Detetive Potiguar VERSÃO ROTEIRO escrita por Helen


Capítulo 4
PARTE 4 – A ideia de Cleiton Cariri.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/804680/chapter/4

21 INT. LOJA DE BICICLETAS - DIA

CLEITON está sentado em cima de um banquinho, com um copo de café. SEU LIMA está do outro lado do balcão, fazendo anotações num caderno.

SEU LIMA

Garoto, tu tá me achando com cara de viado? Primeiro você não tem cinquenta reais, depois já vai me chamando pra ir contigo num motel?

CLEITON ADULTO

Calma, seu Lima, não é isso que 'cê tá pensando, não.

SEU LIMA

E o que é?!

CLEITON ADULTO

É pra minha investigação. Eu soube que o cara que eu 'tô indo atrás vai pra esse tal de Motel Paraíso Perdido hoje a noite.

SEU LIMA

E pra quê você precisa de mim?

CLEITON ADULTO

Porque eu tô com medo de ser uma armadilha.

SEU LIMA

Se foi você que descobriu o lugar, por que ia ser uma armadilha, menino?

CLEITON ADULTO

Digamos que minha informação veio de uma fonte um pouco duvidosa...

SEU LIMA

(suspiro)

CLEITON ADULTO

Ah, seu Lima, por favor. Eu nunca te pedi nada.

SEU LIMA

Você já me pediu muita coisa!

CLEITON ADULTO

Ah, mas nem é algo tãão difícil assim. E além do mais, o senhor não vai nem ter que me ajudar com a gasolina.

SEU LIMA

Mas que milagre. Do jeito que a gasolina tá cara, eu achei que você só queria me levar por causa disso.

CLEITON ADULTO (V.O.)

Na verdade, era por isso mesmo.

CLEITON ADULTO

E então, o senhor vai comigo?

SEU LIMA

Vou pensar no seu caso. Mas que fique bem claro que eu não vou entrar ali!

CLEITON ADULTO

Deixa comigo, seu Lima. Eu me viro sozinho. Te vejo mais tarde.

CLEITON se retira, deixando SEU LIMA sozinho.

 

22 EXT. CASA DO SEU LIMA - NOITE

Está chovendo. CLEITON está dentro de seu carro, olhando o nada, enquanto espera SEU LIMA sair da sua casa.

CLEITON ADULTO (V.O.)

(imerso em fantasias)

Eu pensei que essa investigação seria muito mais simples. Quão tolo eu fui... subestimando a maldade humana, subestimando os maiores criminosos desta cidade maldita e condenada, subestimando...

Enquanto CLEITON continua seu monólogo, SEU LIMA bate no vidro do carro, pedindo para ele abrir a porta. Ele percebe o homem e permite sua entrada.

SEU LIMA

Por que demorou pra abrir?

CLEITON ADULTO

Ah... só... é que a chuva tá meio alta, né?

SEU LIMA

Hum...

(entrando)

Eu ainda nem acredito que estou fazendo isso...

CLEITON ADULTO

Não é como se o senhor fosse entrar lá, né?

SEU LIMA

É, mas se me virem? E se me reconhecerem? Do jeito que minha mulher é desconfiada...

CLEITON ADULTO

Calma, seu Lima. Ela não vai desconfiar. O que você disse pra ela?

(começa a dar partida no carro)

SEU LIMA

Eu disse que ia lanchar com uns amigos.

CLEITON ADULTO

Especificou aonde?

SEU LIMA

Eu não! Vai que ela me procure por lá!

CLEITON ADULTO

Fez bem, fez muito bem. Na volta é só você levar um lanche pra ela. Um agrado, sabe?

SEU LIMA

E se a gente voltar muito tarde?

CLEITON ADULTO

Vamo não. Confia em mim.

SEU LIMA

(suspiro)

Ai ai, você ainda me paga por isso.

CLEITON ADULTO

Eu já te pago, seu Lima. Todo o mês.

Eles saem no carro.

 

23 EXT. RUAS DE NATAL - NOITE

Enquanto CLEITON dirige, SEU LIMA olha no celular dele a localização.

VOZ DO GPS

Vire à direita em 200 metros.

CLEITON ADULTO

Ok moça.

SEU LIMA

Como é que você sabe que o cara tá indo pra lá?

