Hallelujah escrita por Dannyelly


Capítulo 1
Capítulo 1 Hallelujah


Notas iniciais do capítulo

Curiosidades sobre a letra da música:
Segundo o compositor – Leonard Cohen – quando escreveu essa música; ele queria que ficasse no estilo de um hino – ou cântico – de igreja. A primeira e segunda estrofe refere-se a história de Davi e seu adultério com
Bate-Seba. Ele teve um caso com ela e para esconder uma gravidez bastarda e indesejada acabou mandando o marido dela (Urias) sozinho para a frente de batalha. Quando Urias morreu, Davi tomou Bate-Seba para seu harém tornando-a sua esposa (ele já possuía 05 fora essa aí)e com isso escondeu o fato de ser adúltero e tornou seu filho legítimo como os demais.
A letra fala sobre o que você faz em nome do amor, e do que você acaba se tornando em nome do amor...
Entre todas as regravações, a melhor interpretação – em minha opinião - foi a de Jeff Bucley. Existem muitos cantores que decoram a letra no ritmo da melodia e a cantam sem errar; com Bucley o caso é diferente, ele vive a canção.
Você consegue sentir o seu desespero... a sua dor... É tão convincente que quase chega a ser palpável.
A primeira vez em que eu ouvi a versão na voz de Bucley eu chorei, e pelo menos naquele instante fui participante da agonia.
É isso aí, espero que apreciem.

Link para a música:
http://www.youtube.com/watch?v=N3-_DbEYe7A



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/75167/chapter/1

Hallelujah – Leonard Cohen

I heard there was a secret chord (Eu ouvi que havia um acorde secreto)

That David played and it pleased the lord (que David tocou e implorou ao senhor)

But you don’t really care for music, do ya? (mas você não liga realmente pra música, não é?)

Well it goes like this the fourth, the fifth (bem vai assim como a quarta, a quinta)

The minor fall e the major lift (a menor cai e a maior sobe)

The baffled king composing hallelujah (o rei frustrado compondo alleluia)

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, (aleluia, aleluia…)

Hallelujah, hallelujah…

As vozes do coral retumbavam por toda a abóboda da igreja, e as notas e timbres pareciam querer elevar teu cântico aos céus.

E apesar de todos os graves, sopranos e agudos; o timbre da voz dela era realmente a única melodia a chegar aos ouvidos do homem.

O melhor dos sons em oferenda ao seu novo senhor: o som do seu sorriso.

Um riso sincero e alheio a tudo ao seu redor. Uma sinfonia em plena composição.

Hallelujah...

Well your faith was strong but you needed proof (Bem, sua fé era forte, mas você precisava provar)

You saw her bathing on the roof (Você a viu tomando banho no telhado)

Her beauty and the moonlight overthrew you (A beleza dela e o luar arruinaram você)

She tied you to a kitchen chair (Ela te amarrou à cadeira da cozinha)

She broke your throne and she cut your hair (ela quebrou seus trono e cortou seu cabelo)

And from your lips she drew the hallelujah (e dos seus lábios ela extraiu a aleluia)

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, (aleluia, aleluia…)

O homem fitava de longe a beleza de Vênus que já fora sua.

Ele sabia que agora nunca mais poderia tocá-la novamente e na vã tentativa de preservar os últimos fragmentos da felicidade que já havia lhe pertencido, ele memorizou.

Cada traço da pele imaculada, cada curva acentuada pelo vestido justo... Forçou-se a relembrar a sensação de tocar aquele cabelo macio e puxou da memória os resquícios inalterados de como era ter na boca o gosto doce dos lábios rosados da sua pequena – teria de acostumar-se de que ela já não era mais sua.

Lentamente ela retirou a luva de seda. A mão delicada e trêmula permaneceu exposta e recebeu de bom grado o objeto que o dilacerava por dentro. A aliança foi introduzida ao dedo anelar e ela retirou do homem sentado ao banco os últimos resquícios de esperança ao proferir a famosa palavra: “aceito”.

Agora não tinha volta; estava feito.

Baby, I’ve been here before (baby, eu já estive aqui antes)

I’ve seen this room and I’ve walked this floor (eu tenho visto esse quarto e tenho andado neste chão)

You know,I used to live alone before I knew you (você sabe, eu costumava viver sozinho antes de ter conhecido você)

And I’ve seen your flag on the marble arch (E eu vi sua bandeira no arco de mármore)

And love is not a victory march ( e o amor não é uma marcha vitoriosa)

It’s a cold e and it’s a broken halleluia ( é um  fria e sofrido aleluia)

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, (aleluia, aleluia…)

Hallelujah, hallelujah…

A maldita canção ainda tocava enquanto o casal recém casado deixava a igreja no fim da cerimônia.

