Feliz Aniversario, Rio escrita por Nathy R


Capítulo 1
Capítulo 1




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/755416/chapter/1

Você está no ano de 2018, no dia 1 de março como estado estará completando 516 anos praticamente, sua capital estará fazendo 452 anos e tudo está muito difícil, mas você não diria que está nas piores situações diria?

Você sempre enfrentou problemas de saúde, educação e violência com bravura. Você lutou durante esse tempo contra tudo e todos, você até mesmo gosta de se vangloriar sobre ter sido a capital de dois países ao mesmo tempo.

É engraçado. Todos gostam do seu humor, todos gostam da sua beleza, todos gostam de como você requebra com facilidade e como o seu som une as pessoas, mesmo aquelas que ficam reclamando pelo mesmo.

Mas por quê? Por quê? Por que depois desse tempo todo, eles agem como se fosse não fosse mais tão forte, como se você não fosse mais lutar pelo seu futuro, como se você não fosse fazer por onde melhorar de novo... Por quê?

Por que eles acham que você está ficando velho? Seria isso? Você não serve mais? Você não é tão bom? Suas qualidades não são o suficiente? Os seus esforços e suas bravuras são em vão?

Ser fluminense não dá orgulho? E ser carioca?

Claro, o mundo vai mudando e você tem que ir tentando mudar junto e você está!! Você como sempre tenta lutar pelo melhor pra todo mundo. Mas como qualquer SER HUMANO você também falha não é?

Ah... Eles não te vêm como um humano, não é?

Suas lagrimas estão inundando seus olhos dourados, seu corpo treme pela fraqueza da luta intensa de levantar todos os dias e olhar para todos com um ar pessimista para cima de você.

“Desiste dele, não tem mais jeito.” Foi o que você ouviu falarem para seu pai.

Algumas poucas pessoas de fora, seus irmãos se aproximam de você e falam que vai dar tudo certo, que você precisa ter calma e persistir... E você quer! Tudo que você quer é ser o queridinho de novo, tudo o que você quer é ser aclamado de novo, tudo que você quer é que tudo isso acabe e tudo volte a ficar bom.

A vida tem altos e baixos e você como um estado sabe que sua vida tem altos e baixos muito mais longos do que a vida pequena de um humano... Alguns deles se vão e não poderão ver você melhorando.  É uma pena...

Isso é... Se você melhorar, né Cristiano.

Você não quer ser visto como fraco. Você não quer que os outros sintam pena de você... Você é forte, você já venceu guerras, você já venceu coisas que você nem ao menos imaginava que poderia! Mas você venceu! Você tentou coisas, você mudou coisas, você avançou, cresceu!

Não desanime, Rio! As pessoas realmente te amam e apesar de toda essa carga em seus ombros, seus irmãos estão ao seu lado. Todos eles. Sua capital, Niterói, São Gonçalo, até mesmo o Barra está ali com você, isso fora os outros estados...

Você sabe disso não é? Então, o que te machuca tanto...?

São essas palavras amargas e constantes? São essas pequenas coisas que você acumula e tenta ao máximo que ninguém veja?

Rio de Janeiro...

Pare de chorar, por favor, você odeia quando te veem chorando... Você sempre diz que fica parecendo uma criança mimada e birrenta... Isso ria.

Ria, cante, espante esses males que lhe cercam, mas sorria como seu doce e típico sorriso, aquele sorriso que aquece os corações, aquele sorriso que faz todos te amar. Faça tudo do jeitinho carioca. Deixem-nos ver que todas essas amarguras, todas essas pedras que lhe tacam e esses cacos de vidro que jogam pelo seu caminho não te atrapalham.

Mostre que mesmo na dor você está sorrindo, Rio. Sorria, Ria de Janeiro a Dezembro não se importe com as rimas, apenas sorria.

Seja forte. Seja potente. Seja firme, o destaque como você sempre foi.

Não é um “aqui é bonito, mas não gosto de morar aqui.” Que vai te desanimar não é? Ou um “Ah, como era melhor de tal jeito...” muito menos isso, você está sempre tentado ir em frente.

Um problemas ou dois no caminho? Normal.

Rio? Eu sei que está cansado, isso não é um falso otimismo. Nós te amamos, riachinho isso pode melhora.

Mas, por favor, pare de chorar.

Essas lágrimas que estão de inundando vão te incomodar, até porque os deslizamentos infelizmente não vão parar. Mas você tenta avisar, tenta dizer não, você tenta alertar e uma hora isso vai adiantar creia nisso.

Você avisa a gente sabe, não jogue lixo no chão. Não construa casas em áreas de risco. Você é o terceiro menor estado do país e o que tem mais pessoas por metro quadrado!

A gente te perdoa por isso, não é culpa sua!  Vamos, Vamos se anime! Não vamos deixar o carnaval do coração acabar. Erga a cabeça, pegue a sua cerveja e vamos cantarolar até mesmo se for trabalhar.

A gente sabe mesmo com sorrisos e riscos você se empenha, Janeiro! Você tentou deixar tudo pronto pra copa e para as olimpíadas, você sempre tanta trazer o melhor dos esportes e entretenimento, mesmo com péssimos políticos. Mas não é você que escolhe né.

Seus políticos não são de todo ruim, um ou outro acerta em cheio no que tem que fazer não? Você teve provas disso ano passado, não foi tão ruim!

Erga essa cabeça vai dar tudo certo! Não escute essas palavras ardidas e acidas de pessoas que te consideram o estado mais violento do país. Sendo que você ainda ta longe disso apesar de toda a loucura.

Convenhamos você é meio doidinho.                  

Isso, Rio, pare de chorar... Você não é fraco, não deixe essas pessoas te machucarem. Você sabe que não sangra assim tão fácil. Então, por favor, pare de chover e trovejar.

E isso vai te deixar feliz...

Então, me deixe principalmente te perguntar, Rio... O que quer de aniversario?

Não vale a paz mundial.

Você quer que o dia seja cheio de esperanças? Você quer ver seu povo sorrindo de abraços abertos? Você quer ver tudo melhorando mesmo lá meio cá?

É só um pouquinho não é? Uma esperança.

Isso, Rio. É isso que você...

Rio de Janeiro, tudo que você quer é a esperança em seu lugar... Em seu lar.

Só, por favor, pare chorar... Parem de faze-lo sangrar.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Feliz Aniversario, Rio" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.