Casa dos Jogos escrita por Metal_Will


Capítulo 51
Capítulo 51 - Mini Poker




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Capítulo 51 - Mini Poker

E os duelos continuam...agora, nossa esperança estava nas mãos de Max Demian, assim como a esperança do trio adversário estava nas mãos do Sr. Alípio. Isso mesmo. A próxima vitória definiria o destino de todos. Se perdêssemos, o resto do jogo ficaria nas mãos de Natália, que acabou caindo na equipe adversária, mas não seria nada bom se isso acontecesse, afinal, Natália não tinha nenhum crédito naquele momento. Tudo dependia de Max novamente. E o próximo jogo...Mini Poker...o que poderia ser?

— Mini Poker - repetiu Pitre, com sua imagem transmitida no telão - Um jogo nada complicado, mas que pode decidir drasticamente o destino de todos vocês.

— Fale logo quais são as regras! Não acha que já estamos tensos o suficiente? - reclamou Alípio.

— Claro...mas antes, permitam que eu apresente a árbitra do jogo...Helene.

— Serei a moderadora do duelo de vocês. Muito prazer - Helene se apresentou de forma polida.

Nenhum dos dois fala nada. Pitre continuava as explicações.

— Bem, bem...vamos às regras. Para esse jogo, tudo que vocês vão precisar serão suas fichas e de baralho especial.

— Especial? - perguntou Alípio

— Sim. O que vocês jogarão é uma variação do poker real, que é jogado com baralhos de 54 cartas. No Mini Poker usaremos um baralho reduzido de apenas 13 cartas.

— Só 13 cartas, é? - repetiu Max.

— Sim. As únicas cartas que ele possui são os quatro naipes para valetes, damas e reis mais um coringa, totalizando 13 cartas.

A tela muda para uma visualização computadorizada das cartas do baralho. Eram cartas comuns, com os quatro naipes (espadas, ouros, paus e copas) para todas as três cartas reais (valete, dama e rei) mais o coringa (esse tinha a cara do Pitre). Mesmo com a tela do vídeo ocupada por essas imagens, ainda dava para ouvir a voz de Pitre.

— Como podem ver na tela...apenas treze cartas. Mas não se preocupem, essas cartas serão mais do que suficientes para esse jogo.

Os dois prestavam atenção em cada detalhe. Aquela era uma situação onde erros não poderiam ser perdoados.

— Bem, agora que já apresentamos o material, vamos à mecânica do jogo, que é bem semelhante ao poker normal. No começo de cada rodada, vocês deverão apostar suas fichas, que representam seus créditos. Assim como nos outros duelos podem apostar no mínimo um crédito e no máximo todos. Que tal uma pequena demonstração? Senhor Max Demian, gostaria de começar? Os créditos apostados aqui ainda não estão valendo, então, podem jogar sem compromisso.

— Certo - ele disse - Aposto...dez créditos.

— Senhor Alípio. Sua vez - alertou o palhaço.

— Aposto quinze.

— Muito bem. Essa foi a primeira rodada de apostas. Agora, a moderadora vai distribuir as cartas e é aí que reina mais uma diferença fundamental do poker normal.

Helene abre um baralho (ele vinha num pacote especial) e embaralha todas as 13 cartas com uma velocidade espantosa. Depois disso, ela distribui, alternadamente, três cartas viradas para baixo para cada um.

— Só três cartas? - estranhou Alípio - No poker normal são distribuidas cinco cartas para cada um, não?

— Mas não no Mini Poker. Aqui, vocês terão mãos de apenas três cartas. Mas não virem ainda. Agora, entra o segundo momento de apostas.

— Hã? Mas nós nem vimos nossas cartas...vamos fazer outra aposta? - questionou Alípio.

— São as regras. Senhor Max Demian...o senhor tem duas opções: pode aumentar sua aposta ou pode sair do jogo. Se sair, seu adversário leva todos os créditos na mesa e passamos para a próxima rodada. O que o senhor escolhe?

— Aposto mais cinco créditos. Com isso, fica um total de 30 créditos valendo na mesa.

— Certo. Um total de 30. Senhor Alípio, agora é sua vez. O senhor pode aumentar sua aposta ou desistir da rodada.

— Não posso continuar o jogo sem aumentar a aposta?

— Não, a menos que aposte todos os seus créditos. Caso um dos participantes aposte tudo, ele pode continuar sem aumentar. Em resumo, ou o senhor aumenta ou entrega toda a mesa para o Sr. Max Demian.

— Que seja...aposto mais dez.

— Certo. 40 créditos valendo na mesa. Agora vocês podem virar suas cartas.

Cada um deles vira sua trinca de cartas. Pitre continuava a explicação.

— Assim como no poker normal, o vencedor da rodada é aquele que tiver a melhor mão. No caso de vocês, quem tiver a melhor trinca.

