Lígia e Miguel em Ecos do Amor escrita por Lashippadora


Capítulo 10
Ecos de amor




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/798793/chapter/10

 

 

                    ~☆ Ligia e Miguel ☆~

                     ( 12 meses depois )

 

 O namoro de Lígia e Miguel está numa fase mais séria, pois ele mora com ela desde o dia que a jornalista fez o convite pra passarem a noite no apê dela, então os dois não se desgrudaram mais e apesar de Miguel continuar pensando em escapar dos seus sentimentos, não consegue ficar sem dormir afundado nos cachos dela ou de dar boas risadas ao seu lado na proa do veleiro nas noites de luar, ou então de dividir um delicioso vinho no sofá da sala da casa dela pois tudo fica maravilhoso com Lígia, que é uma super companheira. Os dois fazem tudo juntos, se um cozinha o outro lava a louça, mas sempre sobra pra Miguel cozinhar. Eles se dão muito bem mas não falam em casar porque esse assunto Miguel evita sempre. Só que nada é tão perfeito assim e Miguel não consegue arrancar elogios da sogra, muito menos de Irene, pois a mãe e a irmã de Lígia não gostam da estranheza do pesquisador, elas acham que Miguel fará Lígia sofrer, e Irene sabe o quanto a irmã é louca por esse homem. O problema é que ele nunca chega cedo nos jantares em família, sempre se atrasa e ninguém consegue achá-lo na cidade, pois Miguel não gosta de usar o celular, também não suporta eventos sociais, é solitário e contemplativo, a única pessoa que consegue penetrar em sua alma é Lígia, apenas ela, e também é só ela que conquistou o seu coração, ela é única, mas apesar de gostar pra valer dela, muitas vezes a namorada vai dormir chorando por causa desse “defeito” ou desleixo dele, Lígia acha que é falta de consideração, mas mesmo assim nunca obrigou Miguel a nada, só que tem vezes que ele extrapola e passa de todos os limites.

    Naquela noite Lígia e Miguel iriam juntos à festa de bodas de Lauro, Miguel combinou de pegar Lígia em casa porque não daria tempo de vim se trocar , por isso ele achou melhor se arrumar na faculdade mesmo, onde tomaria um banho e trocaria a roupa. Lígia aceitou pois acreditava que ele cumpriria a palavra, mas na hora marcada às 20:00 hrs ele não apareceu. Lígia esperou sentada no sofá, colocou a bolsa sobre as pernas e com paciência esperou o namorado vim buscá-la, porém depois de 20 minutos ela começou a se angustiar, pois se preocupou, teria acontecido algo ruim com ele??? Ela não conseguiu mais ficar sentada, ficou dando voltas em torno do sofá, dizendo para si mesma que é apenas mais um atraso e no fim dará tudo certo, só que meia hora depois a ruiva já estava começando a desconfiar que Miguel não viria, ela teve a certeza que mais uma vez seria largada sem nenhuma explicação, então ela abre a bolsa e pega o celular, só que não quer fazer isso pois prometeu que jamais pegaria no pé dele, dessa forma ela se encontra no meio de uma dúvida muito cruel, pois a hora tá passando e ao contrário de Miguel, é comprometida com as pessoas e valoriza as amizades e os vínculos sociais.