CLEITON ADULTO

Eu falei com a dona Mixele, a pessoa que me contratou, e ela me disse que ele tinha acabado de sair.

SEU LIMA

Mas ele pode ter ido a qualquer lugar!

CLEITON ADULTO

Nunca subestime a intuição de uma mulher chifrada. Se ela disse que achou a saída suspeita, é porque é suspeita.

SEU LIMA

Pensei que vocês detetives não se valiam de intuição de ninguém.

CLEITON ADULTO

Claro que sim. Eu faço isso porque é o que minha intuição diz.

SEU LIMA

(revira os olhos)

Eles continuam seguindo a estrada, passando por algumas ruas esquisitas.

 

24 EXT. MOTEL PARAÍSO PERDIDO (FACHADA) - NOITE

O MOTEL PARAÍSO PERDIDO é um lugar pequeno e discreto. A estrutura é bem simples, gasta pelo tempo. A placa que identifica o lugar tem letras neon, cursivas. Tirando isso, apenas um poste solitário ilumina a cena.

CLEITON põe o carro próximo do lugar.

CLEITON ADULTO

(olhando os carros na rua)

Tá vendo, ó? Aquele ali é do cara que eu tô procurando, o Linaldo.

SEU LIMA

E aí? Vai fazer o que?

CLEITON ADULTO

(olha para Seu Lima com uma expressão malandra)

 

25 EXT. MOTEL PARAÍSO PERDIDO (FACHADA) - NOITE

CLEITON sobe numa árvore para tentar espiar os quartos com um binóculos.

CLEITON ADULTO

(desce da árvore)

É. Não vai dar.

SEU LIMA

Claro que não! Vai espionar o povo no meio da chuva?

CLEITON ADULTO

O único jeito... vai ser a gente entrar.

SEU LIMA

"A gente"?! "A gente" uma ova!

CLEITON ADULTO

Não se preocupe, seu Lima. Eu tenho o disfarce perfeito.

 

26 INT. MOTEL PARAÍSO PERDIDO (RECEPÇÃO) - NOITE

Cleiton entra pela porta da frente, em câmera lenta, enquanto mostra todo o seu disfarce de Kátia: uma peruca morena longa, uma maquiagem carregada, um vestido vermelho com um bojo exagerado, salto alto e uma bolsa de mão.               

CLEITON ADULTO (V.O.)

Você deve estar se perguntando quem é essa jovem linda que apareceu de repente. O nome dela é Kátia. Garota de programa. Aos doze anos perdeu a mãe para a AIDS. O pai dela era um cafetão e não gostava de crianças. Ela não sabe o que é o amor, só sabe os prazeres mundanos e esse é o centro de sua vida... Bem, o resto eu ainda não desenvolvi, mas acho que é o suficiente pra fazer a personagem né?

Atrás dele, entra SEU LIMA usando uma jaqueta de couro, uma bandana e óculos escuros.

CLEITON ADULTO (V.O.) (cont'd)

Esse aí é o Carlos. Ele é integrante de uma gangue de motoqueiros, adora ouvir heavy metal e é muito calado. Ok, eu sei que o seu Lima não fica bem nessa roupa, mas foi o que tinha sobrado na mala.

A RECEPCIONISTA olha para os dois com uma incredulidade de quem já viu muita coisa, mas nunca para de ser surpreendida pela vida.

RECEPCIONISTA

Boa noite, em que posso ajudar?

CLEITON ADULTO

(afinando a voz)

Oiiin, curiçença kerida. A genti tá procurando um moço ga-tis-si-mo que chamou a genti pra uma festinha particular, se é qui me intendii...

RECEPCIONISTA

Ok.

(aponta para Seu Lima)

Ele tá junto?

CLEITON ADULTO

Simmm.

(forçando uma risada esquisita)

Ainn, ele não é um barato? Adoooro motoqueiros. Eles conseguem ser tão... tão...

RECEPCIONISTA

Moça, você poderia me informar seu nome? Aí eu vou ligar pra seu... amigo... e...

CLEITON ADULTO

Ai meninan, não precisa. É só dizer o quarto que a gente vain. Sérion, da última vez que ligamos pra ele, ele ficou tipo, suuuuper cabisbaixo, entende? A gente até teve que arrumar uma fantasia pra...

