Comentários em Bailarina de Fogo

A Shy Girl With A Book

15/01/2015 às 01:10 • A poética da dança
"Se a dança fosse um elemento com certeza seria o fogo, os bailarinos seriam as chamas em sincronia perfeita, mas eu seria o combustível. Porque tudo em mim se consome quando danço"
Nunca li descrição melhor!! Eu posso colocar essa frase no meu perfil???? POOOR FAAAVOOOR!!!!


Resposta do Autor [Sam Prado]: Oii :)
Você quer usa-la no perfil do nyah? Independente de onde for usa-la não vejo problemas, desde que cite o autor rs
Abrass


queijo e uvas passas

27/10/2017 às 18:00 • A poética da dança
[PROJETO CRITIQUE-ME DO SBLAN]
Olá, E S Prado, aqui é a queijo e uvas passas! J Sou a beta designada para criticar sua história nessa rodada. Gostaria de, em primeiro lugar, lhe parabenizar por botar a cara à tapa e se inscrever no Critique-me. Não são todos que tem corgam para fazê-lo; ademais, significa que você se importa com a sua história e quer aperfeiçoá-la.
Espero que eu possa lhe ajudar com sua história e que a incentive a se inscrever de novo nas próximas rodadas.
Apenas relembrando que é uma crítica construtiva, que visa melhorar sua história. Não é um ataque pessoal, não são xingamentos. Tudo que eu falar aqui são sugestões do que você poderia mudar em sua história para melhorá-la. Não é preciso que as acate. ^^
TÍTULO
A escolha do título foi bem feita, pois intriga e motiva a ler a história. Além disso, o título combina com a história. Minha única sugestão é colocar o “f” de “fogo” em letra maiúscula, deixando, assim, o título como “Bailarina de Fogo”. Não altera o sentido geral, contudo fica esteticamente mais bonito. (Esteticamente mais bonito huahauahuahauahauahau gente, que desnecessário. Estética também é beleza huahauah.)
                                                              