   Com os olhos cheios de lágrimas e cansada de ser ignorada pelo amor de sua vida, ela decide fazer a ligação, disca o número dele e respira profundamente pois não quer que ele perceba sua voz trêmula. A chamada cai e ninguém atende, Lígia se desespera e repete mentalmente sem controlar o choro que ele não poderia fazer isso com ela, porque não merece tamanha humilhação. Ela faz uma segunda tentativa e cai na caixa postal. : - Não, Miguel, atende o celular, não faz isso comigo, com a gente!!! Não, por favor, por favor, por favor!!! – Sua voz perde o som e ela apenas tenta falar porém nada sai de seus lábios que tremem, por isso leva a mão à boca e aperta os olhos. Ela não pode acreditar que isso está acontecendo novamente, mas não há muita coisa pra ser feita,  então ela desiste de encontrá-lo e resolve sair, vai pra festa sem a companhia do namorado. Lígia chama o elevador e quando este chega, entra de cabeça baixa e depois de uns segundos ela ergue o rosto e se olha no espelho da parede do elevador, nota que o rímel borrou um pouquinho e também precisa retocar o batom vermelho. Ela faz isso com muito adestreza e antes de chegar ao estacionamento termina os retoques, então ela segura as chaves do carro na mão e caminha para sua vaga, lá dentro do carro  solta novamente o ar pela boca pra se controlar e não chorar mais e então dirige para as bodas de Lauro. O  caminho está melhor porque não é horário de pico e as ruas estão quase vazias, e por sorte pega a maior parte dos sinais abertos, dessa forma consegue chegar na festa sem se atrasar muito. Ao chegar lá encontra muitas pessoas conhecidas e o ambiente tá maravilhoso, tudo de muito bom gosto. Lígia está de salto alto e vestido vermelho de frente alta e única porque atrás o detalhe é feito de tule que desce até a cintura, mas apesar desse detalhe sensual, o cumprimento não é nada vulgar, pois a jornalista sempre foi uma mulher elegante, de bom gosto e bonita por natureza, sem precisar apelar.

   Lígia procura Lauro e a esposa Isabel para dar um beijo na amiga e terapeuta, e para desejar muitas felicidades porque eles encontraram o amor, mas ela ama o homem errado.  Isabel nota o abatimento da jornalista mas usa a ética pra disfarçar o climão, mesmo assim Lauro pergunta por Miguel, só que essa pergunta surpreende Lígia pois ela imaginava que o melhor amigo de Miguel saberia onde ele se enfiou.

— Como assim, Miguel não veio com você??? – Pergunta Lauro um pouco confuso e Isabel percebe que Lígia está chateada.

— Pior que ele não atende meus telefonemas!!! Não responde minhas mensagens!!!

— Calma, ele deve tá por ai, talvez esteja vindo pra festa, porque se passou no seu apartamento ele deve ter deduzido que você veio na frente.

— Não, isabel, o Miguel sumiu!!! – Lígia tá arrasada e se recusa a manter a calma que o casal pede, porque tudo que ela quer nesse exato momento é jogar umas verdades na cara do namorado e terminar tudo. Nada justifica a mais nova canalhice de Miguel!!! Nesse instante Lígia é avisada da chegada de Miguel, Isabel interrompe sua fala e inclina um pouco a cabeça para indicar a presença dele no recinto. Lígia vira e olha pra ele que está caminhando na sua direção, então ela se mantém de pé e olha fixo nos olhos dele, não sorri e não está disposta ao perdão. Miguel veste a mesma roupa que usava quando saiu de casa pela manhã, nem trocar de roupa ele se deu ao trabalho, a ruiva nota esse detalhe e fica mais zangada ainda, nesse momento Lígia se acha a maior imbecil do planeta terra, então ela cruza os braços e fecha a cara pra que ele compreenda sua decepção. Miguel capta o sinal da namorada e antes de falar com ela, abraça o casal de amigos e se desculpa pelo atraso, em seguida parabeniza.: - A festa tá linda, eu nem sei o que dizer!!!

— Obrigado, Miguel!!! – Fala Isabel trocando um rápido olhar com sua amiga. Isabel também concorda com a família de Lígia, pois acha que Miguel não tá pronto para um relacionamento mais sério com alguém, só que ela não se mete e não fala nada, a menos que Lígia pergunte sua visão de terapeuta, só assim poderá falar mais abertamente.

— Você quer beber alguma coisa??? – Pergunta Lauro só pra quebrar o gelo e evitar uma confusão, mas Miguel é sensível e não prejudicaria um amigo.

