Comentários em A Boneca

Leny W

18/01/2012 às 19:38 • Capítulo único.
Nossa ahhhhh.... incrível muito bom adorei sua história D+


Resposta do Autor [Barbas De Merlin Brasil]: que bom que gostou! fico contente! 


Roli Cruz

18/01/2012 às 19:43 • Capítulo único.
Cara, que medo! Muito daora essa história! Você devia fazer mais histórias assim, quando fizer, me mande uma mensagem que eu com certeza leio!
Deus meu... Mas.. Perai, a boneca num tava segurando um estilete quando a Nicole acordou? '-' Isso foi coisa da imaginação também?
E o diário?
AAAAH! Eu exijo uma continuação! Quero saber a história da bendita da boneca!
pleeeeeeeease!! Continuação, por favor, por favor *-*
Até porque, a dúvida do diário ficou no ar...
 
Espero que você continue *-*
Beeijos. E parabéns XD


Resposta do Autor [Barbas De Merlin Brasil]: Obrigada pelo review! Ele foi muito importante para a minha imaginação. hihihihi. :D pode deixar que eu mando uma mensagem pra você sim! 
 


Palas

18/01/2012 às 22:37 • Capítulo único.
Eu tenho um medo desgraçado de bonecas. Por isso que me interessei pela história. E, oh, existe explicação científica para as pessoas terem medo de bonecas e se chama Uncanny Valley. Basicamente, nós nos afeiçoamos a representações humanas de coisas não-humanas (por exemplo, humanos desenhados em estilo de mangá, androides que são claramente androides ou até bonecas dessas mais simples) até certo ponto. Depois desse ponto - se pensarmos graficamente - a resposta fica súbita e extremamente negativa, porque as coisas deixam de parecer coisas e passam a parecer "humanos errados". Sabe quando alguma coisa parece humana, mas tem algo de errado nela? Então. Exatamente isso. Por isso sentimos um medo inexplicável de palhaços, zumbis, corpos, manequins e - voílà - bonecas realistas demais. Por isso que alguns filmes de animação em 3D tiveram recepção negativa, também: tem uma diferença entre reproduzir o movimento de uma pessoa normal e reproduzir movimentos de marionete em um cadáver. (Para maiores informações, veja esse site: http://dujs.dartmouth.edu/spring-2009/corpses-androids-and-the-polar-express-a-social-neuroscience-perspective-on-the-uncanny-valley)
Dito isso, devo dizer também que sua história não me assustou, apesar dos momentos interessantes. Em primeiro lugar, o começo é bastante confuso e... inverossímil. Não sei quem é Nicole, ela não me é apresentada como uma pessoa de personalidade própria e, ainda assim, ela faz uma ação muito não-genérica: quais as chances de você efetivamente levar pra casa uma boneca que você acha na rua? Isso poderia ser explicado e desenvolvido com características pessoais peculiares da garota.
Ainda depois, você nos introduz à Luiza. Ela é uma personagem bastante... inconstante. Ora ela parece mesmo uma criança, ora muito mais adulta que a própria Nicole ou mesmo a mãe irresponsável das duas, a qual só pergunta o que a garota esqueceu depois que ela volta pra casa, mesmo tendo sido uma viagem longa.
Quanto à boneca em si... bom, foi uma ideia legal colocar só a presença dela como o elemento assustador, mas isso também não foi tão explorado. Aconteceu poucas vezes e de um jeito abrupto, o que não deixa o leitor se assustar junto. A cena em que não tem nada no quarto a não ser a própria boneca tinha muito, MUITO potencial. Falando nisso, esse jogo do susto aí é muito inteligente. Nunca tinha ouvido falar - parece divertido.
E o final foi... decepcionante. Veio extremamente do nada e só pra dizer "bom, tudo que você leu aí? Bobagem". Esse tipo de recurso só pode ser usad quando o leitor fica extremamente imerso no universo do protagonista, acompanhando seus pensamentos e ficando louco junto com ele. Você já viu Ilha do Medo (Shutter Island)? Funciona assim. Você tem que envolver o leitor completamente antes de dar uma cartada como essa. Uma ideia arrojada, mas trabalhe nisso.
Quanto à sua escrita, devo dizer que você tem estilo.


Resposta do Autor [Barbas De Merlin Brasil]: Não sabia da explicação cientifica explicando porque as pessoas têm medo de bonecas! Uncanny Valley. interessante! Obrigada por seu review! Ele me ajudou muito, eu estou reescrevendo o conto e logo depois vou postar aqui, gostaria que você lesse e comentasse! 'Quanto à sua escrita, devo dizer que você tem estilo' isso me fez sorrir ! :D pretendo publicar um livro que estou escrevendo. rsrsrsrs! Obrigada pelo review.!!!