Planeta Desastre escrita por Imperio


Capítulo 1
Principado de Ilha Nova


Notas iniciais do capítulo

Espero que gostem.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/742108/chapter/1

Principado de ilha nova

Em 1517 o navegador português Vasco da Gama descobriu uma ilha nas proximidades do continente sul-americano, batizada de ilha de santo André, o território descoberto tornou-se colônia de Portugal, porem só começou a ser explorada no início do século XVII, sendo suas principais atividades econômicas exploradas na época colonial portuguesa, a pesca, o extrativismo vegetal, e a agricultura de subsistência.

Em 1810 o príncipe regente de Portugal, Dom João VI transfere os territórios da ilha de Santo André para a Grã-Bretanha como presente de agradecimento pela escolta dos navios ingleses às embarcações lusíadas durante a fuga da corte portuguesa de Lisboa para o Brasil em 1808. Sob o governo inglês, a ilha foi renomeada de ilha de Carlota em homenagem a esposa do rei Jorge III, o governo incentivou o povoamento e o uso das terras para plantio por causa dos solos férteis, porém fez que a população pagasse altos impostos e ainda aumentou as taxas de importação e exportação, deixando os habitantes da colônia descontentes com o governo britânico.

Em 1840 com as notícias das independências dos países sul-americanos, a população da ilha de Carlota passa a pressionar o governo inglês a dar mais autonomia ao governo local e diminuição dos impostos, como não há resposta por parte do governo, movimentos surgem pedindo a independência da ilha ao reino da Grã-Bretanha, um desses movimentos foi a revolta dos pesqueiros ocorrida em 1848, aonde pescadores se reuniram e fecharam um dos portos mais importantes da ilha impedindo três navios comercias britânicos de zarparem, dizendo que só iriam liberar o porto caso o governo diminuísse os impostos locais ou desse a independência a ilha, o movimento foi exterminado pelas tropas inglesas, neste ato morreram cerca de 300 pessoas. Isto fez que a população em geral se revoltasse contra o governo britânico, aumentando assim o número de aderentes ao movimento de independência. No ano de 1850 ocorre a rebelião de setembro, aonde a população carlotense armada é liderada pelo comerciante holandês James Holtreman que em 13 de setembro derrota e expulsa os exércitos ingleses do insulado, proclamando assim a independência da ilha de Carlota.

Em 15 de setembro de 1850 com o objetivo de organizar quais as medidas que seriam tomadas sobre a formação do novo governo, os líderes dos movimentos de secessão, os comerciantes, pensadores da época e pessoas influentes na sociedade se reuniram na cidade de Hanôver, essa agremiação ficou conhecido com a conferência de Hanôver. Cerca de 600 pessoas compareceram à reunião, durante a conferencia, os conferentes se dividiram em dois grupos a ala conservadora e a ala liberal, a ala liberal dizia que o país devia acabar com todos os resquícios de laços coloniais com a Inglaterra, isto incluía rebatizar a ilha já que o nome era uma homenagem a uma rainha inglesa, e a instalação de um republica como forma de governo inspirando-se nos Estados Unidos da América e nos países vizinhos que optaram pela república após sua independência, já a ala conservadora dizia que não era necessário mudar o nome da ilha e defendia que a forma de governo que se devia adotar era uma monarquia parlamentar, visto que todos os países sul-americanos que adotaram a república após a independência estavam em ditaduras caudilhas sendo o único pais estável o Brasil que tinha adotado uma monarquia constitucional. A conferência terminou somente 22 de setembro, 7 dias após o seu início, depois de inúmeros debates e propostas os dois lados entraram em um acordo, portanto ficou definido que a ilha teria um novo nome e que a forma de governo que o país iria adotar seria uma monarquia constitucional parlamentarista. Ilha Nova, esse seria o novo nome adotado para o país, decidiram também que a nação teria um príncipe em vez de um rei, pois queriam quebrar todos os laços com a Inglaterra desde de o nome da ilha até a figura do monarca, na Inglaterra se tinha reis e rainhas e por esta razão um rei lembraria à Grã-Bretanha, fizeram portanto do país um principado, para ocupar o título de príncipe escolheram James Holtreman o herói da independência, pois tinha apoio e influencia na sociedade, além de ter boa situação financeira e pensamentos liberais o que faria dele um monarca democrata diferente dos monarcas europeus que na época em sua maioria eram tiranos ,logo trataram também de convocar uma assembleia constituinte com o objetivo  de elaborar uma constituição para o principado.

Em 1852 é outorgada a constituição de Ilha Nova, tendo sido inspirada na constituição brasileira de 1824 e na constituição estadunidense de 1787, segundo a constituição a forma de governo seria a monarquia constitucional parlamentarista, e o poder seria dividido em três, o poder executivo, o poder legislativo e o poder judiciário. O dever do estado é de assegurar a defesa da soberania nacional, a prosperidade da nação, a liberdade de impressa e a execução e defesa dos direitos civis, sendo que todo cidadão tem direito a propriedade privada, liberdade de expressão, segurança, saúde, educação entre outros. A constituição previa que o país seria dividido em 4 províncias e uma capital, sendo Ilha Nova um estado unitário e laico, tendo como idioma oficial a língua portuguesa.

Ao passar dos anos Ilha Nova se torna um dos países mais democráticos e evoluídos da América do Sul, em 2000 é considerado pelas Nações Unidas um país desenvolvido devido ao seu elevado IDH, tendo um dos maiores PIB per capita do mundo, além de ser uma economia industrializada e possuir influência no cenário político mundial.

Dados complementares

Ilha Nova

Principado de Ilha Nova

Lema: Fé e lealdade a pátria

Hino nacional: Hino Nacional de Ilha Nova

Gentílico: Novôleses

Capital: Hanôver

Cidade mais populosa: Vila Porto

Idioma oficial:   Língua Portuguesa

Governo: Monarquia constitucional parlamentar

 - Príncipe: Charles III (Holtreman e Bragança)

 - Chanceler: Jacob Montenegro

Independência do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda

 - Declarada        13 de setembro de 1850

 - Reconhecida  5 de maio de 1851

 - Constituição   18 de julho de 1852

Área     

 - Total  13 605 km²

 Fronteira: não possui

População         

— Censo 2010      6 500 000 hab

 - Densidade      477.7 hab./km²

PIB Estimativa de 2010

 - Total  US$ 150 bilhões

 - Per capita        US$ 23 076

IDH (2010) 0,854 – muito elevado

Gini (2010)          29,4

Moeda: Libra novôlesa

Fuso horário: UTC −3

Clima:   subtropical, temperado e oceânico

 Org. internacionais: ONU (OMC), Mercosul, OEA, CPLP, Aladi, Unasul, CI-A, UL, OIE, ZPCAS, OECD, Commonweath


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Caso tenham percebido algum erro de ortografia favor me avisar.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Planeta Desastre" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.