— Não, na verdade eu preciso trocar duas palavrinhas com a Lígia. – Antes de falar com ela, Lígia sai dali e passa pelas pessoas no sentido da saída, é evidente que tá aborrecida e como é educada ela prefere sair pra não estragar a festa de quem não tem culpa de Miguel ser um babaca. Miguel vai atrás dela no mesmo instante.: - Espera Lígia. Lígia, por favor me espera, a gente tem que conversar!!! -  Ela não olha pra trás e continua caminhando até passar pelos seguranças e chegar ao pátio do estacionamento, para chegar mais rápido ao carro ela corre discretamente e Miguel faz a mesma coisa, então antes de entrar no carro ele consegue puxar o braço dela , segurar a porta e fechá-la e evitar que ela fuja dali sem olhar pra sua cara e sem se desculpar.

— Por favor, vamos conversar. – Pede com um tom sofrido, quase desesperado, porém tranquilo e sem alterar a voz. Sua sobrancelha está franzida e todo seu rosto parece cansado.

— O que você quer, Miguel??? – A ruiva finalmente diz alguma coisa, mas está tão barva que quase grita com ele. – Você vai me dizer que sente muito, que tentou me avisar que você era assim e que não consegue mudar???!!! A culpa agora é minha???

— Eu sinto muito!!! Você não tem culpa, eu sou o culpado, sou eu, eu, eu!!!! – Ele desabafa quase implorando o perdão dela, e se encosta contra a porta do carro enquanto Lígia se afasta um pouco e abre os braços balançando a cabeça porque tá perplexa com a atitude dele. Após instantes em silêncio, ela pergunta secamente.:

— Você gosta mesmo de mim, Miguel?? Você sente isso aqui por mim??? – Ela gesticula com os dedos mostrando o sinal de medida, está quase esnobando o sentimento dele. – Se você gosta mesmo de mim, sai da minha vida!!!!

Miguel não está esperando por isso, então ele reage imediatamente.: - Você não tá pensando direito, sua cabeça tá quente. Tá certo, eu te entendo, você tem toda a razão de ficar brava comigo, mas deixa eu te explicar o que aconteceu.

— Sabe o que é pior??? Eu amo você mas não me amo o suficiente para cuidar da minha vida sem você por perto. Irene, a minha mãe , todo mundo sabe que você não é o cara pra mim! - Lígia não queria ser grossa, mas acabou botando pra fora tudo que estava entalado por quase 1 ano. 1 ano ouvindo suas desculpas, vendo Miguel se ausentar de coisas tão importantes para ela e sumindo sem nenhuma explicação. Por esse motivo ela pausa e pondera a decisão, mas continua com firmeza.: - Tá, eu desisto, eu assumo que durante todo esse tempo eu fui uma idiota, uma completa idiota. Você não vai mudar, Miguel!!!! É melhor a gente seguir nosso caminho sem atrapalhar mais a vida do outro!!!

— Não, eu não vou mudar, mas eu. – Ele hesita e baixa a vista, enfia as mãos no bolso e depois ergue a cabeça novamente. Claramente Miguel tá sofrendo só que alguma coisa bloqueia e então ele se prende, é mais forte que ele.

— Você o que??? - Lígia exige que ele continue a frase que deixou incompleta, então ele consegue liberar uma gota do oceano inexplorado que existe dentro dele:

— Eu amo você!!!! – Ele fala quase soletrando pois é difícil se abrir dessa forma, pra ele é complicado por causa de seu passado, só que Miguel tá falando a verdade, porém Lígia não acredita, ela quer acreditar mas tem medo também, pois algo não permite que confie plenamente e conte toda a verdade, ele fica rondando, se desculpando, mas acaba fazendo a mesma coisa e quem sofre é ela. : - Lígia eu te amo!!! – Ele repete, dessa vez mais alto e mais claro. Lígia conseguia preencher o lado vazio que nem mesmo o mar preenchia no coração de Miguel, ela era a mulher ideal que faria qualquer homem imensamente feliz, pois era compreensiva, auxiliadora, competente, inteligente e acima de tudo, bondosa e leal. Miguel sabe que pode perder uma grande mulher. Ouvir a declaração dele faz Lígia derramar algumas lágrimas silenciosas que escorregam pela face, ela limpa com o dorso da mão e sacode a cabeça pra reprovar, ela quer que Miguel veja que não acredita no amor dele, então nesse momento o oceanógrafo se aproxima mas ela coloca a mão entre eles, empurra seu corpo decididamente enquanto se olham dentro das pupilas dos olhos.

