Mente de Coordenadora Pokémon escrita por Kevin


Capítulo 31
Mídia


Notas iniciais do capítulo

Vamos para os palcos galera!!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/724688/chapter/31

— Dark Mau e Mirian tem ataque homofóbico em coletiva de impressa! - A voz de Laris ressoou pelo quarto quase causando um eco. - Ao menos neste vocês apenas são homofóbicos. -

 

O comentário de Laris era uma tentativa de confortar Mirian e amenizar a situação. As coisas haviam ficado complicadas após a reação que Maurício teve diante da notícia que Victor e Andy criaram uma valsa de posições invertidas para um dos duelos anteriores. Colérico o rapaz prometeu colocá-los em seus lugares por tamanha afronta e abandonou a coletiva deixando Mirian sozinha em meio a toda a confusão. Sem conseguir explicar a reação do jovem negro que até aquele momento era muito calado e de uma postura sempre sinistra, Mirian acabou dando brecha para que os jornalistas fizessem suas próprias interpretações e o resultado era o pior cenário esperado para a dupla.

As manchetes do dia seguinte eram de que a dupla formada por Dark Mau e Mirian brigavam entre si a ponto de se agredir fisicamente, dando a DarK mau um título de agressor de mulheres devido ao tapa que deu em Mirian. Ainda fazia com que a dupla fosse vista como jovens que esnobavam seus adversários, desprezavam a mídia e odiavam os gays. Com cada repórter fazendo seu sensacionalismo o dia correu com uma Mirian segurando-se para não enlouquecer com tantas perguntas, acusações e olhares de desprezo. Era um caos formado em torno dela e de Mauricio.

 

— Não é como se fossemos qualquer uma dessas coisas. - Disse Mirian acabando de se aprontar para dormir. - Apenas… - Mirian acabou não encontrando as palavras certas e preferiu-se se calar e terminar de acertar o cabelo.

 

Passamos pelo duelo de hoje com muita facilidade, Mauricio e seu terror psicológico criou a atmosfera perfeita com Eevee em seu encontro com Prinplup, onde lutaram lado a lado, em meio a minha narração, onde nossos adversários não tiveram grandes chances, mesmo claramente sincronizados. Ao final de nosso duelo todos já gritavam pelo embate Eevee e Farfetch’d da próxima rodada, quase como se o duelo fosse acontecer entre dois adversários e não entre dois parceiros.

Isso já era um prato cheio para mídia que nos colocava como menosprezando os demais adversários. Alguns respondia de forma divertida e outros nos insultavam, como sempre Amora Amada era sempre ácida, mas a maioria dos competidores parecia ignorar a situação e dizia que quem deveria se preocupar conosco eram nossos próximos adversários. O que não parecia ocorrer já que nenhuma palavra veio deles após a vitória apertada de Andy e Victor no último duelo.

Mas, a mídia transformou o que era para ser um duelo supostamente do menosprezo em um duelo sobre homofobia. Isso não pode sair do controle.

 

— Ele é homofóbico? -

 

A cabine apenas uma cama de casal, o que obrigava Mirian e Laris a dormirem na mesma cama. Laris já estava deitada mexendo num tablet enquanto aguardava Mirian acabar de se aprontar para assim poder apagar as luzes e descansar após de um dia puxado de apresentação e preparos. Mas, assim que a menina deitou acabou não conseguindo segurar a curiosidade.

 

— Maurício? - Mirian pareceu querer confirmar sobre quem elas falavam, afinal havia ficado em silêncio perdida em pensamentos por alguns instantes. - Não! Ele reagiu daquela forma por causa da forma como os pokémon foram tratados e não por causa do Andy e Victor em si. -

 

— Dos pokémons? - Laris pareceu não entender. - Bom… Ele é seu melhor amigo pelo que você diz e você deve saber do que está falando. - Ela pareceu dar de ombros. - Ainda assim eu não esperava que fosse ver neste concurso um duelo sobre algo mais importante do que… tão… complexo. Eu tenho opinião sobre isso! - Laris parecia animada.

 

— Não entendi. - Mirian pareceu confusa.

 

— Tenho que admitir que existe algo que a linha artística faz que não tenho como fazer na linha esportista. Coordenadores de qualquer tipo inspiram pessoas, mas alguns duelos artísticos podem chegar a ser ideológicos dependendo dos elementos que eles possuem. Este está virando, graças a mídia, um duelo ideológico sobre homofobia. -

 

— Não somos homofóbicos! - Disse Mirian.

 

— A mídia só sabe do que vê. - Diz Laris, ela bocejou já sonolenta. - Dark Mau sendo o temido e que ninguém derrota e anda vários para o hospital, bateu na cara da própria parceira de duelo, ameaçou Andy e Victor após saber de uma apresentação dita gay. -

 

Laris tem razão! Estão vendo Maurício como vilão. Então… como será que estão me vendo? Como será que estão vendo Andy e Victor? Por que isso está se transformando em duelo ideológico? Os pensamentos de Mirian iam ficando mais lento enquanto ela também ia adormecendo.

