O Homem e a Ovelha escrita por LL Amora Olivier


Capítulo 1
Oneshot - O homem e a ovelha


Notas iniciais do capítulo

- Pequeno conto baseado naquilo que eu acredito. ^^



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/98736/chapter/1

 

O homem e a ovelha

 

 

 

Havia um homem muito religioso, na medida do possível. Claro que ele tinha lá seus pecados, mas os considerava pequenos defeitos que faziam parte de sua personalidade, ou seja, do seu desenvolvimento como pessoa. Também dizia:

 

 - Para que serviria Deus na minha vida, se eu não tivesse pecados para serem perdoado? - sempre o dizia de bom humor.

 

Mas o que ele considerava com pecado mortal, ou seja, o erro que o predestinaria ao inferno, seria faltar à missa, por isso, todos os domingos, religiosamente sagrado, ele participava das missas e percorria muitos quilômetros de sua casa humilde, até a igreja. Eram quase uma hora de caminhada.

Nem isso o fazia desistir, pois sua fé era grande em acreditar que, se faltasse à missa, perderia o direito de ir para o céu, indo direto para o inferno, pois foi isso que a religião o fez acreditar: que fazendo sua parte e ajudando à igreja à evangelizar, ele alcançaria o céu. E ele acreditava que de nenhuma outra forma isso aconteceria, bem como acreditava que aqueles que faltavam, ou que não tivessem uma religião definida, ou até que fossem de uma determinada religião que considerava errada, iria direto para o inverno.

 

Pois bem... certo domingo, seguia ele para a igreja, quando no caminho, ainda bem longe de chegar, ele encontrou uma ovelha já agonizando de cede. Estava há alguns metros de um pequeno lago e havia uma lata, que estava furada, nas proximidades da água.

Não tinha como levar o bicho, já que era muito pesado, então ele decidiu pegar água na lata e levar até o animal, mas durante o percurso, a água escorria pelo furo, restando pouco dentro do objeto, o que fez o homem demorar mais de uma hora para saciar a cede do animal, mas quando conseguiu, sentiu-se feliz e realizado, porém só depois se deu conta que havia faltado à missa. Voltou pra casa triste e decidiu que nunca mais nada o faria faltar à missa novamente. E realmente cumpriu.

 

Certo dia, chegou à falecer, já muito velhinho e foi para a porta do céu. Lá encontrou São Pedro questionando outras almas e esperou chegar sua vez.

 

- Seu José Maria... - a voz de São Pedro ecoou no local e o homem se aproximou – Por que você merece o céu? - o santo quis saber e a resposta foi imediata:

- Porque eu sempre cumpri com minhas obrigações eclesiais e nunca faltei à missa! - o homem disse cheio de orgulho e já podia sentir o gostinho do Reino de Deus, mas Pedro o indagou:

- Tem certeza que nunca faltou à missa? - ergueu uma sobrancelha após olhar a ficha de seu Zé.

 

Então o homem entristeceu, deixando seus ombros caírem e respirou profundamente pesado ao lembrar-se do dia que ajudou a ovelha. Não que estivesse arrependido de tê-lo feito, mas sabia, de acordo com o que aprendera na igreja, que Deus é justo e julgaria com justiça, então confessou:

- Sim senhor. Eu faltei à missa. - sua voz saiu num sussurro.

- Mas por que você faltou à missa, seu Zé? - pousou as mãos nas cadeiras e o olhava curioso.

- Para ajudar uma ovelha que estava cheia de cede. - então deu às costas cheio de pesar e seguiu – Eu sinto muito mesmo por não ter obedecido Deus e...

  

- Mas espera, seu Zé! - num salto São pedro já estava na sua frente e disse:

- Só quero que você saiba que esse seu gesto foi o que lhe deu 80% de chance de estar no céu. Vá! - ele carimbou a ficha de seu Zé, que de início não entendeu nada, mas durante o percurso, um anjo lhe explicou:

  

- A religião é importante, mas não serve de nada se não houver o amor aos irmãos e a caridade. Esse seu gesto de amor para com a ovelha, sem querer ou desejar algo em troca, valeu muito mais do que muitas coisas que você acreditava serem a vontade de Deus. Não estou dizendo que ser de uma religião é pecado ou coisa ruim, muito pelo contrário, é preciso buscar Deus e a religião é o melhor lugar onde você pode encontrá-lo, mas não quer dizer que uma pessoa que não freqüente uma determinada igreja não seja amada pelo pai, pois ela sempre será, porque todos são amados pelo pai, não por amarem Ele, mas por Ele os terem amado primeiro. Acho que os humanos deveriam se preocuparem em ser a igreja de Deus, do que estarem na igreja.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Se você gostou, por favor, não deixe de comentar! Se não gostou também pode criticar, eu quento! "U.U
Deixe seu reviews, please?!
Beijokas! ^3^