— E como vamos saber qual é a melhor trinca? - perguntou Alípio. Max apenas observa a própria mão de cartas, sem falar nada.

— Calma...vou mostrar isso para vocês agora.

O palhaço sai da tela de novo e mostra o ranking de trincas, ou seja, quais as combinações de três cartas mais fortes que se pode ter. Ele começa a apresentação do ranking mais baixo e segue até o rank mais alto.

— Certo...o rank mais baixo é um Par de Naipes, ou seja, ter duas cartas de figura diferentes, mas de mesmo naipe. Por exemplo, um rei de copas, um valete de copas e um rei de paus.

Vem a próxima tela.

— O próximo rank é um Par de Figuras, ou seja, ter duas cartas de mesma figura, mas de naipes diferentes. Por exemplo, um rei de copas, um rei de paus e um valete de espadas.

— Espere - interrompeu Alípio - Não é a mesma coisa que o rank anterior?

— Não. No caso anterior, havia duas figuras de mesmo naipe. Embora tivesse dois reis no exemplo anterior, havia um valete de mesmo naipe. Se houver uma semelhança de naipes entre apenas duas figuras diferentes, a mão já é considerada de nível mais baixo.

— Entendi - o veterano compreendeu. A explicação continuava.

— Próximo rank: Straight. Quando se tem três cartas diferentes, de naipes também diferentes. Exemplo: rei de espadas, dama de ouros e valete de copas.

Os dois continuavam acompanhando. A apresentação continuava.

— Próximo: Three of a Kind. Quando se tem três cartas de mesma figura, mas naipes diferentes. Exemplo: rei de espadas, rei de ouros e rei de copas.

Continuando

— Próximo rank: Joker Hand. Quando se tem um coringa e qualquer outra sequência.

E, por último.

— Último rank...o melhor e mais raro de todos. Royal Straight Flush. Quando se tem três figuras diferentes de mesmo naipe. Exemplo: rei de copas, dama de copas e valete de copas.

Resumindo, a ordem das mãos, de cima para baixo e da mais fraca para a mais forte seria:

* Par de Naipes (duas figuras diferentes de mesmo naipe e uma carta que se diferencia das duas por naipe ou figura)

* Par de Figuras (duas figuras iguais de naipes diferentes)

* Straight (três figuras diferentes de naipes diferentes)

* Three of a Kind (exatamente três figuras iguais de naipes diferentes)

* Joker Hand (ter um coringa)

* Royal Straight Flush (exatamente três figuras diferentes de mesmo naipe)

— Entendo...então esse é o ranking das trincas... - comentou Alípio.

— Isso mesmo - disse Pitre - Agora, vocês podem ver suas mãos e continuar com mais uma rodada de apostas.

— Mais uma, heim? - comentou Alípio. "Qual será a sua mão, Max?", pensou ele.

— Agora...novamente. Você pode aumentar sua aposta ou sair da rodada, senhor Max Demian. Se fizer isso, todos os créditos da mesa irão para o Senhor Alípio.

— Hmmm - ele ficou pensativo por uns instantes até decidir - Aumento em mais dez créditos.

— Cinquenta créditos na mesa. Senhor Alípio, sua vez. Pode aumentar ou sair da rodada. Se sair, Max Demian leva tudo.

— É só um ensaio. Coloco mais dez - ele terminou a aposta. A bola é passada para Max de novo.

— Senhor Max Demian...agora, as apostas terminaram. O senhor pode sair da rodada sem mostrar sua mão, mas isso seria o mesmo que entregar tudo para o Senhor Alípio...ou, pode mostrar sua mão.

Max pensa por alguns instantes, mas não demorou muito. Ele decide por sair.

— Saio.

— Mas já? - estranhou Alípio.

— Nesse caso, todas as fichas vão para o Senhor Alípio. Fim de rodada. O jogo continua assim até algum de vocês perder todos os créditos. Espero que a simulação tenha ajudado.

— É um jogo semelhante ao poker normal mesmo....realmente, é preciso saber apostar - comentou Max.

— Parece que sim. Você não parecia confiante, não é?

— Eu devia ter saído assim que vi minha mão, mas queria saber se teria mais um momento de apostas - Max revelou sua mão com um rei de ouros, um valete de ouros e um rei de espadas.

— Par de naipes, hã? A pior mão possível...mas não posso falar muito.

Alípio revela sua mão. Também era um par de naipes com dama de copas, valete de copas e dama de ouros.

— Outro par de naipes, é? O que teria acontecido se eu não tivesse saído?

— Empates de mão implica todos os créditos da mesa voltarem para seus respectivos donos - explicou Pitre - É um jogo mais bonzinho que o poker normal, não acham? Uhuhuhuhu!

Todos nós também acompanhamos as regras, mas eu nunca fui muito bom com jogos (caso o leitor não se lembre).