 

<><><><>

 

Meu nome é Mirian Miller e odeio pokémon pois foram as causas de vários problemas que aconteceram com minha família. No entanto, me importo com alguns pokémon e sei que não são eles os exatos culpados. São as pessoas que corromperam o estilo de vida com pokémon e agora eu vou ter que mostrar para eles o quanto estão errados ou vou perder o pouco que me resta, minha mãe e meu melhor amigo.

 

 

Mente de Coordenadora Pokémon
Episódio 31: Mídia

 

<><><><> Treinamento com Erika <><><><>

 

— Regra 1: Coordenação é sobre atrair mais atenção! - Dizia Erika enquanto via Mirian comandar Prinplup contra dois pokémon planta ao mesmo tempo. - Regra 2: Desabite seu adversário o quanto antes. -

 

A líder do ginásio estava dedicando várias horas do seu dia a preparar Mirian para ser uma boa coordenadora, ensinando-a como podia a arte da apresentação e do duelo pokémon nos palcos. De fato uma batalha pokémon de treinador e uma batalha pokémon de coordenador diferenciava-se que a segunda era algo que deveria ser bonito de ser visto, a vitória só importava se fosse bela, pois o pokémon desmaiado poderia sair vitorioso com uma atuação certa no palco. Por isso o nome da batalha para muitos era duelo.

Mirian Miller era péssima na arte do duelo pois além de não conseguir se conectar ao pokémon, não tinha a menor capacidade de se preocupar com o bem-estar dele. Por sorte, dois dos seus pokémon que eram para duelos tinham um espírito guerreiro que davam conta do recado, ou ela jamais avançaria pela segunda fase de qualquer concurso que fosse.

 

— Regra 3: Respeito o pokémon. -

 

Mirian escutou Erika dizendo aquilo e no mesmo instante ela fez um sinal de que precisava parar o que estava fazendo. Erika fez sinal para seus pokémon fazerem uma pausa e viu que o pokémon de Mirian permaneceu numa posição defensiva. Ela sorriu com aquilo e caminhou até a sua aluna, se é que poderia chamá-la daquela forma.

 

— Algum problema? - Erika percebeu que a menina parecia pensativa, quase que contemplativa.

 

— Meu melhor amigo… falava muito sobre isso… Ele queria ser Mestre Pokémon. - Disse Mirian meio nostálgica. - Se bem que nunca entendi bem isso de respeito ao pokémon se eu ponho ele para lutar minhas lutas. -

 

— Mirian, pokémon não é arma! - Erika disse quase indignada. - Claramente você não se importa com eles. Não tem laços. Até estima um ou outro, mas isso não é o suficiente. - Ela respirou fundo tentando se acalmar, especialmente ao ver que a menina pareceu se assustar. - Um coordenador tende a criar apresentações e pedir para seu pokémon fazer determinados movimentos, mas com o passar do tempo ele fica querendo inovar e começa a chegar ao limite do respeito para com o pokémon. -

 

— O limite para com o respeito? - Questionou Mirian.

 

— Sim! - Erika caminhou até Prinplup que estava parado encarando seus dois adversários plantas. - Um pokémon de água enfrentar um pokémon planta, que tem vantagem sobre ele é bem complicado, então é um desafio que só deve ser feito quando existe uma confiança de que ambas as partes sabem o que estão fazendo. Mas, quando vamos além e colocamos este pokémon de água para enfrentar dois pokémon que tem vantagem contra ele? Não importa a confiança que exista, está pedindo para que ele supere um limite. E ai vem a pergunta, o humano conhece o pokémon o suficiente para pedir que este limite seja ultrapassado? Sabe qual o limite deve ser respeitado? -

 

Mirian pareceu temerosa. Era evidente que ela não conhecia aquele pokémon o suficiente para estar fazendo aquilo com ele e a julgar por suas próprias habilidades deficitárias de duelo, ela estava a exigir demais.

