Anônimo

29/12/2019 às 13:02
Desde minha jornada no mundo das fanfics, uma de minhas primeiras categorias mais visitadas era certamente Pokémon. Recentemente, não estou curtindo muito os rumos que o anime tem tomado, com histórias fracas e fórmulas batidas, sendo apenas os jogos os maiores catalizadores para reunir os antigos e conquistar novos fãs. Nessa aura de “perda de qualidade” em que a franquia tem passado apenas para se estabelecer como uma como uma marca comercial para o público infantil, não era de se surpreender que a maioria das fanfics não passa de clichês de jornadas ou romances.
Contudo, em meio a tanta decepção com a franquia que tanto gosto, me surpreendi aqui no Nyah! ao encontrar no meio de tantos clichês uma história que me motivasse a lê-la com tanta voracidade e gosto. “Pokémon Nuzlocke: Heaven&Hell” é um presente no meio de tanta amargura pela qual a franquia vem passando.
Sendo uma história sobre uma jornada Pokémon, à primeira vista parece ser apenas mais uma fanfic clichê em meio a tantas outras, todavia, o modo como essa história aborda os elementos de Pokémon vai tornando a narrativa interessante a medida que se avança a leitura.
Quebrando todas as expectativas, a história já nos mostra um mundo paralelo onde humanos e monstros agora são inimigos e coexistem em guerras entre si. E no meio de todo esse caos, há membros de ambos os lados que querem trazer de volta a antiga harmonia entre essas espécies. Nesse contexto, acompanhamos o trio principal, Caroline, Amy e Alyss em sua jornada de não apenas viverem aventuras ao lado de seus monstros, mas uma jornada para mudarem o mundo todo.
A autora mostra sua competência em todos os aspectos. Os elementos descritivos são todos trabalhados de forma muito fluída, embora exagerada em alguns momentos. Cada palavra numa frase é tão bem colocada que faz a imaginação guiar o resto e nos permitir embarcar nesta aventura,
As cenas são todas bem elaboradas e há uma dosagem muito bem feita entre os momentos de drama, ação e comedia, além de suspense e terror nos momentos certos. Você sabe quando deve sentir medo, além de poder sentir a adrenalina pulsar no sangue quando as batalhas ficam cada vez mais intensas. E tudo isso é dinâmico numa fanfic onde tudo está bem escrito.
O que me cativou muito a ler esta história são os personagens. A cada capítulo, cada um deles tem seu momento de se desenvolverem. Todos são carismáticos e conseguimos nos conectar muito bem a eles. Sentimos seus medos, frustações e inseguranças, e no meio de tantos clichês, é bom poder apreciar personagens tão bem desenvolvidos.
Em suma, Umisachi Misaki traz uma história nova e engajante, com uma narrativa fluída e intensa que nos prende a leitura. De uma escala de 0 a 10, a história merece com todo o respeito um 10 de minha parte, mesmo com algumas ressalvas possam vir a ser apontadas. Mesmo assim, a história é interessante e faz valer apenas cada paragrafo lido. Para os amantes de Pokémon, eu vos digo: leiam essa história e surpreendam-se com ela assim como eu.
Fico apenas na expectativa de que, por mais certo que seja de que ela não voltará a ser atualizada, que a autora encontre tudo o que precisa para se inspirar novamente e terminar essa belíssima aventura.