— Basta, acabou, Miguel, já chega, eu não quero mais sofrer por tua causa!!!!

— Você tem razão, eu não te mereço!!!! – Ele fala emocionado, mas não pede pra ser aceito de volta, ele respeita a decisão dela só que tá doendo muito dentro do peito. É a primeira vez que ele sente perdendo o rumo da vida depois do que aconteceu com sua família. Sem insistir, ele a olha mais uma vez  como se quisesse gravar bem o rosto dela e depois sai para ir embora pra sempre, pra sumir de vez, só que antes de ficar mais longe, Miguel escuta a voz da jornalista.:

— Então é assim que acaba??? – Ele para e sem ohar pra trás fica paralisado, então depois de breves segundos, Miguel se enche de coragem e volta quase correndo pra ela, sem Lígia saber o que ele vai fazer, é surpreendida quando Miguel agarra e rouba um beijo. Lígia não tem forças para lutar contra seu amor e se entrega, se envolve e permite que seu coração fale mais alto. Depois ela mesma interrompe e se afasta dois passos para trás, nesse momento uma brisa traz um cacho de seu cabelo pra frente do rosto e Miguel afasta com a mão e depois toca nos ombros dela, ele pensa no quanto Lígia tá linda dentro daquele vestido e em seguida pede perdão com toda sinceridade, pois bastou uma ameaça de despedida para eles notarem que morreria longe um do outro.: - Me perdoa, eu não queria fazer isso com você!!!!

— Não importa mais, você sempre vai fazer isso, porque é como você é e eu não te amaria de outra maneira porque te amo, Miguel. Te amo muito!!!

— Não, não vou mais fa

— Vai, Miguel, você nunca vai atender o celular, vai continuar perdendo a hora, vai continuar agindo como se eu fosse uma estranha, mas sabe o que eu acho?? Acho que é isso que me faz gostar tanto de você!!! Não é teu jeito, é o que o meu coração consegue ver em você!

— Eu vou atender seus telefonemas, eu não vou mais ignorar suas chamadas.

— Será, Miguel???

— Você sabe que eu não gosto desses eventos!!!

— Então você deixaria de ir ao meu evento???

— Qual??? - Ele não sabe mais do que Lígia tá falando, porém gosta de sentir que estão fazendo as pazes ou pelos menos estão quase lá.  Nesse momento Lígia tira de dentro da bolsa um envelope e mostra pra ele ver que receberá um prêmio por sua profissão e será homenageada na próxima semana.

 - Era pra ser uma surpresa só que você não veio como combinamos. - Lígia conta a novidade e seus olhos brilham, a bondade e a compreensão fazem parte dela como as ondas são do mar.

— Poxa, Lígia eu tô muito feliz por você!!!

— Você quer provar mesmo que me ama??? – Ele balança a cabeça que sim. – Então me acompanha nessa premiação!!!

— A, eu   - Ele já ia se esquivar mas não teve mais coragem pois no fundo não queria perdê-la, então Miguel aceita comparecer à premiação Euclides da Cunha, ocasião de homenagem ao trabalho perfeito de sua namorada. Eliandro quando ficou sabendo correu para parabenizá-la, ele agora tava namorando com uma outra jornalista mas ainda gostava muito de Lígia. Dona Dália gostou de saber que a filha seria elogiada pela imprensa e assim sobraria mais orgulho para sair por ai se gabando, e Irene torcia pela felicidade da irmã, já Miguel recebeu a notícia com alegria por ela mas com tristeza porque teria que se submeter aos eventos sociais por causa disso, embora contra a sua vontade ele prometeu que iria.: – Eu vou, Lígia!