 

— Acalme-se! - Erika sorriu tentando tranquiliza-la. - Veja seu prinplup emprestado por Pierre. Ele é guerreiro, então enfrentar dois pokémon que tem vantagem em cima dele é passar ou não dos limites dele? Não pois é o tipo de coisa que ele busca. É ou não faltar com o respeito com ele? Não permitir que ele tenha este tipo de experiência é faltar como respeito para com ele. -

 

— Uau! - Mirian ficou surpresa. - Então… Cada pokémon é como um ser humano, um indivíduo único, com vontades e gostos próprios que precisam ser respeitados dentro da arena e dos palcos. -

 

— Toda vida é importante. Todo ser vivo tem uma personalidade e sentimento. Assim como um ser humano não gosta de ser forçado a fazer algo que não quer, mas as vezes o faz para agradar, por amar alguém, mesmo que não esteja sentindo-se a vontade ou concordar com aquilo… Isso vai acontecer com o pokémon. Afinal, alguns pokémon serão forçados a fazer o que não querem e outros farão por acreditar em seu coordenador, mas não por quererem realmente fazerem aquilo. - Erika parou. - Cabe ao coordenador perceber quando o limite do respeito está sendo ultrapassado ou não. Pois, terá horas que você pensará… Seria uma apresentação perfeita se minha roselia sair de dentro de uma fogueira, mas isso é passar dos limites para com um pokémon planta. - Disse Erika. - Pode ser que um pokémon planta em algum lugar sinta-se a vontade com o fogo e seja resistente a ponto de não se importar, mas cabe ao coordenador perceber isso. -

 

— Respeitar o limite é saber se aquela apresentação ou movimento combina com o pokémon que a realizará? - Questionou Mirian.

 

— Sim! - Erika sorriu. - Tem quem faça pokémon dançar e claramente o pokémon não goste, mas o faz. Tem que faça penteados horrorosos e claramente o pokémon fica belo, mas o sorriso não aparece, pois o pokémon não gosta. - Erika parou. - Isso não é só para a coordenação. - Tem quem ensine movimentos elétricos para pokémon de água, claramente nada confortáveis e provavelmente o pokémon não gosta. É a falta de respeito para com o pokémon. -

 

— Muita gente faz isso! - Disse Mirian exaltada.

 

— E muita gente não chega perto de ser Mestre Pokémon e top coordenadora! -

 

<><><><> Manhã do Duelo <><><><>

 

O café da manhã na pousada era bem mais tranquilo do que o habitual nos últimos dias. Ter conseguido trocar de pousada discretamente havia lhe dado uma boa noite de sono e uns momentos a mais de privacidade.

 

— Mais uma vez te agradeço por dividir seu quarto da pousada comigo. - Dizia Andy a Victor. - Eu não aguentava mais aquela loucura de jornalistas, fotógrafos e aquelas pessoas da comunidade pedindo para fazer apresentação disso ou daquilo outro. -

 

— Somos uma dupla! - Ele disse com uma voz meio rouca, sua marca registrada. - Mas, você bem que procurou por todo este tipo de atenção fazendo aquelas suas declarações inflamadas e aceitando tudo o que é sugestão vinda deles. - Victor pareceu não se acanhar em chamar atenção de seu companheiro de quarto. - Não gosto de como as coisas estão indo e a Roserade também não. -

 

Cabelos pretos volumosos e um gigante gorro na cabeça, com roupas de frio que davam a impressão de ser um carinha rechonchudo Victor era um rapaz de um rosto delicado e fino, o que o tornava uma pessoa de traços curiosos. Andy confessava que achava bonitinho, mas estranhava algo nele. Ainda assim gostava de tê-lo como dupla pois conseguia se entender muito bem com ele. Brincava que ele parecia ter um ar totalmente feminino, o que gerava um constrangimento e certas brigas por parte de Victor.

 

— Sou gay e sempre fui muito perseguido por isso. - Andy pareceu começar a discursar para um publico imaginário. - Mas, eu sempre suportei bem isso. O problema é que tenho amigos gays, lésbicas, travestis, bissexuais e tantos outros que não suportam ou mesmo sabem se defender. - Ele olhou para as próprias mãos. - Eu sinto que se eu posso suportar e posso me defender, por que não posso fazer isso pelos outros? E que melhor forma que nos palcos onde minha arte pode alcançar a todos? Se a cada apresentação minha, se a cada vez que eu subir ao palco eu conseguir fazer um tabu cair ou fazer alguém prestar atenção em nós, vendo que não somos diferentes…. - Andy parou vendo que Victor estava meio entendiado. - Já fiz este discurso para você umas 5 vezes, né? -

 

— Três vezes por dia. - Comentou Victor que parou por alguns instantes e percebeu que estava demonstrando certo tédio. - Mas, entendo que este é seu mantra para se manter focado e lembrando porque faz isso. E hoje ainda é a primeira vez que o faz. - O rapaz riu. - Mas, vamos falar de ontem. -

 

— Confesso que ontem foi meio complicado. - Andy fez uma careta. - Para não dizer complicado por completo! -

 

Victor e Andy eram uma dupla bem sincronizada e para cada duelo conseguiam se alinhar bem. Assistiam duelos anteriores de seus adversários, anotavam pontos fracos e fortes, criavam a apresentação artística que pudesse vencer seus adversários e treinavam o quanto podiam. Estavam empenhados e eram uma das duplas com maior aceitação do público no concurso da edição Especial de Alma. Mas, todo a sincronia deles não foi o suficiente para enfrentar o individualismo de Nolan Clefairy e Yuri Elric.

