Um papel em cada mundo escrita por AndyWBlackstorn


Capítulo 2
Jantar em família




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/808358/chapter/2

Antes que encontrasse Lay'ti ocupada com a panela fervendo sobre o fogo, na área comum em que o povo usava para cozinhar perto da Árvore Lar, Neteyam recebeu alguns elogios pelo tamanho do animal que carregava nos ombros. Certamente um respeitado guerreiro, status esse que ele cuidava meticulosamente para manter. Ele sabia que sempre seria visto como meio humano, apesar do fato de seu pai ser completamente na'vi agora, e era por isso que sentia que devia ser o filho perfeito, o futuro líder em quem ninguém duvidaria. Era um fardo pesado, mas ele sabia que tinha que carregar.

Livrando-se do peso físico que carregava naquele momento, depositou o grande yerik aos pés de Lay'ti, o que a fez se sobressaltar levemente.

—Eu vejo você, Neteyam - ela olhou pra cima, vendo-o exibir um sorriso orgulhoso.

—Eu vejo você, Lay'ti - ele respondeu - como prometido, aqui está.

—Foi bom eu te desejar sorte - ela comentou, inspecionando o animal - eu sei que você pediu que fizesse um pouco pra você, mas é grande demais, que tal chamar seus irmãos pra comer com a gente?

—Aqueles bagunceiros? - Neteyam riu - eu não queria dividir com eles, mas não é má ideia, meus pais vão estar fora essa noite, me pediram pra cuidar deles, você podia me ajudar com isso, se manter eles de boca cheia, vão nos dar menos trabalho.

—Acho que sim - Lay'ti suspirou, podiam estar reclamando, mas era claro como eles dois apreciavam a companhia dos Sullys - antes disso, você pode me ajudar aqui com o jantar.

—Claro - Neteyam assentiu, tirando a faca da cintura e girando no ar, o gracejo fez sua amiga rir.

Trabalharam bem em equipe, tirando a pele, os ossos e cortando em pedaços menores. O restante sobrou a Lay'ti realizar, cozinhando a carne e enchendo a panela com as ervas que tinha pegado mais cedo. O aroma maravilhoso que vinha dali encheu o nariz de Neteyam e ele levou um tempo para suspirar, apreciando o cheiro familiar, reconfortante. Lay'ti observou o gesto agradecida por toda aquela apreciação por seu trabalho.

—Vai demorar um pouco pra ficar pronto, podia chamar as crianças enquanto isso - ela recomendou, começando a mexer o caldo.

—Sim, senhora - ele disse brincando, se levantou e foi ver onde os irmãos estavam.

—Isso não é justo, você disse que ia me levar e não me levou - Neteyam escutou Tuk reclamando.

—Eu não ia demorar tanto e você atrás de mim só ia me atrasar - Lo'ak retrucou.

—Nós podemos ir outro dia - Kiri sugeriu, tentando apaziguar os dois.

—Por que será que eu não estou surpreso com toda essa discussão? - o mais velho entrou na conversa, cansado daquilo.

—Neteyam! - Tuk pareceu esquecer a discussão e foi abraçar o irmão alegremente.

—Oi, maninha - ele afagou a cabeça dela afetuosamente - por que o Lo'ak está te irritando tanto assim?

—Eu só fui com a Kiri ajudar ela a achar umas plantas longe daqui, quando a gente saiu a Tuk tava dormindo, aí a gente voltou com as plantas, ela viu e ficou irritada com a gente por não levar ela, foi isso - o irmão do meio explicou.

—Foi só isso mesmo? - Neteyam olhou para ele, para ter certeza.

—Foi sim - Kiri confirmou, o que o deixou mais tranquilo.

—Bom, Tuk, vocês podem ir amanhã, certo? Se tomarem cuidado, claro - seu irmão mais velho recomendou - agora parem com essa discussão, vim avisar duas coisas pra vocês.

O anúncio pareceu cessar as animosidades.

—Fala logo - Lo'ak pediu de uma vez.

—Papai e mamãe vão ficar fora hoje, e me pediram pra ficar de olho em vocês - explicou Neteyam - e nós vamos jantar com a Lay'ti.

A segunda notícia deixou todo mundo animado. Como era sabido, ela era uma excelente cozinheira.

—Então vamos logo - Tuk esqueceu a discussão de vez e foi com os irmãos até onde Lay'ti estava.

Felizmente para os agitados Sullys, tudo que restava era apenas comer e não ter que esperar mais.

—Espero que gostem, e agradeçam ao seu irmão também - Lay'ti comentou enquanto os via comer, também se servindo logo em seguida.

—Não fica elogiando o Neteyam não, ele não saberia cozinhar assim nem em um milhão de anos - Lo'ak alfinetou entre mastigadas e engolidas.

—Você não perde a chance de me provocar, não é? - seu irmão apenas deu de ombros.

—Você devia ser mais bonzinho com ele, sabia? - Tuk resolveu sair em defesa do irmão mais velho - foi ele que nos convidou pra comer a comida da Lay'ti.

—Eu sei, eu sei - Lo'ak respondeu sem paciência, mais interessado em comer agora do que em provocações.

Estar com eles em um momento de comunhão assim ajudava Lay'ti a lidar melhor com a ideia de que um dia ela seria esposa de Neteyam, essa era uma família da qual valia a pena fazer parte.

Pensando em família, justo Neteyam percebeu os pais chegando na área comum, mas sem se darem ao trabalho de se aproximarem. Mesmo de longe, ele viu sua mãe abalada por algum motivo. Sem hesitar, se levantou para ir atrás deles, mas seu pai apenas levantou uma mão, pedindo para esperar. Seja o que fosse teria que esperar um tempo. Ele captou a mensagem e preferiu distrair os irmãos. Sem querer, Lay'ti estava ajudando nisso, continuando a conversar com eles.

—Eu encontrei uma planta nova muito cheirosa, perto do posto Avatar - Kiri estava contando - trouxe um pouco, acho que ficaria ótimo no seu próximo ensopado.

—Obrigada pela sugestão, podemos tentar - Lay'ti sorriu, empolgada com a ideia.

—Mas eu também acho que seria boa para curar cortes - Kiri continuou deduzindo.

—Uma planta boa para cozinhar e boa para curar? Parece uma grande descoberta científica, Kiri - a noiva do irmão dela mostrou sua empolgação.

—Tomara que ninguém mais te ouça falando assim - surpreendentemente, Lo'ak recomendou com sabedoria - essas coisas do povo do céu são vistas com desconfiança.

—Eu sei, sinto muito - ela se sentiu envergonhada de repente - eu sei que eles fizeram muito mal ao nosso povo, mas tem coisas boas que podemos aprender com eles, ao menos com as  pessoas do céu que são boas.

—Nós entendemos, Lay'ti - Neteyam sorriu para ela, como uma forma de apoio.

Ele tentou mudar de assunto, se interessando no que os irmãos tinham para contar sobre seu dia, até que ficasse tarde e fossem descansar. Despedindo-se de Lay'ti e a agradecendo por tudo, os Sullys foram descansar, sem ter ideia do que os esperava no dia seguinte.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Um papel em cada mundo" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.