RECEPCIONISTA

Qual o nome dele?

CLEITON ADULTO

Linaldoow. Linaldo Jusciano.

RECEPCIONISTA

(ela procura o nome no computador, com uma certa pressa)

Hum... quarto 5. É só pegar esse corredor da esquerda e seguir até o final.

CLEITON ADULTO

Ai linda, brigadoow. Espero que você tenha mais sorte que eu na vida.

RECEPCIONISTA

Ok...?

CLEITON ADULTO

(se vira para Seu Lima)

Vamos, baby.

Seu Lima acena com a cabeça e Cleiton pega a mão dele, o puxando para o corredor.

 

27 INT./EXT. MOTEL PARAÍSO PERDIDO (QUARTO 5) - NOITE

Cleiton e Seu Lima se aproximam da porta 5. Cleiton se abaixa e começa a tirar um gravador com um microfone super sensível de dentro do bojo do vestido, se preparando para gravar. Seu Lima se abaixa também, por não saber o que fazer.

CLEITON ADULTO

Ok, agora é só gravar o áudio do flagra e a gente vai meter o pé.

SEU LIMA

E se eles demorarem muito?

CLEITON ADULTO

Não precisa gravar tuuudo tudo. Só o suficiente pra saber que fizeram e pronto.

(ajeita os fones)

Me dá cobertura, viu?

SEU LIMA

Como eu vou fazer isso?

CLEITON ADULTO

Ah, sei lá! Você precisa improvisar! É um requisito básico de detetive!

Seu Lima se levanta e Cleiton põe o microfone na porta, passando a ouvir a conversa do outro lado.

O QUARTO 5 é um quarto espaçoso, vermelho, com uma cama branca e um espelho no teto.

LINALDO é um homem na faixa dos seus trinta, quarenta anos, bem vestido e com uma voz cansada. Ele está acompanhado de KÁTIA, uma mulher um pouco mais nova que tem nos olhos um ódio contido, uma selvageria de quem não tem medo nem da morte. Os dois estão deitados na cama, conversando lado a lado.

KÁTIA

Sabia que hoje é o meu aniversário?

LINALDO

Sabia não. Meus parabéns.

KÁTIA

Sabe o que eu queria de presente?

LINALDO

O que?

Cleiton, do outro lado da porta, levanta as sobrancelhas, um pouco preocupado.

KÁTIA

...Quero que você vá para os Estados Unidos comigo.

Cleiton suspira, aliviado.

LINALDO

Eu... eu não posso.

KÁTIA

Por que não?

LINALDO

Você sabe que eu tenho que ficar aqui por causa da Mixele...

KÁTIA

Mixele, Mixele! Tudo o que sai da sua boca é esse nome! Mixele! Já não aguento mais ter que ouvir você falar daquela quenga da sua mulher!

LINALDO

E o que você quer de mim? Se ela contar pro pai dela, a gente se réa todinho. Ele tem contatos que nem o Beirute conseguiria peitar. Tu sabe bem disso.

Os dois ficam em silêncio por alguns segundos. CLEITON está com uma expressão de surpresa.

CLEITON ADULTO (V.O.)

Então ele tá realmente traindo a mulher?!

A cena volta para dentro do quarto.

KÁTIA

Você não era tão medroso assim.

LINALDO

Pra sobreviver é preciso jogar de acordo com as regras.

KÁTIA

E desde quando você liga pra regras, Paulo?

LINALDO

Desde que ameaçaram te matar, Kátia!

A cena volta para CLEITON.

CLEITON ADULTO (V.O.)

Kátia?! O nome dela é KÁTIA?! Ninguém respeita mais os direitos autorais de um detetive??? E espera aí... ela chamou ele de... Paulo?

A cena volta para os dois.

KÁTIA

Você ficou frouxo só com aquela ameaça? Olha pra mim. Eu voltei pra cá mesmo o manda-chuva dizendo que ia me matar se eu pisasse os pés em Natal. Eu tô justamente com o genro dele, que ele só juntou porque sabe que ninguém ia querer aquela tia de escola  dominical da filha dele. Eu tô arriscando minha vida pra ficar com VOCÊ.

LINALDO

(suspira)

Vamos parar de falar disso, ok? Não vim aqui pra ficar discutindo passado com você. Eu vim aqui pra...