A dupla adversária não era brilhante na hora de trabalharem em sincronia, mas estavam conseguindo fazer com que um não atrapalhasse o outro de forma que eles realmente pareciam somar forças.

Envolvidos pela estratégia da dupla, Victor e Andy acabaram duelando por mais da metade do tempo em separados, medindo forças contra os dois coordenadores sem conseguir empregar a ideia que tinham para aquela apresentação, que era de combinarem seus movimentos a cada ataque. O treino havia sido perfeito, mas Nolan e Yuri haviam conseguindo mantê-los distantes quase levando-os a derrota.

 

— Nolan basicamente era um rival em estilo artístico, a estratégia deles de duelarem separados fez com que ele quisesse confirmar quem era o melhor em água e gelo. - Andy pareceu um tanto desanimado. - Confesso que me empolguei também. -

 

— E isso vai acontecer hoje? -

 

Victor questionou parando seu café e encarando Andy que sentiu o tom do momento. Um suspiro acabou vindo em resposta, não parecia que ele iria conseguir manter-se no plano original por muito tempo diante a todos os fatores que estavam se apresentando.

Dark Mau era um adversário terrível para se enfrentar, metia medo nos pokémon e coordenadores, era veloz e extremamente forte. Eram rara as vezes que seus adversários tiveram chances de realizar algum movimento efetivo, no geral eram liquidados segundos após o inicio do duelo.

Não bastasse isso, Mirian e sua narração parecia fazer que qualquer um que sobrevivesse ao primeiro movimento de Dark Mau fosse porque eles queriam que sobrevivesse, tornava algo que eles se aproveitavam e não algo que o mérito fosse dos sobreviventes.

Velocidade, agilidade e poder de defesa eram as únicas armas que eles entendiam uteis contra Dark Mau. Com isso a estratégia artística deles seria uma apresentação de ataque e defesa simultânea sincronizada.

As projeções para o plano pareciam boas, mas tiveram que treinar para realmente parecer algo bonito de se ver e não parecer algo feio e a esmo. Infelizmente as notícias diziam que nada seria tão fácil quanto eles queriam. Com o anúncio de Mirian sobre estarem encenando os filmes de Juan Pierre nos palcos todos esperavam ver Eevee e Farfetch'd lutando no palco, o que significava que eles ignorariam os pokémon de Victor e Andy. Para qualquer um aquilo parecia ótimo, já que teriam chances de pegarem desprevenidos, mas a verdade era que se a ideia realmente era eles se enfrentarem, de alguma forma Victor e Andy seriam anulados naquilo tudo.

 

— Não vou perder a cabeça e por tudo a perder por causa de uns homofóbicos. - Disse Andy. - Vencer é a melhor chance de mostrar ao mundo que pessoas assim não são superiores! -

 

— Andy… - Vitor fez uma pausa. - Este é o ponto! - Victor parecia preocupado com algo. - Nosso duelo é artístico. Estamos competindo por uma vaga e nossas carreiras e não por uma ideologia. - Victor disse aquilo de forma séria e sua voz rouca pareceu bem sinistra naquele momento. - Sequer sabemos se eles realmente são homofóbicos, a mídia está jogando que eles são e que você é o héroi da comunidade LGBT. Mas, até onde sei a Mirian Miller é extremamente excêntrica e tinha a Beta que você diz honrar como nutricionista e amiga pessoal. -

 

Amiga de Beta? Andy pareceu preocupado por alguns instantes, mas deixou de lado aquilo ao Perceber que Victor voltou a falar.

 

— Vamos fazer um duelo artistico, sem combate ideológico. Eu não estou aqui para isso, ok? - Victor pareceu dar um ultimato para Andy.

 

— Qual o problema disso ocorrer? - Questionou Andy.

 

— Não quero este tipo de atenção simplesmente. - Disse Victor com uma voz mais rouca que de costume.

 

<><><><> Trinta Minutos antes do Duelo <><><><>

 

Mirian e Maurício estavam prontos para o duelo com Victor e Andy. Apesar de caminharem lado a lado pelos corredores do navio, não conversavam ou tinham combinado previamente como fariam aquele duelo em duplas. Novamente iriam apenas contar com a sorte. O conhecimento que a antiga amizade dos dois trazia de ambos ajudava a dizer um pouco de como deveriam se portar e a ideia de como aproveitar um pouco disso a favor de suas performances, mas sabiam que naquele duelo as coisas seriam bem mais difíceis.

 

— Não me venha com esta de “mas”! -

 

Mirian e Maurício pararam de andar ao escutarem uma voz um tanto enérgica vindo de uma das cabines próximas. Normalmente não dariam grande importância, mas a voz furiosa e o fato de que ali só deveriam estar competidores aguçou a curiosidade da dupla que ficou parada durante algum tempo.

