstia a parte eu também achei, foi um amorzinho escrever ela *-*


Sales

23/01/2016 às 18:49 • Baile dos Brics
Ain
Caraio
Que
Tuuuuuuuuudo
Gente *_*
Amei


Resposta do Autor [kathe Daratrazanoff]: Awwnn
Brigaduuu ♥
Fico muito, muuuito feliz por saber que está gostando ><


Sales

23/01/2016 às 18:58 • Comitê de Boas-Vindas
Cada vez mais curiosa...


Resposta do Autor [kathe Daratrazanoff]: ~le eu te desejando pra que continue ciriosa


Sales

23/01/2016 às 19:08 • Brincando de Contrato
Interessante


Resposta do Autor [kathe Daratrazanoff]: ♥ ♥


Sales

23/01/2016 às 19:47 • Deixaria?
Eu até ficaria confusa com uma fic sem ordem cronológica certinha SE a minha cabeça não funcionasse exatamente dessa forma ou seja estou amando cada vez mais
A evolução da personagem é no mínimo intrigante.


Sales

23/01/2016 às 19:57 • A gincana da dupla
O que acha que precisa ser melhorado?
Tem um ou dois erros bobos de digitação

O que mais gostou no capítulo?
O fato do pai dela falar como um caipira e.e *_* (em muita fic eles esquecem de dar destaque aos sotaques)

*_* Gente a cena mais fofa foi ela e o pai *_______*