Listeria escrita por teffy-chan


Capítulo 1
Capítulo 1 - Janota


Notas iniciais do capítulo

Essa história é um spin-off da fanfic Anemia e contem algumas referências a mesma.

—___________________

Janota:
Significado: por extensão: Que revela elegância, com esmero exagerado.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/807987/chapter/1

Já fazia algumas semanas desde que aquele mundo foi curado da anemia, uma terrível doença que quase destruiu as Hemácias. No entanto, desde que o tubo misterioso apareceu, levando alguns de seus companheiros, os nutrientes de que precisavam para sobreviver voltaram a chegar. Recuperaram suas forças, agora até entregavam o oxigênio com certa janota.
Não sabiam que aquele tubo havia detectado outro problema, que não recebeu a devida prioridade. Algo estava escondido naquele mundo sem que ninguém notasse, e crescia aos poucos. Só quando os sintomas começaram a aparecer foi que desconfiaram.
Febre. Enjoo. Dores musculares. Algo estava errado. 

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Anemia: Uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína das hemácias do sangue que ajuda a transportar oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem com a falta de oxigenação. A deficiência de ferro leva à anemia, ou seja, a diminuição da produção de hemácias.


Hemácia ou Glóbulo Vermelho: Células presentes no sangue formadas de hemoglobina e globulina. A hemoglobina, uma proteína vermelha que contém ferro, é considerada a principal proteína intracelular das hemácias, e sua principal função é transportar o oxigênio no sangue.



O "tubo misterioso" se refere a agulha de seringa quando foi feito exame de sangue. Serve para avaliar as plaquetas, hemácias e neutrófilos do sangue para identificar possíveis doenças como anemias ou infecções. Nesse caso foi localizada outra infecção além da anemia no exame, que não recebeu o devido tratamento.