Corações acelerados a primeira coisa que qualquer um pensaria era uma discussão acalorada de uma dupla. Mas aqueles dois, por um breve momento só soube pensar em Lado Sombrio.

 

— Não temos como travestirmos nossos pokémon em todas as apresentações. A valsa foi um acontecimento oportuno. -

 

Mirian e Mauricio se olharam, tinham quase certeza que reconheciam a voz de Andy naquele momento.

 

— Você representa a comunidade LGBT nos palcos. Estamos te dando todo o nosso apoio. Alguns gastaram muito para estar aqui torcendo por você! Você balançou a bandeira de que honraria Beta ganhando o Grande Festival e precisa continuar vencendo aqui e mostrando a nossa força neste mundo. A valsa foi um sucesso e não esperaríamos mais nada, mas Mirian Miller e Dark Mau prometeram te ignorar, tem que mostrar que nós não podemos ser ignorados! -

 

— Victor e eu já temos nossa apresentação montada e não a terror ou narração que os dois possam fazer. - Disse Andy conversando com a voz misteriosa dentro da cabine que parecia representar alguém da comunidade LGBT do fã clube de Andy. - Não poderei colocar algo deste teor pois vai destoar, talvez só passar uma maquiagem em meu pokémon, mas não creio que isso vá ser o apelo que esteja esperando. -

 

— Maqueie. Ponha um vestido! Se for preciso beije o Victor! Ou você vai virar pó naquele lugar! - Disse a voz misteriosa com quem Andy conversava dentro da cabine.

 

— Bicha não vira pó, vira purpurina! -

 

O berro pode ser escutado do lado de fora da cabine assustando os dois que abriram a porta e encontraram uma Mirian com olhos arregalados e uma Dark Mau com cara de poucos amigos. Ele não havia se contido, gritara mesmo Mirian tentando contê-lo.

 

— Quem está chamando de bicha? - Questionou o homem que estava com Andy, mas que foi ignorado por Dark Mau que lançava um olhar de ódio para Andy. - Estou falando com você! -

 

O homem levou a mão para agarrar a gola do casaco de Dark Mau, mas ele deu um passo para trás conseguiu ficar fora do alcance dos braços. Naquele momento um sorriso quase que diabólico veio do negro deixando o homem assustado. Ele percebeu que Dark Mau desviara o olhar de Andy para ele, mas não o encarava no rosto e sim no peito onde estava o seu crachá de IMPRENSA.

 

— Interessante! - Disse Dark Mau. - Quer dizer que este circo é armado. -

 

Dark Mau se virou e começou a andar empurrando Mirian pelo corredor que parecia surpresa com tudo aquilo. O Reporter era da comunidade LGBT e estava tentando garantir que o duelo fosse um duelo ideológico e não apenas um duelo artístico. Era claro que ele sozinho não estava fazendo nada, Dark Mau, Mirian, Victor e Andy haviam feito seus papéis e a mídia aproveitado.

 

— O coordenador que obriga o pokémon a fazer algo que não é natural para ele está faltando com o respeito para com ele. Se seu pokémon aparecer de alguma forma não natural, te ensinarei uma lição nos palcos! Não é uma ameaça é uma promessa... -

 

A voz de Dark Mau se perdia no corredor enquanto Andy e o cara da imprensa se olhavam questionando o quanto aquela situação poderia ser complicada ou favorável.

 

<><><><> Hora do duelo <><><><>

 

Mirian estremeceu ao pisar no palco ao ser anunciada junto com Dark Mau. A gritaria e as luzes estavam muito fortes e teve a nítida impressão que havia entrado numa realidade alternativa ou estava para perdendo completamente seus sentidos de tão pressionada e impressionada que ficara com a situação. A multidão era muito maior do que ela esperava para o duelo e quase se comparava a multidão de Celadon, com a diferença que ali não estavam apenas apreciando e esperando que alguém interessante aparecesse no palco dos vários que apareceriam, tinham ido ali para ver o que ela faria naquela situação.

 

Faltando vinte minutos para o início do duelo foram surpreendidos com uma troca inesperada de palco, sem nenhum aviso ou explicação. Acompanhados por um grupo de cinco seguranças cada dupla, eles foram guiados pelos corredores do navio cruzeiro por caminhos diferentes por quase dez minutos, sem entender o que realmente acontecia até chegarem ao novo palco, o chamado palco principal do navio, muito maior, completamente lotado e totalmente preparado para recebê-los.

 

Seus nomes eram gritados e cartazes e faixas estavam estendidos, em um vislumbre podia ser lido "fora abominações" ou em outro estavam as bandeiras arco-íris sendo balançadas com força.

 

Virou mesmo Duelo ideológico. Não é sobre homofobia, é? Mirian estava assutada com os rumos que as coisas haviam tomado.