SINOPSE
A sua sinopse é curta, o que é muito bom. Sinopses longas fazem os leitores, muitas vezes, desistirem de ler. Eu sou uma que quase nunca leio sinopses muito grandes. O desafio da sinopse é pôr em poucas palavras os elementos que representam a sua história, mas sem entregar a essência de nenhum deles, pois estes só devem ser descobertos ao ler a história. Sua sinopse cumpre com esse objetivo. Só que no lugar de “mas eu seria”, sugiro que ponha “e eu seria”. Caso acate minha sugestão e substitua “mas” por “e”, aconselho também a retirada da vírgula que vem antes do “mas”. Recomendo também que coloque o “eu” em “tudo em mim se consome quando danço”.
Ficaria “Se a dança fosse um elemento com certeza seria o fogo, os bailarinos seriam as chamas em sincronia perfeita e eu seria o combustível. Porque tudo em mim se consome quando eu danço”.
ERROS GRAMATICAIS E ORTOGRÁFICOS
Vou listar aqui os erros mais recorrentes e alguns mais específicos. Vou sempre buscar dar exemplos e explicar. ^^
[1] Uso de meia-risca no lugar de travessão. E S Prado, as falas devem ser indicadas com travessão sempre! (Ou com aspas, rs.) Meia-risca tem outras utilidades, como, por exemplo, unir valores extremos de uma série (como A–Z ou 1–10). Não confunda. ♥ Vou deixar aqui um link com um artigo bem legal sobre isso: http://portuguescorreto.com/index.php/2016/06/15/hifen-meia-risca-ou-travessao/.  
[2] Pontuação de diálogo. Ai, ai, essa regra é chata, mas, infelizmente, necessária.
Quando os verbos são dicendi (verbos de fala, como dizer, falar, indagar, argumentar, etc.), as falas não levam ponto final e a frase que vem fora do travessão/aspas inicia com letra minúscula.
Exemplos:
“Maria te ama, João!” exclamou Ana.
 “Você me ama, João?” perguntou Maria.
 “A Maria disse que você me ama” comentou João.
Quando os verbos não são dicendi, as falas levam ponto final e a frase que vem fora do travessão/aspas inicia com letra maiúscula.
         Exemplos:
         “Venha aqui agora!” Ela o olhava extremamente zangada.
         “Por que eu deveria ir aí?” Ele a olhava com ar debochado.
         “Estou indo.” Ele, por fim, se rendeu aos pedidos da mãe.
[3] “[...] a sirene do teatro soou, indicando que o espatáculo estaria começando.” Hey, vamos evitar gerundismos! Eu aconsleho substituir “estaria começando” por “começaria”, “logo começaria”, “começaria em breve”.
[4] “[...] não havia ruptura entre espaço físico e ela.” Nesse trecho, houve um problema: o parágrafo deu um erro e as partes ficaram separadas bem ali onde sublinhei. O “não havia ruptura entre” ficou numa linha, deu-se um espaço, e o “espaço físico e ela” ficou noutra.
[5] O mesmo erro anterior (o apontamento [4]) ocorreu nesse trecho: “[...] de sua humanidade da forma como a via, ele se comunicava com poesia [...]”.
[6] E S Prado, você faz bastante uso de advérbios de modo terminamos em “mente” (perfeitamente, gradativamente, totalmente, etc.), o que acaba poluindo o texto e atrapalhando a leitura. Seria bom substituir alguns por expressões equivalentes que não terminem “mente” e, até mesmo, cortar os que não precisam estar ali.
[7] Vírgula para isolar vocativo. Vocativos são palavras com as quais chamamos alguém. Exemplo: “Cleo, venha cá!”; “Cleo” é o nome da pessoa que está sendo chamada, é um vocativo e, portanto, deve ser isolado com vírgula. Os vocativos devem ser sempre isolados com vírgula.
[8] “[...] mas eu, eu seria o combustível, porque tudo em mim [...].” Assim como na sinopse, sugiro substituir “mas” por “e”.
[9] “Como fogo que era a dança [...].” Deve haver uma vírgula entre “como fogo que era” e “a dança”. “Como fogo que era, a dança...”
[10] “[...] seu corpo estava tomado por sentimentos puros e inexprimíveis apenas de ouvir [...].” Me desculpe, mas não compreendi o “apenas de ouvir”. A expressão ficou deslocada em relação ao restante da frase.
(Eu juro que ter fechado dez bem certinho não foi macumba nem algo planejado e calculado, foi bem ao acaso mesmo jsusushuisahdjb. Nosso TOC agradece. ♥)
CRÍTICA
Reli a história várias vezes e, felizmente, não encontrei furos nem incoesões e incoerências na história. Sinta-se muito feliz. ^-^
Sua descrição de sentimentos é incrível, conseguiu exprimir a paixão de Helena pela dança, o fogo interior que brilha quando ela se move; pode dormir traquila, você comupriu sua missão como escritor/escritora ao nos fazer sentir o que a personagem sente. A descrição subjetiva dos acontecimentos foi bem-feita também, e só acrescentou à história; a subjetividade da descrição dos movimentos dela, por exemplo, combinam de maneira perfeita com o restante do texto e com o tema da one.
Você desenvolveu o personagem Breno ao longo da one, fazendo com ele percebesse o que Helena sentia, de maneira impressionante, contudo, foi rápido demais para um personagem que, no início, apresentava tanta resistência. Aconselho a desenvolver mais o personagem e seus sentimentos.
Seria interesse desenvolver ainda mais a história no geral. Descrever a plateia, o local, mas tudo de maneira subjetiva, para que combine com o restante da narração com a história em si.
E chegamos ao fim. Eu espero, de coração, ter te ajudado com a sua história, E S Prado. ♥
Caso ainda tenha alguma dúvida, pode me mandar uma MP. J Muito obrigada por participar do Projeto. Se inscreva mais vezes também! :3 Se puder, nos envie seu feed back através dessa formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSclBqJ8PqHmHEC-B3letdJ4yJWcIxR-V6l92I2R4Ljx9_UOmA/viewform?c=0&w=1.
Até mais!
Atenciosamente,
queijo e uvas passas.


Resposta do Autor [E S Prado]: Olá, queijo e uvas passas, tudo bom? Espero que sim!
Obrigada pela atenção e pela crítica. Já estou trabalhando nas modificações necessárias que você me apontou.
Estou muito feliz em ter participado do projeto, acredito que é um importante passo para melhorar como escritora. A crítica foi o ponta-pé para o desenvolvimento da história, no qual já estou trabalhando.
Você foi de grande ajuda :)
Muito obrigada ♥
Até uma próxima!