Num ato de desespero, pensou em entrar na frente da mulher quando ela estivesse passando pelo corredor próximo do seu banco, mas ela sequer notou a sua presença quando passou por ele. Os olhos dela agora adoravam a um novo senhor.

O casal saiu... os convidados saíram, e ele continuou sentado no banco.

Implorando ao corpo uma reação.

O templo já estava vazio. O sacerdote já fechava a igreja e vendo que só restara o homem no local  aproximou-se dele:

- Não vais á festa juntar-se aos demais?

Ele continuou a fitar o nada sem ao menos responder.

- Estou indo para a recepção, sou amigo da família do noivo, se quiseres pode vir comigo. Qual o seu nome filho?- o sacerdote tentou novamente.

- Já não importa mais. – a resposta do homem não passou de um sussurro.

Recobrando o restante do comando do seu corpo, levantou-se e saiu.

Caminhou sem rumo certo e não saberia sequer responder como; mas estava de volta ao apartamento.

As lágrimas encharcando o rosto e lhe deixando a vista turva; dificultando o trabalho das mãos trêmulas em destrancar a fechadura da porta...

Well there was a time when you let me know (Bem houve um tempo quando você me deixava saber)

What’s really going on bellow (o que realmente se passava em seu intimo)

But now you never show that to me do you? (mas agora você nunca me mostra isso, não é?)

But remember when i moved in you (mas lembra-se de quando eu me movi em você)

And the holy dove was moving too (e a mão do sagrado estava se movendo também)

And every we Drew was hallelujah (e  todo o suspiro que dávamos era um Aleluia)

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, (aleluia, aleluia…)

A garrafa de wisky era sua única companheira no apartamento tomado pela penumbra.

O homem jazia sentado ao chão do quarto ao lado dos cacos de vidros do porta-retrato quebrado.

Numa das mãos a garrafa de wisky – já quase vazia – e na outra, a fotografia amassada e manchada pelo sangue de sua mão cortada. Num ímpeto de fúria esmurrara o porta-retrato e acabara cortando-se.

Porém não sentia dor – o corte não era nada comparado a dor d’alma – sequer havia percebido que tinha se cortado, o organismo já estava anestesiado pelo álcool. Sentia sem sentir.

Analisava a fotografia amassada onde havia um casal sorridente e apaixonado. “Essa era sua foto preferida... Se ela visse o estrago não iria gostar...”

Ele sempre pensou que aquela era só uma fase ruim. Antes do dia de hoje  tinha certeza de que haveriam de reatar. Afinal eles sempre se acertavam.

Relembrou de como era bom tê-la nos braços, do calor reconfortante dos seus seios...e do gozo supremo em mover-se dentro dela, de perderem-se nos gemidos um do outro... A sensação de sentir-se completo. Amado.

Hallelujah...  Hallelujah...

Well maybe there’s a God above (Bem, talvés haja um Deus lá em cima)

But all I’ve  ever learned from Love (mas tudo que eu já aprendi sobre o amor)

Was how to shoot somebody who outdrew you?(era como atirar em alguém que tirou você)

And it’s not a cry that you hear at night (e não é um choro que você ouve a noite)

It’s not somebody who’s seen the light (não é alguém que tenha visto a luz)

It’s a cold and it’s a broken hallelujah (é um frio e sofrido aleluia)

Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, Hallelujah, (aleluia, aleluia…)

Se houvesse um Deus lá em cima, ele havia lhe dado as costas.

Lembrou-se dos ensinamentos do poeta estudado nas aulas de literatura:

“O amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente... É dor que desatina sem doer...”

Então porque ele sentia-se destruído por dentro? Quebrado, sem vida, sem rumo...

Não era essa a imagem que haviam lhe vendido sobre o amor.

Queria sentir-se completo novamente... amado; novamente elevado aos céus envolto pelo corpo de um anjo. O seu anjo!

Hallelujah...

Aos poucos sua mente foi perdendo a consciência vencida pelo efeito temporário do álcool.

Somente a maldita melodia continuava a ecoar em seus ouvidos lembrando-lhe constantemente que lhe foi roubado o paraíso.

Hallelujah… Hallelujah…

Adormeceu no chão em meio aos cacos de vidro. Sentindo tudo sem realmente sentir nada.

Hallelujah… Hallelujah…


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Bom é isso, espero que tenha sido uma leitura agradável, se virem algum erro de português por favor avisem. Críticas são bem vindas.