Romanova

26/06/2020 às 00:39
Memento Vivere é uma daquelas histórias que fazem você refletir.

No início a gente se depara com uma protagonista nada convencional.
A única certeza da Yabbat é que "a roda é implacável", e que o fim do multiverso virá em breve por causa das incursões. Mundos inteiros são destruídos, e enquanto a maioria teme o fim, ela na verdade vive pra presenciar esse momento. Isso mesmo. O que ela mais quer é a morte. E alguns podem achar isso mórbido mas eu pessoalmente considero super interessante e inusitado.
Talvez de primeira seja complicado entender porquê ela é desse jeito e faz as coisas que faz, afinal é um contraste bem forte com outros protagonistas da Shalashaska, mas depois de entender a história dela as coisas começam a ficar mais claras. Até porque a Yabbat tem uma certa frieza e resignação que te instigam a descobrir mais sobre ela, E por isso se tornou uma das minhas faves.

Como de costume com essa autora, mergulhamos de cabeça numa aventura. A escrita detalhada te leva a templos antigos, ruínas, outras dimensões, e quando você se dá conta está completamente imerso naquele universo. Gostei muito da dualidade dos protagonistas, o Namor e a Yabbat tem uma dinâmica bem bacana juntos, mesmo não sendo exatamente "mocinhos", pois não precisam ser. Temas como a morte, a inevitabilidade das coisas, e a destruição são os focos principais da narrativa, e são muito bem trabalhados. O clímax é um dos melhores que eu já li até hoje e simplesmente não consigo recomendar essa história o suficiente.