 

Elliot Gray era o mestre de cerimônias nada satisfeito naquele momento. Consultou os jurados com os olhos, nenhum que Mirian conhecesse, nem mesmo uma Joy estava ali ou um membro da família Sukizo. Fez sinal para as duplas se aprontarem e suas pokebolas foram empunhadas e após uma pequena mesura para a plateia o homem com gosto pela cor prata virou-se para uma tribuna de honra onde todos puderam ver entrar Alma, a Top-Coordenadora que organizava aquela Edição tão peculiar, mas que pouco estava dando caras até aquele momento.

 

— Comecem! - A loira disse animada.

 

Quatro pokebolas ganharam o ar e ocorreu mistos de expressões e sentimentos que inflamaram de vez o duelo que havia começado.

Farfetch'd por parte de Mirian saiu fazendo sua pose heroica, como se seu bastão fosse uma espada na bainha pronto para ser sacada. Eeevee saiu com seu olhar Malvado já encarando os adversários, já tentando amedrontá-los sem aviso prévio. Victor havia liberado sua Roserade que também estava em posição de ataque, com seus braços esticados para frente, apontando para os seus dois adversários, como se já estivesse ciente de que tudo dependesse do quão pudesse atacar. Nenhum dos três, no entanto, causou furor ou as reações que inflamaram o público e os competidores. Apenas Polywhirl fez com que Mirian e Victor arregalassem os olhos não acreditando no que estavam vendo, seu coordenador Andy fazendo um sorriso debochado no rosto, metade do publico, bem como jurados e mestre de cerimônias incrédulo, outra metade do publico fascinados e êxtase com a visão.

Polywhirl parecia estar com uma maquiagem no rosto, batom, uma espécie de pintura corpórea.

 

— Você morre! - Gritou Dark Mau furioso fazendo Mirian dar passos para trás assustada. - Chuva das Sombras! -

 

Agilidade, ataque rápido para cima, Time duplo e acima das cabeças dos adversários estavam dezenas de Eeevee’s que disparavam diversas Bolas das Sombras seguidas. Muitas pessoas já haviam visto tal Movimento. Era uma combinação com repetição seguida. Pois no final era como se uma chuva de pequenas Bolas das Sombras caísse sobre os adversários.

A plateia foi calando-se subitamente e apenas o som do impacto podia ser escutado, como se a chuva sombria estivesse caindo sobre o palco. Eeevee tocou o solo e ficou encarando a fumaça provocada pelo impacto se dissipar para ver o ocorrido. Mas, Roserade e Polywhirl estavam de pé, ambos com os braços em erguidos um próximo do outro, arfando mostrando que o esforço para conter o ataque que receberam fora grande.

 

— Ainda estou vivo e esperando a lição que iria me ensinar. - Andy sorriu triunfante por terem defendido. - Não foi o que disse que faria? Iria me ensinar uma lição se meu pokémon aparecesse travestido novamente? -

 

— Andy... - Victor chamou-o a meia voz, impedindo que o som saísse no microfone. Mas seu companheiro o ignorou.

 

Eevee o encarava, mas era claro que ele apenas estava se recuperar da sequência de movimento que havia feito. Mas, com aquele impasse os pontos de cada dupla desciam lentamente por inatividade sem que eles percebessem.

 

— Eu disse se fizesse algo não natural. Se travestido fosse natural no caso dele não teria problema. - Dark Mau disse. - Prepara-se para o Choque Planetário. -

 

— Não será tão fácil! - Gritou Andy. - Você está falando como se fosse o maioral e tem toda esta pose, mas vai ter que me respeitar e a todos os que eu estou representando nesse palco! Vocês vão aprender a nos respeitar! -

 

Eevee sorriu maliciosamente, mas Roserade começou a disparar Balas de Sementes de seu braço rapidamente enquanto Polywhirl usava Bolhas e com isso Eeeve apenas começou a desviar. Farfetch'd levantou voo de repente percebendo que não havia comandos vindo de sua coordenadora, ela parecia estar completamente perdida.

 

Sobre o que é isso tudo? Sobre o que é este duelo? Eu vim pela minha mãe e Maurício. Maurício veio por mim e pela minha mãe. Nenhum de nós dois estamos aqui por nossas carreiras, pelo troféu ou qualquer coisa parecida, mas a vitória é tão importante para nós quanto para qualquer outro, as vezes até mais. Para Mauricio é sobre vingança e proteção. Para mim é sobre salvamento e proteção. Para Andy e Victor qual será o significado disto tudo? Por que estamos no palco? Eles estão falando sobre aceitação e respeito... mas... não tem relação com isso, tem? Por que este duelo virou sobre estar certo ou errado quanto a homofobia? Por que a imprensa transformou isso tudo em guerra ideológica? Parece até que a imprensa está manipulando a este duelo… espera… manipulando como… o Laso Sombrio? Será?