O foco volta a ser CLEITON, que tira os fones.

CLEITON ADULTO (V.O.)

Ok, acho que eu já sei pra onde isso vai. Agora é só deixar o gravador fazer o trabalho dele.

SEU LIMA

Já conseguiu aí?

CLEITON ADULTO

É só esperar mais um pouquinho.

SEU LIMA

Até que não foi tão difícil.

CLEITON ADULTO

Claro que não. O senhor está acompanhado do futuro detetive mais famoso do Brasil. Talvez até do mundo! Talvez até... de toda a Natal!

SEU LIMA

Você nem sonha alto, né.

CLEITON ADULTO

Nada. O meu sonho é da minha altura. Cabe perfeito pra mim.

LINALDO vai saindo do quarto.

LINALDO

(olhando pra trás)

Tá, eu vou ver com a recepcionis...

LINALDO tropeça no cabo do gravador e cai no chão. Quando se levanta, ele dá de cara com Cleiton agachado. Ele encara os dois no corredor, e eles o encaram de volta, em silêncio.

LINALDO (cont'd)

Quem... quem são vocês?

A cena congela.

CLEITON ADULTO (V.O.)

Aquela era a hora da verdade. Todo o sucesso da minha investigação estava por um triz. O que eu poderia dizer a um sujeito como aquele? Dominado pela luxúria e pela mentira... Era como um rato prestes a descobrir a ratoeira, como um gato prestes a descobrir um balde d'água, como um cachorro prestes a descobrir um... Ah, você entendeu.

 

28 INT. CORREDOR NOIR - NOITE

O antigo corredor do MOTEL PARAÍSO PERDIDO se torna um corredor preto e branco, mais acabado. Os personagens mudam: LINALDO passa a vestir um sobretudo preto e uma cartola, CLEITON se torna uma mulher de verdade e SEU LIMA se torna um cara grandão, musculoso.

CLEITON MULHER

(dramaticamente segurando em Seu Lima)

Oh, Carlos, ele nos descobriu! E agora, o que será de nós?

SEU LIMA BOMBADO

(engrossando a voz de forma exagerada)

Er.... Oh não...

LINALDO

O que vocês estão fazendo aqui?...

CLEITON MULHER

Oh, é que as damas da noite como eu não conseguem ficar sem ouvir a doce melodia dos ninhos de amor alheios...

(põe as costas da mão na testa)

Pois são nelas onde reside o verdadeiro prazer, a poderosa paixão que intriga bons corações e que os torna mestres na arte da manipulação e da conquista...

LINALDO ainda parece bem confuso. SEU LIMA apenas ignora todo aquele monólogo, parado como uma estátua. CLEITON MULHER se ajoelha diante de LINALDO.

CLEITON MULHER (cont'd)

Por favor! Tenha piedade das manias ocultas desta pobre mulher... ou deveria dizer, das fantasias sublimes desta dama da noite... pois você tem nos seus braços uma mulher que te ama, enquanto eu me entrego para mãos frias que me congelam a alma...

LINALDO se levanta, um pouco assustado, e entra no quarto novamente.

 

29 INT. MOTEL PARAÍSO PERDIDO (CORREDOR) - NOITE

Tudo volta ao normal. CLEITON é novamente o detetive disfarçado, e seu Lima... bem, é seu Lima.                        

SEU LIMA

Ele caiu nessa?

CLEITON ADULTO

Eu não sei você...

(se levanta do chão)

Mas essa foi uma das minhas melhores interpretações. Eu poderia virar um ator de novela.

SEU LIMA

Vamos logo sair daqui, sim?

 

30 EXT. MOTEL PARAÍSO PERDIDO (FACHADA) - NOITE

Os dois se dirigem para o carro.

CLEITON ADULTO

Eu jurei que ia ter algo mais emocionante. Uma troca de tiros, sei lá.

SEU LIMA

Graças a Deus.

CLEITON ADULTO

Obrigado por vir comigo, seu Lima.

SEU LIMA

De nada, garoto. Mas nunca mais me peça pra fazer uma coisa dessas, ouviu?

CLEITON ADULTO

(dá uma risadinha)

Sim, senhor.

Os dois entram no carro e saem dirigindo.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Detetive Potiguar VERSÃO ROTEIRO" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.