Estudo escrita por FantasyJuli


Capítulo 1
Capítulo 1




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/760994/chapter/1

—--ATENÇÃO PERCEPÇÃO E SENSAÇÃO---

—Para percebemos o mundo dependemos de informações fornecida pelos nossos órgãos do sentido: nossos olhos, pele, nariz e língua

—A nossa representação perceptiva do ambiente é limitada pelos estímulos aos quais somos sensíveis e pelos limites dos nossos sistemas sensoriais ao responder a esses estímulos.

—A SENSAÇÃO focaliza como os nossos órgãos dos sentidos respondem a estímulos externos como luz e como essas respostas são transmitidas ao cérebro.

—A PERCEPÇÃO refere-se ao processamento adicional dos sinais sensoriais no cérebro, que resulta em uma representação interna dos estímulos.

—Os cientistas psicólogos observam a maneira pela qual percebemos um estímulo depende de estarmos ou não prestando atenção a ele. O estudo da ATENÇÃO focaliza como as expectativas podem influenciar a percepção e como os recursos perceptivos do cérebro são alocados para diferentes aspectos do ambiente perceptivo.

SENSAÇÃO- como os órgãos dos sentidos respondem aos estímulos externos e transmitem as respostas ao cérebro.

PERCEPÇÃO- o processamento, a organização e a interpretação dos sinais sensoriais que resultam em uma representação interna do estimulo

TRANSDUÇÃO- um processo pelo qual os receptores sensoriais produzem impulsos neurais quando recebem estimulação física ou química                   

—Ao estímulos precisam ser codificados para serem compreendidos pelo cérebro

CODIICAÇÃO SENSORAL- É como nossos órgãos sensoriais transformam as propriedades físicas de um estimulo em impulsos neurais. Diferentes aspectos dos ambientes físicos são codificados por diferentes impulsos neurais.

—A codificação de fatores quantitativos com luminosidade geralmente é indicada pela frequência de descargas neurais, quanto maior a frequência da descarga neural, mais brilhoso ou mais alto é o estimulo.

LIMIARES SENSORIAIS.

—LIMIAR ABSOLUTO.

Fechner definiu o limiar absoluto como o estimulo mínimo que precisa ocorrer para que alguém sinta alguma coisa. Por exemplo, o limiar absoluto da audição é o som mais leve que alguém consegue ouvir.

—LIMIAR DA DIFERENÇA.

É apenas o limiar que alguém precisa para conseguir distinguir uma diferença no estimulo, como mais alto por exp.

LEI DE WEBER -Weber descobriu que o limiar da diferença para um estimulo é uma proporção constante de sua intensidade.

LEI DE FECHNER- cada DAP (diferença apenas perceptível) representa uma etapa igual a magnitude psicológica de uma sensação.

ADAPTAÇÃO SENSORIAL: quando a sensibilidade do observador a um estimulo diminui com o passar do tempo.

QUAIS SÃO OS PROCESSOS SENSORIAIS DOS ETIMULOS PRIMARIOS?

1-Um estimulo físico invade os receptores de um órgão do sentido.

2-Uma resposta fisiológica erada pelos órgãos do sentido traduz a energia o estimulo em impulso neural que é levado ao cérebro.

3-O estimulo é codificado pelo cérebro e resulta em uma percepção, seja ela visual, olfatória etc...

As duas primeiras são sensórias e a 3 é percepção;

A retina possui fotossensores que traduzem a luz em sinais neurais.

CODIFICAÇÃO TEMPORAL: um mecanismo para codificar estimulos auditivos de baia frequência  em que a frequência do som é codoficada pea frequência da descarga das células ciliadas.

CODIFICAÇÃO DE LUGAR: um mecanismo para codificar estimulos auditivos de alta frequência.

No tato os estimulos são codificados para dor, temperatura e pressão. Sentido haptico é o sentido do tato

No olfato, a cavidade nasal recolhe partículas de odor

No paladar os estimulos são codificados para doce, salgado, ácido e amargo. Os receptors do paladar são parte dos botões e paladar da língua e da boca

A PERCEPÇÃO OCORRE NO CÉREBRO.

Do tálamo, as informações de cada sentido são projetadas para regiões específicas do córtx cerebral , as chamadas áreas sensoriais primárias. É nssas áreas que a percepção realmente acontece.

O PROCESSAMENTO CORTICAL DA VISÃO COMEÇA NO LOBO OCCIPITAL

O CORTEX AUDITIVO PRMARIO ESTÁ NO LOBO TEMPORAL

O TATO É PROCESSADO NO LOBO PARIETAL

PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE BINOCULAR: disparidade binocular causada pela distancia entre os dois olhos, o nosso cérebro tem acesso a duas imagens diferentes mas sobrepostas. Serve apenas para objetos que estão relativamente próximos de nós.  A capacidade de determinar a profundidade de um objeto com base em suas diferentes projeções para cada olho chama-se VISÃO ESTEREOCOSPICA.

PRINCIPIOS DA GESTALT DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA:

PROXIMIDADE E SIMILARDADE: o principio da proximidade afirma que quando duas coisas estão perto de mais e provável que nós as agrupemos e vejamos como parte do mesmo objeto.

O principio de similaridade consiste em agrupar imagens que sejam parecidas como parte de u mesmo objeto.

FIGURA E FUNDO: nós identificamos uma figura e todo o resto se torna fundo.

CIENCIA PSICOLOGICA

A ciência psicológica é o estudo da mente, do cérebro e do comportamento.

MENTE- a atividade mental, cmo pensamentos, sentimentos e a experiecia subjetiva. Visão, olfato etc.. são exemplos da mente em ação assim como as memorias. A atividade mental resulta de processos biológicos que ocorrem no CEREBRO.

COMPORTAMENTO- refere-se as ações observáveis: movimentos corporais, ações intencionais.

Os humanos tem uma necessidade fundamental de pertencer ao seu grupo, consequentemente os comportamentos que levam a possível exclusão social são desencorajados em toda a sociedade. As pessoas que mentem, enganam ou roubam drenam os recursos do grupo e assim diminuem a sobrevivência e reprodução para outros membros do grupo.

PROBLEMA MENTE-CORPO: uma questão psicológica fundamental que considera se a mente e o corpo são separados e distintos ou se a mente é simplesmente a experiência subjetiva do cérebro físico.

DUALISMO: a ideia filosoficade que a mente exste separadamente do corpo. René descartes.

Para Descartes muitas funções mentais como a memoria e a imaginação eram resultado de funções corporais.

JOHN STWART MILL: argumentou que só por mei dos métodos da cencia é que osprocessos psicológicos da mente seriam compreendidos.

A PSIOLOGIA EXPERIMENTAL MODERNA COMEÇA COM O ESTRUTURALISMO

INTROSPECÇÃO: um exame sistemático das experiecias mentais subjetivas que requeria que a pessoa inspecionasse e relatasse o conteúdo de seus pensamentos, tais como descrever a tonalidade azul.

ESTRUTURALISMO: a ideia básica do estruturalismo é que a experiência consciente pode ser separada em seus componentes ou elementos subjacentes. Titchener acreditava que o entendimentos dos elementos básicos da consciência proporcionaria a base cientifica para o entendimento da mente

FLUXO DE CONSCIENCIA: uma expressão criada por willian James para descrever nossa série continua de pensamentos que estão sempre mudando.

FUNCIONALISMO: uma abordagem da psicologia que se preocupa com o proposito adaptativo ou funçõ da mente e do comportamento.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Estudo" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.