 

Mirian olhou para Victor tão calado e perdido quanto ela e depois viu Farfetch'd aguardando a decisão dela. Viu as pessoas gritando empolgadas por ver Andy e Victor metralhando com bolhas e sementes a raposa e ave da justiça.

 

— Acho que como não me mostrou sua lição eu é vou te dar uma lição. - Gritou Andy. - Talvez isso te ensine a não ser homofóbico! -

 

 

— Cale a boca! - A voz de Mirian saiu pelo microfone sem ela perceber. Ela viu que todas a olharam ela engasgou durante alguns instantes e cerrou os punhos irritadas. - Isso não está certo! -

 

Ela respirou fundo se acalmando. Mais da metade do tempo já havia passado e metade dos pontos de ambos haviam ido embora, sendo que claramente Victor e Andy levavam uma vantagem na pontuação.

 

— Um encontro inesperado ocorreu. Talvez, um que o destino havia reservado para que Farfetch'd percebesse o quanto as coisas estavam estranhas entre ele e seu amigo. Diante da dupla da justiça surgiam duas pessoas que não representavam ameaçada, mas... - Mirian segurou sua narração que parecia vacilante naquele momento. Ela encarou Andy por alguns instantes e sorriu e começou a caminhar para o meio do palco causando estranheza em todos, pois a batalha de ataque e esquiva continuava. Ela estava indo para o meio dos ataques dos pokémon causando espanto até aos pokémon que interromperam seus movimentos assustados. - Mas, por um ter um aparente gosto diferente da maioria dos demais Eevee não se conteve em atacá-los. Eles defenderam-se como puderam, cada qual por sua vez usando o Proteção, em uma sincronia perfeita. - A narração de Mirian fez os pontos começarem a mudar, pois ela estava tomando ação, fazendo os pokémon pararem de se mexer e chamando a atenção da plateia para seu pokémon que estava indo até ela. - Mas, Eevee ainda estava ali pronto para atacá-los. Ameaçados os dois viajantes atacaram mostrando seu poder e fazendo com que a dupla da justiça sentisse pressionada, mas nenhum ataque real partia deles que pareciam analisar a situação. Eeevee esperando o momento certo e Farfetch'd não gostando de nada daquilo. -

 

Ela parou fazendo um sinal para Farfetch'd que rapidamente encarou Eevee e aparentemente se despediu dele. Em seguida Mirian ergueu uma pokebola e o recolheu fazendo a plateia criar uma algazarra devido aquilo.

 

— Cada coordenador tem seu estilo e forma de trabalhar. Cada coordenador veio aqui por um motivo. Mas, este duelo não está sendo sobre arte ou sobre qualquer coisa sobre o que eu defenda ou acredite. - Ela estava falando diretamente para o publico naquele momento. - Não sei o que trouxe vocês aqui, fez o palco e a importância deste embate ficar tão grande, mas não fui eu que fez isso. Dark Mau, Andy ou Victor também não se programaram ou se esforçaram para que ele virasse um duelo ideológico que eu sequer sabia que existia até ontem a noite quando o circo foi montado. Foi a imprensa quem criou esta guerra ideológica pegando pedaços do que falamos e distorcendo por seus próprios motivos. -

 

A plateia ficou em silêncio e ficou enquanto jornalistas começaram uma tentativa de vaia mal sucedida.

 

— Não vou protagonizar um embate ideológico para vocês. Peço desculpas a quem pagou ingresso para me ver em ação ou ver a prometida encenação de Eevee contra Farfetch’d, mas não posso faltar com o respeito para com vocês, meus adversários e a coordenação… - Mirian parou alguns instantes e virou-se para Alma. - … deixando que alguém manipule o duelo que vou travar para fins que eu desconheça. Não estou certa, Alma? -

 

Alma apenas sorriu para enigmática.

 

— Vou deixar você defender sua visão sobre respeitar o pokémon e sua individualidade. Mas, tente não confundir as pessoas e deixar que digam que está combatendo gays e afins. Sei que respeita o ser humano e sua individualidade também. - Mirian disse aquilo a Mauricio e logo após saiu.

 

O que ela disse? Andy viu Mirian despedir-se de Dark Mau e sair como se nada estivesse mais acontecendo ela estava realmente abandonando o duelo? Ele olhou confuso para Elliot Gray como pedindo explicações, mas do telão o nome de Mirian apenas foi apagado. Ao que parecia, era como se Faretch'd não tivesse mais condições de continuar.

 

— Respeitar a individualidade. - Uma voz feminina ressoou pela aparelhagem de som deixando Andy confuso. - Acho que também não posso continuar com isso. -

 

Andy virou-se para Victor e viu que ele caminhava até Roserade retirando seu gorro preto revelando uma vasta cabeleira.

