02/05/2017 às 14:00

A Liga dos Betas quer você!

 

Põe a cara no sol, escritor! (Futuro) Beta bonito não se esconde, mostra toda a voluntariedade!

Olá, pessoal, tudo bem? Na notícia de hoje, nós vamos aprender como a Liga mudou seu processo seletivo e como vocês podem participar dele - o que se tornou uma oportunidade única para todos os escritores! A página de inscrição está disponível aqui. Para nós não nos perdermos, vamos fazer um pequeno roteiro para conversarmos "tudinho gostosinho":

I. Introdução: sobre a Liga e sua missão
II. Do processo seletivo: como funcionará cada etapa
III. Das datas: período de inscrições e afins
IV. "Será que eu me perdi?"

Vamos lá?

.:: * ::.

I. Introdução: sobre a Liga e sua missão

Para quem não sabe ou está perdido com o título da postagem, a Liga dos Betas do Nyah! Fanfiction é um grupo voluntário que conta com mais de 70 membros e tem como missão auxiliar os escritores do site a evoluírem suas habilidades gramaticais e literárias, ajudando-os a criar histórias de qualidade para os seus leitores. O projeto possui um espaço reservado no site (https://fanfiction.com.br/liga_dos_betas/), onde postamos todas as atualizações da Liga para o público externo, principalmente nossos processos seletivos durante o ano!

Nossa missão é, acima de tudo, ajudar quem escreve - pensando nisso, nosso processo seletivo passou por uma modernização enorme que busca não apenas selecionar como também capacitar os aprovados na primeira fase do processo a ter um excelente desempenho na Seleção!

"Mas, calma, como isso funcionaria?"

.:: * ::.

II. Do processo seletivo: como funcionará cada etapa

Então, ele seria dividido a grosso modo em quatro etapas, que serão explicadas detalhadamente adiante: Primeira fase, Apadrinhamento, Seleção e Indução - a primeira novidade está aqui, na inversão da ordem entre o Apadrinhamento e a Seleção!

Primeira fase

Ocorrendo após a confirmação de todas as inscrições, a primeira fase começará dia 16 de maio e é quando o primeiro teste é encaminhado para todos os candidatos junto a um formulário próprio para submeter as suas respostas. O teste pedirá que eles produzam um pequeno texto dissertativo sobre um tema específico para que se possa avaliar pontos como a desenvoltura da escrita de cada um, se sabem escrever formalmente, se dominam recursos de coesão e coerência, se conseguem escrever um texto com começo, meio e fim.

Apadrinhamento

Aqueles aprovados na Primeira Fase são encaminhados diretamente ao Apadrinhamento, onde receberão um padrinho/madrinha que ficará responsável por ensinar o que for necessário para preparar o(a) beta a realizar o teste proposto pela Seleção. Para que possamos cumprir cada vez melhor os nossos ideais, temos definido na Liga uma espécie de perfil adequado para um beta que representará nosso projeto, cabendo ao(à) padrinho/madrinha moldar os conhecimentos do candidato a esse padrão, explicando-lhe o porquê de isso ser tão importante.

Seleção

O modelo de avaliação da Seleção permanece o mesmo de sempre: consiste numa simulação de betagem, por meio da qual avaliaremos tudo o que ensinamos na fase de Apadrinhamento. Aqueles que tiverem um desempenho satisfatório e condizente com o que foi ensinado no Apadrinhamento irão para a Indução!

Indução

A Indução serve para mostrar para o novo beta toda a dinâmica interna da Liga dos Betas, orientando-o sobre o que acontece nos bastidores desse projeto tão grande. A ideia é ensinar ao beta como funcionamos, nos organizamos e interagimos, basicamente.

Nossa ideia principal, com todas essas mudanças, é que o novo processo seletivo seja mais justo e mais dinâmico.

.:: * ::.

III. Das datas: período de inscrições e afins

Primeira Fase:
02 a 12 de maio: período de inscrições;
15 de maio: confirmação das inscrições válidas;
16 de maio: prazo para quaisquer contestações sobre a confirmação das inscrições.

17 de maio: envio do formulário da 1ª fase;
Até 19 de maio: recebimento da 1ª fase;
25 de maio: entrega do resultado da 1ª fase;
26 de maio: prazo para quaisquer contestações sobre a 1ª fase.

Apadrinhamento:
27 de maio a 07 de junho: apadrinhamento;
08 de junho: prazo para quaisquer contestações sobre o apadrinhamento.

Seleção:
09 de junho: envio do teste da Seleção;
Até 12 de junho: recebimento das submissões dos testes respondidos;
21 de junho: resultado da Seleção.

Indução: início previsto para o dia 22 de junho!

.:: * ::.

IV. "Será que eu me perdi?"

Como é de costume, a bola de cristal da Kori Hime costuma funcionar bem para nós adivinharmos algumas das dúvidas que quem se interessa pelo processo seletivo sempre tem:

"Mas, cara, por que eu participaria de algo assim?"

Então, senta que lá vem história:

Na maioria das vezes (poderíamos falar em todos, mas tem algumas raras exceções), o candidato se faz essa mesma pergunta porque, bem, tomar esse tipo de decisão não é algo pequeno. A Liga, no entanto, é sem dúvidas um dos espaços mais construtivos que vocês encontrarão - vários betas e ex-betas estão aí para corroborar essa afirmação. Apesar de a nossa missão envolver principalmente a relação beta-autor, todos prezamos muito pela relação beta-beta dentro da Liga, o que torna o ambiente propício a novas amizades.

