Propósito Ancestral escrita por AndyWBlackstorn


Capítulo 1
Capítulo Único




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/808497/chapter/1

Neteyam acabara de abrir os olhos lentamente, tentando entender o que tinha acontecido e onde estava. Como por um milagre, se encontrava novamente em casa, a mesma floresta, o mesmo cheiro, o mesmo som tão familiar, o qual ele tinha sentido tanta falta até agora. Não se lembrava de muita coisa, dos últimos momentos, apenas de lutar ao lado de Spider e Lo'ak, defendendo os dois, e mergulhando na água logo depois.

Ele se levantou lentamente, verificando tudo ao seu redor, buscando algo que indicasse que era real. Ele então encontrou uma figura inesperada.

Era um homem do povo do céu, de costas para ele, nunca o tinha visto, era verdade, mas Neteyam não conseguiu negar que o homem lhe era familiar de alguma forma. Quando ele finalmente se virou de frente, o jovem tomou um susto, tinha visto aquele rosto na sua vida, em diários de vídeo gravados, nas histórias de Norm... era o seu pai na forma humana...

—Seja bem vindo, você deve ser o Neteyam, Jake fala muito de você, de como você parece com sua mãe - disse o homem, na mesma voz que Neteyam conhecia tão bem, a voz de seu pai...

—Você... você não é o meu pai... - ele percebeu.

—Não, Jake também me disse sobre isso, que não tinha coragem ou o tempo pra falar sobre mim, mas ele sempre me contava de você e do seu irmão, Lo'ak, não é? De como vocês dois lembram como nós éramos - o homem continuou falando, sem que Neteyam entendesse muito.

—Desculpe, quem é você? - o jovem questionou de uma vez, não aguentando mais se sentir tão perdido.

—Eu sou seu tio Thomas, irmão do Jake, pode me chamar de Tommy se você quiser - Tommy finalmente se apresentou, esticando uma mão para ele num velho hábito humano, o que ele percebeu depois que não era tão recomendado, pela diferença de tamanho deles, acabou dando um sorriso por seu pequeno deslize tolo.

—Tio... meu pai nunca contou que tinha um irmão, como você veio parar aqui, veio na última viagem do povo do céu? - Neteyam quis entender mais, compartilhando suas próprias deduções.

—Eu sei que é muita coisa pra entender, mas sente-se, fique confortável primeiro, vou contar tudo que quiser saber, e também o que você precisa saber - Tommy o aconselhou e só então seu sobrinho se acalmou, sentando-se lentamente como ele tinha pedido - eu sou a razão pelo seu pai ter vindo à Pandora, eu era parte do projeto Avatar, mas eu morri antes que pudesse vir, Jake me substituiu por causa do nosso material genético idêntico.

—Entendi... quer dizer que eu estou morto... - Neteyam percebeu - estou visitando meus ancestrais...

—Eu queria poder te contar de forma mais delicada, mas está certo - Tommy assentiu com tristeza - você morreu defendendo o seu irmão e o seu amigo, foi muito corajoso.

—Como você sabe disso? Eu não sabia que os ancestrais nos acompanhavam assim... - Neteyam achou o fato curioso.

—Não, seu pai me contou, as memórias dele me trouxeram até aqui - Tommy continuou explicando - é como se eu te conhecesse a vida toda, por tudo que seu pai me disse, você e seus irmãos, tudo que ele viveu aqui... eu não queria te conhecer assim, não dessa forma, mas é bom te ver, ver o jovem que você se tornou, ver que meu irmão encontrou um propósito na família que ele construiu...

—É muita loucura... - Neteyam deu um suspiro longo, tentando absorver tudo aquilo - meu pai contava histórias da Terra, do quanto as coisas eram diferentes lá, e aqui, por mais humano que ele fosse, ele preferiu ficar, preferiu ser um de nós, e isso trouxe tanta coisa pra nossa família... você deve saber o quanto ele mudou porque o povo do céu voltou, preocupado, paranoico, ainda assim eu sempre soube no fundo porque ele fazia tudo isso, pra nos proteger...

—Eu sei que foi um tempo muito difícil pra você, mas agora que estamos aqui, nos cabe continuar cuidando da família, aconselhando eles sempre que nos consultarem - seu tio mostrou ser compreensivo.

—Meu pai fala muito com você, não? - o filho de Jake chegou a sorrir ao pensar sobre isso, havia um ponto de compreensão para seu pai além da família que ele tinha construído.

—Sempre que ele pode, faz um tempo que ele não faz isso... - Thomas admitiu - mas não se preocupe, ele vai entrar em contato, tenho certeza.

—Obrigado por me receber, tio, eu espero poder fazer o mesmo pela família como você faz - Neteyam agradeceu, entendendo qual era seu papel agora.

—Seu irmão vai precisar muito de você agora - o tio afirmou - esteja presente por ele.

—Eu entendo, ele vai se culpar pra sempre... eu entendo porque ele era assim, eu espero que ele entenda o valor que já tem, que sempre teve - só restava a Neteyam esperar que isso acontecesse eventualmente.

—Você pode guiá-lo nisso - Thomas disse com convicção.

E assim, Neteyam percebeu que sua missão de cuidar de Lo'ak e das irmãs continuava, mas de uma forma mais leve. Querendo ou não, ele estava em paz, contente por não estar sozinho ali, ele e Thomas continuariam guardando os Sullys, até que pudessem se reencontrar outra vez.

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Desculpe fazer vocês chorarem, mas essa é mais uma ideia que eu tive depois de ver Avatar O Caminho da Água, como seria se o Neteyam e o Tom se encontrassem. Não se preocupem, prometo que "Um papel em cada mundo" vai ter um final mais feliz. Obrigada por lerem e até mais!