— Parece complicado - comento com Eva.

— Não é não...é só você que não está acostumado - ela respondeu - É um jogo mais psicológico do que de sorte.

— Psicológico?

— Fizeram bem em deixar esse jogo por último. Você precisa saber apostar mais do que ter sorte. Sem contar que...bem, deve ter mais alguma coisa atrás disso.

— O que pode ser?

— Não sei. Mas sempre tem alguma coisa. Relaxe. É o Max Demian. Com certeza ele deve descobrir.

— Espero que você esteja certa...

— Imagino. Ele é a sua última esperança, não é?

— Hã?

— Sim...afinal, depois que eu acabei com a Natália, se o Demian perder, a sua aliança já era. Aquela bonitinha não tem um mísero crédito no bolso. Ela não vai ter a menor chance.

O pior de tudo é que ela tinha razão. Se Max perdesse, tudo estava acabado. Para mim, parecia um jogo de sorte, mas agora estávamos falando de alguém que sabia jogar. Tudo estava nas mãos dele.

— Se não houver mais dúvidas - disse Pitre, finalmente - Acho que agora podemos começar nosso jogo para valer. Resumindo as regras...

Primeiro: cada jogador aposta um número de créditos usando as fichas. No mínimo, um. No máximo, todos.

Segundo: é usado um baralho de treze cartas (todos os reis, damas e valetes, mais um coringa). Cada jogador ganha três cartas viradas para baixo. Depois disso, cada um pode aumentar a aposta ou sair da rodada. Quem sair, entrega todas as fichas da mesa para o adversário.

Terceiro: cada jogador vê as cartas que recebeu. Uma nova etapa de apostas começa. Mesmo esquema...aumentar ou desistir. Se desistir, todos os créditos da mesa vão para o adversário.

Quarto: cada jogador pode mostrar a mão ou desistir. Se desistir, de novo, o adversário leva tudo

Quinto: se os dois mostrarem a mão, aquele que tiver a melhor mão, de acordo com o ranking, vence. Em caso de empate, os créditos da mesa retornam para os respectivos jogadores.

Sexto: caso um jogador já tenha apostado todos os créditos, ele tem a possibilidade de manter a aposta ao invés de aumentar.

— Entendido - respondeu Alípio - Podemos começar

— Sendo assim...é hora do duelo! Que vença o melhor!

— Sua aposta, Senhor Alípio - disse Helene. Como Max apostou primeiro na demonstração, Alípio começou. Apenas para situar o leitor, os créditos atuais eram:

Max: 216 créditos

Alípio: 100 créditos

— Que seja...aposto 20 créditos - disse ele, colocando na mesa um valor em fichas equivalente aos vinte.

— Senhor Max? - perguntou a moderadora.

— 40 créditos - ele respondeu. Era uma aposta alta.

— Muito bem. Vou entregar as cartas agora. Não virem até o final da segunda rodada de apostas - Helene abre o novo pacote de cartas (cada rodada usava um baralho diferente, provavelmente para evitar cartas marcadas) e distribuiu três cartas alternadamente para cada um, deixando-as viradas na frente deles.

"Heh! De cara dá para perceber a fachada desse jogo", pensou Alípio, "Esse jogo possui um total de 286 possibilidades de mão...no entanto, a mão mais forte, Royal Straight Flush, é muito rara...só existem 4 delas. 4 em 286 é uma probabilidade muito baixa. Só que...a segunda mão mais forte, a Joker Hand, só exige que se tenha um coringa na mão...e a probabilidade de se ter um coringa é bem alta se fizer as contas. Sim, sim. É isso. Domina esse jogo quem tiver o coringa, mas....tanto eu quanto Demian temos as mesmas chances de ter uma Joker Hand. Esse jogo deve ter algum segredo, mas qual?"

Nisso, Alípio olhou para as cartas viradas para baixo e percebeu alguma coisa. Ele quase não conseguiu disfarçar o sorriso. Para sorte dele, Helene pediu que ele decidisse o segundo momento de apostas.

— Senhor Alípio? O senhor pode aumentar a aposta ou sair da rodada agora. O que escolhe?

— Oh, claro..aumento a minha aposta em mais 20 créditos!

— 80 créditos na mesa. Sua aposta, Senhor Max - disse Helene.

— Mais 40 - ele respondeu.

— Certo, com isso, temos 120 créditos em jogo. Podem virar as cartas!

"Vamos ver...se eu estiver certo...posso dizer que já venci!", pensava Alípio, enquanto vira suas cartas. O que será que cada um tirou?


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Notas finais do capítulo

"Esse jogo possui um total de 286 possibilidades de mão."

Para quem duvidar...é só fazer uma combinação sem repetição de 13 em 3.

Ou você achou que nunca mais ia usar Análise Combinatória na vida? XD



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