 

— Eu me chamo Valerie Oliveira. -

 

— Você é gay? - Andy assustou-se.

 

— Não! -Valerie disse irritada.

 

— É lésbica! - Andy disse novamente!

 

— Também não! - A voz já não era rouca. Era suave e bem menininha. - Sou de uma região machista, onde eu tentei ser uma coordenadora em viagem e no meu primeiro mês fui roubada, quase abusada, desclassificada, recebi uma pontuação ridícula e outros por ser menina. Um dia, após uma tempestade eu estava vestida parecida com um menino e na hora de me apresentar pensaram que eu era um menino e me levaram a sério. - Valeria suspirou. - Desde então viajo e concorro como Victor, nome artístico para ter segurança e chances iguais. Mas, sou garota e Victor é só disfarce. - Ela sorriu para Roserade e retornou ela para a pokebola deixando Andy ainda mais chocado. - E não vou participar deste duelo porque não concordo com o duelo ideológico que tentaram criar, especialmente porque também acho que a mídia criou ele. -

 

Valeria parou alguns instantes pensando no que estava fazendo.

 

— Entendo que a organização precisou nos trazer para este palco maior para controlar a situação e atender ao publico e certamente nada tem com isso. Mas, eu só quero ser coordenadora e mostrar minha arte. - Ela olhou para o publico. - A ideia da valsa invertida foi minha. Eu sei dançar valsa e minha pokémon também, Andy não sabe fazer nem dois para lá dois para cá, assim como seu pokémon. Na valsa o pokémon que faz os cavalheiros precisava conduzir e minha Roserade sabia fazer isso, por isso a troca de papel. Não era um grito gay. A mídia faz escândalo com o que quer. - Ela suspirou. -Se Dark Mau quer meter medo e no momento mostrar que pokemon precisa ser respeitado e Andy quer mostrar ao mundo que todas as escolhas precisam ser respeitadas e quer usar os palcos para isso, podem ir em frente sem mim. -

 

Valeria saiu do palco quando faltava apenas um minuto e vinte segundos para terminar o duelo e com toda falação e inatividade ambos os lados só tinham um quarto da pontuação.

 

Andy e Dark Mau se encararam por alguns instantes.

 

— O que me diz? - Questionou Andy. - Vai me deixar mostrar ao mundo que precisam respeitar as escolhas de cada um? -

 

— Quando o cronometro marcar um minuto. - Disse Dark Mau.

 

A plateia se agitou acompanhando cronometro enquanto os pokémon se preparavam o duelo continuaria.

Valeria ganhou dois corredores afastando-se de tudo aquilo e sentindo-se leve depois daquela revelação e dois passos depois de u de cara com uma Mirian olhando-a surpresa. As duas se olharam por alguns instantes sem dizer nada.

 

— Não precisava ter desistido. - Disse Mirian.

 

— Seria dois contra um e todo o peso da desistência ficaria em cima de você. - Disse Valera sem jeito. - A mídia é impiedosa e distorceu tudo. Comigo desistindo e me revelando eles vão ficar divididos entre se defender e dizer que eu sou ou não gay, lésbica e outros mais. -

 

— Tem razão. - Mirian concordou com a cabeça sorrindo. - Obrigada! -

 

— Eu que agradeço. Acho que quando desistiu de sua encenação para desmascarar aquela farsa de duelo ideológico você estava ajudando a todos nós a não ser manipulados por eles. Afinal, eles estão sempre fazendo isso, né? -

 

Mirian concordou com a cabeça e se preparou para sair.

 

— A mídia sempre manipula a opinião sobre várias coisas. De política a moda. Hoje ela estava manipulando a opinião sobre o publico LGBT ou sobre a coordenação? -

 

— Boa sorte nos palcos! - Mirian sorriu para Valeria, não havia resposta para aquela pergunta, pois não tinha ideia.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Este foi um dos capítulos que mais gostei de fazer pois nele retomo dois assuntos que ainda não havia conseguido explorar com certa satisfação. Mídia e homossexualismo.

Desta vez fiquei pela opção de ser direto para como a midia manipula as coisas (e como ela aaba as vezes sendo o vilão para alguns temas importantes como o caso do homossexualismo que se fosse tratado pela midia a importância o jeito certo teria o alcance certo) e o homossexualismo e como abordá-lo. Preferi uma abordagem leve indo para a ideia de ckmo pegar esta parte do respeito, defender e etc. Sem aprofundar muito... mas mostrando que pessoas tem visões diferentes de como podem fazer as coisas para que o respeito por eles sejam alcançados e como a própria comunidade possui visões diferentes (pois são humanos diferentes e e é normal cada um ter sua ideia de como as coisas deveriam acontecer).

Espero que tenham gostado deste episódio!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Mente de Coordenadora Pokémon" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.