— Vai mesmo?

— Claro!!! - Lígia entrega o convite e dá outra vez um voto de confiança ao amor de sua vida, afinal de contas ela sempre esperará que ele melhore, porque o ama tanto que não é capaz de desejar seu mal. Miguel pede pra ela guardar o convite e só entregar no dia da premiação, ela entende e faz o que ele pede, então os dois se beijam novamente e depois entram no carro e vão embora. Em casa, depois de jogar a bolsa sobre o sofá, Miguel pega Lígia nos braços e a leva para o quarto do casal, deita ela na cama e fica sobre seu corpo, então passa a beijar cada parte do rosto dela. Lígia fecha os olhos e abraça as largas costas de seu amante, nesse clima de namoro reatado eles fazem amor e adormecem. Na manhã seguinte, Miguel acorda ouvindo vozes vindo da cozinha, então ele levanta e anda nas pontas dos pés e ver Lígia e Irene conversando. Lígia tá tentando convencer a irmã de que é possível uma pessoa mudar e que Miguel gosta mesmo dela. Irene, porém,  procura abrir seus olhos para fazê-la enxergar que Miguel jamais será um bom marido pois não é parecido com ela e não tem os mesmos projetos.

— Mas eu amo ele, Irene.

— Eu sei que você ama, mas esse amor é cego, Lígia, esse homem te faz mais mal do que bem. É só você que ama, ele não sente o mesmo.

— Isso não é verdade!!! Miguel pode ter muitos defeitos mas mentiroso ele não é.

— Quantas vezes te vi chorar por causa desse homem, minha irmã??? Eu já perdi as contas! Acorda, Lígia, esse cara só tá com você até o dia que ele quiser. Miguel pode ser bom profissional, ok, nisso concordamos, mas é só nisso que ele é bom, é só isso que esse cara gosta. Ele não quer ter filhos, não fala em se casar com você, nem parentes esse cara tem, agora dê um barco, uma bússula e o oceano que ele se transforma, porque é disso que ele realmente gosta.

   Miguel ouvia tudo atrás da porta e não conseguiu ouvir o resto da conversa pois em partes Irene tava certíssima, mas em outras estava sendo cruel demais, pois ama Lígia de verdade e por isso toma a decisão de se mudar, de voltar pro barco e manter distância pro bem de Lígia. Ele sai sem ser notado e vai embora sem se despedir. Quando a ruiva volta pro quarto e não encontra ele pensa que Miguel saiu mais cedo pro trabalho e por isso não se preocupa, só que quando chega a noite e ela volta do Jornal não encontra o namorado em casa, ela pensa em ligar mas algo em seu coração palpita e ela segue sua intuição, então  sai de casa rumo à Baía de Guanabara, passa pela ponte dos barcos atracados e de longe avista a luz acesa no veleiro de Miguel. Por um momento ela para, está fazendo um pouco de frio na praia porque tá perto de começar o inverno, a brisa ajuda a refletir e espairecer,  depois corajosamente Lígia decide bater na porta dele e espera poder entrar e nunca mais sair da vida desse homem. Mas ela não sabe que durante o dia Miguel tomou a decisão de viajar pra Antártida, ele fará a viagem em poucos dias, a expedição solitária durará 1 ano, onde não falará com ninguém, só ele e a natureza, só ele e o mar como no princípio, quando ele era de verdade um homem livre, porque agora por mais que voltasse a navegar, ele não era mais livre como os pássaros que adora descrever e ver passar sobrevoando e guiando as almas de antigos velejadores perdidos nos blocos dos gelos, pois Miguel sempre terá o coração ligado ao de Lígia e isso paisagem nenhuma transcederá.

                       

                         ~☆  FIM ☆~


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Escrita de fã para fã, com carinho e amor. Obg por ler



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Lígia e Miguel em Ecos do Amor" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.