Crescendo - Shirbert escrita por Sabrina


Capítulo 6
A Redação do Gilbert




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/772441/chapter/6

***

Minhas "férias"

Por Gilbert Blythe

Não sei se posso chamar exatamente de férias. Passei todos os dias trabalhando e estudando. Meus únicos momentos de diversão foram as festas para as quais fui convidado, dois aniversários na casa dos Cuthbert.

Gilbert terminou de ler e olhou ao redor. Parou em mim e deu aquele sorriso irritante de lábios fechados. Me senti constrangida, sem saber o porquê. Desde minha conversa com Marilla, dias atrás, eu não conseguia mais agir normalmente com ele. O pior de tudo é que nós tínhamos aulas extras com a Srta. Stacy e sempre íamos embora juntos. Aquela era a parte mais desconfortável e incomoda do meu dia. Eu temia por ela a cada hora que se passava.

— Só isso? – disse a professora. – Acredito que foi informado de que o número mínimo de linhas é dez, e você não chegou nem a cinco, Gilbert.

Ele olhou pra ela, com seu ar divertido de sempre. – Escrevi coisas pessoais demais. Não gostaria de ler para a turma, mas também não me importo que a senhorita leia, professora, desde que seja só a senhorita.

— Preciso conferir a quantidade de linhas e corrigir os erros – ela estendeu a mão. – Me dê aqui.

Gilbert entregou a ela. Todos observamos com curiosidade enquanto os olhos de Srta. Stacy passeavam pela folha e um sorriso se abria em seu rosto.

— Entendo – disse ela. – Sim, isso é ótimo. Mal posso esperar para que ponha em prática! Precisa me contar assim que o fizer!

Eu queria não ter ficado curiosa. Queria mesmo. Mas a primeira coisa que fiz quando eu e Gilbert deixamos a escola, após as aulas extras, foi perguntar:

— O que você escreveu na sua redação?

Ele me olhou, surpreso. – Sabia que essa é a primeira vez em dias que você me faz uma pergunta que não seja sobre como vai a fazenda, os estudos ou Bash e Mary?

Baixei os olhos, constrangida. Ficamos em silêncio por um longo período. Era sufocante a terrivelmente doloroso não saber o que dizer. Eu odiava aquela sensação e não estava acostumada com ela.

— Você não parece você mesma quando está quieta – comentou Gilbert, em algum momento. – Nunca pensei que fosse dizer isso, mas poderia, por favor, tagarelar sobre alguma coisa? Qualquer coisa?

Um sorriso me escapou dos lábios, e eu logo tratei de ficar séria, me repreendendo.

— Se preferir, podemos competir em soletração – disse ele. – O que acha? Sei que tem saudades disso.

Senti o rosto ficando vermelho ao lembrar como ele soube disso: pela minha boca, quando li pra turma toda e em voz alta que sentia falta de soletrar com ele. O que eu tinha na cabeça quando escrevi aquilo? Pior: quando li pra todo mundo?

— Sim – falei, embora não conseguisse sequer encará-lo. – Vamos competir.

— Ótimo. Te desafio a soletrar extraterritorialidade.

Semicerrei os olhos. Ele estava me desafiando?

— E-X-T-R-A-T-E-R-R-I-T-O-R-I-A-L-I-D-A-D-E.

Gilbert sorriu. – Muito bem, Cuthbert, não esperava menos de você.

— Agora quero ver você soletrar otorrinolaringologista.

Ele franziu as sobrancelhas. – Onde você aprende essas palavras?

— Lendo – dei de ombros. – Anda, sua vez.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!