De Drummond a vírgulas nas orações subordinadas adjetivas explicativas, é muito provável que você encontre alguém na Liga que tenha o mesmo gosto que você, por mais que este seja diferente, ou que está de ouvidos abertos para um debate construtivo qualquer. Além disso, somos extremamente ligados à nossa missão: queremos sempre o melhor para o escritor do Nyah! Fanfiction, então essa disposição em ajudar o outro é natural para nós... e isso acaba se estendendo a nós mesmos, por vezes. Muitos betas crescem muito, não só em quesitos gramaticais ou literários como também pessoais, dentro da Liga dos Betas, seja pela betagem ou pelos projetos voltados à escrita e propostos pela Liga, como os projetos do SBLAN (Critique-me e UFC Fanfics) e o ZINE.

"E como eu vou saber que tenho capacidade de ser um beta?"

Para ser um beta, não é exigido que a pessoa saiba exatamente tudo da Língua Portuguesa, então não se sinta inseguro caso você não saiba coisas específicas como regência de certos verbos ou concordância nominal na ponta da língua: queremos muito mais pessoas com vontade de ensinar e aprender para que ela possa aproveitar ao máximo o seu Apadrinhamento. Tendo a vontade, nós procuraremos ensinar o resto!

"Me disseram que vocês são muito ranzinzas, caretas e prepotentes com essa faixa rosa taupe estampada no perfil!"

A Liga dos Betas do Nyah! Fanfiction possui como missão justamente incitar o debate construtivo a fim de se chegar a um consenso e a análise puramente profissional das histórias a fim de justamente desconstruir esse tipo de imagem negativa que se perpetua no cargo de beta reader, que nada mais é que alguém que se voluntaria para prestar um serviço à comunidade do Nyah, o que não lhe dá de forma alguma uma posição favorecida enquanto usuário do site. São usuários como qualquer não-beta! No entanto, caso algum beta tenha tratado mal algum autor ou descumpra suas obrigações, é só o autor afetado mande uma mensagem para a Lady Salieri ou para o Edgar Varenberg que as devidas providências serão tomadas.

"Não tenho perfil no Facebook. E agora?"

Para ser da Liga, é obrigatório ter um perfil no Facebook - no entanto, não se preocupe, você pode criar um perfil fake somente para participar do processo!

"Só escritor pode ser beta?"

Nope! Você pode ser apenas leitor ou os dois ao mesmo tempo, não há restrições da Liga nessa parte.

"Posso participar da Liga mesmo não sendo brasileiro(a)?"

PODE, SIM, sem problemas!

.:: * ::.

Não se esqueçam! As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até o dia 12 de maio! Para fazer isso, basta acessar esta página e ler atentamente todas as informações. 

A partir de amanhã, o Betacast, podcast da Liga, vai fazer um especial de sete episódios falando sobre o processo e sobre a Liga para os candidatos. Não se esqueçam de conferir! O Betacast é postado sempre na página do Facebook.

Qualquer dúvida a mais, é só colocá-la nos comentários que algum beta logo virá respondê-la! Você também pode enviá-las para Lady Salieri, Edgar Varenberg, The Escapist ou Anne L



Comentários

Danny StarkVader

26/05/2017 às 17:44

Ola, ainda nao saiu o resultado da primeira etapa da liga dos betas, tava para sair ontem dia 25/05. Foi adiado?

Luella Morgan Tupper

25/05/2017 às 18:08

Eu adoraria ter participado dessa vez, já acompanhdo o Nyah desde 2009. Mas o meu tempo tem sido muito curto, mas adorável iniciativa da liga dos Beta! Sempre tentando ajudar e incentivar novos escritores de alguma forma. E quem sabe na próxima eu até esteja mais acessível!
Bjos!

Jack O Frost

18/05/2017 às 03:36

Ficando triste porque perdi o prazo. ÇwÇ 

Da próxima eu tento... 

Kadu25Nike

13/05/2017 às 16:02

Eu adoraria participar só que eu não sinto que é o momento comecei no nyah! Esses dias, então quero ter a experiência um pouco mais para poder da proxima vez fazer melhor, ter experiência de ter um revisador pra mim entender melhor, mas desejo sorte a todos!

sbeauregard

13/05/2017 às 11:32

 Perdi o prazo, aaa. Quem sabe da próxima agora. ):

StewPattinson

13/05/2017 às 11:14

Eu queria muito fazer parte por que amo ler, escrever e ajudo o outro mas tenho medo de não ter tempo. É muita correria na faculdade. Fico com medo de deixar o autor esperando e prejudica-lo .

 

Lana Cullen

12/05/2017 às 16:02

Que coisa maravilhosa! Infelizmente eu to super sem tempo, por causa do pré-vestibular, mas quem sabe uma próxima vez :3  

queijo e uvas passas

12/05/2017 às 15:58

@Gislane Brito Sim! A iniciativa da Liga é maravilhosa! ♥ Que pena! :( Quem sabe numa próxima, quando tiver mais tempo. Sempre haverá a próxima seleção! ^^

 

@Eme Thorne Ah, que coisa! :( Sim, para no futuro, quando tiver mais tempo. ^^ As portas da Liga estarão sempre abertas a novos candidatos! Que bom que gosta do nosso projeto! Ficamos felizes em saber ♥. Boa sorte com a conclusão da fic!

 

@Jack Bernal Sim, muito legal! ♥

 

Emmalina Suyane

12/05/2017 às 15:57

Interessante.

É  uma bela iniciativa em ter novos Betas, mesmo que eu não tenha todo este talento e não vou me escrever, desejo ao demais muita, muita, muita sorte

Jack Bernal

12/05/2017 às 09:17

Legal!